Pimentel (Provesende / Bornes / Bragança)

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Cargos | Arquivos

Pimentel (Provesende / Bornes / Bragança)

#124936 | Francisco Queiroz | 14 Aug 2006 22:29

Andamos a tentar traçar a árvore genealógica de um Pimentel que não se encontra mencionado nas genealogias já publicadas. Pensamos que se tratava de um filho ilegítimo, mas não estamos seguros sobre qual a paternidade, uma vez que a sua vida cruza-se com dois grandes ramos dos Pimenteis: os de Provesende e os de Macedo de Cavaleiros / Mirandela (Bornes – Freixeda).
Haverá alguém que nos possa esclarecer? As dúvidas são muitas. Aqui estão elas:

Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira (da Casa de Provesende), terá tido a seguinte descendência:
- Jerónimo Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos Carneiro: n. Vila Real 1842 (foi Governador Civil de Braga; casou com Maria Angélica Augusta)
- Maria Antónia: n. Vila Real 1843
- Augusto: n. Vila Real 1845
- Carlos: n. Vila Real 1847
- Adolfo: n. Vila Real 1851
- Maria do Pilar: n. Provesende 1852
- Henrique: n. Provesende 1854

Dúvidas:
Esta lista de filhos está completa ou falta algum? Porque razão alguns nascem em Vila Real e outros em Provesende? Alguém poderá indicar a data exacta de nascimento de todos estes filhos, assim como a sua data e causa de morte? Alguém poderá indicar a data/local de falecimento de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira, assim como da sua consorte?

Hipótese:
De facto, poderá terá havido outro filho de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira: Augusto Henrique Pimentel, que nasceu em 7 de Fevereiro de 1844, pensa-se que em Cortiços. Estranhamente, o livro de baptismos referente a esta época desapareceu. Porém, segundo a tradição oral, este Augusto Henrique Pimentel era Henrique precisamente para ter também o nome do pai. Terá sido, pois, um filho ilegítimo de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira, embora reconhecido como tal pelo seu pai, tendo sido criado junto com os demais irmãos. A mesma tradição oral sustenta que, depois de ter cumprido o serviço militar, Augusto Henrique Pimentel voltou a Trás-os-Montes. Porém, como o seu pai já tinha falecido (e ele era o único na família que o aceitava como filho), foi impedido de voltar a entrar na casa do pai por duas tias (supõe-se que solteiras ou viúvas herdeiras do seu pai). Ora, de facto, Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira teve apenas mais duas irmãs, Maria Bebiana e Carolina Augusta e ambas são dadas como sem geração (embora uma delas tenha talvez casado).

Dúvidas:
Dos três irmãos, apenas Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira teve geração. Estará isto correcto? E quanto a Maria Bebiana e Carolina Augusta, quando, onde e de que faleceram? Terá mesmo casado uma delas, com quem?

Ainda segundo a tradição oral, este Augusto Henrique Pimentel pertencia à família que mandou construir em Bragança um palacete, que é a actual biblioteca. Por outro lado, a mesma tradição aponta para o facto do seu apelido Pimentel ter origem em Bornes. Ora, nesse caso, Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira não poderia ter sido o seu pai, pois este nada tinha a ver com Bornes. A ligação dos Pimenteis de Provesende a Bornes é posterior e processou-se através da descendência do primogénito de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira: Jerónimo Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos Carneiro.
De facto, Jerónimo Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos Carneiro teve um filho chamado Henrique da Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos (também é dado como Henrique da Cunha da Gama Pimentel de Vasconcelos, mas não sabemos qual a designação mais correcta).
Henrique da Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos nasceu em 1866 e faleceu em Bragança no ano de 1917. Foi Governador Civil de Bragança. Não coligimos ainda o suficiente sobre a biografia deste homem, pelo que solicitamos indicações bibliográficas.
Ora, Henrique da Cunha Pimentel Homem de Vasconcelos casou em 1891 com Ana Lúcia Angélica de Sá Pimentel. Esta Ana Lúcia Angélica de Sá Pimentel era filha de António Pimentel e Maria Júlia de Sá e tinha um tio paterno, chamado José Joaquim Pimentel, o qual lhe terá deixado todos os bens (por não ter tido descendência?). São estes os Pimenteis de Bornes. Aliás, este José Joaquim Pimentel está sepultado na capela-mor da Igreja de Bornes, aldeia onde teria tido uma casa de lavoura (hoje transformada em turismo rural).
Infelizmente, a lápide tumular na igreja tem as datas de nascimento e morte tapadas pelo estrado do actual altar. Haverá alguém que saiba quando nasceu e faleceu José Joaquim Pimentel?
Recolhemos a informação de que estes Pimenteis de Bornes eram judeus. Há alguma prova disso? Sobre José Joaquim Pimentel e o seu irmão António Pimentel interessa-nos tudo: quais os ascendentes directos, irmãos e filhos (incluindo filhos ilegítimos); quais as suas propriedades e as suas actividades económicas e empresariais (consta-se que um deles teve interesses no fabrico da seda, talvez em Chacim), retratos, etc.

Em suma, se o Augusto Henrique Pimentel nascido em 7 de Fevereiro de 1844 (em Cortiços?) não era filho de Henrique da Cunha Pimentel da Gama Leite Pereira, então a tradição oral é anacrónica e ele seria filho, sim, de um destes Pimenteis de Bornes. É isso que estamos a tentar apurar. Toda a achega ou correcção aos dados que aqui colocámos será preciosa.
Gratos
Francisco Queiroz / Ana Margarida Portela
(...)

Reply

Direct link:

RE: Pimentel (Provesende / Bornes / Bragança)

#125086 | PinheirodeCampos | 16 Aug 2006 19:27 | In reply to: #124936

Caros Confrades

Por estar ligfado familiarmente tenho alguns dados. Esses Pimenteis não descendem de Bornes mas sim de Bragança a partir de onde passaram a Bornes.

Fico à sua disposição

Filipe Pinheiro de Campos
pinheirodecampos@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Pimentel (Provesende / Bornes / Bragança)

#206000 | FraQueiroz | 21 Aug 2008 23:47 | In reply to: #124936

Para que conste, recebemos já preciosas achegas do confrade Filipe Pinheiro de Campos, a quem publicamente agradecemos.
Mesmo assim, mantemos o apelo, porque ainda há vários aspectos por esclarecer.
Cumprimentos,
Francisco Queiroz (e Ana Margarida Portela)
francisco[arroba]queirozportela[ponto]com

Reply

Direct link:

RE: Pimentel (Provesende / Bornes / Bragança)

#206016 | FraQueiroz | 22 Aug 2008 00:58 | In reply to: #206000

Obrigado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Dec 2024, 09:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen