3º Barão do Valado – descendência
This topic is classified in the following rooms Famílias | Títulos
3º Barão do Valado – descendência
Caros confrades,
A única descendente directa dos Viscondes da Trindade ter-se-á unido em casamento com o 3º Barão do Valado. Consequentemente, renovo o meu apelo feito no tópico http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=124923, desta feita de modo mais restrito: gostaria de entrar em contacto com descendentes do 3º Barão do Valado ou outros investigadores conhecedores de elementos biográficos/genealógicos sobre os seus antepassados, o que inclui os Viscondes da Trindade. O meu contacto directo, se necessário, é o seguinte: francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Cumprimentos,
Francisco Queiroz
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Francisco Queiroz,
A 3ª Baronesa do Valado não é a unica descendente directa dos Viscondes da Trindade (http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=53784). Sobre a descendencia da 3ª Baronesa deve poder encontrar essa informação na publicação que existe sobre os Pinto Basto.
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Francisco Queiroz
Concretamente o que quer saber, se souber ajuda-lo-ei.
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Meu nome é Fernando José da Conceição Camacho Teixeira Barbêdo Pinto herdeiro por linha varonil dos titulos de Visconde de Rendufe e Barão de Valado.A génese da familia Barbêdo (Pinto) e (Magalhães) encontra-se no distrito de Viseu, Cinfães do Douro,freguesia das Pias.
Nesta mesma freguesia, desde sec.XIII a minha familia possui o Solar das Pias e qualquer pesquisa poderá ser efectuada nos registos paroquiais, assim como nos registos paroquiais da cidade do Porto, freguesia de Carlos Alberto e de Matosinhos, aonde meu avô, António Marta Couto Barbêdo Pinto contraiu casamento com Maria Helena Camacho Teixeira, filha do Comendador Joaquim Camacho Teixeira.
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Obrigado. Por favor veja a minha próxima mensagem.
FQ
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Como já afirmei no início do tópico, gostaria muito de entrar em contacto com descendentes dos 1ºs Viscondes / Condes da Trindade que ainda possuam alguma documentação manuscrita ou visual de meados do século XIX. De facto, pretendo saber dados indirectos que me permitam avaliar o grau de ligação emocional dos Viscondes da Trindade à memória do Rei Carlos Alberto da Sardenha, assim como os contactos que a família teve com a Ordem do Carmo e com a Princesa Augusta de Montléart nas décadas de 1850 e 1860, para além de nomes de artistas que trabalharam na época para a referida família.
Em concreto, e começando por partes, gostaria de saber o seguinte:
- Por quem foi executada a pedra de armas dos Viscondes da Trindade no topo da casa da Praça Carlos Alberto?
- Quem executou a decoração da casa da Praça Carlos Alberto no tempo dos Viscondes da Trindade (1850s 1860s), nomeadamente os estuques e, sobretudo a memória em mármore dedicada ao rei Carlos Alberto?
- Existe alguma publicação (para além das lacónicas resenhas genealógicas) com dados biográficos concretos sobre os 1ºs Viscondes da Trindade e sobre o 1º Barão do Valado?
- O que é feito da pedra de armas do Barão do Valado (Tameirão) que há poucos anos existia no túmulo de família no Prado do Repouso?
- Alguém conhece espólio documental destas duas famílias que se reporte a meados do século XIX, ainda que seja diminuto?
São muitas (e difíceis) perguntas, é certo, mas creio que algum descendente poderá responder em parte ou adiantar alguma hipótese.
O meu contacto directo, se necessário, é o seguinte: francisqueiroz[arroba]clix[ponto]pt
Grato,
Francisco Queiroz
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Francisco Queiroz,
Relativamente a publicações com dados biográficos sobre os titulares mencionados posso adiantar o seguinte:
- Manuel Luís Correia: 1º Barão de Valado e Marechal do Exército Português (Tripeiro - Iª Série - Ano 2 - pág. 29) - este artigo refere um outro no Periódico dos Pobres;
- O Primeiro Conde da Trindade (Tripeiro - Vª Série - Ano 8 - pág.225), por A.M. Basto;
- A Ordem Terceira da Trindade e a Sociedade Portuense, por Boaventura Silveira;
Mais recentemente o V. Trindade é referido numa publicação do Dr. Júlio Couto, mas infelizmente com alguns lapsos.
Tenho dados sobre a descendência, que já foi publicada em alguns trabalhos (um sobre os Pinto Basto, um outro sobre os Navarro de Lagoaça).
Cumprimentos
Tiago Faro Pedroso
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Tiago Faro Pedroso
Obrigado por esses dados. Duvido que na bibliografia encontre qualquer resposta ao que pretendo saber. Mesmo assim, são pontos de referência (um deles já conhecia).
FQ
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Exmo. Senhor
Francisco Queiroz
Sobre as suas questões concretamente não lhe sei responder, no entanto cedo-lhe alguma informação que julgo ser-lhe útil.
O Dr. Alberto Eduardo Valado Navarro, 3.º Visconde da Trindade, grande bibliófilo, quando faleceu a 18 de Agosto de 1972, estava considerado uma das maiores autoridades portuguesas em livros antigos, sendo autor de obras da especialidade muito valiosas. O seu ultimo trabalho foi o notável prefácio de duas centenas de páginas intitulado «Como se Organiza uma Biblioteca Privada», no livro «Manuscritos e Livros Valiosos», de José Telles da Silva.
Viveu em Lisboa, na Calçada Marquês de Abrantes onde reunira todos os seus livros, calculados em cerca de cinco mil, quase todos de inestimável valor.
Possuía algumas dezenas de obras datando dos primórdios da invenção da tipografia (primeira metade do séc. XV), estrangeiros e portugueses. Pode mesmo dizer-se que não é fácil escrever uma história das obras impressas em Portugal sem recorrer aos exemplares que possuía, desde as primeiras edições de Pedro Hispano ás de Damião de Góis, André de Resende, Gil Vicente, Camões, João de Barros, etc.
Possuía, igualmente, exemplares estrangeiros, editados em Itália e na Alemanha.
Crónicas monásticas, sermões, relatos de naufrágios, documentos relacionados com a Inquisição, gazetas, jornais, e etc.
Tratados cuidadosamente, estes exemplares estavam em optimamente conservados, aquando a sua morte, possuindo quase todos, excelentes encadernações da época, conservados, restaurados ou expressamente mandados fazer a grandes especialistas nacionais e estrangeiros.
Foi, precisamente, este esplendoroso conjunto bibliográfico, que o Dr. Alberto Valado Navarro doou á Universidade de Coimbra.
Cerca de duas semanas depois da sua morte, já estava o legado a ser arrumado em local próprio, na biblioteca-geral daquela Universidade. Ao que se juntou um retrato do doador, da autoria de Eduardo Malta, e um outro que representa o Dr. Alberto de Castro Pereira de Almeida Navarro, pai do doador.
Além dos livros, o Dr. Alberto Valado Navarro doou ainda, ao Pais, muitas das obras de arte que recheavam a sua casa. Pinturas, gravuras, pratas, móveis. Na altura o conservador do Palácio Nacional da Ajuda e do convento de Mafra, prof. Ayres de Carvalho, foi encarregado pelo Estado de fazer uma selecção das obras que poderão, eventualmente, ser expostas em museus. No museu Grão Vasco, em Viseu, contemplei, há uns doze anos, porcelanas da china, que lhe haviam pertencido.
Também a Ordem da Trindade foi feita sua testamenteira, instituição, que à data era administrada pelo Sr. Artur Duarte.
Ao que sugiro, para mais esclarecimentos, que contacte a Universidade de Coimbra, a Ordem da Trindade no Porto, ou ainda o seu único sobrinho António Augusto Rebordão e Cunha Navarro, que vive na Foz, Porto.
Com os meus melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro
Fernando José Barbêdo Pinto
Ao que parece somos primos, o que é uma grande felicidade encontrar mais um parente.
Presumo que seja descendente do 4.º Barão de Valado, ao que desde já aproveito para lhe pedir ajuda na actualização dos dados referentes à descendência do mesmo até à actualidade.
Os últimos dados que tenho são os seguintes:
Foi 4º Barão de Valado, Ângelo Augusto de Sousa Valado Barbêdo Pinto, por autorização do Rei D. Manuel II e cedência de direitos de sua mãe, nasceu no Porto, a 19 de Outubro de 1898, proprietário e comerciante. Casou a 8 de Abril de 1920, com D. Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, filha de António Pinto de Magalhães, 4.º visconde da Ribeira de Alijó, e de sua mulher D. Margarida Motta. Tiveram a:
- Afonso António de Sousa Valado Barbêdo Pinto de Magalhães, nasceu na Foz do Douro, Porto, a 13 de Junho de 1925.
1.º - Sabe se o 4.º Barão teve mais filhos?
2.º - Sabe com quem casou Afonso António de Sousa Valado Barbêdo Pinto de Magalhães, e se teve descendência?
Um abraço deste novo parente,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro José Duarte
Obrigado por essas pistas.
Francisco Queiroz
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Fernando Barbêdo Pinto
Por uma questão de pesquisa sobre a representatividade do título de barão de Valado, solicitava a sua gentileza em definir o seu parentesco com Ângelo Augusto de Sousa Valado Barbêdo Pinto e qual o ramo porque se diz "herdeiro por linha varonil dos titulos de (...) Barão de Valado".
atenciosamente,
João Borges
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
caro José Duarte Valado Arnaud
Sabe por acaso mais alguma informação sobre Afonso António de Sousa Valado Barbêdo Pinto de Magalhães?
Fiquei na esperança que o confrade Fernando Barbêdo Pinto lhe respondesse e com curiosidade pela representatividade do título estar num ramo que o dito confrade enunciou!
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro João Borges
Não houve mais desenvolvimento nesta questão.
Contudo posso indicar-lhe a consulta à minha “página familiar” onde encontra dados sobre estes mais actualizados em relação ao GeneAll, deixo-lhe o endereço da filha mais velha do 3.º Barão do Valado: http://genealogia.netopia.pt/0059/pessoas.php?id=1057333 na descendência desta estará a representação do titulo.
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
caro José Duarte Valado Arnaud
Obrigado pela sua resposta. O que me intrigou foi a declaração do confrade Fernando Barbedo como sendo ele o representante do título de barão de valado,pois sendo assim é filho ou descendente do Afonso António Magalhães Barbedo Pinto (tal como consta na sua certidão de nascimento), filho, aparentemente, único do 4º barão! Por acaso tem um contacto desse seu parente?
O referido Afonso António Magalhães Barbedo Pinto casou em Lamego com Maria Regina Martinho de Sousa Aires Pinto, em 30.7.1964.
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Apelo a todos os familiares
Existe um jazigo de família no Porto, cemitério Prado do Repouso, jazigo nº 374 da 11ª secção, este foi concessionado pela Câmara Municipal do Porto, em 20 de Dezembro de 1881, ao Exmo Senhor Barão de Vallado.
Apelo a todos os familiares para salvarem este jazigo.
Para o reclamar é necessário fazer uma habitação de herdeiros e obras de restauro.
Seria agradável encontrar um grupo de familiares que se dispusessem a esta habilitação e mais fácil seria suportar as despesas de restauro.
Neste jazigo deram entrada muitos familiares, destaco os nomes mais sonantes;
Manuel Luiz Correia – 1º Barão de Vallado
Maria Madalena Correia Pinto Tameirão – 1º Baronesa do Vallado
Raimundo Correia Pinto Tameirão – 2º Barão de Vallado
Isabel Júlia Teixeira Pinto Basto – 2ª Baronesa de Vallado
Augusto Correia Pinto Tameirão Valado – 3º Barão de Vallado
Josefina Henriqueta Sousa Basto – 3ª Baronesa de Vallado
Se o jazigo não for reclamado, reverterá para a Câmara Municipal do Porto (devido ao facto de os familiares terem um alvará de concessão e não de compra).
Espero pelo Vosso melhor acolhimento.
Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom
Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Leite Ribeiro
Este seu apelo é de facto arrepiante. Situações destas são bastantes lamentáveis.
Como constata neste tópico, há um “herdeiro por linha varonil dos títulos de Visconde de Rendufe e Barão de Valado” eventualmente quem tem direitos sobre o jazigo.
Na minha próxima ida à Invicta, faço questão de ir pessoalmente ao cemitério do Prado do Repouso e inteirar-me da situação.
Depois procurarei contactar com descendentes das três principais linhas de descendência dos 3.ºs Barões do Valado, e dar-lhes a conhecer a situação.
Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro João Borges
Não tenho o contacto do confrade Fernando Barbedo, não disse mais nada.
Tem mais dados do casamento de Afonso António Magalhães Barbedo Pinto, como freguesia e nome dos pais da noiva?
Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
caro José Duarte Valado Arnaud
Os únicos dados que tem na certidão são:casou com Maria Regina Martinho de Sousa Aires Pinto, n. Covelinhas, Peso da Régua, filha de Mário Augusto de Sousa Aires e de Rosa Martinho, c. nao santuário dos Remédios, Lamego a 30.7.1964.
Reparei que na sua base de dados não consta o nome da mulher do seu primo António Alberto, filho de Maria Isabel de Sousa Valado Berbedo Pinto, que é: Maria Alexandra Carneiro de Sousa Machado. O nome do seu primo está incompleto, é: António Alberto Valado Barbedo da Cerveira Pinto.
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Como é óbvio, estou totalmente de acordo, embora não seja da família e compreenda que nem sempre é fácil fazer o que propõe.
Cumprimentos
FQ
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro João Borges
Muito obrigado.
Já agora, tem mais dados do casamento de António Alberto Valado Barbedo da Cerveira Pinto com Maria Alexandra Carneiro de Sousa Machado, data e local do casamento e filiação da noiva?
Cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
caro José Duarte Valado Arnaud
Maria Alexandra Carneiro de (Pinto de) Sousa Machado, n. 10.12.1937; casada a 15.11.1959 (Div.); filha do Dr. João Augusto Rodrigues de Sousa Machado e de D. Maria José Manoel Giraldes de Vasconcelos Carneiro Pinto. A Ascêndência de D. Maria Alexandra Carneiro de (Pinto de) Sousa Machado vem referida e tratada no livro Descendências e Origens - Baião, Bem-Viver, Marco Canaveses e Penafiel" de Luiz Bernardo Carneiro Pinto, APG, 2006.
Para a semana espero dar novidades sobre o representante do título de barão de Valado.
cumprimentos,
João Borges
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro João Borges
Mais uma vez, muito obrigado.
Aguardo pelas novidades.
Renovados cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caros participantes
Estamos á espera que o Geneall corrija a fotografia que está na página de Manoel Luis Correia 1º Barão de Valado e a recoloque na página de Manoel Jose Leite Ribeiro e Silva 1º Barão de Urgeira e sua Exmª esposa.
Leiteribeiropontourgeiraarrobagmailpontocom
Respeitosos cumprimentos,
Leite Ribeiro
Direct link:
RE: 4º Barão do Valado – casamento e descendência
Caro José Duarte Valado Arnaud,
Só agora reparei neste tópico e na sua informação com a ligação às suas páginas pessoais, pelas quais desde já o felicito.
Venho aqui, porque, curiosamente, numa árvore genealógica antiga da família da minha mãe, ligada a Pintos de Magalhães, encontro num dado ramo uma D. Maria Margarida Teixeira Pinto de Magalhães cc Ângelo Corrêa T. Barbêdo Pinto, Barão de Valado, e pais de António Afonso, solteiro. Nesta árvore, vêm como pais da D. Maria Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, o António Pinto de Magalhães, Visconde de Alijó e a D. Margarida Alves Martins da Motta.
A árvore, para além de ser muito bonita, tem desenhados diversos brasões a côres associados a diversas pessoas que casaram com membros da família dos referidos Magalhães, sendo que um deles é precisamente o do Barão de Valado.
Apesar de algumas diferenças nos nomes, penso tratarem-se das mesmas pessoas que refere neste seu post, pelo que tinha interesse em saber se através das suas fontes é possível saber se todas as diferenças encontradas serão erros na minha árvore ou se algumas podem estar correctas.
Há, pelo menos uma diferença, que parece estar correcta na minha árvore, que é o facto do António Pinto de Magalhães ser Visconde de Alijó e não Visconde da Ribeira de Alijó, pois está de acordo com a obra "Fidalgos e Morgados de Vila Real e seu termo" de Júlio A. Teixeira. Nesta obra, existem estes dois títulos, que são distintos e pertencem a famílias distintas (embora parentes seguramente), sendo frequentes as confusões porque, nomeadamente, são ambas Pinto de Magalhães ligadas a Alijó e com homónimos titulares nessas duas famílias. Consegue confirmar isto nas suas fontes ?
A minha mãe, felizmente viva com quase 97 anos, ainda recorda visitas a casa da Viscondessa e brincadeiras com os filhos quando em pequena passava férias em Alijó.
Se tiver interesse, tenho várias gerações ascendentes dos referidos Pintos de Magalhães.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo Queiroz da Fonseca
Direct link:
RE: Barão do Valado
Caro Ângelo Queiroz da Fonseca
Realmente há diferenças entre o “LON” e “FPB”, o primeiro diz: “Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, filha dos 1ºs Viscondes de Alijó”, o segundo diz: “Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, filha de António Pinto de Magalhães, 4.º Visconde da Ribeira de Alijó e de D. Margarida Motta”. E com esta já não sei onde fui buscar o “Maria” da “Margarida Teixeira Pinto de Magalhães”.
Consultando outras fontes como o “ANP” não encontro qualquer referência a estes dois títulos, também a “RFTGP” não faz qualquer referência aos Viscondes de Alijó, no entanto sobre os Viscondes da Ribeira de Alijó diz-nos muito pouco e remete-nos para os Condes de Arriaga acabando por não chegarmos a uma conclusão, aqui na Base de Dados verifico que o título de Visconde de Alijó ainda não consta, e sobre o título de Visconde da Ribeira de Alijó já aqui constam os três primeiros titulares. Parece-me que ficamos na mesma, será que António Pinto de Magalhães era 4.º Visconde da Ribeira de Alijó ou 1.º Visconde de Alijó.
Vou procurar, assim que tiver disponibilidade, investigar mais sobre o assunto que tenho todo o interesse em ver esclarecido e assim que tenha novidades comunico-lhe, ou caso contrário se tiver alguma notícia relevante agradeço-lhe que me comunique.
Tenho todo o interesse nas gerações ascendentes dos referidos Pintos de Magalhães, sobre estes remeto-o para outro tópico onde se trata a “família Pinto Magalhães”, deixo-lhe o link de ligação onde podemos continuar a tratar destes http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=175368#lista
Com os melhores cumprimentos,
José Duarte Valado Arnaud
Direct link:
RE: Barão do Valado
Caro José Duarte Valado Arnaud,
Os meus agradecimentos, pela sua pronta resposta.
Como estou de saída por algumas semanas provavelmente só voltarei a abordar este assunto depois do meu regresso.
Até lá alerto que fui eu que introduzi a Maria na Margarida Teixeira Pinto de Magalhães, pois é assim que vem na árvore de família.
O tópico de "Pintos de Magalhães" que refere já o conhecia desde Abril deste ano e deixei-lhe lá uma pergunta, que seguramente não viu, pois não tive resposta, como poderá ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191035#lista .
Também deixei em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=191027#lista alguma informação sobre o que apurei sobre os Pintos de Magalhães de Alijó.
Entretanto, vou enviar-lhe para o endereço que tem nas suas páginas pessoais uma cópia da árvore e o endereço do meu site para poder ir vendo o que tenho sobre Pintos de Magalhães.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Barão do Valado
Caro José Duarte Arnaud,
O e-mail que lhe enviei veio devolvido provavelmente por já não estar em vigor o seu endereço do hotmail.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: E-mail com sucesso
Caro José Duarte Arnaud,
Finalmente hoje de manhã parece que consegui enviar-lhe sem devolução.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: E-mail com sucesso
Caro Ângelo Queiroz da Fonseca
Antes de mais quero agradecer e felicitá-lo pela sua excelente página que muito apreciei apesar de ter ainda muito para explorar.
Magnifico trabalho a árvore da família Pinto Magalhães. Ai realmente faz-nos querer que os viscondes de Alijó sejam distintos dos viscondes da Ribeira de Alijó.
Realmente passou-me despercebida a sua intervenção no tópico “família Pinto Magalhães” que acabei de ler com bastante interesse onde reparei, já nessa altura, a sua chamada de atenção para distinção dos referidos títulos.
Espero que tenha umas boas férias enquanto vou devorar toda a informação deixada por Si para que depois troquemos impressões.
Abraço,
José Duarte
PS. Deixei-lhe a mesma mensagem no seu e-mail.
Direct link:
RE: 3º Barão do Valado – descendência
Caro Fernando Camacho Barbedo Pinto
Embora seja familiar o ramo do qual e descendente não herdeiro dos titulos de Rendufe e Valado
F S P Barbedo
Direct link:
3º Barão do Valado – descendência
Sou brasileira, do estado de Minas Gerais, cidade Diamantina e, a familia da minha mãe, avó é Tameirão uma familia bem conhecida, numerosa a e que há muitos anos atrás tinha muitas posse na cidade e que conta é que eram descendentes de nobre português.
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 09:31