Cunha Matos (família brasileira)

This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil

Cunha Matos (família brasileira)

#13353 | Mendia | 22 Nov 2001 14:22

Boa tarde,

Gostaria de ter mais informações sobre esta família de que descendo e que disponho de poucos dados. As referências que tenho iniciam em António de Matos, que em 1726 era capitão de uma companhia do terço de infantaria auxiliar de Portalegre, e foi casado com D. Francisca Dias Massano (ou Maçano Valere).

Foram pais de Francisco José de Matos, capitão em um dos regimentos da Baía, que foi casado com D. Antónia Eugénia da Cunha.

Estes foram pais de Alexandre José da Cunha Matos, tenente de artilharia com exercício no arsenal do exército, tendo sido casado com D. Isabel Teodora Cecília de Oliveira (filha de João Fontes Pinto e de D. Maria Eugénia de Oliveira).

Que foram país de Raimundo José da Cunha Matos, Marechal de Campo do Exército Brasileiro, que foi casado com D. Maria Venância de Fontes Pereira de Melo (irmã do estadista António de Fontes Pereira de Melo).

Não tenho qualquer data (nascimento, óbito ou casamento).

Gostava de ter mais informações sobre esta família, nomeadamente de Raimundo José da Cunha Matos, que sei que inclusivamente publicou várias obras.

A sua descêndência é portuguesa e abrange os Marqueses de Mendia, Condes da Cunha Matos, Mendia Araújo e Condes de Rezende.

Com os meus cumprimentos,

Francisco de Mendia

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#13359 | Cau Barata | 22 Nov 2001 17:12 | In reply to: #13353

Rio de Janeiro, 22.11.2001 - 15:10


Caro Francisco de Mendia,

Com relação as datas, no que toque ao Marechal Cunha Matos, segue o que publicamos (Barata / Cunha Bueno) no DICIONÁRIO DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS:

CUNHA MATTOS - Família de origem portuguesa estabelecida no Rio de Janeiro, para onde passou o brig. Raimundo José da Cunha Mattos [1776, Faro, Portugal - 1839, RJ], filho de Alexandre Manuel da Cunha Mattos e de Isabel Teodora Cecília Inácia de Oliveira.

Tenente-Coronel [1816].
Coronel [1818].
Brigadeiro [824].
Marechal de Campo graduado [1835].
Governador das Armas da Província de Goiás [1823].
Inspetor do Arsenal de Guerra da Corte do Rio de Janeiro [1831].
Vogal do Conselho Superior Militar [1836].

Cavaleiro da Ordem de Aviz.
Oficial da Ordem de Cristo.

Deputado Geral [1826 e 1830].
Historiador.

Deixou numerosa descendência do seu cas., em 1805, em Lisboa, com Maria Vicencia de Fontes Pereira de Mello [Sevilha, Espanha - ?], filha de Joaquim José de Sant'Ana.

Seus descendentes se espalharam pelo Rio de Janeiro e Goiás.



MINAS GERAIS

Há, em Minas Gerais, de origem portuguesa, outra importante família com este sobrenome, procedente do Guarda-Mor Alexandre de Cunha Matos, natural de São Simão de Arões, Conselho de Macieira da Câmara, bispado de Viseu, Portugal, e falecido antes de 1766.

Guarda-Mor das Minas do Distrito de Vila Rica de Ouro Preto, por provisão do governador Gomes Freire de Andrade, datada de 27 de Janeiro de 1744).

Filho de Miguel Fernandes da Torga e de Luzia Fernandes.

Deixou geração do seu cas. com Antônia de Negreiros [c.1713 - 02.05.1780, Pilar de Ouro Preto, MG], bisneta do cap. Manuel Cardoso de Negreiros, patriarca desta família Negreiros, da Bahia.

Entre os descendentes do casal, registra-se:

I - a filha, Margarida Eufrosina da Cunha Matos, nat. de Pilar de Ouro Preto, matriarca de um dos ramos da família Monteiro de Barros, de Minas Gerais.

Meus cumprimentosCau Barata

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#13360 | Genea Portugal | 22 Nov 2001 17:23 | In reply to: #13353

Francisco de Mendia,

Na nossa base de dados, aqui no Genea Portugal, consta toda ou quase toda a descendência portuguesa de Alexandre José da Cunha Matos e de sua mulher Isabel Teodora Cecília de Oliveira, assim como descendentes dos pais desta última. Gostariamos de contar com os dados que aqui não encontrar, mas souber, pelo que agradecemos que, a partir de cada registo, nos envie os comentários que entender.
Fica aqui um atalho para aceder à base de dados:
http://www.geneall.net/pessoas/pes_show.php?id=78079
Cumprimentos,
Genea Portugal

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#13384 | Mendia | 23 Nov 2001 13:26 | In reply to: #13360

Caro Cau Barata,

Muito obrigado pela sua informação. Calculava que podia contar com a ajuda do Brasil!
Por acaso não tem informação sobre as obras publicadas pelo Marechal Cunha Matos?
Relativamente à família de Minas Gerais, esta tem alguma coisa a ver com a minha?
Não tinha conhecimento de descendência de um casamento em Lisboa com Maria Vicência de Fontes Pereira de Mello (filha de Joaquim José de Sant'Ana??). Só tenho conhecimento do seu casamento com Maria Venância de Fontes Pereira de Melo (filha, como referi, de João de Fontes Pereira de Melo).

Cumprimentos

Francisco de Mendia


Caro Luis Amaral

Obrigado pela tua informação. Realmente o GP já dispõe de uma base de dados fantástica!

Um abraço,

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#13445 | Cau Barata | 26 Nov 2001 11:03 | In reply to: #13384

Caro Francisco de Mendia,

Somente agora vi tua mensagem.

Segue as Obras do Marechal Raimundo José da Cunha Matoa:

1. Memoria da campanha do Sr. D. Pedro de Alcantara, ex-Imperador do Brasil, no reino de Portugal, com algumas noticias anteriores ao dia de seu desembarque. Rio de Janeiro, 1833, 2 vols., in-8.º.

O Marechal foi testemunho ocular deste desembarque.

2. ITINERÁRIO DO RIO DE JANEIRO AO PARÁ E MARANHÃO pelas províncias de Minas Gerais e Goyaz, seguido de uma descripção chrorographica de Goyas e dos roteiros desta província ás de Matto Grosso e S. Paulo. Rio de Janeiro, 1836, 2 vols., 287 e 349 págs., in-8.º gr., com 4 mapas e 3 estampas.

Trabalho escrito quando o marechal Cunha Matis exercia o cargo de com\mandante das armas de Goiás.

3. REPERTÓRIO DA LEGISLAÇÃO MILITAR, actualmente em vigor no exército e armada do Brasil. Rio de Janeiro, 1834 a 1842, 3 volumes, in-8.º.

4. CHOROGRAPHIA HISTÓRICA DAS ILHAS DE S. THOMÉ, PRÍNCIPE, ANNO-BOM E FERNANDO. Pó Porto, 1842, 133 págs., in-8.º.

Foi escrita em 1815.

5. CHOROGRAPHIA HISTÓRICA DA PROVINCIA DE MINAS GERAIS -

O Manuscrito encontra-se depositado na Biblioteca do Isntituto Histórico e Geográfico Brasileiro, em 3 volumes de 211, 231 e 188 fls.

O Arquivo Público Moneiro, fez imprimir esta Chorografia, em 1979, em dois volumes, 416 e 371 págs, que tenho, e diz ser datada de 1837. Há uma introdução biográfica, de Tarquini J. B. de Oliveira, com o título UM SOLDADO NA TORMENTA (1776-1839) - 27 págs.

