Microfilmes no IANTT

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Informática | Regiões

Microfilmes no IANTT

#134275 | MSSilva | 16 Nov 2006 10:29

Gostaria de saber se a Torre do Tombo tem à disposição dos utentes os microfilmes de todas as freguesias de Portugal ou se tem de pedi-los aos arquivos distritais, mediante o interesse de cada pessoa. O microfilme que pretendo é de Mortágua. Como não sou de Lisboa só vou dispôr de um dia para ir à TT.
Cumprimentos
Marta

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#134276 | silvestre | 16 Nov 2006 10:39 | In reply to: #134275

Os registos paroquiais de Mortágua devem estar no Arquivo Distrital de Viseu
Vera

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#137933 | CesarPaulo | 22 Dec 2006 10:06 | In reply to: #134275

Eu também ando a procura de antepassados de Mortágua, tenho pesquisado na igreja dos Mormons, onde encontrei alguns dados; também tenho antepassados com sobrenome Silva de Mortágua, mais precismante, da freguesia de Espinho, podemos trocar informações.

César Paulo

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#137949 | Jpteixeira | 22 Dec 2006 12:58 | In reply to: #134275

Cara Marta:

A Igreja Mórmon celebrou, há alguns anos atrás, um acordo com o Governo português para a microfilmagem de todos os registos paroquiais do País, até 1889, segundo creio.
A TT ficou com uma cópia de todos os microfilmes e tem feito cópias para remeter para os Arquivos Distritais. A Igreja Mórmon tem também feito cópias e tem facultado o acesso aos interessados nas suas Igrejas espalhadas pelo País, mediante o preço de 2,50 € por trimestre, num máximo de 3 trimestres, ou seja, 7,50 €.
Julgo que neste momento há conversações para se proceder à microfilmagem desde o ano 1889 até ao ano 2005, bem como a disponibilização on-line dos microfilmes.
No entanto, tem possibilidades de saber se existe microfilme para a freguesia e ano que pretende acedendo ao site da Igreja Mórmon. Se não conseguir, indique aqui a freguesia e concelho que pretende que eu depois digo-lhe o que existe microfilmado sobre essa freguesia.
Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#137969 | chartri | 22 Dec 2006 16:24 | In reply to: #137949

Caro Júlio de Sousa

Posso lhe garantir que não são disponibilizados aos Mormons, nem a ninguem, os livros (microfilmados ou não) com menos de 100 anos. Por exemplo, se um livro foi começado em 1900 e ainda tem registos até 1920, será somente disponibilizado a partir de 2020. Somente livros com mais de 100 anos passam das Conservatórias para a Torre do Tombo ou para os Arquivos Distritais seus representantes.
Consequentemente, para se saber qq coisa com menos de 100 anos, só nas Conservatórias. O pedido pode ser feito através da Internet. No entanto o preço já não é de uma simples fotoc´pia; não, fica mais caro.

Cumprimentos

Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#138036 | judiaria | 23 Dec 2006 01:51 | In reply to: #137969

Carissimos confrades

Via Internet podem ser pedidas na mesma, cópias não certificadas, pagando apenas os 0,50 e mais os portes.

No entanto

Ao entrar em vigor a nova lei da nacionalidade, o seu regulamento contemplou as seguintes situações, quanto à obtenção de certidões de registo civil:

Artigo 10 São gratuitos os seguintes actos e processos:

t) Certidões, fotocópias, e comunicações que decorram do cumprimento de obrigações previstas no Código de Registo Civil e no Regulamento da Nacionalidade Portuguesa......


Assim as certidões devem ser solicitadas para efeitos de pedido de nacionalidade, invocando a isenção da alínea t do artigo 10 do Decreto Lei 237-A/2006 de 14 de Dezembro.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#138043 | Jpteixeira | 23 Dec 2006 04:24 | In reply to: #137969

Caro Ricardo Charters d'Azevedo:

Tem toda a razão. O erro foi meu, uma vez que pretendia escrever 1905 e não 2005 como realmente escrevi. É o efeito da "dislexia que todo o ser humano tem", na perspectiva do nosso mais recente Nobel, o escritor José Saramago.
Na realidade, as Conservatórias só procedem às incorporações arquivísticas de documentos paroquiais, para os Arquivos Distritais, desde que aqueles tenham mais de 100 anos, como refere na sua mensagem.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Microfilmes no IANTT

#138130 | MSSilva | 25 Dec 2006 13:25 | In reply to: #137933

Caro César Paulo,
Agradeço o seu interesse mas na verdade a minha pesquisa em Mortágua ainda não foi iniciada. Os únicos dados que tenho são os seguintes:
1. João Rodrigues, natural de Mortágua e casou em Coimbra em 1809.
2. João Rodrigues.
3. Micaela Nunes, natural de Pesseguido, Couto do Mosteiro.

Cumprimentos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 12 Jun 2024, 12:12

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen