Onde começar ?
This topic is classified in the following rooms Formação
Onde começar ?
Boa noite para todos !
Sou pessoa estrangeira, casada com o portugues. Sempre gostei da história e das origens. Minha mãe na Finlândia já fez vários anos a pesquisa da nossa família lá e chegou aos anos 16.. E também encontrou coisas muito interessantes com p.ex o inventor da sistema Dolby surround (o Sr Dolby ) pretença a minha família. Na Finlândia é um pouco mais fácil a pesquiça, por causa de nomes são mais simples, os dados mais que cem anos já estáo na net etc.
Agora queria fazer a pesquiça da Familia do meu marido (primeiro ao lado do meu sogro- uma coisa cada vez...). Principalmente por causa do meu filho e também por hobby.
Já pedi a Genea Plus, mas não sei se vai ajudar alguma coisa.
Problema com a família do meu marido é emigração. Nasceram em lugares muito diferentes.
Primeiro meu sogro nasceu em S. Tomé e Principe (ainda é vivo). O pai do meu sogro nasceu em Luanda (mas morreu em S. Tomé e Principe) Era portugues. A mãe nasceu em Manaus mas morreu em Portugal há mais ou menos dez anos atrás.
Os bisavós (lado meu sogro): a mãe nasceu em Santo Ildefonso, Ermezinde, mas não sei que ano, suponho 1875 - 1885 (porque o avô nasceu 1904), o pai talvéz ? em S. Jõao de Pesqueira (ainda por cima parece que era perfilhado ).
O apelido é da Costa Cabral.
O que aconhelham-me a fazer? Vivo na Maia.
Agredeço todo ajuda que houver.
Atentamente.
M. da Costa Cabral
Direct link:
Onde começar ?
Cara M.da Costa Cabral,
A mãe de seu sogro, brasileira de Manaus, conhece os nomes dos pais dela?
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Onde começar ?
Maarit,
Sugiro que leia,
http://genealogia.netopia.pt/home/newpes.php
Cumprimentos,
Freis
Direct link:
RE: Onde começar ?
O confrade "Freis" já lhe indicou um bom princípio, a que depois poderá acrescentar o seguinte:
1) A sua mensagem foi classificada como formação (Azul claro), logo também poderá ver as respostas a questões similares na respectiva sala (que vem no cabeçalho de cada página) que resulta em: http://genealogia.netopia.pt/forum/indexM.html
2) Também poderá procurar outros tópicos com os apelidos que quer, p.ex. Costa Cabral, que resultaria em: http://genealogia.netopia.pt/forum/index.php?search=costa+cabral&tema=0&pesq_por=subject
3) Quando tiver mais avoengos entroncados poderá pesquisar por pessoas no Genea, p.e. Costa Cabral daria: http://genealogia.netopia.pt/pessoas/index.php?nome=costa+cabral&tipo_pesquisa=..%2Fpessoas%2Findex.php&search=1&Pesquisar.x=7&Pesquisar.y=9
4) Logo que começar a ter os primeiros dados concretos dos avoengos (nome, apelido e local de nascimento/baptismo, casamento ou óbito), pode pedir cópia dos registos às entidades competentes (Registos Civis) e quando recuar mais de 100 anos poderá recorrer aos Arquivos distritais correspondentes (consultando os registos ou pagando o serviço) ou consultando os microfilmes de paroquiais nas Bibliotecas dos Mormons espalhadas pelo País (ou estrangeiro) ou com a ajuda de algum confrade aqui no Genea. Ver links no apoio à Investigação em http://genealogia.netopia.pt/guardamor/pag_apoio_invest.php (necessita nível GeneaPlus) ou procure no Google por Torre do Tombo, Mormons e depois siga os links que encontrar nos respectivos sites.
5) Logo que os paroquiais estiverem na Net, o que se espera começar em breve, poderá fazer como na Finlândia, mas aqui tudo é mais lento, talvez devido ao clima !
Já tem aqui muito para explorar.
Cumprimentos e boa sorte.
Cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Onde começar ?
Sr(a) Lourval,
A mãe do meu sogro chamava Líbia Rodrigues Mota da Costa Cabral e o pai Jóse Martins da Costa Cabral. Conforme ao meu sogro ela nasceu em Manaus-Brasil e ele em Luanda - Angola (21.1.1904)
Suponho que os pais dela eram portugueses (emigrantes ?) e acho que eles casaram aqui no distrito Porto, no Ermesinde talvez. Infelizmente não tenho certidões nenhums.
Cumprimentos,
M. da Costa Cabral
Direct link:
RE: Onde começar ?
Caros Sr(s) Freis e Ângelo,
Obrigado pelo suas respostas. Já tenho andado na net várias semanas e para já não tenho encontrado nada, já visitei as paginas mormons, com os nomes que eu tenho, e ainda não encontrei nada.
Mais interesse tenho ao lado do pai do meu sogro (da Costa Cabral), mas por razões de emigração, não há certidões.
Por isso este é um pouco difícil.
M. da Costa Cabral
Direct link:
Onde começar ?
Cara M.da Costa Cabral,
Eu não prometo mas posso tentar localizar algo da mãe de seu sogro. Ele sabe a data, nem que aproximadamente, em que ela nasceu?
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
RE: Onde começar ?
Caro Lourval,
Muito obrigado pela sua ajuda é muito simpatico pela sua parte ajudar.
A mãe do meu sogro: Líbia Rodrigues Mota da Costa Cabral, nasceu em Manaus 15.6.1913. Os pais dela chamavam: António Almeida Mota e Prazeres Rodrigues Mota. Eram naturais do Moimento da Beira, Portugal.
Os pais casaram no Porto, em Portugal.
Cumps,
M. da Costa Cabral
Direct link:
RE: Onde começar ?
Em primeiro lugar, explore ao máximo os testemunhos orais das pessoas vivas (lugares, datas, acontecimentos). Pesquise e recolha os documentos possíveis para cada geração antes de passar à anterior (assentos de baptismo, casamento ou óbito, BI, documentos pessoais e profissionais. Muitas vezes um novo documento contém informações que permitem localizar outros.
Os nascimentos ocorridos nas ex-colónias portuguesas ou no estrangeiro são muitas vezes transcritos na Conservatória dos Registos Centrais, a quem se poderá dirigir fornecendo as informações necessárias (filiação, lugar de nascimento, datas aproximadas). Os Arquivos Nacionais das ex-colónias podem também ajudá-la.
Em Portugal, os Arquivos Distritais respondem a pedidos de localização de assentos de baptismo ou casamento mas deve indicar os nomes, a filiação, a freguesia de baptismo ou casamento e uma data aproximada.
José Mariz
Direct link:
RE: Onde começar ?
Caro Lourval,
Será que ainda pode me ajudar ? Meu sogro encontrou o registo do nascimento da mãe dela: Lybia Rodrigues Mota da Costa Cabral. Ela nasceu em Manaus 15.6.1913.
O pai chamava: António Almeida Mota, natural do Sernancelhe, freg. Freixinho.
A mãe chamava: Prazeres Rodrigues Mota, natural do Penalva do Castelo, freg. Sezures.
Os avôs paternos: Jacinto de Almeida Mota e Maria de Purificação Mota
Os avôs maternos: Manuel Rodrigues e Ana Lilia Rodrigues
Reparei nas outras mensagens que tem também ancendentes no Sernancelhe.
O registo do nascimento é feito posteriormente no Porto 1951 e também tem notificação do casamento com Jóse Martins da Costa Cabral.
Com os melhores cumprimentos,
Maarit Costa Cabral
Ps. como já tenho Genea Plus, mudei o nome utilizar do Maarit para Suomi
Direct link:
Onde começar ?
Cara Maarit,
Para encontrar o batismo de António, filho de Jacinto de Almeida Mota e Maria da Purificação, cerca de 1885, no Concelho de Sernancelhe, Freguesia de Freixinho, escreva para o Arquivo Distrital de Viseu advis@adviseu.iantt.pt aos cuidados da Sra. Dra. Maria das Dores.
Escreva para o mesmo Arquivo Distrital de Viseu para encontrar o batismo de Prazeres, filha de Manuel Rodrigues e Ana Lilia, cerca de 1890, no Concelho de Penalva do Castelo, Freguesia de Sezures.
Cumprimentos
Lourval
Direct link:
Onde começar ?
Cara Suomi,
Bem sei quje este tópico já tem oito anos mas ainda anda por aqui pelo fórum?
Precisava de informações sobre o casal Jacinto Almeida Mota e Maria da Purificação.
Atentamente
Rui
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jan 2025, 07:28