6. ENSAIO HISTORICO-POLÍTICO sobre a origem, progresso e merecimento da antipathia e reciproca adversão de alguns portuguezes europeus e brasilienses, ou elucidação de um periodo da celebre acta do governo da Bahia datada de 18 de fevereiro do corrente anno. Rio de Janeiro, 1822, 37 págs., in-4.º.

A data em questão, é a datada da nossa Independência - 1822.

7. CARTA HISTORICO-POLITICA MILITAR, dirigida a certo redactor, refutando completamente a doutrina n.º 49 do Semanario Civico da Bahia. Rio de Janeiro, 1822, 22 págs., in-4.º.

8. QUESTÃO POLÍTICA: Qual será a sorte dos reinos do Brasil e de Portugal no caso do rompimento de hostilidades ? Rio de Janeiro, 1822, 16 págs., in-4.º

9. NOVA QUESTÃO POLÍTICA: Que vantagens resultarão aos reinos do Brasil e de Portugal, si conservarem uma união sincera, pacifica e leal ? Rio de Janeiro, 1822, 15 págs., in-4.º

10. PARECER DA COMMISSÃO NOMEADA, etc., afim de examinar si o regulamento de 13 de janeiro de 1834 para os arsenaes de marinha do Imperio tem correspondido aos fins, para que foi feito e indicar as alterações de que ainda é susceptivel. Rio de Janeiro, 1836, 28 págs., in-4.º

Caro Mendia, há ainda quase outros 24 trabalhos, que lhe mando aso poucos, pois confesso que cansei de digitar esta relação.

Meus cumprimentos
Cau Barata

PS.: Me cobre o restante das obras.

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#13502 | Mendia | 28 Nov 2001 09:26 | In reply to: #13445

Caro Cau Barata,

Mais uma vez lhe agradeço a sua grande ajuda. Já agora, por acaso não sabe como poderei ter acesso a alguns destes títulos? Pode me dizer o nome e morada de alguma livraria especializada no Brasil para onde eu possa pedir estas e outras obras.

Um abraço,

Francisco

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#270892 | carssis | 18 Feb 2011 19:16 | In reply to: #13353

Boa Tarde,

Sou neto de Grácia Hermelinda da Cunha Matos e bisneto de Raphael Augusto da Cunha Matos. Desejo mais informações sobre o ramo da família em Portugal.

Com meus cumprimentos,

Carlos V. de Assis

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#270893 | carssis | 18 Feb 2011 19:20 | In reply to: #13360

Genea Portugal

Moro no Brasil, sou neto de Gracia Hermelinda da Cunha Matos e bisneto de Raphael Augusto da Cunha Matos.Desejo informações sobre o ramo da família em Portugal.

Cumprimentos,

Carlos V. de Assis

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#271031 | francisco | 20 Feb 2011 23:56 | In reply to: #270892

Boa noite,

Descendo de Maria Eugénia da Cunha Matos (filha do Marechal Raymundo da Cunha Matos), mulher de José Matheo de Mendia. Este casal teve larga descendência: http://www.geneall.net/H/per_page.php?id=31907

Cumprimentos,

FM

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#271090 | carssis | 21 Feb 2011 19:20 | In reply to: #271031

Boa tarde,


Desejo saber se o General Raphael Augusto da Cunha Matos é neto do Marechal Raymundo da Cunha Matos. Ainda não encontrei essa resposta.

Cumprimentos,

Carlos V. de Assis

Reply

Direct link:

RE: Cunha Matos (família brasileira)

#286791 | lamecensis | 08 Sep 2011 04:35 | In reply to: #271090

Caro Carlos V. de Assis,

Venho trabalhando na genealogia dos Cunha Mattos e sei de alguma matéria que lhe possa interessar, mas pouca. Por outro lado, diga-me se tem conhecimento da descendência dos Cunha Mattos no Brasil, embora o teor da sua mensagem me deixe um pouco céptico quanto à resposta.

Melhores cumprimentos,

Artur de Magalhães

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 13:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen