Alguém de Molelos, Tondela?
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões
Alguém de Molelos, Tondela?
Procuro saber se na igreja de Molelos ou de São Miguel do Outeiro, concelho de Tondela, há alguma lápide sepulcral de um Padre GASPAR DE FIGUEIREDO, que deve ter morrido por volta de 1660 - 1680.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Alguém de Molelos, Tondela?
Caros Confrades,
Peço ajuda a quem resida em Molelos, ou Tondela ou mesmo em alguma feeguesia próxima do concelho de Tondela para que me possam ajudar se na Igreja de Molelos ou de São Miguel do Outeiro, há alguma lápide sepulcral do Padre GASPAR DE FIGUEIREDO, o qual dce ter morrido entre 1660 - 1680.
Obrigado e Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Alguém de Molelos, Tondela?
Em relação à Igreja de Molelos, só existe uma sepultura, de Maria Vieira, Filha de António Vieira de Tovar Magalhães e Albuquerque, último Visconde de Molelos.
No entanto é sabido que a actual Igreja Paroquial de Molelos, terá sido construída num passado bastante mais recente, sobre a capela do Paço dos Senhores de Molelos, não havendo quaisquer vestigios do que terá sido a antiga Igreja paroquial de Molelos. Sabe-se que ficaria localizada onde se encontra actualmente um cruzeiro, na estrada do cruzeiro.
Direct link:
RE: Alguém de Molelos, Tondela?
Caríssimo,
Muito obrigado pela sua resposta. Infelizmente não é a sepultura que procurava. E em Santiago de Besteiros?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Alguém de Molelos, Tondela?
Peço desculpa, queria dizer São Miguel do Outeiro!
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Padre António Ferreira, de Tondela
Em Tondela, é possível encontrar a sepultura do P.e António Ferreira? deve ter morrido entre 1760 - 1780.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Igreja de São Miguel do Outeiro
Caro Luís GMG
Na igreja matriz de São Miguel do Outeiro há várias sepulturas armoriadas. Julgo que praticamente todas elas são da família dos morgados de Carvalhiços, de apelido Figueiredo. Porém, nada mais lhe posso adiantar quanto às pessoas que aí estão sepultadas.
Cumprimentos
Jorge de Brito
Direct link:
RE: Igreja de São Miguel do Outeiro
Caro Jorge de Brito,
Muito obrigado pela sua resposta. Vou tentar averiguar, se me puder deslocar a São Miguel do Outeiro.
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
Igreja de São Miguel do Outeiro
Nessa Igreja consta alguma sepultura do P.e Gaspar de Figueiredo?
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
SEPULTURAS
Caro Manuel Ferros,
Consulte, se fizer o favor, o tópico: "Sepulturas em Campo de Besteiros - Tondela".
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
SEPULTURAS
Consulte, se fizer o favor, o tópico: "Sepulturas em Campo de Besteiros - Tondela".
Cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: Alguém de Molelos, Tondela?
Embora sem terem directamente com os seus, seguem alguns dados de uma linha de Tondela que tenho alinhavada para o caso de alguém ter dados adicionais.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella
1. PEDRO DE BASTOS, nasceu cerca de 1575, faleceu antes de 1638, e foi morador com sua mulher no lugar de Corveira, em Tondela, Barreiro de Besteiros. Casou com MARIA ANTUNES, também já falecida em 1638.
1.1. Sebastião de Bastos, que segue.
2. SEBASTIÃO DE BASTOS, nasceu cerca de 1615 em Corveira. Casou a 5.6.1638 em Tondela, Castelões, com MARIA FERNANDES, filha de Pedro Fernandes e de sua mulher Maria Ferreira, moradores em Coelhoso, termo de Castelões, sendo testemunhas do casamento António Mascarenhas e seu filho Manuel Mascarenhas António Mascarenhas de Figueiredo, morgado de Santo André de Santiago de Besteiros, casado com D. Jerónima Machado de Quadros, e seu filho Manuel Mascarenhas, morgado de Santo André, juiz de fora, etc., que depois de viúvo, de D. Maria Pereira de Eça, de Aveiro, foi abade de Ribafeita – Rui do Amaral Leitão, “Morgados de Santo André de Santiago de Besteiros, Lisboa, 1982) e ainda Simão de Sequeira, todos moradores em Quintal.
2.1. Manuel de Bastos, que segue.
3. MANUEL DE BASTOS, nasceu cerca de 1640 em Corveira. Casou com ISABEL ANTÓNIA, aí nascida.
3.1. João de Bastos, que segue.
4. JOÃO DE BASTOS, nasceu cerca de 1680 em Corveira. Casou a 8.4.1717 em Corveira com ISABEL JOÃO, aí nascida, filha de António Manuel João e de sua mulher Ana Antunes, de Barreiro de Besteiros.
4.1. Gonçalo José de Bastos, que segue.
5. GONÇALO JOSÉ DE BASTOS, nasceu em Corveira onde foi baptizado a 4.1.1736, e foi morador com sua mulher em Molelinhos, no termo de Molelos, em Tondela. Casou com MARIA MARQUES, nascida a 16.10.1745 em Mortágua, Sobral, e aí baptizada a 24, filha de Manuel Teixeira, nascido em Mortazel, termo de Mortágua, Sobral, onde foi baptizado a 14.10.1714, e de sua mulher Ana Marques, do lugar de Calvos, na mesma freguesia, baptizada a 17.3.1709 (irmã de João e de Manuel, baptizados a 28.9.1698 e 11.1.1702 respectivamente, tendo o primeiro como padrinho o licenciado Félix Carneiro, da vila de Mortágua); neta paterna de António Teixeira, do lugar de Bezerreira, termo de Varzielas, em Oliveira de Frades, e de sua mulher, com quem casou a 15.1.1713 em Mortazel, Mariana Rodrigues, nascida em Vila de Moinhos, no termo de Mortágua, Sobral; e neta materna de Domingos Fernandes, de Bezerreira, e de sua mulher Maria Marques, de Calvos, casados a 7.7.1698 em Sobral. António Teixeira era filho natural de António Simões, solteiro, do lugar dos Palheiros, freguesia de Pala, no termo de Mortágua, e de Maria Teixeira, de Bezerreira, irmã, ao que parece, de Domingos Lopes Teixeira. Mariana Rodrigues, mulher de António Teixeira, foi baptizada a 20.5.1687 em Sobral, era irmã de Sebastiana, de Maria, de Manuel e de Ana, todos baptizados em Sobral respectivamente a 20.1.1660, 13.9.1663, 10.11.1669, e 20.11.1675, e todos filhos de Manuel Rodrigues Parente e de sua mulher Maria João, de Vila Moinhos, casados a 1.7.1637 em Vila Meã, termo de Mortágua, Sobral; netos paternos de Francisco Gomes e de sua mulher Maria Rodrigues, e netos maternos de Tomás João e de sua mulher Isabel de Oliveira, todos nascidos por volta de 1580/90. Domingos Fernandes era filho de Francisco Fernandes, nascido em Bezerreira. E Maria Marques, mulher do anterior, era irmã de Domingos, de Pedro, de António, de Ana e de Isabel, todos baptizados em Calvos, respectivamente a 19.7.1648 (tendo por padrinho o licenciado João de Soveral, de Mortágua), 2.3.1652, 17.2.1661, 13.7.1664 e 8.6.1671, e todos filhos de Manuel Simões e de sua mulher Joana Marques, de Calvos.
5.1 Maria Marques, que segue.
5.2. Rosaria, baptizada a 11.3.1778 em Molelinhos, tendo por padrinho seu tio António de Carvalho do Sameiro (ou Gameiro).
5.3. Josefa, baptizada a 14.2. 1781 em Molelinhos, termo de Molelos, em Tondela.
5.4. Ana, baptizada a 29.1.1775 em Molelinhos, onde morreu a 16.2.1781.
6. MARIA MARQUES, nasceu cerca de 1775 em Molelos, termo de Tondela. Casou com JOÃO FRANCISCO, filho de Manuel Francisco e de sua mulher Maria Antunes, do lugar da Ribeira, em Tondela, Campo de Besteiros.
6.1. José Marques, que segue.
6.2. Tomás, baptizado a 15.6.1795 em Molelos, termo de Tondela, tendo por padrinhos Tomás Jacinto Pimenta Teles (ou Correia).
7. JOSÉ MARQUES, nasceu em Molelos, no termo de Tondela. Casou com ANA DE JESUS, nascida no Porto, Santo Ildefonso, filha de pais incógnitos.
7.1. José Maria Marques, que segue.
8. JOSÉ MARIA MARQUES, nasceu a 15.6.1834 em Elvas, músico. Casou em Évora, São Mamede, com doña MARIA JOSEFA REGINA PEREIRA BALESTERO, nascida em Badajoz, Sé, em Espanha, de nacionalidade espanhola, filha de Francisco Pereira e Vaz, nascido a 18.7.1782 em Campo Maior, e de sua mulher, com quem casou a 13.11.1822 em Badajoz, Sé, doña Juana Cecília Balestero Y Martinez.
Direct link:
VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
Caro Luís Soveral Varella,
Obrigado pela sua mensagem detalhada. Eu procuro informações sobre as famílias VALE, LOUREIRO e COIMBRA, da zona de Tondela as duas primeiras e a Família Coimbra, de Molelos (Tondela).
Por favor, queira ter a gentileza de verificar os tópicos: Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra; e Família Gouveia (não sei o nome completo do tópico, mas surgem as palavras Botulho, Molelos e Tondela).
Há informação preciosa que se pode conseguir e eu queria poder recuar na Ascendência do referido Capitão de Ordenanças ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA e no casal ANTÓNIO FERNANDES (DO VALE), o Herdeiro - MARIA SIMÕES (DE LOUREIRO).
Com os melhores cumprimentos,
Luís GMG
Direct link:
RE: VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
Caro Luis GMG
Também neste não posso acrecentar ao que já disse no tópico "Vales de Tondela".
Cumprimentos
VB
Direct link:
RE: VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
O que aqui coloquei é tudo o que tenho e sei sobre gentes daí.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella
Direct link:
RE: VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
O que aqui coloquei é tudo o que tenho e sei sobre gentes daí.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella
Direct link:
RE: VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
Caro Luís,
Eu sou descendente dos VALE de Carvalhal de Tondela, e estou a tentar perceber qual a origem, visto haver em Tondela outra família de nome HORTA e VALE. Já me foi dito aqui no Forum que existe ligação entre as duas famílias. Que família VALE procura?
Relativamente à família COIMBRA (a família de meu marido), tenho ainda poucos elementos, os avós paternos de meu marido saíram de Tondela e vieram para Matosinhos, onde se dedicavam ao comércio de peixe.
Aguardo notícias, atentamente
Ana do Vale
Direct link:
RE: VALES, LOUREIROS e COIMBRAS
Caríssima Ana,
Desconhecia que a Família poderia ser a mesma. Mas, também, e para a época em causa é natural que seja, visto ser um lugar pequeno.
Relativamente aos Coimbra, procuro a Ascendência do Capitão ANTÓNIO MARQUES DE PAULA COIMBRA. Veja o tópico: Capit. Ordenanças António Marques de Paula Coimbra.
Atenciosamente,
Luís GMG
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Nov 2024, 21:33