Familia Caldas
This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil
Familia Caldas
Desejo contactar-me com pessoas que se interessam em pesquisar a Familia Caldas
Meu nome é Fernando Caldas.
Meu Caldas vem de meu 5º avô, THOMAZ FERNANDES CALDAS, nascido presumivelmente em Miranda, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo. Nasceu a fins do século XVII, emigrou para Recife, Brasil, a principios do século XVIII.
Direct link:
RE: Familia Caldas
Olá!
Estou também a procura da origem da família Caldas. Creio que deve ser muito longa. Bom, o meu nome Caldas veio do meu avó materno Pedro Caldas que nasceu em Paracatu- Minas Gerais, em 1910. Estou interessado em pesquisas da família Caldas, espero que possamos entrar em contato para conversar sobre o assunto. meu e-mail: emersoncaldas@yahoo.com.br espero o seu retorno, poderemos montar uma grande pesquisa e acervo histórico
Abraços
Emerson Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Emerson, se deseja continuar, comuniquese comigo no e-mail fcaldas1@uol.com.br. De onde posso lhe enviar as informações principais que tenho. Pesquiso meus antepassados fazem 12 anos.
Moro em Brasilia. Meu Caldas vem do meu 5º avô, THOMAZ FERNANDES CALDAS,
que aportou no Recife a principios do seculo XVIII, vindo do Norte de Portugal.
Estabeleceu-se com loja de mercadorias trazidas de Portugal. Em 1728 era vereador na Camara Municipal do Recife. Casou-se com uma filha de Bartholomeu Lins e iniciou uma serie de quatro gerações de LINS CALDAS, que perdurou até meu avô, THOMAS LINS CALDAS FILHO.
A partir do meu Pai, o LINS infelizmente desapareceu.
Escreva´-me ao e-mail que le informei acima. Grato. Fernando Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caros confrades,
Tenho Caldas nas minhas bases de dados.
O melhor para todos é que o diálogo se processe aqui no Forum.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado JLiberato e demais confrades,
Meu nome é Geraldo Pereira Caldas. Sou carioca, mas moro em Florianópolis, SC, com minha esposa e filhos Meu "Pereira Caldas" vem de Marcelino José Pereira Caldas, casado com Maria Joaquina Gomes Villarinho, que aparecem aqui no Genea Portugal, com seus ascendentes. Meu bisavô Salvador Pereira Caldas (que ainda não aparece no Genea) emigrou para o Brasil na segunda metade do século XIX. Casou-se com Luiza Ribeiro (brasileira) em Paraíba do Sul (RJ), passando depois a residir e trabalhar em Barbacena (MG), onde nasceu meu avô, Antonio Pereira Caldas. A família mais tarde veio para o Rio de Janeiro, onde permanece até hoje (com exceção do meu caso).
Os Caldas pelo que sei são originários do Minho (Monção, Badim, Valença...). Há varias linhagem mas parece haver uma origem comum.
Na história do Brasil, há um João Pereira Caldas, natural de Valença do Minho, que foi governador de capitanias do Norte (Rio Negro, Pará, Maranhão, Piauí) na segunda metade do século XVIII, que participou também nas expedições de demarcação de limites das coroas portuguesa e espanhola depois do Tratado de Santo Ildefonso (1777). Gostaria de saber sobre suas ligações com a nossa família.
Tenho interesse em compartilhar das informações com os confrades.
Saudações,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Geraldo Pereira Caldas,
Também eu descendo dos Pereira Caldas do Rio através dos Cantagallo.
Se vir na base de dados, há uma Maria Luisa de Sousa Caldas cc António Pereira Rebelo que, segundo penso, é irmã do João Pereira Caldas a que se refere, mas não tenho elementos suficientes.
Penso que no seu caso seria bom introduzir os dados do seu Bisavô e sua descendência, para assim se completar o que falta dos Caldas.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Geraldo Pereira Caldas,
Na minha base de dados tenho um Bartolomeu Fernandes nascido aos 05-09-1627 em Peroviseu, Fundão, filho de António Fernandes Caldas e Catarina Esteves. António Fernandes Caldas era filho de outro Bartolomeu Fernandes e de Isabel Álvares. Tenho esta investigação bloqueada.
Cumprimentos
JLiberato
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado José Berquó de Seabra
Por suas informações, e com as que estão no GENEA, sendo você descendente dos Cantagallo (Berquó), verifico que temos ascendentes comuns Pereira e Caldas.
O mais antigo ascendente Caldas de nosso ramo familiar, localizado por nosso confrade e meu primo António de Bivar (ABIVAR), que aparece no Genea, é Sebastião de Caldas, que viveu na primeira metade do século XVII, e teve com Maria Soares, os filhos, entre outros, João de Caldas (ascendente por varonia dos “meus” Pereira Caldas, os do Conde de Silves, tio de meu avô) e Sebastião de Caldas (mesmo nome do pai, ascendente da Maria Luisa de Sousa Caldas que você menciona).
Por outro lado, António Pereira Rebelo, casado com Maria Luisa de Sousa Caldas, era irmão de Caetana Maria Sarmento (ou Rebella, ou de Castro) que é minha ascendente, casada com Leandro de Caldas Castro.
Antonio Pereira Rebello e Maria Luisa de Sousa Caldas eram os bisavós de Maria Teresa Smissaert Pinto de Sousa Caldas, que veio a se casar como 1° Marquês de Cantagallo
O apelido Pereira de nossas famílias, ao que parece, vem de D. Jacinta Antonia Lobato (ou Sarmento, ou de Castro) mãe de Antonio Pereira Rebello e Caetana Maria Sarmento. Maria Caetana casou-se em 1705 com Leandro de Caldas Castro, dando origem ao nome composto de meu ramo familiar Pereira Caldas, pois seu filho é João Pereira de Caldas (ou João Pereira Caldas, meu 5° avô), nascido em 1728. O apelido composto é mantido até hoje na descendência por varonia.
Quanto ao Capitão Geral João Pereira Caldas que mencionei, apesar de homônimo e contemporâneo de meu 5º avô, não é a mesma pessoa. Pelo que pesquisei, nasceu na década de 1720 em Valença do Minho, era oficial do exército português e, por muitos anos, esteve no Brasil, executando fielmente as políticas do Marques de Pombal. O site do governo do estado do Piauí o identifica como primeiro governador da capitania, fundador de diversas vilas. Governou também as capitanias do Rio Negro (Amazonas), Pará e Maranhão. Viajava por toda a região Norte do Brasil, visitando as vilas e acompanhando expedições científicas. Participou da comissão luso-espanhola para demarcação dos limites entre as terras das duas coroas ibéricas.
Fazendo pesquisa na Internet, encontrei referências no livro de Ernesto Português, CASA DE SENDE - São Salvador de Cambeses. Memória e identidade de um povo. Monção 2002. pp. 173-180, sobre Gonçalo Pereira Lobato e Sousa que foi Brigadeiro e Governador do Maranhão, e era o pai de João Pereira Caldas e de Gonçalo Pereira Caldas, militares como o pai. Sobre este João Pereira Caldas, diz que foi senhor da Casa de Sende, pertenceu ao Conselho de Sua Majestade e faleceu em Lisboa, possivelmente no ano de 1794. O Tombo de 1785 refere-o como dono da Quinta de Cerdeiras, Governador do Pará e Senhor da Casa de Sizende. Aqui no GENEA encontrei Gonçalo Pereira de Castro Lobato, tendo entre seus filhos João Pereira Caldas (indicando: “Governador do Pará e de Mato Grosso”) e Gonçalo Pereira Caldas. Não sei qual e se existe ligação destes Pereira Caldas com os nossos. São da mesma área do norte do Minho e os nomes de família se entrecruzam (Pereira, Caldas, Lobato, Sousa, Castro...)
Sobre a inclusão de meu bisavô Salvador Pereira Caldas nos registros do GENEA, já enviei o acréscimo de seu nome para as páginas de seus pais e estou aguardando. Para a inclusão das páginas de meu bisavô e de seus descendentes no Brasil tenho que ver como posso fazer.
Saudações,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado JLiberato,
Por enquanto não tenho informações, mas se puder vou ajudar.
Um abraço,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Geraldo Pereira Caldas,
Conheço o seu Primo António Bivar, que foi quem introduziu a maior parte dos dados. É curioso que pelo lado do meu pai tenho uma trisavó Rita Cleófas Caldas casada com um Lobato de Sousa, de Tomar, e cujos pais de ambos tinham vivido no Brasil. Não consegui anda entroncá-los nos nossos Caldas, o que não deixa de ser curioso. Assim como é curioso o referido casal ser filho de primos direitos, pois os Lobato de Sousa são Caldas pela avó. Repetem-se os Caldas e os Lobato, mas vivendo em Tomar.
Do ramo do Brasil, descendo dos Caldas pela primeira mulher do Marquês de Cantagallo, Ana Adelaide de Sousa Dias. Da segunda, Teresa Smissaert a geração está extinta.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado José Berquó de Seabra
Esta sua trisavó Rita Cleófas Caldas poderia ter alguma ligação com Ana Maria Cleófas Pereira Caldas que aparece na base de dados? Esta também descende de Sebastião de Caldas, como os nossos outros Caldas. Quanto aos pais de Rita Cleófas Caldas e o Lobato de Sousa que viveram por um tempo no Brasil, isto foi em que época e em que parte do país?
Um abraço
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Geraldo Pereira Caldas,
João Botelho do Amaral e Sousa, fidalgo cavaleiro da casa Imperial, casou com Rita Cleófas Caldas, filha de João Albuquerque Pereira e Cáceres e Ana Rita de Sousa Caldas. Ele era filho de Vasco Botelho de Sousa e de Mariana de Mello , neto paterno de António Maria Eugénio Botelho de Sousa e Rita de Sousa Caldas,
que era filha de António Pereira Caldas e Isabel Cavalcanti.
Regressaram do Rio em 1835, onde sempre viveram.
Estes elementos que lhe dou vêm contradizer uns que dei ao António Bivar em tempos, mas tenho as certidões.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Caros confrades,
Alguém saberia sobre a descendência (se é que houve) do Major António Augusto Caldas Xavier que se notabilizou em África (Moçambique) e na Índia Portuguesa como militar e engenheiro no último quartel do século XIX?
As informações genealógicas que tenho sobre ele são que teria nascido em 25 de setembro de 1852 (ou 53?) em Lisboa (?) e morreu em Lourenço Marques em 8 de janeiro de 1896. Era filho de António Augusto Prado Xavier e de Maria Henriqueta Pereira Caldas. Casou-se em 1876 com Amélia do Nascimento Conti.
Pelo que consta na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, o Major Caldas Xavier teria ao menos um irmão que esteve com ele em África, mas cujo nome não é mencionado. Não tenho informações sobre este, ou qualquer outro, irmão.
Maria Henriqueta Pereira Caldas era irmã de meu trisavô Marcelino José Pereira Caldas que aparece na base de dados do Genea (ttp://genealogia.sapo.pt/pessoas/pes_show.php?id=179606), sendo, portanto, o Major Caldas Xavier primo direito de meu bisavô Salvador Pereira Caldas, que deu origem ao ramo Pereira Caldas brasileiro a que pertenço.
Na base de dados do Genea encontrei:
1) Maria Madalena Conti Caldas Xavier
(http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=196916)
Casada em 1880 Com José Frederico Guilherme de Almeida Arez
2) Judite Caldas Xavier (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=115222) nascida por volta de 1875, casada com Teófilo Coelho de Lima de Magalhães em 1870
Ambas têm numerosa descendência no presente, mas não há registro de quem seriam seus pais. Seria alguma delas filha do Major Caldas Xavier, ou talvez de um seu irmão? A primeira citada é Conti, apelido da Mulher do Major Caldas Xavier.
Com meus melhores cumprimentos
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Caro Geraldo,
No LDIP, Título Arez, consta que o cor. de infª José Frederico Guilherme de Almeida Arez, casou a 1ª vez com D. Amélia Augusta Conti Caldas Xavier, nasc. em Lisboa, fª do major Alfredo Augusto Caldas Xavier e de sua mulher D. Amélia do Nascimento Conti (c. nas Mercês, Lisboa a 2.10.1876).
Como pais do maj. Caldas Xavier, indica António Augusto Xavier e D. Maria Henriqueta Caldas mas, sendo os dados aparentemente tirados do registo de nascimento da neta, é normal que não estejam os nomes completos. Também diz que o major nasceu em 1852 em Carcavelos, Oeiras, dado pouco fiável pois Carcavelos pertence e pertencia nessa época ao concelho de Cascais e não ao de Oeiras.
No entanto, dado que indica o casamento com data e local não parece provável que tenha errado o nome da mulher.
Cumprimentos
Fernando Aguiar
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Caro Fernando,
As informações que tenho sobre o Major Caldas Xavier são originárias de apontamentos familiares e dizem o seguinte:
Pai: António Augusto do Prado Xavier
Mãe: Maria Henriqueta Pereira Caldas
Data de nascimento: 25 de setembro de 1852
Casado com Amélia do Nascimento Conti, em 1876
Nestes dados não constam o local de nascimento, nem a data e local de falecimento, nem informações sobre irmãos ou filhos.
Consultando a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, encontrei que o Maj. Caldas Xavier faleceu a 8 de janeiro de 1896, em Lourenço Marques. O ano de nascimento indicado é 1853 e não 1852. Na biografia aí apresentada, relata-se que teria um irmão, que resistiu com ele e mais um inglês a um ataque dos massingires durante duas horas até que chegasse socorro. No site da Câmara Municipal do Porto há também uma breve biografia de Caldas Xavier. O ano de nascimento indicado é 1852. Outro site (que trata de filatelia) dá sua biografia resumida, afirmando que nasceu em Lisboa em 1852.
Como este tema sobre o Maj. Caldas Xavier era mais abrangente que o da família Caldas, eu o coloquei também como um novo tópico específico sob o título "Major Caldas Xavier". Lá recebi resposta do confrade José Tavares de Almeida (JTaval), informando que o Cor. Frederico Guilherme de Almeida Arez casou com D. Amélia Augusta Conti Caldas Xavier, nascida em Lisboa, filha do Maj. Caldas Xavier. Na base de dados do Genea, o nome próprio que aparece é Maria Madalena e não Amélia Augusta Conti Caldas Xavier. Na base de dados não estão indicados os nomes de seus pais.
Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Caro Geraldo,
Pela sua mensagem presumo que não tenha acesso fácil ao LDIP (pode ver o que é nas fontes deste site). Vou referir o que lá vem diferente ou a mais do que tem:
O local de nascimento já foi na outra mensagem: será Carcavelos ou menos provavelmente Oeiras e o ano mais provável 1852.
O local de casamento também: Mercês, Lisboa a 2.10.1876.
O falecimento a 8.1.1896 em Lourenço Marques (Conceição).
Repare que são apenas dadas as datas e locais exactos do casamento e do óbito (freguesia da Conceição) e, deste último, a que o Dr. Jorge Forjaz deve ter tido acesso directo, é que deve ter deduzido o ano de nascimento.
Em nota de pé-de-página, refere-se que D. Amélia Augusta era irmã de António, nascido em Pangim a 18.6.1888, sendo padrinho Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque. Creio que foi este assento de baptismo, na Índia, que deu ao Dr. Jorge Forjaz os dados do nascimento em Carcavelos/Oeiras e os nomes dos avós.
Se estes usavam os nomes simplificados do LDIP ou os dos seus apontamentos familiares só a consulta ao assento de casamento poderá talvez esclarecer. Nisso não o posso ajudar.
No LDIP indicam-se os pais de D. Amélia do Nascimento Conti, Luís Alves Conti, nascido em Lisboa (Belém) e D. Antónia Rita, nascida em Elvas. Assim, não virem referidos os locais de casamento mas apenas os de nascimento, leva asuspeitar que o Dr. Jorge Forjaz não viu a assento de casamento da filha e a data e local desse casamento constarem do assento de baptismo do neto, em Pangim.
Cumprimentos,
Fernando Aguiar
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Caro Fernando,
Muito obrigado pelas informações e oportunos esclarecimentos. Realmente não tenho acesso ao LDIP.
Quanto à base de dados do Genea, pelo que me informa constar do LDIP, efetivamente há um erro quanto ao nome da filha do Maj Caldas Xavier, casada com o Cor. José Frederico Guilherme de Almeida Arez. Talvez tenha havido confusão com o nome de uma das filhas do casal, que é Maria Madalena.
Cumprimentos,
Geraldo
Direct link:
RE: Familia Caldas
Me chamo José Carlos Caldas da Silva. O meu "Caldas" chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) através de meu avô materno Isaac Antonio Caldas (nascido na freguesia de Fontoura, Valença do Minho, Viana do Castelo) que era filho de Victorino José Caldas (professor primário daquela freguesia) e Libéria Maria Alves.
Possuo as datas de nascimento deles e sei ainda que este avô possuia duas irmãs (Beatriz e Maria, que nunca vieram ao Brasil) e um irmão (Francisco, que faleceu em Niterói, RJ).
Gostaria de saber se alguém conheceria alguma destas pessoas.
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado José Carlos Caldas da Silva,
Para facilitar os contatos, conviria que informasse outros elementos de que disponha, como as datas e locais de nascimento, casamento e falecimento, assim como a época em que seu avô e o irmão vieram para o Brasil.
Cumprimentos
Geraldo Pereira CAldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezado Geraldo,
As informações de que disponho são as seguintes:
Pais de Isaac Antonio Caldas (meu avô)
Libéria Maria Alves - Nasc. 27/03/1865 (na Freguesia de Maria de P... - Concelho de Coura - Diocese de Braga)- Falec. 18/08/1952 (?). Possuo a certidão de nascimento original manuscrita e difícil de ler, e uma foto.
Victorino José Caldas - Nasc. 01/01/1853 (na Freguesia de Fontoura - Valença - Viana do Castelo) - Falec. 03/05/1933 (?) Possuo a certidão original e uma foto
Data do casamento: ?
Isaac Antonio Caldas - meu avô - Nasc. 17/09/1899 (na Freguesia de Fontoura - Valença - Viana do Castelo)- Falec. "esqueci " . Chegou ao Brasil em 31 de agosto de 1921. Possuo inclusive o original do certificado de conclusão do primeiro grau (que foi restaurado por técnicos do Arquivo Nacional do Brasil) onde meu bisavô Vitorino assina como pai e também como professor de meu avô.
Maria da Conceição Oliveira - minha avó - Nasc. 06/05/1910 - Falec. 23/07/2002
Data do casamento : 05/11/1931 Possuo cópia da certidão de casamento
Irmãos de Isaac Antonio Caldas
Francisco Antonio Caldas - Nasc. 04/06/1904 - Falec. 27/10/1981
Maria das Dores Caldas - Nasc. ? - Falec. 02/08/1967 - Casamento: ?
Beatriz Caldas - Nasc. ? - Falec. ? Casamento: ?
Madrinha de Isaac Antonio Caldas:
Maria da Conceição Caldas - Nasc. 26/05/1855 - Falec. 16/02/1950 - Provável tia de Isaac Antonio Caldas
Parentes com paradeiro e graus de parentesco desconhecido:
João Fernandes Caldas - Nasc. ? - Falec. 14/11/1954 - Provável primo de Isaac Antonio Caldas.
Hermínio Caldas Barros - Nasc. ? - Falec. ? - Sobrinho de Isaac Antonio Caldas, filho de Beatriz ou Maria das Dores.
Maria Cândida Caldas Fernandes Gaspar - Nasc. ? - Falec. ? - Sobrinha de Isaac Antonio Caldas, filho de Beatriz ou Maria das Dores. Provalvelmente mora em Vierzon, França.
Imagino que não devo possuir nenhum parente registrado neste site.
Agradeço desde já pela atenção dispensada.
José Carlos Caldas da Silva
Direct link:
RE: Smissaert Caldas
Caro José Berquó de Seabra
No Museu do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro há um inventário de 1860, 4ª Vara de Órfãos, Rio de Janeiro, de “Luiz Pinto Guedes Smyssaert Caldas”. Por acaso saberia qual a relação de parentesco do inventariado com Maria Teresa Smissaert Pinto de Souza Caldas, Marquesa de Cantagalo?
Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, SC - Brasil
Direct link:
RE: Smissaert Caldas
Caro Geraldo Pereira Caldas
Luis, Teresa e Constança Smissaert Caldas, tendo ficado orfãos de pai, foram adoptados pelo padrasto, o Barão do Rio da Prata, segundo marido da mãe, Constança Smissaert, acrescentando Pinto ou Guedes aos seus nomes.
Penso que o Luis de que fala deve ser este.
Houve mais irmãos, mas morreram meninos.
Cumprimentos
José Berquó de Seabra
Direct link:
RE: Smissaert Caldas
Caro José Berquó de Seabra
Muito obrigado pelas informações.
Cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro José Carlos Caldas da Silva.
Meu nome é Sandra Caldas Lourenço (este último, herdei de meu marido). Meu nome de solteira era Lopes Caldas. Minha linhagem Caldas provem de meu bisavô paterno, isto é avô paterno de meu pai, que se chamava Euzébio Antônio Caldas, casado com Adelaide Maria Gomes. Não possuo dados como datas de nascimento, falecimento, casamento, local, etc. Tudo o que sei é que a linhagem paterna de meu pai pode ter origem portuguesa ou espanhola (mais provável). Recentemente, descobri o brasão de origem dos Caldas, que é espanhol. O que me chamou atenção na sua mensagem foi o nome Isaac Antonio Caldas. No Brasil, meu bisavô se estabeleceu em Belém, no Pará, onde nasceram meu avô, Brasilino Antonio Caldas, meu pai e seus três irmãos: Ignácio Antônio Caldas e Ismaelino Caldas (já falecidos), e Wilson Antônio Caldas, que reside no Rio de Janeiro. Também sou carioca, mas resido em SP. O nome de meu pai é José Antônio Caldas.
Se souber de alguma informação, por favor, me avise.
Grata
Sandra Caldas Lourenço
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Sou Ana Paula Navarro Queiroz Palma(este ultimo do marido), sou neta da bisneta do Major Caldas Xavier, Magda Sobral de Campos Caldas Xavier, talvez seja interessante pensar que temos isso em comum.
Cumprimento
Ana Paula Palma
Direct link:
RE: Familia Caldas
veja aqui no GENEA a família castro caldas de Arcos de Valdevez
ReplyDirect link:
RE: Major Caldas Xavier
Cara Ana Paula Palma,
Desde as últimas intervenções no Fórum sobre o Major Caldas Xavier, obtive informação que o livro (que não possuo) "O Major Caldas Xavier", impresso em 1953, pelo Ministério do Ultramar, Agência Geral do Ultramar, apresentaria fotografias da mãe D. Henriqueta Pereira Caldas e do pai António Augusto do Prado Xavier, ela natural de Guimarães e ele de Carcavelos. A certa altura, diz que ele foi para casa do seu avô materno Pereira Caldas, oficial superior do exército, que o teria influenciado para seguir a carreira militar. Ainda conforme o livro, o Major Caldas Xavier tinha um irmão Eduardo e duas irmãs Adelaide e Julia, exímias pintoras, premiadas em Paris.
Obtivemos também as seguintes informações do casamento dos pais do Major Caldas Xavier:
Lisboa, Mártires
11.09.1844, Livro 4-C, Folha 83v
António Augusto Xavier, bapt. Nª Sª dos Remédios, Carcavelos, filho de João Xavier e Joaquina da Purificação cc D. Maria Henriqueta Caldas, bapt. Nª Sª da Oliveira, Guimarães, filha de Francisco António Caldas e D. Maria Cândida dos Remédios. A noiva morava em São Bartolomeu de Lisboa. Testemunhas: Joaquim Francisco dos Santos e o pai da contraente.
Para comprovar a ligação do Major Caldas Xavier com os nossos Pereira Caldas será necessário pesquisar o batismo da mãe Maria Henriqueta Caldas em Guimarães, por volta de 1820.
Com meus cumprimentos,
Geraldo Pereira Caldas
Florianópolis, Brasil
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Confrade
Não sei se tem na sua base de dados alguma informação sobre estes Caldas. Gostaria também de encontrar o rasto deste José Pinheiro Caldas no Brasil.
José Pinheiro Caldas
n. 01-10-1711 no lugar de Montezinho da freg. S.Miguel das Caldas de Vizela, então Guimarães, Portugal.
-Filho de Francisco Pinheiro e de Guiomar de Araújo, ambos da freg. S.Miguel das Caldas.
-Teve dois filhos naturais em Portugal, filhos de Domingas Castro, esta n. 05-05-1715 lugar de Quintães na freg. de Tagilde, Guimarães.
-Partiu para o Brasil cerca de 1745-1766. Viria a falecer na cidade da Baía entre 1766 e 1772.
Obrigada
mc
Direct link:
RE: Familia Caldas
Cara maria carneiro,
Infelizmente não tenho os nomes que refere na minha base de dados.
Boas investigações.
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caros confrades Pereira Caldas
Estou buscando informações sobre os antepassados de meu bisavô Leandro Antonio Pereira Caldas, natural de Sapucaia-RJ, nascido na Fazenda de seus pais em Aparecida.
Casado em Sumidouro com Anna de Moura, foi dono da Fazenda Paredão e faleceu precocemente em 1907.
Ele teve grande prole, 16 filhos, sendo meu avô Ernani de Moura Caldas o penúltimo filho nascido em Sumidouro aos 03/11/1896 e falecido no RJ em 1964.
Filhos conhecidos:
Leandro, Miguel, Maria Alice, Rosa, Ernani (meu avô) e Ildebrando de Moura Caldas(nasc.em 1900 e falecido em 1967).
Meu bisavô teria alguma relação com este Antonio Pereira Caldas mencionado aqui que se estabeleceu no interior do RJ?
Meu e-mail é therezatrevino2003@yahoo.com.br
Agradeço qualquer pista.
Maria Thereza Caldas de Andrade Treviño
Direct link:
RE: Familia Caldas
D. Sandra, o meu nome é Luís Caldas Nogueira. O meu avô materno era de Fontoura-Valença-proprietário rural e professor primário, nos anos por volta de 1930. Este senhor meu avô chamava-se Victorino António Caldas e foi-me transmitido pela minha mãe que os ancestrais dele eram da Galiza ou Astúrias.
Coincidência ou não, tinha um tio no Brasil, irmão de minha mãe, que se chamava Isaac António Caldas...este meu tio vivia no Estado do Rio, em Nova Iguaçú, por volta dos anos de 1960. Deixou lá família, filho e filhas. O filho, tive oportunidade de conviver com ele, era engenheiro electricista e chamava-se Isaac Oliveira Caldas.
Talvez eu possa ter mais elementos que lhe interessem e, desde já, agradeço o retorno pois também ando em busca constante,
cordialmente, L. Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Oi meu caro José Carlos Caldas da Silva até que encontrei alguém da minha família aí no Brasil. Para sua surpresa e minha, também, eu sou sobrinho do seu avô e neto de Victorino José Caldas professor primário em Fontoura, por volta dos anos 1920 a 1930.
Contacte-me para um maior diálogo pois gostei muito de saber de si...suponho que você deverá ter um tio ou parente, aí no RJ, chamado Isaac Oliveira Caldas-engenheiro electricista.
o meu e-mail é: lucalnogueira@gmail.com
Um abraço, de Portugal...Luís Caldas Nogueira
Direct link:
RE: Familia Caldas
Meu caro primo:
Eu sou filho da sra. Beatriz Caldas filha de Victorino José Caldas. A minha mãe faleceu em 1979 em Ermesinde-Porto-Portugal
O Hermínio Caldas Barros ainda é vivo e é filho de Susana Caldas também falecida. Ainda tive outra minha tia chamada Esperança Caldas.
Contactem-me para outros pormenores.
Meu e-Mail: lucalno@hotmail.com
Ao dispor Luís Caldas
Direct link:
RE: Familia Caldas
Oh meu caro jccsilva, eu estou registado neste site há dois dias, pode conferir!
Luís Caldas Nogueira
nascido en 13 de Janeiro de 1930 em Cossourado-Paredes de Coura-Viana do Castelo-Portugal.
Filho de Beatriz da Conceição Caldas, sobrinho de Isaac Antonio Caldas e neto de Victorino José Caldas
Sou o parente distante: Luís Caldas Nogueira
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caríssima Sandra,
Peço-lhe o grande favor de me contactar sobre a sua informação acerca dos CALDAS. Eu estou tratando de colher elementos para a genealogia da família Caldas que, realmente, meus ascendentes me informaram que teria provindo de Espanha, mais propriamente das Astúrias. Essa sua descoberta "sobre o tal brasão" me interessava muito para eu poder continuar as minhas pesquisas. Já estou trabalhando com um primo do R. de Janeiro que acabei descobrindo neste site. O meu avô materno era Victorino José Caldas, nascido em 1853, em Fontoura-Valença-Portugal. Sou um português naturalizado brasileiro, de São Paulo, mas moro, definitivamente, em Portugal desde 1989.
Se quiser contactar, o que agradeço, este é meu endereço de Mail: lucalno@hotmail.com
Saudações de um provável parente
Luís Caldas Nogueira
Direct link:
RE: Major Caldas Xavier
Já aqui tinha vindo falar do Major, via avó era bisneta dele. Magda Caldas Xavier Sobral de Campos Navarro.
Serei assim tetra neta dele?
Muito mais não sei.
meu mail é paulanapalma12@gmail.com
Direct link:
RE: Familia Caldas
Caro Luís Caldas Nogueira, e Confrades
Venho atualizar algumas informações, ainda que parcas, sobre parte da minha linhagem Caldas, visto que chegou em minhas mãos alguns documentos guardados por meu pai, JOSÉ ANTONIO CALDAS. Assim, segue o seguinte:
EUSEBIO ANTONIO CALDAS (meu bisavô paterno) = nascimento ? (local de Portugal, e data ignorados); falecimento= 29 de abril de 1926, em Belém do Pará; casado com ADELAIDE MARIA GOMES CALDAS = nascimento? falecimento= 7 de setembro de 1904, naquela mesma capital. Tiveram os filhos (conhecidos) THOMAZ ANTONIO CALDAS, datas de nasc e falec ignoradas, e BRASILINO ANTONIO CALDAS (meu avô), nasc = 20 de fevereiro de 1898, em Belém (PA) e falecido aos 13 de junho de 1953, em Macapá.
Do casamento de BRASILINO ANTONIO CALDAS e ESTHER DE LOURDES CALDAS, aos 25 de abril de 1931, em Belém, Pará, nasceram:
ISMAELINO ANTONIO CALDAS, nasc. 25 de outubro de 1930; falec. 17 de junho de 1969, no RJ.
OBS.: Consta na certidão de casamento de meus avós que "Os nubentes antes do matrimonio houveram um filho de nome ISMAELINO ANTONIO CALDAS, o qual neste ato , de acordo com o art.353 do Codigo Civil Brasileiro, reconhecem como seu filho legítimo".
INÁCIO ANTONIO CALDAS, nasc. 1931 falec. 24 de fevereiro de 1941, em Belém.
JOSÉ ANTONIO CALDAS (meu pai) nasc. 29 de dezembro de 1933, em Belém ;
WILSON ANTONIO CALDAS, nasc. 15 de abril de 1936, em Belém; falec. 09 de abril de 2009, no Rio de Janeiro.
Minha avó ESTHER DE LOURDES CALDAS, nasc. 12 de julho de 1904, em Belém. Falec. 27 de janeiro de 2006, no Rio de Janeiro. Era filha de MARIA AUGUSTA INÁCIO (nascida em Portugal - data e local ignorados) e de ANTONIO MENDES, também com datas de nasc e falec ignoradas.
Estes são os únicos dados até o momento. Se o senhor, meu caro Luís Caldas Nogueira houver mais informações, bem como os demais confrades deste forum, fico-lhes muito grata.
Um cordial abraço
Sandra Caldas Lourenço
Direct link:
RE: Familia Caldas
Complementando a mensagem anterior. MARIA AUGUSTA INÁCIO nasc. 20/5/1888, em Murtosa, região do Aveiro, Portugal. Falec. 15/11/1972, Rio de Janeiro, Brasil.
ReplyDirect link:
RE: Familia Caldas
Sou de Araruama e estou tentando reconstruir a história de um grande educador: Professor Fernando Moreira Caldas, sei apenas que ele veio de Recife para o Rio de Janeiro, trabalhou no Ministério da Educação e foi um grande mestre.
A propósito se sou ber informações de Manuel Eduasrdo da Silva Caldas, eu também agradeço.
Direct link:
RE: Familia Caldas
Sou de Araruama e estou tentando reconstruir a história de um grande educador: Professor Fernando Moreira Caldas, sei apenas que ele veio de Recife para o Rio de Janeiro, trabalhou no Ministério da Educação e foi um grande mestre.
A propósito se sou ber informações de Manuel Eduasrdo da Silva Caldas, eu também agradeço.
[
Direct link:
RE: Familia Caldas
Eu também sou Caldas. Marly dos Santos Caldas, filha de José Souza Caldas e neta de Manoel Geraldo Caldas, não sei muito sobre meus antecedentes, sei que meu avô morava em Jequié, na Bahia, onde nasceram seus filhos e onde ainda tem muitos Caldas. Há outros Caldas de minha família, tios e primos, em Amargosa, Bahia e em Salvador. Alguém conhece rssa ramificação dos Caldas na Bahia?
ReplyDirect link:
RE: Familia Caldas
Ola.
O meu nome é Bárbara Roussado Caldas, sou portuguesa (Lisboa) e gostava de ter mais informações sobre a minha familia!
Só sei até aos meus bisavós!
Se alguem me puder ajudar, agradecia
Obrigado
Direct link:
RE: Familia Caldas
Como referi em mensagem anterior neste tópico, procuro informação sobre o ramo Caldas do Brasil, onde cerca de 1766-1772 faleceu meu antepassado José Pinheiro Caldas, na cidade da Baía.
Dele tenho apenas estes dados:
José Pinheiro Caldas
-n. 01-10-1711 no lugar de Montezinho da freg. S.Miguel das Caldas de Vizela, Portugal.
-Filho de Francisco Pinheiro e de Guiomar de Araújo, ambos da freg. S.Miguel das Caldas.
-Teve dois filhos em Portugal, filhos de Domingas Castro, esta n. 05-05-1715 na freg. de Tagilde, Guimarães; estes filhos ficaram em Portugal onde tiveram descendencia.
-Partiu para o Brasil cerca 1745-1766.
-Faleceu na cidade da Baía entre 1766 e 1772.
Agradeço as suas informações.
MC
Direct link:
RE: Familia Caldas
Cara Bárbara Roussado Caldas,
Para poder descobrir mais dados sobre os seus antepassados, é essencial saber a freguesia onde nasceu cada um dos seus bisavós. Além disso, convinha ter também uma ideia aproximada das datas de nascimento, bem como do nome dos pais (seus trisavós). Se os seus familiares mais velhos não lhe souberem responder a estas questões, pode sempre recorrer a uma conservatória do registo civil e pedir cópia do registo de nascimento dos seus avós, indicando o local e data exacta. Por agora, se quiser, pode colocar aqui no tópico todas as informações que já possui, relativamente a locais, nomes e datas, para ver se surgem confrades com mais informações, ou mesmo para verificar que fontes online lhe podem vir ser úteis.
Cumprimentos,
João Guilherme
Direct link:
RE: Familia Caldas
Bonjour,
Je suis une descendante de José Pinheiro Caldas, vivant en FRANCE et origianire de Lordelo- Guimaraes- Portugal,
les descendants de José Pinheiro Caldas Guimaraes sont encore nombreux dans la Ville de Caldas de Vizela et Guimaraes. (Talgilde est rattachée actuellement a CALDAS DE VIZELA)
Voir Les Familles VAZ PINHEIRO et PINHEIRO VAZ- FERIA PINHEIRO -
Rosa Manuela PINHEIRO DE ABREU.
Direct link:
RE: Familia Caldas
MSCALDAS
Pode ser (?) que a sua familia da Baía seja descendente de José Pinheiro Caldas, nascido em Portugal e que partiu para o Brasil após 1744, tendo falecido na cidade da Baía após 1772. Os poucos dados que tenho sobre ele são:
José Pinheiro Caldas
-Nasceu a 01-10-1711 no lugar de Montezinho da freguesia de S.Miguel das Caldas de Vizela, então Guimarães, Portugal.
-Filho de Francisco Pinheiro e de Guiomar de Araújo, ambos da freguesia de S.Miguel das Caldas.
-Teve dois filhos naturais em Portugal, em 1743 e 1745, da relação com Domingas Castro, esta n. 05-05-1715 lugar de Quintães na freguesia de Tagilde, Guimarães.
-Partiu para o Brasil após 1744.
-Faleceu na cidade da Baía após 1772.
Dê noticias, se encontrar algum dado novo. Obrigada.
Maria Carneiro
Direct link:
RE: Familia Caldas
MSCALDAS
Correcção da minha mensagem anterior:
Há pouco enviei-lhe uma mensagem sobre José Pinheiro Caldas, com alguns dados errados que aqui estou a corrigir.
José Pinheiro Caldas
-Nasceu a 01-10-1711 no lugar de Montezinho da freguesia de S.Miguel das Caldas de Vizela, então Guimarães, Portugal.
-Filho de Francisco Pinheiro e de Guiomar de Araújo, ambos da dita freguesia de S.Miguel das Caldas.
-Teve dois filhos naturais em Portugal, em 1743 e 1745, da relação com Domingas Castro, esta nascida a 05-05-1715 lugar de Quintães na fregueisa de Tagilde, Guimarães.
-Partiu para o Brasil cerca de 1745-1765.
-Faleceu na cidade da Baía entre 1766-1772.
-Os dois filhos nascidos em Portugal, ficaram em Portugal.
-o referido José Pinheiro Caldas poderá ter casado e tido descendência no Brasi, na cidade da Baía.
Se encontrar mais dados, agradeço.
Maria Carneiro
Direct link:
RE: Familia Caldas
Olá!
Meu nome é Alan Herivelto Melo Caldas. Sou filho de Alan Zaneli Caldas. meu avô se chamava Zaneli Dantas Caldas, ele nasceu em Maceió, Alagoas, Brasil, trabalhou em várias atividades e foi, também, escritor. As informações sobre ele são poucas. Sabe-se que nasceu no engenho furado, uma área próximo da Praia do Francês, em Maceió, e veio a falecer vítima da tuberculose aos 42 anos. Tenho tentado conhecer a genealogia da minha família Caldas, mas como moro no Rio Grande do Sul e não sobraram parentes vivos em maceió, isso me é extremamente difícil. Se souberem de alguma conexão, agradeço. Atenciosamente, Alan Caldas.
Direct link:
RE: Familia Caldas
Prezados Caldas,
Me chamo Jackeline N. Caldas do Val, nascida em São Luís-MA, Brasil. Estou a busca da genealogia da minha família Caldas, todos (suponho)os demais nascidos aqui no Estado do Maranhão, cidade Turiaçu, Brasil. Meu avô materno se chamava Raimundo Caldas e era filho de Simião Caldas e Maria Assunção Caldas.
Descobrir que na história do Brasil, há um João Pereira Caldas, que foi governador de capitanias do Norte (Rio Negro, Pará, Maranhão, Piauí) na segunda metade do século XVIII. Gostaria de saber sobre suas ligações com a família Caldas. E se há neste site alguém que se identifique com os Caldas do Estado do Maranhão, Brasil.
Sds,
Jackeline
Direct link:
RE: Familia Caldas
Cara Jackeline
Para ter uma ajuda; tem que saber se Simão de Caldas e sua esposa Maria da Assunção Caldas, nasceram em Portugal ?, tem que encontrar alguma coisa sobre seu avô Raimundo, para encontrar de onde eram originários seus pais
Quanto ao João Pereira Caldas " capitão" no estado de Maranhão, era do concelho de Monção "Quinta de Sende", mas há muitos ramos de Caldas.
Cumprimentos
Victor Gomes
Direct link:
RE: Familia Caldas
Olá
Simião Caldas, Maria da Assunção Caldas e Raimundo Caldas são todos nascidos no Brasil mesmo, no Estado do Maranhão.
Sds,
Jackeline
Direct link:
RE: Familia Caldas
Olá
Sou Ana Marta da Silveira Caldas, e estou iniciando uma busca pela história da minha família.
Sou do interior da Bahia. Ainda sei muito pouco. Mas desde já quero manter contato com vocês.
Abraços!
Direct link:
Familia Caldas
OLÁ SOU THIAGO DA COSTA BONFIM CALDAS NETO DE LUIS ALFREDO CALDAS, NASCIDO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO CIDADE HISTORICA QUERO SABER SE SOU DESCENDENTE DE ALGUÉM DE PORTUGAL ? OUTRA PERGUNTA TEM UMA OUTRA FAMILIA AQUI NO MARANHÃO QUE FICA NA CIDADE DE BREJO ONDE O DEPUTADO MARCOS CALDAS , CALDAS GOÉS E AUGUSTO CALDAS LÁ TEM EST CALDAS . PERGUNTO COMO SABER CONSTITUIR TAIS INFORMAÇÕES DIANTE DESTA FAMILIA TAO NUMEROSA E COM QUALIDADES E REQUINTES ACREDITO QUE PROPRIOS POIS SE FAZ DIFERENTE EM COSTUMES DE FORMA A SE FAZER NOTADA !
ReplyDirect link:
Familia Caldas
Caro Tiago
Procurar a certidão de nascimento de seu avô, assim vai conhecer os nomes de seus bisavos e trisavos, e pouco a pouco vai encontrar os seus ascendentes, até ao primeiro Caldas que entrou em Portugal vindo de Galiza e que teve moradia no concelho de Paredes de Coura.
Victor
Direct link:
Familia Caldas
Caros Caldas,
Meu nome é Luana Fernandes Caldas, sendo Caldas do meu Pai, Carlos Alberto Carvalho Caldas.
Filho de Newton Caldas neto de Jayme Caldas.
Estou pesquisando sobre minha família, e sei que minha trisavó ISABEL FRAGA CALDAS e PEDRO FRANCISCO CALDAS tiveram 5 filhos: Augusto Caldas, Maria Gertrudes Caldas da Cunha, Hercília Caldas, Lindolpho Caldas e Jayme Caldas.
Além disso sei que Maria Gertrudes teve um filho com Antonio da Cunha Freire, o Pedro da Cunha Freire, todos já falecidos.
Augusto Caldas teve uma filha com Maria da Glória Ribeiro Caldas, a Oladéa Caldas Freira, todos falecidos.
Algum de vocês teria alguma informação para me dar sobre tais pessoas? Como data do óbito, cartório onde foi feito o registro do óbito ?
Tenho na minha casa as certidões de casamento, nascimento e óbito de alguns deles entre outros que depois postarei aqui para quem quiser, mas as que estou precisando mesmo que são os 5 filhos de Isabel e Pedro eu não tenho, tenho somente os nomes.
Agradeço muito !
Direct link:
Familia Caldas
Oi Ana Marta,
Pelo que sei a origem é Macaé município do Rio de Janeiro, depois, muito vieram para a Capital e outros continuaram em Macaé.
Direct link:
Familia Caldas
Olá a todos
Talvez possa interessar à família Caldas esta informação. A minha pesquisa sobre a família Palmeirim, levou-me a consultar os registos sobre um jazigo em estado de ruína, no cemitério dos prazeres em Lisboa, onde só o nome "Palmeirim" estava inscrito e a data de 1839. Sem dúvida que lá estão as ossadas do General Luís Inácio Xavier Palmeirim (confirmado) e já agora aproveito para perguntar se alguém sabe algo sobre os seus pais: Paulino Xavier Palmeirim, nascido nos anjos em Lisboa em 1733 e esposa Luísa Maria da Rosa (ou de Abreu) nascida em Santa Justa a 11 Setembro 1727. Procuro toda a informação e relação possível entre estas pessoas presentes neste Jazigo:
- José Ferreira, f.:8/8/1851
- Maria da Trindade Pereira Pinheiro, f.:20/05/1853
- Catarina Rita CALDAS Palmeirim, f.:17/10/1861
- Custódio Canuto do Couto Lopes
De quem terá nascido este ramo CALDAS PALMEIRIM?
Muito obrigado desde já
Filipe Palmeirim
Direct link:
Familia Caldas
Sou descendente direta de Sebastiao Lourenco Caldas, vigario de badim, moncao, nascido em 1545, os documentos com mais de 100 anos estao todos arquivados no arquivo distrital de viana de castelo em portugal. Desde 1545 encontram se arquivados todos os documentos da familia ate 1910.
ReplyDirect link:
Familia Caldas
Prezado Jael Souza,
De seus ancestrais até chegar ao vigário Sebastiao Lourenco Caldas, por acaso tem alguma geração ligada à família Castro da região de Monção ou de outras localidades?
Agradeço sua atenção. Abraço fraterno.
Samuel C O Castro
Direct link:
Familia Caldas
Caro confrade
Deve de haver um pequeno engano no ano de nascimento do padre Sebastião Lourenço de Caldas que foi vigario de Badim, ele nasceu em Melgaço, Paderne, Granjão em 1610 era filho de Sebastião Lourenço e Guiomar Rodrigues, ele vivia em Badim com sua amante Maria Soares na casa da Boa Vista hoje Quinta da Porteleira, eu sou descendente deste padre por 4 filhos/ Sebastião, João , Maria e Ana.
Cumprimentos
Badim
Direct link:
Familia Caldas
Olá, José Carlos Caldas. Sou Victória Sobral Caldas, neta de Francisco Antônio Caldas, irmão de Izaak. Somos do Fonseca, em Niterói. Lembro-me de tio Izaak algumas vezes lá em casa. Você é filho da Idalina, de Nova Iguaçu?
Abraço fraterno aos CALDAS.
Victória Caldas.
Direct link:
Familia Caldas
minha familia caldas morou em macae so que nao sei nada meu avo era venanias pessanha caldas e minha vo esposa dele nair das neves caldas meu pai valdir das neves caldas eu sou viviane araujo caldas tenho tias tbm celia nilseia walber valter vanda tudo caldas meu email se souberem de algo vitamundo@hotmail.com sou do rj
ReplyDirect link:
Familia Caldas
ola boa tarde me chamo viviane araujo caldas estou a procura da familia caldas mais comecei a pouco tempo meu avo é venanias pessanha caldas sua esposa nair das neves caldas os dois tiveram 6 filhos sei que moraram em macae em copacabana e acho que bento ribeiro meu pai dizia que vieram da paraiba , mais nada claro . minhas tias diziam que meu trizavo era italiano se podem me ajudar com esses nomes obrigada vitamundo@hotmail.com
ReplyDirect link:
Familia Caldas
Olá queridos estou em busca de informações a respeito de meus antepassados, acredito que haja descendência dos Portugueses.
Sou brasileiro, nasci no estado da Bahia, na cidade de Jequié, resido desde 2007 em Brasília, capital do Brasil.
Agradeço se puder compartilhar alguma informação comigo.
Abraço.
Robson Nascimento Caldas
Pai: Pedro de Souza Caldas, Mãe: Valdelice Nascimento Caldas
Avós Paternos: Manoel Geraldo Caldas e Laura de Souza Caldas
Avós Maternos: Manoel Batista do Nascimento e Laura Rita Batista de Souza
Direct link:
Familia Caldas
lu boa tarde sou da familia caldas tbm de macae rj, sou do rio de janeiro nos caldas temos pessanha caldas boaventura caldas fernades e neves meu emal vitamundo@hiotmail.com pq na vdd somos todos da mesma familia caldas so temos que puxar os sobrenomes beijos
ReplyDirect link:
Familia Caldas
Oi Marly!!!
Sou Caldas com origem de Amargosa - BA, meu nome é América Aparecida Caldas, meu pai Américo Correia Caldas, filho de Deoclecio Correia Caldas e Maria Olegaria, neto de Sebastião Correia Caldas e Emygdia. Ainda tenho parentes morando lá e sempre no São João estamos todos na cidade. Os tios de meu pai eram Valeriano, João, Eloy, Zeferino, Melina e Nemésio. Os descendentes desses tios ainda temos contato com muitos. Sei também que durante muitas gerações só registaram os filhos usando essa combinação Correia Caldas.
Direct link:
Familia Caldas
Cara confrade,
Tenho um Fernão Correia de Caldas e Lima, que se diz ser descendente de Lionel de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira, e que foi dos primeiros povoadores de Sergipe de elRei. Sabe alguma coisa da sua ascendência?
Fico grato se me informar.
Antônio Rufino
Direct link:
Familia Caldas
Olá Robson, Acho que somos parentes e você deve ser primo do meu pai.
Meu pai tbm é de Jequie - Bahia.
PAI:Valmiral Caldas Britto
AVÓ: Maria de Souza Caldas
Bis Avós Paterno: Manoel Geraldo Caldas e Laura de Souza Caldas
Direct link:
Familia Caldas
Estou interessada em obter dados mais detalhados sobre José Pinheiro Caldas, que nasceu cerca 1711 em Montezinhos, S. Miguel das Caldas, Portugal, emigrou para a cidade da Baía, Brasil, por volta de 1730-1735, regressou a Portugal uns anos depois, onde permaneceu pelo menos entre 1741 e 1746. Acabou por voltar para a cidade da Baía onde faleceu entre 1766-1772. Deixou descendência em Portugal e, provavelmente, terá tido também uma outra família no Brasil. Agradeço antecipadamente.
ReplyDirect link:
Familia Caldas
Os dados pretendidos referem-se ao percurso de vida, ou ascendência? Sobre o percuso de vida nada sei, mais do que as escassas referências à sua breve estadia quando retornou a Portugal, em particular um batismo no fundo paroquial de um seu escravo: «Joaquim adulto que parecia e disse ser filho de pais gentios, digo que parecia e disse ser de idade de dezanove anos pouco mais ou menos e filho de pais gentios escravo de José Pinheiro Caldas do lugar de Montezinhos desta freguesia de São Miguel das Caldas aos 4 de junho de 1741 ao depois de bem batizado e instruído nas matérias da nossa Santa Fé e com grande desejo de receber pelo sacramento do batismo padrinhos Cosme de Freitas Caldas do lugar de Santa Suzana e Francisca Pinheira do lugar de Montesinho».
Deve ter comprado alguma propriedade em Montezinhos, pois era filho de gentes de baixa condição e aqui fixou residência, apesar de ter nascido no lugar do Mato. Relativamente à sua ascendência temos o casamento de seus pais: «Francisco Pinheiro filho de Francisco Pinheiro morador em Santa Susana e de Ângela Francisca moradora na Mato se recebeu com Guiomar de Araújo filha de Manuel de Araújo no ….no Couto de Cima e de Águeda, solteira, do lugar do Mato aos 27 de novembro de 1692».
Cumpimentos,
Rui Faria
Direct link:
Familia Caldas
Se todo modo expresso algumas dúvidas relativamente à filiação que se lhe atribui. Em que documento se fundamentou para afirmar que José nascido em 1711, filho de Francisco Pinheiro e Guiomar de Araújo é o José Pinheiro Caldas emigrado no Brasil?
Cumprimentos,
Rui Faria
Direct link:
Familia Caldas
Rui Faria
É só para o informar de que logo que eu possa envio-lhe a resposta às suas questões sobre José Pinheiro Caldas, sobre quem tenho algumas informações, umas certas, outras incompletas, que me interessa aperfeiçoar.
Cumprimentos.
MC
Direct link:
Familia Caldas
Olá... Me chamo Olivia da Silva Caldas Santos... nasci em Salvador Bahia.
procuro informações sobre a minha família. Sei que minha tataravó era Portuguesa mas não conheço sua história. Seu nome era JAMILE CALDAS SANTOS, casada com FLORISBERTO CALDAS SANTOS.
Direct link:
Familia Caldas
Estava a ver uma foto do CÂNDIDO CALDAS, que foi governador da Bahia, nasceu em 1836 e morreu em 1966... ele era IDÊNTICO a meu pai ESAÚ CALDAS... Gostaria de informações a cerca do nome dos filhos dele. para fazer a árvore e ter a certeza que ele é parente do meu pai!
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jan 2025, 07:26