Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1215 | mop79436 | 07 Dec 2000 00:27

Tenho documentos que comprovam que Ana Vaz Freire de Cazegas casou com o Capitão Paulo de Carvalho (por volta de 1710-1721)e tiveram entre outros,Paulo Vaz de Carvalho casado com Teresa Dias de Carvalho(de quem tenho a descêndencia),Maria Vaz Freire casada com Francisco João Robalo de Porto de Balsa e Catarina Vaz de Carvalho casada com Manuel Lopes Ferreira.
Nesta Familía corre que seriam parentes dos Vaz de Carvalho do Fundão o que não tenho podido investigar por falta de tempo.Se alguém tiver qualquer informação agradecia.
Francisco

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1430 | Maria da Conceicao | 23 Dec 2000 00:54 | In reply to: #1215

Francisco, eu sou da familia Vaz Nunes. O meu trisavo casou com Maria Carolina ou Carolina Maria, ele chamava-se Manuel vaz Nunes e nasceu em Almaceda, Castelo Branco. Ha muita familia em Souto da Casa, Fundao. Segundo a lista telefonica ha tambem muitos Vaz por toda a regiao de Castelo Branco e rsto das Beiras.
Tanto Vaz como Carvalho como Dias eram nomes de timbre Hebraicos. Ouvi a minha avo falar em Casegas. Favor responda. Obrigada Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1435 | mop79436 | 23 Dec 2000 13:06 | In reply to: #1430

Maria da Conceição,das investigações que fiz na Torre do Tombo apenas consegui, até ao momento, chegar aos tais Capitão Paulo Vaz de Carvalho e D.Ana Vaz Freire.Esta é que era de Casegas e foi herdeira de uma casa com um Brazão antigo direi mesmo mediaval,que ainda hoje existe.Há quem chame a essa casa a casa da Dona.Quanto a origens hebraicas não me parece ser o caso pois que eram fidalgos e como tal se tratavam.O filho destes Paulo Vaz de Carvalho,foi um grande proprietário de Casegas e a mulher D.Teresa Dias de Carvalho era de nome completo Teresa Dias Campos de Carvalho filha de Manuel Dias Campos de Carvalho e de D.Agueda Fernandes da Cunha do Ourondo e Silvares ,cujo irmão era Alferes de Cavalaria Manuel Fernandes da Cunha .Os Sacerdotes e Militares abundavam nesta família .Penso que os patronímicos Dias e Vaz funcionam mais como forma de distinguir ramos familiares,ou seja Dias filho de Diogo e Vaz filho de Vasco,embora também não seja de excluir que sejam patronímicos transformados em nomes.
Dos nomes de familia com Vaz tenho Vaz Giraldes e Vaz Pires .
Francisco

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1436 | Maria da Conceicao | 23 Dec 2000 22:11 | In reply to: #1435

Entao Francisco, acha que os Vaz nao vieram todos da mesma arvore? Sobre familias Judaicas, houve-as muitas brasonadas. Como ja lhe indiquei va ver a pagina Sephardim.com E a Maria Amalia Vaz de carvalho a qual tem um liceu em Lisboa com o seu nome?
Feliz Natal. Maria da Conceicao

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1461 | alentejo | 27 Dec 2000 16:09 | In reply to: #1436

A ascendência de Maria Amália Vaz de Carvalho é a seguinte, pelo ramo Vaz de Carvalho.


GONÇALO JOSÉ DA SILVEIRA PRETO, natural da freguesia da Encarnação, Lisboa; foi FCR, Comendador da Ordem de Cristo, FSO por carta de 22-III-1736 , do Conselho de Sua Majestade e do Conselho da Fazenda, Presidente e Deputado da Junta da Casa de Bragança, etc.(filho de José Vaz de Carvalho, natural de Seia; Desembargador do Paço, Corregedor do Crime, FSO por carta de 22-VI-1696 , e de sua mulher D. Constança Antónia da Silveira, natural da freguesia de Santa Catarina, Lisboa; neto paterno do Desembargador Gonçalo Vaz Preto, FSO, e de sua mulher D. Inês Falcão de Carvalho; neto materno de Manuel da Silveira Araújo e de sua mulher. D. Antónia Maria de Faria Araújo). Casou na freguesia da Sé, Elvas, a 15-VIII-1738,D. FILIPA CATARINA DE AGUILAR DA GAMA E SIQUEIRA , baptizada na freguesia da Alcáçova, Elvas, a 30-XI-1718. Tiveram entre outros a:

JOSÉ VAZ DE CARVALHO, baptizado na freguesia da Pena, Lisboa, a 08-IX-1740, servindo de padrinhos D. João de Aguilar Mexia, por seu procurador D. Afonso Baptista de Aguilar e Monroy, e D. Ana Maria da Silva. Foi MFCR. Casou na freguesia da Pena, Lisboa, a 11-X-1778, com D. MARIA ROSA DE SÁ DE AZEVEDO COUTINHO, natural da freguesia de São João de Souto, Arcebispado de Braga, filha de Luís Manuel de Azevedo Coutinho, natural da freguesia de São Miguel de Fiscal, 13º Senhor de São João de Rei, e de sua mulher D. Bárbara Micaela de Ataíde e Cunha, natural de Belas, filha de D. António José de Ataíde, Senhor da Honra de Barbosa, e de sua mulher D. Ana Joaquina da Cunha e Menezes. Tiveram filhos:

RODRIGO VAZ DE CARVALHO, baptizado na freguesia da Pena, Lisboa, a 15-I-1786. Cavaleiro da Ordem de Malta por carta de 04-IV-1807 . Casou na freguesia de São José, Lisboa, com D. MARIA AMÁLIA DE AZEVEDO SÁ COUTINHO, filha natural de D. Rodrigo de Azevedo de Sá Coutinho, 11º Senhor da Casa da Tapada. Tiveram:

JOSÉ VAZ DE CARVALHO, baptizado na freguesia da Pena, Lisboa, a 02-II-1823. Foi Deputado. Casou na freguesia de Santa Isabel, Lisboa, a 02-IX-1843, com D. MARIA CRISTINA DE ALMEIDA E ALBUQUERQUE, baptizada na freguesia de Nossa Senhora do Amparo de Benfica, em 1815, filha de Bento de Almeida Vieira de Albuquerque e de sua mulher D. Ana Justina de Moura Furtado. Tiveram entre outros:

D. MARIA AMÁLIA VAZ DE CARVALHO, nasceu na freguesia de Santa Catarina, Lisboa, a 02-II-1847 e morreu a 24-III-1921. Casou na freguesia de Santo Antão do Tojal, Loures, a 11-III-1874, com ANTÓNIO CÂNDIDO GONÇALVES CRESPO, nascido a 11-III-1846 e falecido a 11-VI-1883, filho natural de António José Gonçalves Crespo. Com geração.


Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1638 | mop79436 | 11 Jan 2001 01:50 | In reply to: #1461

Embora já tivesse conhecimento da descendência que aponta,a minha pesquisa está em descobrir se existe ou não uma relação familiar entre o Capitão Paulo Vaz de Carvalho ,nascido provavelmente em 1680-1690 e os Vaz de Carvalho do Fundão de cuja familia pertence D. Maria Amália Vaz de Carvalho.Acontece que Casegas é perto do Fundão e sempre em Casegas se disse pertencerem aos mesmos.Contudo não tenho nenhum dado que o confirme e não consegui a certidão de casamento dele com D.Ana Vaz Freire.
Da antiguidade de Casegas apenas lhe posso dizer que num mapa antigo apenas vinham referenciads como povoações Covilhã,Casegas e Unhais o Velho.
Precisava pois de elementos anteriores ao que cita,talvez da descendência do Dezembargador Gonçalo Vaz Preto e de D.Inês Falcão de Carvalho.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1681 | mop79436 | 13 Jan 2001 16:39 | In reply to: #1461

Caro Alentejano
Só agora redescobri uns dados geneológicos que o falecido Dr José Freire de Vasconcelos Carneiro e Meneses,casado com uma prima em 1º grau me enviou.Estes dados que ele considerava incompletos constam o seguinte:
I.1-Domingos Vaz,casou com Catarina Lopes "Salvado" natural de Lousa e teve pelo menos:
II.1-Antónia Lopes "Salvado"casada:
1ªcom Inácio Antunes "do Casal",com geração nos Vicondes de Castelo Novo:
2ªcom Gonçalo Vaz de Idanha a Nova com Geração,s.m.n.
II.2-Gonçalo Vaz,Capitão de Ordenanças de Lousa casou a 1606 com Maria Simoa filha de Simão Fernandes de Carvalho de S.Vicente da Beira e teve pelo menos:
III.1-Domingos Vaz,n. a 1607 em Idanha a Nova casou com Catarina Nunes Preto dita Moucha,com Geração s.m.n.;
III.2-Catarina Simoa Solt.
III.3-Gonçalo Vaz n. em Lousa em 1615,casou em 1641 com Suzana Fernandes Preto de S.Miguel de Acha,irmã de Afonso Fernandes Preto,Cap.-Mor,de António Fernandes Preto,Maria Nunes Preto casada com André Lopes Salvado e da dita Catarina Nunes Preto e teve pelo menos:
IV.1-Suzana Vaz Preto,b. a 1645 s.m.n.;
IV.2-Maria Simoa Vaz Preto,b,a 1650 casada com João Marques da Cruz com geração s.m.n.;
IV.3-O Padre Pedro Vaz Preto;
IV.4-Gonçalo Vaz Preto,n. em S. Miguel de Acha a 23/11/1643 casou no Fundão com Inês Falcão de Carvalho filha de Dr Belchior de Carvalho e de Brites Falcâo e teve pelo menos:
V.1-José Vaz de Carvalho,n. no Fundão e teve o Senhorio de S.Miguel de Acha em 1751 a sua descendência é conhecida;
V.2-Rodrigo Vaz de Carvalho s.m.n.
V.3-Outros,s.m.n.
Espero que mais alguêm se interesse por sistematizar esta geneologia e contribua para esclarecimentos e novos dados.A geneologia das famías da Beira Baixa fora raras excepções penso que está por fazer.
Um Abraço,
Francisco

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#1686 | alentejo | 13 Jan 2001 21:32 | In reply to: #1681

Caro Francisco,

Agradeço-lhe as indicações. Consultei na Beira Baixa essencialmente Castelo Branco, à procura de Acciaiolis e Fonsecas Coutinhos pela sua ligação a Portalegre.
Fiz mais algumas buscas em Monsanto, Penamacor e outros lugares por estarem aí as linhas paternas da minha mulher.
Quem neste momento sabe imenso sobre esta região, haverá outros e q pelo nome não percam, é o Engº Manuel da Silva Castelo-Branco e o Coronel Manuel da Silva Rolão, infelizmente n tenho aqui os contactos.
Um Abraço,

Nuno Borrego

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#2368 | Sousa-Tavares | 28 Feb 2001 12:07 | In reply to: #1686

Coloquei já um tópico sobre este assunto, mas já agora aproveito para perguntar se alguém tem conhecimento de um membro da família Vaz de Carvalho, residente em Castelo-Branco, que nos anos trinta-quarenta, casou com Júlio Cruz ou Júlio Reis. Sei que é bastante vago, mas ainda assim...

H. Sousa-Tavares, hsta@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#2372 | gp | 28 Feb 2001 18:14 | In reply to: #1215

Sobre a família Vaz de Carvalho, de Casegas e Unhais o Velho, acabámos de acrescentar alguma informação, ainda que muito incompleta. Todos os elementos que possam melhorar os dados que cá estão podem ser enviados a partir dos links que existem em todas as páginas das pessoas deste ramo que cá estão e serão, naturalmente, muito apreciados!
Cumprimentos a todos
GP

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#18206 | FJCSAC | 07 Mar 2002 23:29 | In reply to: #2372

Apenas para por o tópico em ordem do dia

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#22667 | FJCSAC | 10 Jun 2002 03:29 | In reply to: #1686

Caro Nuno

Já me tinha esquecido deste tópco que havia lançado.

Entretanto há informações dispersas que acho útil aqui ficarem condensadas:

1º-Segundo o nosso amigo,Manuel da Silva Rolão o Dr Belchior de Carvalho (médico) era filho de Genebra Mendes de Carvalho e de Gaspar Nunes Soeiro (médico)e viveram nas Donas.Neto materno de Pedro Mendes de Carvalho e de Leonor de Carvalho.

2º-Na certidão de nasc de Manuel Dias Barata de Carvalho (CBA em 12.6.1801,e pelo processo de justicação,aliás incompleto que fez não lhe sendo atribuido o apelido Carvalho porque ele não constava dos assentos de nasc. quando o,era mais que os Dias) nasc. o dito em Bogas de Baixo 29.7.1745 aparece como padrinho Rodrigo Vaz de Carvalho do Fundão.O que parece confirmar os primeiros dados.

Espero que lhe interessem estas informções.

Um Abraço

Francisco Álvares de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#42907 | jpbabc | 04 Jun 2003 00:42 | In reply to: #22667

Caro Francisco Álvares de Carvalho,

Como poderá constatar iniciei um tópico sobre as Famílias Ferreira Borges e Vaz de Carvalho,do Porto, à cerca de uma semana !

Agradecia que lêsse o que lá foi escrito e aguardo com muita expectativa, a sua contribuição !

Os meus cumprimentos,

José Pedro Castro (jpbabc)

Ps.: Não hesite em contactar-me para josepedrocastro@sapo.pt ou josep.castro@sapo.pt, caso entenda por conveniente !

Reply

Direct link:

Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#373166 | celsocarvalho | 15 Aug 2016 13:48 | In reply to: #1215

viva Boa tarde, sou Celso Fernando de Carvalho, trisneto de Miguel Vaz de Carvalho, nascido entre 1870 e 1920, este de serviço em cabo verde e teve um filho de nome João Vaz de Carvalho que nasceu entre 1910 e 1980 (joão vás de Carvalho é pai da Minha Avo)

procuro quem tenha qualquer informações sobre Miguel Vaz de Carvalho.

muito obrigado.
Celsoecarvalho@gmail.com

Reply

Direct link:

Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#373167 | saintclair | 15 Aug 2016 14:55 | In reply to: #373166

-
Em que ano nasceu a sua avó?
Sc.

Reply

Direct link:

Família Vaz de Carvalho de Cazegas termo da Covilhã

#382637 | mfarinhote | 08 Jul 2017 22:42 | In reply to: #1215

Boa noite, eu sou Vaz de Azevedo do Orvalho-Oleiros.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 May 2024, 17:00

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen