Família Camisão - Portugal-Brasil

This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil

Família Camisão - Portugal-Brasil

#133540 | Luiz Alberto | 08 Nov 2006 21:20

Caríssimos confrades estudiosos da Família Camisão:

Abaixo envio alguns dados - talvez novos para alguns - e uma solicitação:

No Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro obtive alguns dados (para mim novos) que, compilados, passo a compartilhar com os confrades:

A) Os dados:

Manuel Moreira Landeiro Camisão, português, casado com Maria Joaquina da Rocha Camisão, também de portugal, teve pelo menos dois filhos:

1.) Francisco Moreira Landeiro Camisão, nascido em Portugal, c. 1865.
Francisco casou-se no Rio de Janeiro (RJ) em 1891 com Christina Martins Tavares Bastos, nascida no Rio de Janeiro em 1856, filha de
Bernardino José Coelho Duarte e de Francisca Constança do Coração de Jesus;


2.) Alexandre Moreira Landeiro Camisão, nascido em Portugal, c. 1877.
Alexandre casou-se com Rita Ferreira da Silva, também de Portugal. O casal teve pelo menos um filho:

2.1.) Jorge Moreira Landeiro Camisão, nascido no Rio de Janeiro (RJ), em 29 de Maio de 1898.
Jorge casou-se no Rio de Janeiro (RJ) em 1923 com Beatriz Moreira Teixeira, filha legítima de Albino Moreita Teixeira e de Christima Moreira Teixeira, esta já falecida no casamento de Jorge.

B) A solicitação:
Pediria aos confrades que me informassem quem eram os pais de Manuel Moreira Landeiro Camisão.


Atenciosamente, o

Anapuru carioca paquetaense
Luiz Alberto

Reply

Direct link:

RE: Família Camisão - Portugal-Brasil

#133555 | artur41 | 08 Nov 2006 22:52 | In reply to: #133540

Estimado Luiz Alberto,

Ora Viva. Como tem passado? Espero que esteja tudo bem consigo.

É com grande prazer que vejo referências aos "Moreira Landeiro Camisão": descendentes de mareantes e não só...! Também sou um deles, claro está. lol

Luiz, eu sei que tenho, algures no meu escritório, dados relativos a alguns dos que mencionou. Vou, também, falar com o meu primo Luís Filipe. Dê-me um tempinho para reunir os dados, está bem?

No Rio deve estar um tempo bem bacana, né? Ainda por cima com essa tropicalidade...e exotismo...; bem gostava de estar aí, meu amigo. Por cá o tempo está ruim mesmo.

Um abraço do
Luso alfacinha restelense

Artur João

P.S. Tem o meu email?

Reply

Direct link:

RE: Família Camisão - Portugal-Brasil

#133710 | Luiz Alberto | 10 Nov 2006 19:02 | In reply to: #133555

Caríssimo Artur Camisão:

Grato pela sua lembrança da minha pessoa e pela resposta à minha mensagem.

Não tenha pressa. Esperarei, com esperança, os dados que possam me mandar dos ancestrais dos citados Moreira Landeiro Camisão.


De um outro Camisão que gostaria também de saber os ancestrais, mando abaixo os dados complementares que obtive:

Lourenço Justiniano Pereira Camisão

Nascido no Porto, c. 1794. Nascido e batizado na Freguesia de Santo Ildefonso, filho legítimo de João Luiz Pereira de Souza [Nota de Luiz Alberto: não constava Camisão no documento com o nome do pai] e de Dona Joanna Luiza Pereira de Mello, ambos já falecidos neste casamento do filho.

Casado no Rio de Janeiro em 31 de Março de 1846
“... dispensados do impedimento de 1° grau de afinidade na linha colateral ...” com
Dona Bárbara Rita Ferreira, nascida no Rio de Janeiro, c. 1807, filha legítima de Manuel Ferreira da Cunha e de Dona Marianna Ignacia de Oliveira, já falecidos no casamento desta filha.

Lourenço era Capitão da extinta Segunda Linha. Já residia no Rio de Janeiro, pelo menos em 1826.

O amigo deve ter alguns dados do mesmo, na ficha do Colégio Brasileiro de Genealogia - Rio de Janeiro que lhes enviei em 2003, ora complementados com outros novos obtidos na Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ).

Ficarei muito grato se puder me mandar, também deste, os dados dos ancestrais.
___

Quanto ao tempo no Rio de Janeiro, estamos tendo as quatro estaçõrs do ano, numa mesma semana!
Segunda-feira próxima passada: Verão com lindo dia; na terça, quarta e quinta feira estivemos no Outono; hoje, sexta-feira estamos no Outono com chuvas e frio de uns 23 graus C.. Espero que a Primavera chegue por aqui amanhã!

Receba um abraço do
Anapuru carioca paquetaense,
Luiz Alberto

Reply

Direct link:

RE: Família Camisão - Portugal-Brasil

#133749 | artur41 | 11 Nov 2006 12:28 | In reply to: #133710

Caríssimo Luiz Alberto,

Tudo bem. Na próxima semana vou solicitar ao Luís Filipe um encontro para debatermos a questão. Os dados que me envia são de grande valor, meu amigo.

Estou a ver que aí o tempo está variando. As belezas é que continuam as mesmas. lol

Um abraço do

Luso alfacinha restelense

Artur João

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jun 2024, 19:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen