Família Lóio

This topic is classified in the following rooms Famílias

Família Lóio

#138306 | RUILOIO | 27 Dec 2006 17:13

Desejo saber na genealogia do Lóio, onde me enquadro

Reply

Direct link:

Boa pergunta. Mas qual delas?

#138394 | victorferreira | 28 Dec 2006 15:39 | In reply to: #138306

(...?)
Resposta: faça a sua pesquisa.
‘Ó caro participante: mas é mesmo aí é que está o problema! Não existem “árvores” feitas que abranjam todas as pessoas que tenham um determinado nome (era bom era …).
Senão todos, a maior parte dos que por aqui se passeiam anda a fazer é pesquisar, consultar papeis, ler coisas, falar com gente mais antiga da nossa família, e mais uns tantos desses "trabalhinhos", e que são na essência pessoais e intransmissíveis ... precisamente para responder a essa pergunta!
Se ninguém ainda fez esse trabalho na sua família, está com azar (ou sorte, dependendo da perspectiva): é V. que vai ter o trabalho todo! Ou pelo menos o referente aos SEUS (e dos seus irmãos, se os tiver) ancestrais.
Por isso, mãos à obra e vá lendo a "Iniciação ..." na página de entrada deste site, e comece a pesquisar documentos dos seus pais, avós e por aí além.

Digo-lhe já que "Loios" deve haver muitos, espalhados pelo país todo e provavelmente pouco ou nada relacionados uns com os outros. Há uns vizinhos da minha mãe que têm esse apelido. A palavra é uma corruptela do nome “Eloi”, mais comummente associada aos cónegos regrantes extintos em meados do séc. XIX e que em tempos tiveram conventos em vários locais do país (Évora é o mais famoso por causa da pousada).
Já deve saber isto mas aqui vai:
“…
Por esta altura (1425), o Bispo de Lamego, D. João Vicente, recém-chegado de Lisboa, onde lançara as sementes de uma nova comunidade, Congregação dos Cónegos Seculares de S. Salvador de Vilar, por se instalarem no antigo Mosteiro de Vilar de Frades - Barcelos, pede permissão ao Papa Eugénio IV, para que cedesse aos Cónegos de Vilar, ou também chamados Cónegos Azuis devido à cor do hábito, o Mosteiro de S. Jorge de Recião. Tomando posse da casa em 1438 aí permaneceram por 157 anos.
Quando D. Afonso V, em 1440 doa a Igreja de Sto. Eloi, em Lisboa, à Congregação dos Cónegos Azuis, estes passam a ser chamados pelos nomes de Cónegos de Sto. Eloi ou Lóios, tendo oficialmente e definitivamente ficado com a designação de Cónegos Seculares de S. João Evangelista, em 1461.
…”

O seu trabalho agora está em saber de onde vêm os SEUS Lóios.
Bom trabalho e Bom Ano. VF

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 16:30

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen