Dúvida acerca de como procurar antepassados

This topic is classified in the following rooms Formação

Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127034 | daan006 | 01 Sep 2006 19:33

Sou um amador que decidiu querer saber mais sobre os seus antepassados. Pedi certidões de nascimento dos meus avôs e consegui chegar ao nome dos meus bisavôs e trisavôs. Eles nasceram no concelho de Tomar e disseram-me que como foi antes de 1900, terei que ir a Santarém. A minha questão é, eu só sei o nome deles e nada mais (não tenho data de nascimento); será que só através do nome, conseguirei lá chegar ou alguem me aconselha outros passos.

Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127042 | aluis | 01 Sep 2006 20:00 | In reply to: #127034

Viva,

Em primeiro lugar, aconselho a falar com familiares mais idosos - se ainda os tiver - são sempre uma boa fonte porque embora não tenham datas precisas, reduzem o âmbito da pesquisa, indicando por exemplo que idade teriam os seus trisavós por altura do nascimento dos seus avós ou que idade teriam quando faleceram.
Sabe as freguesias onde os seus trisavós nasceram? Isso também é importante, normalmente vem referido na certidão de nascimento, bem como a profissão.
Todas as certidões com mais de 100 anos são transferidas para os respectivos Arquivos Distritais ou para a Torre do Tombo.

Aluís

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127043 | daan006 | 01 Sep 2006 20:07 | In reply to: #127042

Pois, familiares idosos já não os tenho. É possível fazer pesquisa no arquivo distrital, só com base no nome e por ano.

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados

#127046 | aluis | 01 Sep 2006 20:11 | In reply to: #127043

Fernando, sabe a freguesia onde eles nasceram? Tem mais ou menos a ideia do ano?
Em que ano nasceram os seus avós?

Aluís

Reply

Direct link:

RE: Dúvida acerca de como procurar antepassados