Entrada dos Bivar em Portugal

This topic is classified in the following rooms Famílias

Entrada dos Bivar em Portugal

#11498 | artur41 | 20 Oct 2001 05:14

Caros colegas


Será que algum de vós consegue situar a entrada de elementos da família Bivar em Portugal?
Por outro lado, qual a sua proveniência?


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11500 | aeiou2 | 20 Oct 2001 10:27 | In reply to: #11498

Bom dia!
Estou com relativa pressa e por isso indico-lhe a 1º fonte que sempre consulto,pois tenho-a em casa;Grande Enciclopédia Luso Brasileira,vol IV,ps 758 a 760-Editorial Enciclopédia,Limitada,Lisboa, Rio de Janeiro.
Não consultei mas talvez encontre alguma coisa no: Diccionário,histórico,chorográphico,biográphico,bibliográphico,heraldico,numismático e artístico/Pereira Esteves e Rodrigues,Guilherme-Lisboa.-1904-15(7 vols)
Saudações
Maria

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11501 | rafael mião | 20 Oct 2001 10:40 | In reply to: #11500

Caros Maria e Artur
Há um trabalho sobre esta ilustre família de Luís Bivar Guerra,pubblicado na Revista "Armas & Troféus"do Inst.º Port. de Her.ª(sussídios para a sua história)em 1964 ,antes e depois-n.os 1-2-3 e sgs.Tomo V -.
Hátambém um opúsculo sobre o palácio Bivar de Faro, do Pad.Dr.Pinheiro e Rosa-Faro-1968-Separata do jornal "O Algarve". Com cumprimentos amigos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11502 | rafael mião | 20 Oct 2001 10:44 | In reply to: #11501

Desculpem "as gralhas",de algumas palavras.
R.Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11510 | Cau Barata | 20 Oct 2001 15:05 | In reply to: #11498

Rio de Janeiro, 20.10.2001

Caro Camisão Soares

Poderás encontrar referências sobre os Bivar, nas seguintes obras:

1. na obra "NOTÍCIAS DE PORTUGAL" Lisboa, impressa em 1655, pelo Chantre Manuel Severim de Faria [1583, Lisboa – 1655, Évora], Historiador e erudito notável. Obra concluída em 1624, que só foi impressa em 1655 (Lisboa).

Sobre esta obra ainda farei comentários em trabalho sobre "Biblioteca Genealógica" que venho registrando na página:

http://www.hcgallery.com.br/barata1.htm

A obra contém 8 Discursos: o Terceiro - das Famílias de Portugal com a notícia da sua antigüidade, origem dos appelidos, e razão dos Brazoens das Armas de cada huma.


2. na obra “PEDATURA LUSITANA-HISPANICA EM QUE SE COMTÊM VARIAS FAMILIAS NOBRES E ILUSTRES -”, Obra, clássica, composta, em 1667, pelo magistrado e escritor portuense. Cristóvão Alão de Morais [1632, Vila da Feira? – 1693, Porto], de Cristóvão Alão de Moraes, sobre a qual falarei naquele mesmo endereço.

Ver vols. III, (2.º), pág. 152; e vol. V (2.º), pág. 398.


3. No NOBILIÁRIO DAS FAMÍLIAS ILLUSTRES DE PORTUGAL - obra ordenado por Antônio Peixoto de Queiroz e Vasconcellos. Manuscrito, datado de 1775, in-fol., de 14 volumes, pertencentes ao acervo da Torre do Tombo.

Referências: pág. 541, MS., n.º 21-E-25, na Torre do Tombo.

4. Na obra “NOBILIARCHIA PORTUGUEZA; TRATADO DA NOBREZA HEREDITÁRIA E POLÍTICA” - obra genealógica portuguesa, de autoria de Antônio de Villas Boas e Sampaio [1629-1701], que traz por continuação do título: Offerecido ao Excellentíssimo Senhor Dom Joam da Sylva, Marquves de Govvea, conde de Portalegre, do Conselho de Estado. Impressa em Lisboa, na officina de Francisco Villela, 1676.
Houve nova edição, em 1708, e mais outra, em 1728, sobres as quais ainda falarei no dito site.

Há um exemplar desta nova edição na seção de Obras Raras da Biblioteca Nacional - Rio de Janeiro: exemplar que pertenceu a Real Biblioteca, e que foi trazido por D. João VI, para o Brasil, em 1808.

Referência: pág. 244


5. Infelizmente nada encontrei em Felgueiras Gayo.


6. Também D. Luiz de Lancastre e Tavora, em seu DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS, , 2.ª edição, Lisboa, 1999, faz pequena referência, no verbete Bivar, à pág. 104.


7. Finalmente, a GRANDE ENCICLOPÉDIA PORTUGUESA-BRASILEIRA, vol. IV, pág. 758, col. 1, traz um verbete dedicad as origens dos Bivar.

Meus cumprimentos

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11513 | artur41 | 20 Oct 2001 16:01 | In reply to: #11510

Caros colegas


Obrigado por tão variada indicação de fontes. O assunto interesssa-me pois sou descendente do Cid, através do casamento de sua filha D.Elvira Rodriguez de Bivar com o Infante Ramiro Sanchez de Navarra, senhor de Monzon. No Genea Portugal estes, estão descritos como pertencendo à família Castro.
Noto que não citaram o Armorial Lusitano, por alguma razão em especial?



Um abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11813 | Cau Barata | 25 Oct 2001 16:06 | In reply to: #11513

Rio de Janeiro, 25.10.2001 - 13:07

Caro Artur

Da minha parte, nada contra ao Armorial Lusitano, ao Armando de Mattos, etc.

Ocorre que me preocupei em buscar referências em obras ou tratados de genealogia, afastando-me um pouco das obras ou tratados Heráldicos.

Meus cumprimentos

Cau Barata

Reply

Direct link:

RE: Entrada dos Bivar em Portugal

#11814 | artur41 | 25 Oct 2001 16:16 | In reply to: #11813

Caro Carlos Eduardo



E fez muito bem, meu caro amigo!
Basicamente a dúvida que tenho, é se eles poderão ter passado a Portugal através de D.Sol Rodriguez, irmã de D.Elvira.


Um abraço

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jun 2024, 20:54

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen