Família- Casal

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas

Família- Casal

#11704 | artur41 | 24 Oct 2001 01:54

Caros colegas


Venho-vos solicitar informações sobre Maria Afonso do Casal, nomeadamente a sua ascendência.
Foi casada com D.Rodrigo Álvares Pereira: senhor de Águas de Belas; filho de D.Álvaro Gonçalves Pereira e de Iria Vicente, e neto paterno do Arcebispo de Braga D.Gonçalo Pereira e de Teresa Peres Vilarinho.


Os melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#11705 | artur41 | 24 Oct 2001 02:08 | In reply to: #11704

Caros colegas


( EMENDA )


Águas Belas e não "Águas de Belas".



Melhores cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#14190 | rafael mião | 13 Dec 2001 02:33 | In reply to: #11704

Caro Artur Camisão
Desculpe usar este tópico que tinha à mão,mas tenho a fotocópia para lhe enviar,e não sei onde escrevi a sua direcção.
Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#14192 | artur41 | 13 Dec 2001 08:14 | In reply to: #14190

Caro Rafael Carvalho


Estimo que esteja bem. Entretanto, a minha mãe teve uma fractura da cabeça do fémur: felizmente que já foi operada, tudo correu bem!!
A morada é:

Rua Tristão Vaz, 41, 3ºDto.

1400-350 Lisboa



Um abraço amigo

Artur Camisão Soares
arturcamisao@netcabo.pt

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#133131 | JoãoGaspar | 05 Nov 2006 13:14 | In reply to: #11704

Caro Artur Camisão Soares,

Já passaram alguns anos, desde que o senhor colocou a sua pergunta no Genea.
Gostaria de saber se o senhor já encontrou informações relativas aos Casal?
Eu tenho ascendentes Casal, interessando-me por esta família, A sua Maria Afonso do Casal é irmã do meu avoengo, Pedro Afonso do Casal, estes Casal casaram com os Pereiras ditos de Alcochete, e estabeleceram-se nas Vilas de Alhos Vedros, Alcochete, Lavradio, Barreiro e Lisboa, dando origem a varias famílias.
Na vila de Alhos Vedros, na sua Igreja Matriz, encontra-se o Panteão de Fernão do Casal, e de sua família onde poderá ficar a saber mais na mensagem que coloquei no Fórum do Genea no link: http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=130005
O estudo desta família, e das suas descendências esta bastante incompleta, estando simplesmente estudado por Gayo por exemplo os ramos principais como os Marqueses de Soydos. Mas mais tarde, encontro na Vila do Lavradio, Capitães de Ordenanças da família Casal, mas não sei ainda a sua ascendência e a relação provável com estes Casal do século XV, mas devido a proximidade das duas Vilas, julgo que estes Casal, do século XVIII do Lavradio sejam descendentes dos mesmos Casal.

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#133154 | artur41 | 05 Nov 2006 16:28 | In reply to: #133131

Caro João da Silva Gaspar,

Obrigado pela chamada de atenção para a sua mensagem.
Não sei mais, por agora, do que aquilo que se encontra na base de dados do Genea.
Uma precisão, se me permite: Maria do Casal era antepassada de Leonor Francisca Coelho da Silva que casou com o meu ancestro Batista(Baptista) de Araújo e Sousa.

Renovados cumprimentos

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#151378 | JoãoGaspar | 05 Apr 2007 01:49 | In reply to: #133154

Caro Artur Camisão Soares,

Gostaria de saber se ja conseguio aumentar a sua informação sobre os "nossos Casais" , uma das coisas que lhe posso dizer por exemple é que as armas dos Casais de Alhos Vedros, ramo do irmão de sua Antepassada ( ja que ambos pelos vistos temos mais que um avô em comum, o meu Pedro Afonso do Casal casa com Dona Inês Pereira enquando a sua irmã e sua antepassada casa com Dom Rodrigo Alvares Pereira, 1º Senhor de Aguas Belas.e irmão tambem de Dona Inês Pereira) mas adiante, como estava a dizer lhe, o Panteão da familia Pereira do Casal em Alhos Vedros,na Igreja Matriz de São Lourenço contem o Tumulo de Fernão do Casal, engraçado é que no Panteão as Armas são dos Casais e não dos Pereiras, ja que a varonia é Casal, mas sáo diferentes das que aqui estão representadas no genea. Passo a explicar, as armas dos Casais conhecidas são de Ouros com 5 flores de Lis em Aspa.de vermelho, enquanto as que temos no panteão são de vermelho, 5 flores de lis de ouro em Aspa.
não sei se o senhor tem interesse em visitar este panteão, mas se o quizer fazer gostaria muito de o receber.

sinceros cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Família- Casal

#151433 | artur41 | 05 Apr 2007 17:25 | In reply to: #151378

Caro João da Silva Gaspar,


Obrigado, desde já, pelas importantes informações.
Continuo a não ter mais dados sobre os "Casais": ando ocupadíssimo com os "Camizões-Camisões".

Devo-lhe dizer que que não descendo dos "Casais" por esse lado. Descendo de Batista(Baptista) de Araújo e Souza e Leonor de Barros; do casamento de meu antepassado com Leonor Francisca Coelho da Silva não houve descendência.

Terei o maior prazer, e honra, em visitar o panteão e ser por si recebido!


Renovados cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jun 2024, 18:19

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen