Apelido "Jarego" - origens?

This topic is classified in the following rooms Famílias

Apelido "Jarego" - origens?

#125154 | Vermeer | 17 Aug 2006 20:17

Caros,

Acabei de me registar e, relativamente à genealogia, não sou mais do que um leigo. A minha curiosidade foi aguçada por - em férias transmontanas - ter conhecido a Sr.ª Iza Barbosa, uma orgulhosa entusiata desta prática. O meu apelido - Jarego - é bastante incomum. É curioso constatar que é no Cartaxo (Distrito de Santarém) que este apelido se concentra. Na realidade todos os casos que são do meu conhecimento vivem lá ou são de lá originários.

Uma pesquisa na web por "Jarego" devolve predominantemente páginas Polacas o que me leva a crer que a origem do apelido poderá apontar para a Polónia ... mas isto não é mais do que uma mera suposição.

Alguém de entre vós poderia ajudar a deitar alguma luz sobre o assunto?

antecipadamente grato,
João Jarego

Reply

Direct link:

RE: Apelido "Jarego" - origens?

#180779 | pjarego | 17 Jan 2008 14:16 | In reply to: #125154

Boas, tb eu tenho o apelido Jarêgo, e gostaria de saber as suas origens.
Para adicionar algo mais sei que existe um lugar no alentejo com o mesmo nome (Jarego de Cima. Concelho: Alandroal Distrito: Évora Província: Alto Alentejo), para além desta informação, a qual não faço a minima ideia se está relacionada com o nosso apelido, foi-me também dito por um nosso "primo" mto mais velho (obviamente do Cartaxo) que Jarêgo seria um apelido oriundo do Pais Basco e terá surgido em Portugal aquando das invasões napoleonicas, d'acordo com essa informação o apelido Jarêgo pertenceria a um "nobre" Basco que terá acompanhado o Duque de Wellington, e que pelos vistos ficou-se pelo Cartaxo.

Pedro Jarêgo

Reply

Direct link:

Jaregos

#180931 | salen | 18 Jan 2008 12:46 | In reply to: #125154

Caros Pedro e João Jarego,
E que tal se fizessem ... pesquisa de ancestrais?
O que estão a fazer - mandar bolas para pinhal depois de umas passagens pela net ou reter algumas hipóteses depois de ouvir umas histórias de umas pessoas mais velhas - é no fundo, mais tecnologia menos tecnologia, o mesmo que faziam os mais antigos e menos sérios dos 'genealogistas':"ouvi dizer que, diz-se que, ...".
Façam o que fez o tal descendente de um soldado francês que recentemente apareceu na TV. Sabia que havia umas histórias na família e foi verificar com os registos de baptismo, geração após geração, até encontrar o que procurava. E encontrou. Por acaso era verdade, mas podia não ser.
O que é inquestionável no entanto é que, sem pesquisa de ancestrais, tudo o resto são palpites.
Como sabem, os apelidos fixaram-se relativamente tarde, e muitos deles foram adoptados a partir de alcunhas. E se o V primeiro Jarego era de facto filho de um Gonçalves ou Rodrigues e adoptou a alcunha, a partir p.ex. de um termo local de que hoje já se perdeu o significado? Acreditem que é uma hipótese tão boa como qualquer outra (e com efeito, é das razões mais frequentes). Outra: sem qualquer desprimor - repito, «sem qualquer espécie de desprimor!» - 'jarego' ou 'jareco' pode ser um termo corrompido pela linguagem popular e para 'jerico', termo esse usado para carinhosamente apodar o nossos há séculos fiéis e resistentes companheiros de trabalho nas lides do campo (alguns dos meus parentes na Beira ainda os usam).
Nos meus ancestrais tenho pelo menos uma muito antiga avó cujo apelido (ou alcunha? sei lá) era 'Socca'. Parece um nome italiano, não é? Não, não é. É provavelmente apenas e só um termo tradicional para um tipo de tamancos de madeira, que a dita senhora ou um dos Srs seus pais deveria fazer ou gostar muito de usar.
Resumo: só - apenas e só - a pesquisa nos paroquiais responderá às V. dúvidas quanto à origem do apelido.
Boas pesquisas, voltem a este V tópico quando souberem de mais alguma coisa de fonte segura (ou seja, livros paroquiais) e os mais cordiais cumprimentos.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Sep 2024, 03:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen