registos ab intestatum e oficios cantados

This topic is classified in the following rooms Direito | Arquivos

registos ab intestatum e oficios cantados

#12509 | Luisa Ortigão | 07 Nov 2001 10:55

Caros participantes,

Acabo de encontrar num registo paroquial de um antepassado meu a seguinte expressão ab intestatum, gostava de saber o que isto significa. Tenho ainda duas dúvidas sobre o significado de um baptismo "sub contitionem" e gostava de saber qual o significado do número de oficios que vem registados nos assentos de óbitos e se estes de alguma forma podem ser representativos da importância dos defuntos.

Obrigada e um bom São Martinho para todos.

Luisa Ortigão

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12512 | sapeca | 07 Nov 2001 11:47 | In reply to: #12509

Exm.ª Senhora
D. Luisa Ortigão:
Em primeiro lugar, a expressão latina "ab intestatum" significa "sem testamento" ou seja, o defunto faleceu abintestado, sem fazer testamento.
Depois o baptismo "sub conditionem" significa que foi feito com reservas, isto é, "sob condição". Falta de algum requisito ou meramente administrado de urgencia pelo facto de inspirar perigo a vida do recem-nascido.
Finalmente, é obviamente sinal de maiores posses todo aquele óbito no qual o n.º de ofícios é maior.
Ou seja, se alguém tem mais posses (e naturalmente sendo crente), mandará os seus testamenteiros ou herdeiros, ou mesmo estes o decidirão em caso de não haver disposição do defunto sobre o assunto, mandar realizar o maior número de ofícios religiosos, para assim ajudar "à salvação da alma".
Em termos gerais e muito sucintamente penso ter respondido às suas questões.
Os melhores cumprimentos, "sub conditionem"!*rs
Fernando Moreira de Sá Monteiro
Esta última reserva mental deve-se ao facto de V. Ex.ª não ser obviamente obrigada a receber os meus cumprimentos.*rsrsrsrsrs

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12514 | Luisa Ortigão | 07 Nov 2001 12:22 | In reply to: #12509

Exm.º Senhor,

Agradeço a sua imediata e esclarecedora resposta e aceito com simpatia os seus cumprimentos.

Luisa Ortigão

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12516 | JCC | 07 Nov 2001 12:56 | In reply to: #12514

Gostaria de fazer uma pequena correcção.

Um baptisno "sub conditione" significa, de facto, que ele foi administrado com reservas. Mas não pelas razões que o caro confrade expôs. De facto o baptismo é um sacramento que, para usar a expressão correcta teologicamente, imprime caracter. Como tal apenas pode ser recebido uma vez. Ora, frequentemente, no passado, por as crianças nascerem em perigo de vida, eram baptisadas em casa. Nestas circunstâncias, na igreja, eram apenas impostos os santos óleos, razão pela qual muitas vezes encontramos a expressão: "impus os antos óleos por haver sido baptisado em casa...".

Por vezes o sacerdote tinha dúvidas sobre a validade desse baptismo, já que não tinha certeza de terem sido seguidos os ritos correctos. Nesses casos administrava de novo todo o baptismo mas "sub conditione" ou seja este novo baptismo apenas seria válido se o primeiro não tivesse sido...

Cumprimentos

João Cordovil CArdoso

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12518 | Paulo | 07 Nov 2001 15:54 | In reply to: #12516

Já agora um aditamento, li algures que os baptismos sub conditione eram também ministrados a crianças de famílias nómadas (nomeadamente ciganas) pois que muitas vezes não podiam fazer prova de baptismo das mesmas e as baptizavam mais que uma vez. Não me recordo porém da obra ou artigo em que li isto mas penso que é um dado válido a acrescentar às informações anteriormente expostas.

Paulo Alcobia Neves

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12519 | JCC | 07 Nov 2001 16:39 | In reply to: #12518

É verdade, tinha-me esquecido dessa possibilidade. Mas faz todo o sentido.

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12525 | sapeca | 07 Nov 2001 18:51 | In reply to: #12516

Caro João Cordovil:
Tem o meu amigo toda a razão, ainda que -embora deficientemente - eu quisesse dizer isso mesmo.
De resto, não seja tão radical: leia bem tudo o que escrevi, ainda que com deficiências.
De qualquer modo, errei na forma exposta e apresento as minhas desculpas.
É óbvio que o meu amigo apresentou muito mais correctamente a questão.
Um abraço e as minhas desculpas pelo "lapsus calami" e "lapsus linguae"!*rsrsrs
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12540 | JCC | 07 Nov 2001 23:02 | In reply to: #12525

Caro Fernando Moreira de Sá

Agora é a minha vez de perguntar: o que é um "lapsus calami"? É que o meu latim vai pouco mais além do "vulgaris linnei".

:-)

Um abraço

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#12546 | sapeca | 08 Nov 2001 11:09 | In reply to: #12540

Meu caríssimo João Cordovil:
Na verdade, para troca de "galhardetes" o meu amigo é um bom parceiro!*rs
"Lapsus calami" é, segundo os meus primários conhecimentos da língua latina, um "erro de escrita". Por isso acrescentei também o "lapsus linguae", uma vez que não só foi um erro de escrita como um erro de linguagem.
Muitos erros para um pobre mortal, ai de mim!*rsrsrs
Um forte abraço.
Fernando Moreira de Sá Monteiro

Reply

Direct link:

RE: registos ab intestatum e oficios cantados

#21907 | ruialme | 24 May 2002 18:33 | In reply to: #12516

Exmo Senhor João Cordovil Cardoso,
li atentamente a sua explicação e concordo com ela, mas estranho o facto de se referir ao facto no passado. Acontece q a prática do baptismo "sub conditione" continua em exercício e até com âmbito mais alargado.
Assim, qualquer pessoa (em teoria até um não baptizado...) pode proceder ao baptismo, em caso de perigo de morte eminente. Esse facto será depois confirmado e registado junto da autoridade eclesiástica respectiva. Assim calculo q seja comum encontrar baptismos recentes feitos por profissionais de saúde nos hospitais ou por missionários/as em regiões carentes de ministros ordenados.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Sep 2024, 05:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen