O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

This topic is classified in the following rooms Famílias | Cargos | Regiões

O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#138911 | JFMenéndez | 02 Jan 2007 22:02

Caros Confrades

Como deixei escrito no tópico "Nuno Gonçalves - Painéis de S. vicente de Fora", em boa hora aberto pelo nosso Confrade Artur Camisão Soares, procuro entroncar uns O'Neill que, em determinada altura do séc. XIX se ligam aos Sousa Miranda.

Destes Sousa Miranda tenho sobejamente falado em tópicos por mim abertos ou pelo caro Filipe Reis, sobre gente de Sintra. Nuns e noutros, aparecem com o seu apelido de Sousa Prego, do quais um ramo da 1.ª Linha se ligou aos Mirandas Correia de Almeida Duarte, na pessoa do Dr. Francisco José de Miranda Duarte, então juiz de fora daquela linda vila.

Filho desse casamento do Dr. Francisco José com D. Josefina Eusébia de Freitas Sousa Prego (por sua mãe dos Freitas Maciel, de Sintra, mas originários estes últimos de Viana da Foz do Lima) foi João José

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#138919 | JFMenéndez | 02 Jan 2007 22:34 | In reply to: #138911

Caros Confrades

Peço desculpa, mas hoje estou com problemas de comunicação, ou com muita azelhice no envio dos conteúdos.

Retomando e continuando o texto anterior, dizia eu:

Como deixei escrito no tópico "Nuno Gonçalves - Painéis de S. vicente de Fora", em boa hora aberto pelo nosso Confrade Artur Camisão Soares, procuro entroncar uns O'Neill que, em determinada altura do séc. XIX se ligam aos Sousa Miranda.

Destes Sousa Miranda tenho sobejamente falado em tópicos por mim abertos ou pelo caro Filipe Reis, sobre gente de Sintra. Nuns e noutros, aparecem com o seu apelido de Sousa Prego, do quais um ramo da 1.ª Linha se ligou aos Mirandas Correia de Almeida Duarte, na pessoa do Dr. Francisco José de Miranda Duarte, então juiz de fora daquela linda vila.

Filho desse casamento, do Dr. Francisco José com D. Josefina Eusébia de Freitas Sousa Prego (por sua mãe, dos Freitas Maciel, de Sintra, mas originários estes últimos de Viana da Foz do Lima), foi João José de Sousa Miranda Henriques.

Foi o 3.º filho e 2.º varão daquele matrimónio. Tal como os seus pai e irmão mais velho, seguiu a carreira da magistratura.

Nunca percebi o motivo porque não casou com a mãe dos seus filhos. Qual terá sido o impedimento, se é que houve algum.

Assim, de D. MARIA DA CONCEIÇÃO PRIETO (O'NEILL) teve a João Maria de Sousa Miranda Henriques, nascido em Lisboa, S. Vicente, a 30-05-1824 e aí baptizado a 20 de Junho. Mais tarde, em Goa, quando o pai aí era desembargador, nasceu D. Maria Adelaide de Miranda Henriques.

Deste João Maria e de, sua mulher e prima co-irmã, D. Maria Josefina Loureiro de Sousa Miranda, descendem os Loureiro de Miranda > Bernardes de Miranda.

De D. Maria da Conceição Prieto (O'Neill) apenas sei que era filha de António Pires Prieto e de sua mulher D. Maria Catarina Batahar Onel (sic), isto é O'Neill, na escrita de ouvido do cura daquela freguesia.

Fico aguardando qualquer informação que me possam adiantar e me permita entroncar estes O'Neill, que muito curioso seria se se provasse pertencerem aos dos senhores de Tyrone e Clannaboy, mas sem qualquer presunção que mo permita admitir pelos escassos dados que indiquei.

Melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#138921 | Pedro França | 02 Jan 2007 22:50 | In reply to: #138919

Caro Primo Zé Filipe:

Recebi hoje os teus votos de Boas Festas o que muito agradeço.
Queres que te veja alguma coisa nos ficheiros do AUC? Sabes se essa senhora de sobrenome Prieto O'Neil teve irmãos a passar pela UC? Ou algum filho dela?
Amanhã e 5ª Feira também passarei eu pelo AUC, em princípio.
Um abraço e tudo de bom.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#138926 | JFMenéndez | 02 Jan 2007 23:23 | In reply to: #138921

Meu Caro Pedro

Como estás?
Espero que tenham tido umas boas entradas neste ano de 2007.

Lá mais para diante, Abril ou Maio, conto passar aí por Coimbra e pelo AUC, para retomar as minhas velhas investigações sobre os nossos Migueis e afins, mas sobretudo para retomar os meus (da Nanda, claro) Fonseca da Quinta do Cabral. E através deles de toda a sua vasta descendência Cabral da Fonseca, Macedo Tudela de Castilho, Fonseca Tudela e Coutinho Garrido da 1.ª Linha; e Fonseca e Castro, Sousa Prego e Castro Sousa Prego da 2.ª.

Bom, isto são os projectos de quem vai retomar um pouco mais de liberdade para as lides genealógicas...

Quanto à tua sempre gentil disponibilidade agradeço-a, penhorado, mas creio não ter qualquer dado para lá dos que já conheço dos Sousa Miranda. Isto é, dos irmãos Francisco José e João José, que efectivamente por aí passaram.

Quanto ao filho deste último, João Maria de Sousa Miranda Henriques (talvez sem o Sousa no nome) penso que não terá passado, ou pelo menos nunca me apareceu como bacharel. Apanhei-lhes os traços da sua passagem pela tropa no AHM e, mais tarde, de comendador da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa. Aliás é por esse título que aparece geralmente designado este trisavô da Fernanda, que também assinava João Maria de Miranda Henriques e Sousa.

É a sua costela materna de O'Neill que eu gostava de determinar e, se possível, de entroncar. Mas como disse não possuo mais dados.

É tudo por agora.

Um grande abraço do primo e amigo,

José Filipe

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#138941 | artur41 | 03 Jan 2007 02:35 | In reply to: #138919

Caro Menéndez,

Vou procurar na ""Synopse genealogica dos O'Neill de Portugal", que foi elaborada em 31 de Dezembro de 1896. Vou, também, tentar encontrar em contacto com parentes do João que me possam elucidar melhor.

Sabe, caro confrade, o mundo é pequeno: sou parente, por afinidade, dos Maciéis (de Viana de Foz do Lima). Meu avô materno, Floriano Viana Pereira da Costa, era primo de António Cunha Viana, oficial de Cavalaria, que casou com Maria Amélia Maciel.

António Cunha Viana era filho de uma tia-bisavó minha: irmã de minha bisavó Jacinta Viana de Queiroz.

Renovado abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#140463 | JFMenéndez | 16 Jan 2007 22:58 | In reply to: #138941

Caro Artur João

Em resposta ao seu mail de ontem, no tópico do Políptico das Janelas Verdes, lamento dizer que não tenho quaisquer outras informações adicionais.
Tudo o que sei sobre este cruzamento com os (ou uns) O'Neill é o que atrás deixei e passo a sintetizar nos parágrafo seguintes:

"Assim, de D. MARIA DA CONCEIÇÃO PRIETO (O'NEILL) teve a João Maria de Sousa Miranda Henriques, nascido em Lisboa, S. Vicente, a 30-05-1824 e aí baptizado a 20 de Junho. Mais tarde, em Goa, quando o pai aí era desembargador, nasceu D. Maria Adelaide de Miranda Henriques."

"De D. Maria da Conceição Prieto (O'Neill) apenas sei que era filha de António Pires Prieto e de sua mulher D. Maria Catarina Batahar Onel (sic), isto é O'Neill, na escrita de ouvido do cura daquela freguesia."

Compreendo perfeitamente que com estes poucos dados não consiga entroncar estas pessoas na "Synopse genealogica dos O'Neill de Portugal".

Eu, que a partir de agora vou voltar ao convívio da Torre do Tombo, não digo diariamente mas com alguma assiduidade, tentarei descobrir algum possível rasto daqueles nos paroquiais de Lisboa.

Quanto aos seus e aos "meus" (da minha mulher) Maciéis falaremos oportunamente, se bem que, ainda que certamente da mesma família, estes Freitas Maciel, de Sintra, são um ramo descendente dos de Viana.

Um abraço,

José Filipe

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#140498 | artur41 | 17 Jan 2007 12:41 | In reply to: #140463

Meu Caro José Filipe,

Por ora, então, teremos que nos ater a esses dados. Vou tentar, também, saber algo de S. Vicente.

Sobre os "Maciéis": estou ao seu dispor para qualquer informação adicional que acabe por obter.

Um abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#140499 | mgorjaoh | 17 Jan 2007 13:02 | In reply to: #140463

Caro José Filipe,

Não posso ajudá-lo. Recentemente, no entanto, em pesquisas, encontrei um assento de "Sousa Prego" que não tenho aqui comigo mas que lhe enviarei para o seu mail, assim que reencontrar os ditos elementos.
Quanto a O'Neill, encontrei, pela mesma altura, a seguinte referência, que aliás parece extravasar também da informação constante do GENEA, pelo que forneço, para qualquer investigador interessado:

A 5.4.1862 foi baptizada em Lisboa (Mártires), Maria, filha legítima de João Torlades O'Neill, negociante, e de D. Emília Cristina de Andrade O'Neill, aqui recebidos (fl. 5-5v do livro respectivo - MF 1596).

Abraço,

Miguel

Reply

Direct link:

RE: O'Neill - procura-se entroncar estes que indico

#140593 | JFMenéndez | 18 Jan 2007 09:28 | In reply to: #140499

Caro Miguel

Muito obrigado pela suas informações. Permita-me, no entanto, dizer que deixei ter ter aquele email da EDP, em que fez o obséquio de me enviar a sua documentação e estudo sobre o José Seabra. É isso mesmo, a minha Empresa propôs "dar-me" disponibilidade total para as minhas investigações e eu, por força de muitas razões e anos de casa, aquiesci... Tente, por favor, o email caseiro que já lhe dei. Se os mailes não vierem sobrecarregados, consigo recepcioná-los.

Um abraço,

Zé Filipe

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140616 | JFMenéndez | 18 Jan 2007 12:00 | In reply to: #140593

Caro Artur João

Ainda na sequência da minha resposta anterior, em que dizia não ter mais informações para lhe dar, tenho de precisar o contexto da mesma.

Não tenho outras informações sobre os O'Neill que se cruzam com os Sousa Miranda (Henriques), mas tenho outras que passo a disponibilizar, no mesmo sentido que o Dr. Miguel Gorjão-Henriques aqui o fez.

Então é assim, reportando-me ao tópico do confrade Vasco Cyrne, posso precisar a informação que o nosso Administrador deixou em aberto, lá mais para trás (em 2002, creio eu) relativamente a um artigo que leu sobre os O'Neill, reis do Ulster.
Dizia o Luis Amaral que não conseguia, nesse momento, precisar qual a publicação em que vira uma alusão ao encontro dos O'Neill e à proclamação do português Hugo O'Neill como Rei da Irlanda e Chefe do clã O'Neill. Eu tenho duas referências, a saber:

Um artigo de "O INDEPENDENTE" intitulado "REI POR UM DIA", de Laurinda Alves, sobre a entronização (não sei se se pode designar assim) do legítimo e inquestionado Chefe do Clã O'Neill, o português Hugo O'Neill, ilustrado com várias fotografias ca cerimónia na fortaleza de Grianan of Aileach.

A outra referência respeita a dois artigos publicados na "POINT DE VUE" n.º 2296 de 4-VIII-1992, sob a designação geral de "ROIS D' IRLANDE". O 1.º deles intitula-se "Lord O'Neill un homme entre deux traditions" e o outro "The O'Neill of Clanaboy: des châteaux en Portugal", ilustrado com uma fotografia de Hugo O'Neill, ao lado da Harpa da Irlanda e a outra, na sua casa de Setúbal, com o seu filho mais novo e herdeiro Jorge O'Neill.

Não sei se era a um destes artigos que o Luis Amaral se queria referir, de qualquer modo aqui fica a sua referência.

Um abraço,

José Filipe

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140619 | artur41 | 18 Jan 2007 12:31 | In reply to: #140616

Caro José Filipe,

Conheço pessoamente o Hugo O'Neill, pois foi-me apresentado numa festa em casa do meu cunhado e da minha irmã.

Obrigado por mais estas informações.
Há alguns anos lembro-me de ter falado com uma parente: a Graça O'Neill. Esta tinha importantes dados, pelo que vou tentar localizá-la.

Um abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140692 | JFMenéndez | 18 Jan 2007 20:00 | In reply to: #140619

Caro Artur João

Embrenhado na conversa dos artigos que hoje de manhã indiquei, esqueci-me de dar as outras referências que encontrei sobre uns O’Neill que, sublinho, nada têm a ver (pelo menos que eu saiba) com os da minha mulher.

Assim, recorrendo à velha, mas sempre útil, enumeração ascendente de Sosa-Stradonitz, temos:

Murate O’ Neill
1 = Isabel, baptizada em S. Bartolomeu da Charneca (SBC), tendo por padrinho o Marquês de Louriçal. Estupidamente assentei as coordenadas do registo SBC = 3-B-96, mas não a respectiva data do baptizado.
2 = Ricardo Murate, inglês, mas natural do Porto, casado em Lx. na freg. das Mercês com
3 = Helena O’ Neill, natural da Irlanda e moradores na Qt.ª da Portela (SBC).

O’ Neill Ferreira
1 = D. Mariana O’ Neill, moradora na rua da Princesa, 62. Faleceu a 17-X-1830, tendo sido sepultada na Igreja dos Religiosos Irlandeses do Corpo Santo SNL = 2-O-62.
2 = João O’ Neill, “irlandez”
3 = D. Valentina Josefa Ferreira

Fernandes “Oneille” Andrade
1 = D. Maria Emília O’ Neill, de dois anos e meio, natural de Lx. e baptizada na freg. de N. Sr.ª dos Mártires . Faleceu a 24-V-1864 SMS = 8-O-14.
2 = João Fernandes “Oneille”, morador em Lx., na rua de S. Francisco.
3 = D. Emília de Andrade “Oneille”

E é tudo o que de momento tenho sobre os O’ Neill.

Um abraço,

José Filipe

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140715 | artur41 | 18 Jan 2007 21:31 | In reply to: #140692

Meu Caro José Filipe,

É com muito apreço que recebo estes dados. A ver se se consegue fazer uma nova actualização.

Um abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140734 | JFMenéndez | 18 Jan 2007 22:35 | In reply to: #140715

Caro Artur João

Afinal não era tudo. Só depois de ter escrito é que reparei não ter descodificado parte das siglas utilizadas.
A chave dessas siglas é como segue:

SBC – S. Bartolomeu da Charneca.
Tenho investigado esta freg. por causa da Quinta da Portela, aonde os Fonseca Cabral (ou Cabral da Fonseca, utilizado por outros irmãos e respectiva descendência) tinham uma capela, para além do senhorio da respectiva quinta, aonde se ergue nos nossos dias o Aeroporto da Portela.
SNL – S. Nicolau, Lisboa
SMS – S. Martinho, Sintra

E agora sim, é tudo quanto ao que escrevi.

Mudando de assunto, para terminar, a minha mulher teria amanhã ocasião de conhecer pessoalmente o seu cunhado João, que estará provavelmente na posse do novo reitor e seu colega da FCML, mas como tem aulas e se sente geralmente mal com muita gente, com muito tabaco à mistura e algum formalismo, próprio dessas cerimónias, só lá estará … representada pela beca, que emprestou a uma colega.
Ficará para outra ocasião.

Um abraço,

José Filipe

Reply

Direct link:

RE:Outros O'Neill

#140765 | artur41 | 19 Jan 2007 03:42 | In reply to: #140734

Caro José Filipe,

Acordei há bocado (isto de andar a dormir às prestações deve ser do avanço da idade...) e lembrei-me de vir ver o computador. Bem me parecia que algumas siglas não estavam descodificadas, agora tudo faz mais sentido: o "SNL" não percebia e até é uma freguesia bem conhecida por mim.

Quanto à cerimónia: trata-se da tomada de posse do Prof. Doutor António Bensabat Rendas. Não hão-de faltar oportunidades para se conhecerem.

Um abraço,

Artur João

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Sep 2024, 18:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen