Origem dos Dorias da Madeira

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Bibliografia

Origem dos Dorias da Madeira

#13137 | doria_gen | 18 Nov 2001 09:36

 
O primeiro membro dessa família é:
1. Gonçalo Anes de Velosa, que (segundo H. H. Noronha, l.c. abaixo, p. 542) foi escudeiro do infante D. Fernando, pai do rei D. Manuel. Jaz sepultado (Noronha) na capela maior da igreja de S. Bartolomeu do Funchal, e nessa campa lê-se que faleceu em 1497.
---------------
[i] H. H. Noronha, _Nobiliário da ilha da Madeira_, 3 vols., ed. Moya, S. Paulo, 1947.
[ii] Transcrevo a msg de Manoel C. Furtado a respeito: “Francisco, tenho aqui um Luís Doria da Madeira, documentado em 1529-30 (Livros de Contas da ilha da Madeira - Registo da Produção deAçúcar)_ 221 arrobas, Funchal_ neto e herdeiro de Gonçalo Eanes da Velosa.”
[iii] A data é ambígua: Noronha refere-se à “era de 1497.” Não seria o ano de 1459, no entanto, muito cedo para um escudeiro de D. Fernando falecer. Seu neto Luis Doria, escudeiro em 1503 (ver abaixo), teria nascido c. 1480.
---------------
Casou-se Gonçalo Anes de Velosa com Tareja Rodrigues, já viúva, mãe de Leonor Rodrigues, mulher de Rui Pires do Canha. Pais de:
2. Rui Gonçalves de Velosa, que casou com Leonor Doria, segundo Noronha “filha de um Cavalheiro Doria, Genovês.” (Quem fosse, logo veremos.) Sepultados em frente ao altar de S. Antonio, em S. Francisco, no Funchal.
Frutuoso, escrevendo cerca de um século depois desses, fala de um genovês de nome Luis Doria, sócio dos Lomellinis, Urbano e Battista, e dono de engenhos de açúcar em Machico em 1480. Domenico Gioffrè refere-se a três personagens de nome Doria na Madeira em fins do século XV: Lodovico (ou Lodisio), Antonio e Giovanni Doria. Dentre os diversos membros desta família, com tal nome, no século XV, parece que podemos restringir a identificação do Luis Doria que vive na Madeira a dois personagens:
- Lodisio Doria, atestado em Marseille em 1478, ligado ao ramo que se fixa na França, e irmão de um Francesco Doria ainda vivo em 1518; filhos de Leonardo Doria.
- Lodisio Doria, nascido antes de 1440, filho de Imperiale Doria, dos senhores de Oneglia; neto materno de uma Leona, dos senhores de Dolceacqua, e irmão inteiro de um Antonio e de um Giovanni Doria.
A onomástica de um e outro são consistentes: Leonor/Leona poderia vir de Leonardo, ou da bisavó Leona. Identificamos o Luis Doria da Madeira ao Lodisio di Imperiale Doria pelos seguintes motivos: a) a cronologia, que o permite ser avô em 1480, data provável de nascimento do neto; b) a presença de um seu neto de nome João [Giovanni] Doria Velosa. E' possível que o Giovanni Doria referido por Gioffrè tenha deixado filhos em Portugal, pois ao fim do reino de D. João II encontramos um Afonso Anes Doria a quem foi concedido um perdão.
---------------
[iv] Domenico Gioffrè, ``Le relazioni fra Genova e Madera...'' Studi Colombiani III, Genova, 1952. Aqui são citados também Antonio e Giovanni Doria, em associação a Urbano e Battista Lomellini.
[v] Afonso Anes Doria, perdão (Chanc. D. João II, ANTT.)
[vi] “LuÌs Doria, patricio genovês, depois de viver algum tempo em Lisboa, foi para a Madeira, no final do seculo XV. Ali se associou com Urbano Lomellino para a exploração da cana de açúcar.” (Leo Magnino, “António de Noli e a colaboração entre portugueses e genoveses nos descobrimentos marÌtimos.”) - informação passada por Miguel de França Doria.
---------------
Rui Gonçalves e Leonor Doria tiveram a:
- Luis Doria Velosa, que segue.
- João Doria, que foi administrador da capela com a obrigação do nome Velosa; † solteiro s.g.
3. Luis Doria, ou Luis Doria Velosa, cavaleiro da ordem de Cristo (1516), fidalgo da casa d'El Rei, † 1547 (Noronha, p. 543). Esteve em Arzila, e na Madeira vivia na Quinta do Pico do Cardo. C.c. Ana de Paiva.
---------------
[vii] O seguinte resumo me foi repassado por Miguel de França Doria:
a) Em 1503 Luis Doria recebeu uma carta de sesmaria sobre umas terras em Santana. … citado como morador no Funchal e escudeiro. A carta e passada tambem a Urbano Lomelino, sendo este mercador morador em Santa Cruz (documento pertencente aos Lomelinos e transcrito nas anotações às _Saudades da Terra_ de Frutuoso.).
b) Luis Doria foi desobrigado, em 1518, por João Saraiva da quarta parte das miunças do Funchal que tem arrendada, de 12$400 que Rafael Catanho lhe devia (Corpo Cronológico).
c) Que no recebimento de Luis Doria em conjunto com Gonçalo Pires e Benedito Morelli foram levados em conta 26$000 a Rafael Catanho (tambem em 1518, Corpo Cronológico).
d) Em 1519 Luis Doria morava no Funchal, era fidalgo da Casa Real e casado com Ana de Paiva. Foi o responsavel pela construção da Levada dos Pironaes (documento do meu arquivo, MFD).
[Acrescento que este documento permite identificarmos este Luis Doria ao filho de Leonor Doria e de Rui Gonçalves de Velosa, junto com o supracitado, [ii], que foi-me comunicado por Manoel Cesar Furtado - FAD]
---------------
Um último documento diz respeito a estes: é a carta de brasão de armas passada em 1547 a Luis Doria Velosa, da ilha da Madeira, filho de Luis Doria Velosa e de Ana de Paiva. Está em Sanches de Baena, sob o nome Luis “de Orta” Velosa, e na Chanc. de D. João III, ANTT.
---------------
Em resumo, concluo que Leonor Doria, casada com Rui Gonçalves de Velosa, era filha de Lodisio di Imperiale Doria, mercador genovês, dos senhores de Oneglia.
 
fa
 
 
 

Reply

Direct link:

Origem dos Dorias da Madeira

#406118 | Tenerife | 05 Aug 2018 12:35 | In reply to: #13137

Thanks very much for this amazing post.
I write in English because I cannot write Portuguese although I can understand written Portuguese.

I was born and bred in Tenerife, Canary Islands, but I have Dorias in my family tree, particularly Leonor Doria who was born in Tejina, Tenerife (Canary Islands) about 1617 who I descend directly from. She was the daughter to Luis Doria (born about 1583) who came to Tenerife and married Maria Pérez Rodríguez. They produced three sons: Miguel, Pascual and Domingo; and two daughters: María Pérez and the above named Leonor Doria.

I am trying to link my Luis Doria to the Maderian Luis Doria. I see too many coincidences that could support the hypothesis of an eventual migration of Luis Doria to Tejina, Tenerife, for business purposes

Any contribuition to my investigation would be thanked.

chispasdeluz@hotmail.com

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 20 Dec 2024, 18:39

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen