Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões

Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117404 | João Borges | 26 Apr 2006 14:58

Caros confrades

Procuro a ascendência de Gonçalo de Sousa e Meneses, fidalgo da Casa Real (tal como consta no texto da carta de Armas de D. Francisca Leite de Matos e Vasconcelos, AHG, pag. 174), que teve um filho Manuel Gaspar c.c. Domingas Leite, natural de Areias e com descendência nos Soares de Albergaria de Cambra.
Este Gonçalo deve ter nascido por volta de 1660 (?) e não lhe consigo encontrar a naturalidade.
Agradeço informações.


cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117447 | rmfrp | 26 Apr 2006 22:35 | In reply to: #117404

Caro João Borges:

Será este o Gonçalo que procura?
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=56419
Nasceu em data mais recuada que a que refere, mas poderá ter tido um filho tardio.

Um neto do anterior, embora aparecendo na base de dados do GP com um nome diferente, também foi conhecido por Gonçalo de Sousa de Menezes e teve pelo menos um (outro) filho ilegítimo. Mas parece demasiado jovem:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=182949

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117458 | João Borges | 27 Apr 2006 09:14 | In reply to: #117447

Caro Rui Pereira

Obrigado pela informação. É possível que seja o primeiro. Não tenho tempo para me deslocar a Lisboa para verificar na TT. o foro de fidalgo onde deve constar a filiação deste avoengo. Vou entretanto tentar encontrar algum nobiliário onde possa estar referido ou esperar mais informações dos confrades deste fórum.

cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117471 | RCCORREIA | 27 Apr 2006 12:06 | In reply to: #117447

Caros confrades

A pessoa refererida será a que se refere em
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=517867

Será que este é um dos outros referidos e existe uma duplicação de fichas?



Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117475 | João Borges | 27 Apr 2006 13:22 | In reply to: #117471

Caro Rui Correia

É exactamente deste Gonçalo Sousa e Meneses que eu pretendo verificar os ascendentes.


cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117485 | RCCORREIA | 27 Apr 2006 17:21 | In reply to: #117475

Caro João

Isso eu percebi. A minha dúvida era se este seria um dos outros referidos na outra mensagem.

Os apelidos referidos cruzam-se pelas minhas pesquisas mas terei q procurar nas minhas notas. Preciso no entanto q me descodifique a sua fonte AHG referida na abertura deste tópico.

Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117493 | João Borges | 27 Apr 2006 18:40 | In reply to: #117485

Caro Rui Correia

Obrigado pela sua colaboração. A fonte referida é o "Arquivo Heráldico-Genealógico", do Visconde de Sanches de Baena, Vol. I, pag. 174, Carta 691, sendo que a ascendência que se cita nessa Carta de Armas vem tembém referida no Nobiliário de Felgueiras Gayo, em Leites, #23; Correias, # 16 e Tavares, # 28, entre outros.

cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#117672 | João Borges | 30 Apr 2006 08:48 | In reply to: #117404

Renovo o pedido na esperança de mais alguma achega!!

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120816 | João Borges | 15 Jun 2006 08:34 | In reply to: #117485

Caro Rui Correia


Não sei se consegui descobrir mais alguma informação nos seus apontamentos sobre este Gonçalo. Se o conseguir muito lhe agradeço.


cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120852 | RCCORREIA | 15 Jun 2006 23:13 | In reply to: #117672

Caro João

Finalmente achei as notas que queria (o nome de facto já me tinha passado pelos olhos, contudo por não ser alvo das minhas pesquisas apenas tenho umas pequenas anotações). Não sei se pode ser o que procura mas cá vai.

Gonçalo de Sousa de Meneses, Comendador de S. Mamede de Canelas na Ordem de Cristo (4.8.1654) era filho de Damião de Sousa de Meneses, que julgo ser o Capitão-Mór da Nau da Carreira da India. Esta familia também era conhecida pelos apelidos Pereira da Silva encontrando-se na descendência alguns Pereira da Silva de Sousa de Meneses. Existe numerosa informação sobre eles na TT, agora mais fácil de referenciar com a disponibilização dos indices online.

Boa sorte nas pesquisas e disponha sempre.

Cumps.
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120875 | João Borges | 16 Jun 2006 09:05 | In reply to: #120852

Caro Rui Correia


Obrigado pela informação. Eu já tenho avançado com algumas pesquizas e de facto o "meu" Gonçalo é filho de um Damião de Sousa de Meneses pelo que deve ser o mesmo que descreve.


cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120876 | RCCORREIA | 16 Jun 2006 10:05 | In reply to: #120875

Caro João

Muito me apraz ter-lhe sido útil.

Voltei à Torre do Tombo online e encontrei numerosas referências a estes Meneses entre elas uma que refere a informação que já lhe tinha dado sobre a utilização dos apelidos Pereira da Silva. Sugiro que faça a pesquisa por "Damião Meneses" e por "Sousa Meneses".

São membros duma família de nobres e navegadores.

Diogo de Meneses, capitão da esquadra Portuguesa que em tempo de Filipe III se preparou para ir ao Brasil mas cujo insucesso devido a naufrágio chegou a ser referido como o 2º Álcacer-Quibir, tal o número de jovens nobres integrados na esquadra que pereceram.

No Gayo são referidos no título de Pereiras. E encontrará alguns aqui no GENEA.

Rui

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120889 | João Borges | 16 Jun 2006 13:26 | In reply to: #120876

caro Rui Correia

Muito obrigado pelo seu interesse e simpatia. Já agora, será que me podia "ensinar" como eu acedo a esses dados e quais os links e passos a seguir??

Dede já obrigado.

cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120909 | RCCORREIA | 16 Jun 2006 19:28 | In reply to: #120889

Terei todo o gosto em ajudá-lo.

Envie-me uma mensagem para rui.ccorreia arroba clixpontopt e envio-lhe os links directamente.

Rui

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120953 | RCCORREIA | 17 Jun 2006 12:48 | In reply to: #120889

Caro João

Aqui vão as explicações de como aceder à Torre do Tombo online (atenção que isto é um serviço extremamente recente e antes para fazer o mesmo teria que ir ao Arquivo Nacional da Torre do Tombo para achar esta informação)

Aceda ao endereço ttonlinepontoianttpontopt

Logo na página de entrada será informado do que pode encontrar e onde. Tem ainda uma ajuda valiosa disponível.

Escolha por exemplo a ligação Descrições Arquivisticas e depois vá ao campo AnyText (pesquisa livre) e escreva o que procura (exº Gonçalo Sousa Meneses, omita as particulas de ligação, Neste caso encontrará 38 documentos) Veja os que lhe interessam e selecione a respectiva ligação. Ficará desde logo em posse de algumas informações, como o tipo de documento e seu conteúdo, e com a referência do documento que lhe permite posteriormente, caso esteja interessado, solicitar com facilidade e mesmo à distância a sua reprodução ou cópia certificada (claro com os custos definidos pelo IANTT)

Rui

Reply

Direct link:

RE: Gonçalo de Sousa e Meneses - filiação

#120994 | João Borges | 18 Jun 2006 08:11 | In reply to: #120953

Caro Rui Correia

Desculpe não lhe ter respondido ontem. Hoje, cedo, li as suas mensagens e já consegui aceder ao site e às ditas páginas.

Obrigado pela informação preciosa; foi-me muito útil.

cumprimentos
João Borges

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 09 Sep 2024, 10:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen