Simbolo (animal) Portugues
This topic is classified in the following rooms Heráldica
Simbolo (animal) Portugues
Saudações!
Eu gostaria de saber se existe ou existiu na história de Portugal algum símbolo que fosse um animal, se Portugal teve algum animal como simbolo.
Agradeço a vossa atenção.
P.S.: Sem contar com o Galo de Barcelos :P
Direct link:
RE: Simbolo (animal) Portugues
Caro confrade
De alguma forma podemos considerar o DRAGÃO para resposta à sua questão, pois foi usado como timbre das armas reais talvez ainda antes de D. João I (ao contrário do que por vezes se pensa, pois parece já constar em moedas de D. Fernando, mas estou a falar de cor e não tenho à mão a obra sobre o brasão real de Lima de Freitas onde se reproduz a tal moeda). É exactamente o mesmo dragão usado pelo F.C.Porto, porque se repararem ele está no emblema deste clube porque o antigo brasão da cidade do Porto tinha no primeiro campo as armas reais e portanto o timbre do brasão da cidade é o da família real. Ora este antigo brasão da cidade consta do emblema do clube.
Considerando que as armas da família real acabam se identificar com as do Reino de Portugal e acabam por se manter na actual bandeira nacional, acho que o DRAGÃO é o animal que o confrade procura. Isto historicamente falando, porque é claro que a República eliminou a Coroa e o Dragão (este nunca aparecia nas bandeiras mas apenas no conjunto heráldico completo representado em pedras-de-armas, pergaminho, papel) e introduziu uma Esfera Armilar no brasão que "nacionalizou". Ainda hoje, o Duque de Bragança e respectiva família usam o Dragão como timbre nas suas armas.
A dúvida que alguns heraldistas colocam é se, originalmente, o DRAGÃO português não era antes uma SERPENTE ALADA que depois as representações foram deturpando em DRAGÃO, como acabou por se fixar, mas isso leva-nos a uma discussão algo esotérica que foge à questão que colocou.
Como aparte, devo dizer que me parece que a generalidade dos portistas desconhece a origem do "seu" dragão, e também, já agora, que na opinião que expresso não sou movido por simpatias clubistas (sou sportinguista).
Cumprimentos
Sérgio Sodré
Direct link:
Muito Obrigado pela sua resposta, foi de facto esclarecedora das minhas dúvidas. Pessoalmente sabia que o Dragão do clube do Porto tinha que ver com o Brasão da Cidade mas desconhecia o resto. Só por curiosidade tambem eu sou sportinguista.
Cumprimentos leoninos :P
Miguel Ribeiro Pedras
Direct link:
Eu já ouvi tambem que no tempo do Reino Unido ( Portugal, Brasil e Algarve ) havia 3 grifos para representarem os 3 reinos no brasão do R.U.
Isto tem alguma veracidade, gostaria de ouvir a opinião dos confrades.
Miguel Ribeiro Pedras
Direct link:
Aqui no Brasil também conservou-se o DRAGÃO da Casa de Bragança encimando os bastões cerimoniais de PEDRO I e PEDRO II no período monárquico (1822-1889).
FREDERICO GRINBERG JUNIOR em 16/6/2006 do Rio de Janeiro-RJ.
Pesquisando:MONTENEGRO(RJ/SP/MG/ES),
BETTINI (RJ/SP/MG/ES; Castelnovo Bariano-IT, Quingentole-IT)
e TEIXEIRA VILLELA (Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP e Porto Ferreira-SP).
Direct link:
O brasão do Porto é uma Nossa Senhora com o pé sobre o dragão. O dragão é o guardião da donzela (virgem, tesouro escondido, velo inocente, Tosão de Ouro*).
São Miguel expulsa o demónio, S. Jorge vence o dragão.
O dragão, símbolo do mal, do demoníaco, identifica-se com a serpente.
A Padroeira de Portugal é Nossa Senhora!
* Tosão de Ouro Ordem de cavalaria fundada em Bruges a 10.1.1429 pelo duque de Borgonha, Filipe o Bom, por ocasião das suas núpcias com Isabel de Portugal, filha do nosso rei D. João I.
A insígnia tem gravada a imagem dum homem que luta contra um dragão e num laço o cordeiro (o velo) ao dependuro.
F.E.L. Pinto Coelho
Direct link:
Julgo que o fundador ou um dos fundadores do Sporting tinha como apelido ou era da família de quem tinha como apelido o nome Leão, daí a escolha do ícone.
Mais, penso que essa família era do Porto.
Direct link:
Caros confrades
Aproveito só para referir que o DRAGÃO é usado como símbolo de S. JORGE, funciona ao contrário, e este é o padroeiro de Portugal. Foi devido ao santo que o dragão foi escolhido para timbre e não pelo dragão em si mesmo. Isto no contexto das guerras com Castela, do século XIV-XV, em que os castelhanos gritavam por São Tiago e os portugueses por São Jorge. Poderá ter havido influência do aliado inglês, mas também há quem garanta que a devoção portuguesa a São Jorge já vinha detrás...
Cumprimentos todos
Sérgio sodré
Direct link:
A devoção a S. Jorge está relacionada com a devoção a Nossa Senhora.
O dragão saiu derrotado, é símbolo da vitória sobre o mal.
S. Jorge é padroeiro porque ganhou a luta, defendeu a pureza,
Nossa Senhora é a pureza.
A partir de D. João IV passou a ser rainha de Portugal e a partir de então os reis de Portugal deixaram de usar coroa.
Cumprimentos
F.E.L. Pinto Coelho
Direct link:
olá estou precisando para trabalho escolar qual o animal simbolo de portugual sem contar com o galo de barcelos
ReplyDirect link:
Vera parece que apesar de nem sempre ter sido muito evidente, o animal que foi escolhido para simbolo de Portugal foi o Dragão.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Nov 2024, 09:51