Dúvida acerca de como procurar antepassados

This topic is classified in the following rooms Formação

Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127034 | daan006 | 01 Sep 2006 19:33

Sou um amador que decidiu querer saber mais sobre os seus antepassados. Pedi certidões de nascimento dos meus avôs e consegui chegar ao nome dos meus bisavôs e trisavôs. Eles nasceram no concelho de Tomar e disseram-me que como foi antes de 1900, terei que ir a Santarém. A minha questão é, eu só sei o nome deles e nada mais (não tenho data de nascimento); será que só através do nome, conseguirei lá chegar ou alguem me aconselha outros passos.

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127042 | aluis | 01 Sep 2006 20:00 | In reply to: #127034

Viva,

Em primeiro lugar, aconselho a falar com familiares mais idosos - se ainda os tiver - são sempre uma boa fonte porque embora não tenham datas precisas, reduzem o âmbito da pesquisa, indicando por exemplo que idade teriam os seus trisavós por altura do nascimento dos seus avós ou que idade teriam quando faleceram.
Sabe as freguesias onde os seus trisavós nasceram? Isso também é importante, normalmente vem referido na certidão de nascimento, bem como a profissão.
Todas as certidões com mais de 100 anos são transferidas para os respectivos Arquivos Distritais ou para a Torre do Tombo.

Aluís

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127043 | daan006 | 01 Sep 2006 20:07 | In reply to: #127042

Pois, familiares idosos já não os tenho. É possível fazer pesquisa no arquivo distrital, só com base no nome e por ano.

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127046 | aluis | 01 Sep 2006 20:11 | In reply to: #127043

Fernando, sabe a freguesia onde eles nasceram? Tem mais ou menos a ideia do ano?
Em que ano nasceram os seus avós?

Aluís

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127070 | daan006 | 01 Sep 2006 21:15 | In reply to: #127046

Luís, na certidão de nascimento do meu avô materno, tem a freguesia de nascimento (Alviobeira, concelho de Tomar) do pai dele e a idade. O meu avô nasceu em 1912 e o seu pai tinha 32 anos na altura, o que indica que terá nascido entre 1879/1880.
Mais difícil, é a certidão do meu avô paterno. Nesta, diz que ele nasceu em 1904, o seu pai também é natural de Alviobeira mas não indica a sua idade na altura do nascimento do filho, o que me coloca o problema de não conseguir identificar o seu ano de nascimento.

Obrigado
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127098 | MCNN | 01 Sep 2006 23:49 | In reply to: #127070

Fernando

Tanto quanto julgo saber, os registos de Alviobeira não estão no Arquivo Distrital de Santarém, mas sim na Torre do Tombo, em Lisboa.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127099 | daan006 | 01 Sep 2006 23:53 | In reply to: #127098

Obrigado Mário, pela dica. Vou contactar a Torre do Tombo para me certificar.

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127104 | MCNN | 02 Sep 2006 00:37 | In reply to: #127099

Fernando

Não tem nada que agradecer.

Estive agora a confirmar no site do Arquivo Distrital de lisboa (wwwPONTOadlisboaPONTOorg).

Assim, nesse site, se fôr ao Catálogo e seleccionar, nos registos paroquiais, o Distrito de Santarém, e se depois procurar o concelho de Tomar, verá que na Torre do Tombo estão os registos de Alviobeira de 1598 a 1910.

Esta informação coincide com a que consta no Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais, pelo que deve estar correcta.

Mas, de qualquer forma, é sempre melhor telefonar para lá para confirmar esta informação, para evitar uma ida em vão à Torre do Tombo.


Boa sorte nas buscas


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127112 | daan006 | 02 Sep 2006 03:13 | In reply to: #127104

Óptimo, assim tenho a tarefa facilitada, pois moro em Lisboa.

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127146 | daan006 | 02 Sep 2006 14:11 | In reply to: #127112

Mário, será que só com base no nome e local de nascimento do meu avó, eu conseguirei encontrar a certidão de nascimento?
Na certidão de nascimento do meu avô materno, tem a freguesia de nascimento (Alviobeira, concelho de Tomar) do pai dele e a idade. O meu avô nasceu em 1912 e o seu pai tinha 32 anos na altura, o que indica que terá nascido entre 1879/1880.
Mais difícil, é a certidão do meu avô paterno. Nesta, diz que ele nasceu em 1904, o seu pai também é natural de Alviobeira mas não indica a sua idade na altura do nascimento do filho, o que me coloca o problema de não conseguir identificar o seu ano de nascimento.

Obrigado
Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127147 | daan006 | 02 Sep 2006 14:14 | In reply to: #127146

Mário, eu queria dizer "local de nascimento do meu bisavô" e não avó


Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127243 | rmfrp | 03 Sep 2006 00:11 | In reply to: #127146

Caro Fernando:

Para se localizar um registo de baptismo (antes de 1911 não havia registo civil, e são os registos de baptismo que desempenham o papel dos actuais registos de nascimento) são necessários:

- O nome do baptizado;
- Os nomes dos pais;
- A freguesia do nascimento/baptismo (geralmente é a mesma);
- A época aproximada do nascimento.

Os nomes dos pais são absolutamente necessários não só porque, naturalmente, existem muitas pessoas com nomes completos iguais (especialmente se não tiverem mais de 2 ou 3 nomes, como era geralmente o caso, e todos esses nomes forem comuns), mas também porque nos registos de baptismo não é indicado o nome completo da criança mas sim apenas o seu primeiro nome.

Excepcionalmente, quando se sabe a data exacta (e correcta) de nascimento, é possível localizar o registo correcto sem ter o nome dos pais, dado que dificilmente haverá duas pessoas com o mesmo nome próprio a nascer no mesmo dia na mesma freguesia.

Relativamente às idades, antes de 1911 não encontrará idades dos pais nos registos de baptismo. Antes de 1860 não encontrará idades dos noivos nos registos de casamento, e só em certos casos as encontrará em registos de óbito. E é importante ter consciência de que as idades indicadas estão muitas vezes erradas, especialmente nos registos de óbito em que frequentemente se encontram erros da ordem de 5 anos.

O desconhecimento das idades é uma situação complicada que todos os pesquisadores têm de enfrentar logo que avançam para além das primeiras gerações. Grande parte do tempo que se gasta em investigações genealógicas corresponde à leitura de anos ou décadas de registos de uma dada localidade que é necessária para a descoberta de um único registo que nos interessa. Terá de ser assim no caso do pai do seu avô paterno.

A via mais rápida é, no entanto, a que passa pelos registos de casamento. Se os pais do seu avô eram casados, o registo de 1904 deve indicar a freguesia em que casaram. Procure o registo de casamento na freguesia em causa começando em 1904 e recuando ano a ano. O registo do casamento, sendo muito recente pelos padrões das pesquisas nesta área, ainda deve ter as idades dos noivos. Com as idades é geralmente muito simples localizar os registos de baptismo. Note que pesquisar os casamentos é mais fácil que pesquisar os baptismos porque o número de casamentos é muito menor, e com as idades do registo de casamento resolve os casos dos dois baptismos em simultâneo.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127245 | JCC | 03 Sep 2006 00:22 | In reply to: #127146

Caro Fernando

Já todos passamos pela sua situação pois todos começamos um dia as nossas pesquisas. É para isso, entre outras coisas, que este forum serve. Nunca hesite em colocar as suas dúvidas e faça-o sempre da forma mais clara possível e com o maior número de dados que tiver.

Quanto à sua questão, começou bem. Já tem os nomes dos seus avós e, num dos casos, até a idade. Deixe-me já dizer-lhe que isso é a excepção. Daqui para a frente (para trás nos anos) não vai mais encontar a idade... Terá, por isso, que recorrer a estimativas. Normalmente um indivíduo será pai entre os seus 20 e 40 anos. Assim, por subtracção terá um intervalo de 20 anos para pesquisar. Não se assuste, sobretudo se a freguesia for pequena, não nasceu muita gente. Mas terá que correr o livro de assentos.

Se souber que aquele que procura é o filho mais velho, por exemplo, então será mais provável um pai jovem... Mas nem isto é certo, até porque o pai pode ter casado em segundas núpcias.

Enfim, um pouco de paciência e algum tempo.

Não sei se já consultou algum livro de assenos de baptismo. Neles apenas consta o primeiro nome da criança. Se o nome for raro, temos a vida facilitada, se form comum (maria, José, etc) então temos que ler mais registos...

Para completar e esclarecer melhor o que cabo de dizer sugiro que leia, neste site, o seguinte:

http://genealogia.netopia.pt/home/newpes.php

Finalmente posso confirmar-lhe, porque já consultei alguns, que os livros do distrito de Santarém estão na Torre do Tombo. Se ainda lá não foi irá encontrar, na sala de referência, um conjunto de pessoas que o ajudarão nas suas primeiras consultas.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127246 | daan006 | 03 Sep 2006 00:23 | In reply to: #127243

Obrigado Rui pela sugestão pois sendo eu um amador nestes assuntos, ainda é tudo novidade para mim.


Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127250 | daan006 | 03 Sep 2006 00:37 | In reply to: #127245

Obrigado João, vou começar pela Torre do Tombo, apesar da sugestão de outra pessoa em tentar primeiro localizar os registos de casamento, pois seria mais fácil. Só como moro em Lisboa, é mais simples para mim pois raramente vou a Alviobeira/Tomar.

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127251 | JCC | 03 Sep 2006 00:48 | In reply to: #127250

Caro Fernando

O que o nosso confrade, e meu amigo, Rui Pereira diz também tem sentido. Os livros de assentos de casamento também estão em Lisboa mas, sendo de 1904, é bem possível que ainda não tenha sido incorporado no Arquivo. Só perguntando na TT.

Se ainda estiverem na Conservatória é possível que consiga pedir a certidão (ou fotocópia que é muito mais barato) pelo telefone, indicando os nomes dos noivos e a data do casamento (ao menos o ano)

Boa sorte

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127252 | daan006 | 03 Sep 2006 01:23 | In reply to: #127251

Pois, infelizmente a certidão de baptismo do meu avô paterno, apenas refere o nome dos pais e o seu local de residência. Não refere nem o local de casamento, nem a idade de ambos. Eu vou então começar pela Torre do Tombo, a ver o que dá.


Obrigado pela ajuda
Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 00:14

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen