Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

This topic is classified in the following rooms Regiões

Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

#123361 | Lourval | 22 Jul 2006 22:26

Caros confrades,
Mais um caso a resolver. Um de meus antepassados é natural do lugar de Lesíria, Pinhel. Gostaria de identificar a freguesia onde fica este lugar. Agradeço antecipadamente.
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

#123365 | amrr | 22 Jul 2006 23:26 | In reply to: #123361

Caro Lourval,

Na freguesia de Vila Moreira, concelho de Alcanena, existe um lugar de Lezíria.
Mas fica muito longe de Pinhel!

Cumprimentos,

Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

#123370 | Lourval | 22 Jul 2006 23:59 | In reply to: #123365

Caro Arlindo Rodrigues,
Será que este lugar de Lezíria já pertenceu no passado à Diocese de Pinhel? Esta poderia ser uma explicação.
Muito obrigado e aguardo seus comentários.
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

#123399 | amrr | 23 Jul 2006 12:07 | In reply to: #123365

Caro Lourval,

Não me parece que assim tenha sido.

De outro site:
«Alegando a excessiva extensão dos bispados de Viseu e Lamego que compreendiam a maior parte da Beira-Alta pediu o rei D. José I ao pontíficie a criação de uma nova diocese, com a sede na vila de Pinhel que para o efeito foi elevada à categoria de cidade por alvará de 25 de Agosto de 1770. A nova diocese teria por território os arciprestados de Pinhel, Trancoso e Castelo Mendo, separados do Viseu; e as duas visitas de Entre-Côa e de Riba-Côa, separadas do bispado de Lamego. O arciprestado de Pinhel compreendia 30 freguesias; o de Trancoso 44 e o de Castelo Mendo 18; as visitas de Riba-Côa e Entre Côa e Távora abrangiam 133 paróquias. Ficava portanto o novo bispado de Pinhel com 225 paróquias. Clemente XIV deferiu por letras apostólicas que não se conhecem mas que se supõem serem datadas de 10 de Julho de 1770. A diocese regia-se pelas constituições do bispado de Lamego. Pio IV impôs ao bispado de Pinhel a pensão anual de quatro mil cruzados para o Santo Ofício de Lisboa. Esta diocese foi extinta e incorporada na da Guarda em 1882.»

Cumprimentos,
Arlindo Rodrigues

Reply

Direct link:

Lugar de Lesíria, Pinhel. Qual freguesia?

#123422 | Lourval | 23 Jul 2006 17:02 | In reply to: #123399

Caro Arlindo Rodrigues,
Muito obrigado pela sua colaboração. Graças à colaboração dos confrades eu já sei que se trata do lugar da Quinta da Lezíria, Freguesia do Souto de Aguiar da Beira, Conselho de Aguiar da Beira.
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 13:24

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen