Dom Pedro, Bispo de Braga
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Cargos
Dom Pedro, Bispo de Braga
Caros confrades
Algum de vós me poderá ilucidar sobre sobre esta grande figura eclesiástica que foi D. Pedro, Bispo de Braga (1070-1091) restaurador da diocesse aquando da reconquista cristã. Diz-se que morreu com fama de santidade num mosteiro nas proximidades da diocesse, provavelmente seria o de S. Pedro de Rates.
Gostaria de saber a sua naturalidade e onde se encontra sepultado.
Obrigado desde já pela atenção que possam dispensar.
Saudações fraternas
Zé Maria
Direct link:
Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caro João
Irei ver o que se consegue arranjar apesar de não estar fácil (já tentou contactar directamente a arquidiocese? têm email csociais arroba diocese-braga.pt e site)
D. Pedro foi o 1º arcebispo e o responsável pela construção da Sé (em 1071, após a reconquista aos Mouros que haviam destruido a povoação) o que decerto já sabe.
Cumprimentos,
Rui
Direct link:
RE: Dom Pedro, Bispo de Braga
Caro José Maria
Aqui vai o que "apanhei" no site da CM Braga:
"Cerca de 1070, D. Pedro, primeiro Bispo de Braga, reorganiza a Diocese, conhecendo a cidade e a área envolvente um clima de franco fortalecimento das suas estruturas fundamentais.
A urbe vai-se desenvolvendo em torno da Catedral circunscrita ao núcleo amuralhado e sucessivamente fortificado ( D. Henrique, D. Dinis e D. Fernando), não sofre significativa expansão.
Braga no século XVI, é uma cidadela que vive à margem dos ventos dos descobrimentos e do "progresso" consagrado na época. D. Diogo de Sousa (insigne Arcebispo), homem de ideias renascentistas, vai transformá-la de tal forma, que se pode falar em refundação, sobrevivendo a nova Bracara, quase inalterada, até ao século XIX."
Pode ver em: http://www.cm-braga.com.pt/turismo/cidade/historia/historia.asp
e noutro site mais isto:
"Nova catedral
O bispo D. Pedro (r. 1071-1091) ordenou a construção da Catedral, que foi concluída em 1089. Desde então, os bispos de Braga foram verdadeiros governadores. "
pode ver em: http://www.zerozero.pt/local.php?id=5
Finalmente no site do IPPAR vem isto:
As obras da actual Sé de Braga iniciaram-se durante o episcopado de D. Pedro (bispo de Braga de 1070 a 1093), que concebeu um projecto de peregrinação algo semelhante ao de Santiago de Compostela e de outras igrejas de peregrinação francesas, com três naves, transepto saliente, cabeceira e deambulatório. Dessa primitiva campanha resta um absidíolo, hoje sem qualquer relação com o interior da igreja. Também o portal sul é do século XII, certamente edificado na sequência lógica do programa concebido por D. Pedro.
Pode ver em: http://www.ippar.pt/monumentos/se_braga.html
Espero ter ajudado.
Um abraço
Joaquim Falcão de Lima
Direct link:
RE: Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caros confrades,
Rui Correia e Joaquim Falcão e Lima
Obrigado pelas vossas contribuições, mesmo que elas não tenham sido totalmente esclarecedoras,ao menos, fica a intenção de ajudar na (re)descoberta desta figura, que de certeza foi uma das principais que contribuiram para a fundação de Portugal, embora ao que tudo indica tenha ficado apagado na história de Portugal, enquanto outros que se serviram da obra que ele deixou, sejam mais conhecidos que ele próprio.
Espero evidentemente mais contribuições dos confrades para que se faça luz sobre esta figura que ficou incógnita (pelo menos para mim) na história de Portugal, isto sem no entanto, deixar de proceder em conformidade com o que o confrade Rui Correia me indicou para contactar com a Arquidiocese de Braga.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caros confrades
Quem foi esta misteriosa figura de Dom Pedro? Um Santo?
Um Bom Ano Novo
Zé Maria
Direct link:
RE: Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caros confrades (desculpem em insistir)
Será que é este Santo que tem as chaves do Céu?
Quem é ele, ningém sabe?
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caro Zé Maria,
encontrei esta tese de mestrado. Espero que ajude...
Bom ano de 2007!
https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3268/3/Tese+final.pdf
Direct link:
RE: Dom Pedro, Arcebispo de Braga
Caro Augusto
Não posso aceder porque não tenho permissão, caso possa enviar o ficheiro para o meu e-mail, agradecia.
ze_ferreira@netvisao.pt
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
RE: Dom Pedro, Bispo de Braga
Caro confrade,
No portal da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim (http://www.cm-pvarzim.pt/turismo/conhecer-a-povoa/lendas-e-crencas) há alguma informação sobre D. Pedro, Bispo de Braga e a lenda de São Pedro de Rates. Parece tratar-se da sobreposição, ao longo do tempo, de histórias ligadas a duas figuras distintas: uma lendária, ligada à cristianização da Peninsula Ibérica - São Pedro de Rates (discípulo de São Tiago) - e outra real - D. Pedro, Bispo de Braga. Também poderá encontrar alguma informação na "Monografia de São Miguel de Laúndos" e em "Capela e Culto a São Félix", ambas do Pe. Dinis da Silva Lopes.
Cumprimentos
Rosário Figueiredo
Direct link:
RE: Dom Pedro, Bispo de Braga
Pode ser encontrada pouca informação no Capítulo XVII do Vol I da História da Igreja de Portugal de Fortunato de Almeida, na edição de 1930, Pag.263 com indicação de mais bibliografia.
ReplyDirect link:
RE: Dom Pedro, Bispo de Braga
Caro Zé Maria,
Segundo o Pe Manuel de Sá Ribeiro, pároco da adiante referida igreja, na Igreja de Rates, existe um túmulo onde supostamente se guardou até ao séc. XVI, o corpo de S. Pedro de Rates, mártir cristão, que foi 1º bispo de Braga, o qual nessa época terá sido transferido para a Sé de Braga, onde actualmente se encontra.
O exposto, consta na Internet, no sítio da Paróquia de S. Pedro de Rates.
Cordialmente,
Luís Piçarra
Direct link:
RE: Dom Pedro, Bispo de Braga
Caro Luís Piçarra
Obrigado pelo seu contributo. Tudo leva em crêr que este Pedro, fosse filho do Conde de Barcelona, portanto seria um tio do Conde D.Henrique. Só me faltam as provas documentais, que são difícies de arranjar na medida que Pedro foi condenado à morte por assassinio de sua madrasta, tendo sido posteriormente perdoado a pena pelo Papa, e condenado a combater os infieis na Andaluzia, donde terá sido dado como desaparecido/morto.
Cumprimentos
Zé Maria
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 18:21