Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#139702 | gmg | 09 Jan 2007 14:38

Caros Confrades,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#139724 | JCC | 09 Jan 2007 17:56 | In reply to: #139702

Caro Luis GMG

Diz que Maria Josefa nasceu em 1783 e João Luis, se for o que encontrou, em 1788, o que o fará mais novo que a mulher, situação que não considero muito frequente mas que pode suceder, sobretudo em casamentos mais tardios.

Se estas datas estiverem certa a Maria Josefa tem uma filha com 38 anos e outra com 41, o que também aprece apontar para um casamento tardio, a menos que haja mais filhos anteriores.

Mas, se o João Luis não for aquele ela podeia ter casado com 20 anos o que a levaria a casar em 1803 (ou ainda antes). Será que verificou esta hipótese?

É apenas um palpite, mas como parece ter esgotado as alternativas...

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#139735 | gmg | 09 Jan 2007 18:58 | In reply to: #139724

Caríssimo João Cordovil Cardoso,

Tal como na mensagem por mim colocada, assim sucedeu. O casamento não foi localizado em Molelos, nem em Campo de Besteiros (lugar de Ribeira). Consultei um Dicionário Corográfico e pesquisei todas as freguesias, que têm lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu e nada.

Em Portalegre também não se encontra o Casamento.

Quanto ao Registo de Baptismo de João Luís, apenas em Campo de Besteiros surge, não existindo nenhum outro João Luís nas outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Distrito e Bispado de Viseu e ao Distrito da Guarda e Bispado de Viseu. Aponto como meu antepassado o referido João Luís, nascido em 1788.

5 anos de diferença, não é nada! Praticamente os nubentes são da mesma geração. A minha Avó Paterna era 7 anos mais velha do que o meu Avô!

Casamento tardio? É provável. Mas onde? Está aqui um enigma....

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#139737 | gmg | 09 Jan 2007 19:03 | In reply to: #139724

Mais uma achega:

Cheguei a consultar os Registos de Óbito de Portalegre e não constam a Maria Josefa e o João Luís... Terão partido para outro local? Ou terá sido falha do padre e não registou o óbito?

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#139791 | gmg | 10 Jan 2007 12:11 | In reply to: #139702

Interpelo a quem descenda deste casal, que me possa dar pistas para a localização do seu registo de casamento.

Reply

Direct link:

Genealogia e tauromaquia (já vai perceber ...)

#139964 | salen | 11 Jan 2007 23:24 | In reply to: #139702

Recebi a sua mensagem no outro Tópico.
Vim ver este.
Como não precisou a intenção do seu pedido, suponho que seja para opinar sobre como descobrir o casamento dos Srs. seus n-avós João Luís e Maria Josefa
O Luís fez o que eu faria (se tivesse tempo ...).
Mas faltou uma coisa: e os irmãos da n-1-avó Rosa da Alegria? Procurou por eles? Encontrou algum? S. Lourenço é uma das paróquias urbanas de Portalegre, suponho. Mas e nas periféricas limítrofes? E o Crisma da Rosa da Alegria? E os registos de óbito de João Luís e Maria Josefa? E outros documentos notariais da época que possam referir transacções de propriedades? E algum emprazamento ao Cabido da Diocese? Estes últimos costumam estar listados por data e ordem alfabética dos emprazados. Nos registos dos baptismos das duas filhas não consta nada? De onde eram os padrinhos desses sacramentos todos que se deram nessa família por essa época? Aparecerá lá alguém referido a alguma terra que faça soar uns sininhos, que permita alguma associação de idéias?
Em suma, se não podemos chocar de frente com o bicho (salvo seja!) lá terá que ser uma de cernelha ...
Cumprimentos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Genealogia e tauromaquia (já vai perceber ...)

#139972 | gmg | 12 Jan 2007 00:08 | In reply to: #139964

Preocurei pelos Irmãos da Rosa da Alegria, em Molelos, Campo de Besteiros e em Portalegre entre 1800 - 1821 e apenas em 1824 consegui localizar uma outra irmã da Rosa da Alegria, em Portalegre. Nada em Molelos ou Campo de Besteiros. Quanto aos padrinhos, é tudo gente de Portalegre.

