Apelido "Jarego" - origens?

This topic is classified in the following rooms Famílias

Apelido "Jarego" - origens?

#125154 | Vermeer | 17 Aug 2006 20:17

Caros,

Acabei de me registar e, relativamente à genealogia, não sou mais do que um leigo. A minha curiosidade foi aguçada por - em férias transmontanas - ter conhecido a Sr.ª Iza Barbosa, uma orgulhosa entusiata desta prática. O meu apelido - Jarego - é bastante incomum. É curioso constatar que é no Cartaxo (Distrito de Santarém) que este apelido se concentra. Na realidade todos os casos que são do meu conhecimento vivem lá ou são de lá originários.

Uma pesquisa na web por "Jarego" devolve predominantemente páginas Polacas o que me leva a crer que a origem do apelido poderá apontar para a Polónia ... mas isto não é mais do que uma mera suposição.

Alguém de entre vós poderia ajudar a deitar alguma luz sobre o assunto?

antecipadamente grato,
João Jarego

Reply

Direct link:

RE: Apelido "Jarego" - origens?

#180779 | pjarego | 17 Jan 2008 14:16 | In reply to: #125154

Boas, tb eu tenho o apelido Jarêgo, e gostaria de saber as suas origens.
Para adicionar algo mais sei que existe um lugar no alentejo com o mesmo nome (Jarego de Cima. Concelho: Alandroal Distrito: Évora Província: Alto Alentejo), para além desta informação, a qual não faço a minima ideia se está relacionada com o nosso apelido, foi-me também dito por um nosso "primo" mto mais velho (obviamente do Cartaxo) que Jarêgo seria um apelido oriundo do Pais Basco e terá surgido em Portugal aquando das invasões napoleonicas, d'acordo com essa informação o apelido Jarêgo pertenceria a um "nobre" Basco que terá acompanhado o Duque de Wellington, e que pelos vistos ficou-se pelo Cartaxo.

Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

Jaregos

#180931 | salen | 18 Jan 2008 12:46 | In reply to: #125154

Caros Pedro e João Jarego,
E que tal se fizessem ... pesquisa de ancestrais?