Não procurei o Crisma da Rosa da Alegria. Em que livros devo procurar? Normalmente crismavam-se com que idade no séc. XIX? Esta Rosa da Alegria nasceu em 1821.

Não encontrei os óbitos em Portalegre do João Luís nem da Maria Josefa.

Muito obrigado pela sua resposta!

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#140201 | gmg | 14 Jan 2007 17:22 | In reply to: #139702

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#140513 | gmg | 17 Jan 2007 17:29 | In reply to: #139702

Renovo o pedido

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#141467 | gmg | 24 Jan 2007 11:18 | In reply to: #139702

Renovo o tópico...

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#141796 | gmg | 26 Jan 2007 14:26 | In reply to: #139702

Renovo o pedido...

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#142011 | gmg | 28 Jan 2007 01:01 | In reply to: #139702

Interpelo aquem possa descender deste casal, e que disponha de informações, o favor de deixar mensagem neste tópico.

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#142747 | gmg | 02 Feb 2007 17:59 | In reply to: #139702

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#143006 | gmg | 05 Feb 2007 10:35 | In reply to: #139702

Renovo o tópico, na esperança de conseguir localizar o que prretendo...

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#143309 | gmg | 07 Feb 2007 17:47 | In reply to: #139702

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#143328 | MariaDavid | 07 Feb 2007 22:45 | In reply to: #139702

Caro confrade

Não sei se isto pode servir de qualquer ajuda mas mesmo assim aqui vai o que penso:

1- Questão do nome: será que no registo de baptismo foi dado à criança esse nome? Vou dar-lhe um exemplo. Uma das minhas bisavós era conhecida por Amélia. Casou como Amélia e como Amélia morreu, de acordo com os dois assentos paroquiais. Eu sabia exactamente a data do seu nascimento, casamento e óbito. Quando tentei arranjar a certidão de baptismo, procurei na data correspondente e...nada! Voltei a procurar como Maria, como Amélia e como Maria Amélia e...nada!!! pensei que talvez tivesse havido algum lapso de data e voltei a procurar com uma margem de 10 anos para a frente e para trás da data que eu tinha. E...nada! Verifiquei todos os microfilmes da vila, todas as freguesias e...mais uma vez nada! Andei nisto uma série de anos, buscando desesperadamente por esse registo. Um dia, acidentalmente, quando procurava outra coisa, os meus olhos tombaram num registo de baptismo de uma criança, do sexo feminino, com os mesmos nomes de pais e avós correspondentes a essa bisavó Amélia. E pensei para com os meus botões "uau...mais uma irmã da bisavó que eu não conhecia!".
Esta menina chamava-se Francisca. Fiz a fotocópia do assento....porque, muito sumido no eixo central do livro, estava anotado "Pelo sacramento do Santo Crisma mudou o nome para Amélia". Nem mais!

2- Contornando a dificuldade: procure encontrar registos de irmãos da Rosa da Alegria para se aproximar da data de casamento dos pais. Tente avançar para o casamento de António Luís e Maria Correia e começar a procurar baptismos um ou dois anos antes. Já encontrei registos de baptismos cujos pais se casaram depois do nascimento dos filhos. Se tiver já o registo de óbito de João Luís e de Maria Josefa, analise o que consta desses assentos, qualquer menção sobre a idade, se os nomes que constam desses assentos correspondem aos que tem.

3- Ultrapasse, se possível, este bloqueio para já, tentando avançar por outras vias e, na posse de mais elementos, talvez já seja possível trocar informações com outros confrades que tenham investigado a sua região.

Lamento não lhe conseguir outras alternativas.
Boa sorte.

Maria

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#143448 | gmg | 09 Feb 2007 15:04 | In reply to: #143328

Caríssima,

A Rosa d'Alegria, minha ascendente foi registada com esse nome no Registo de Baptismo. Quando nasceu a filha desta Rosa - chamada Brites d'Alegria Mourato - ela também consta como Rosa d'Alegria, pelo que não mudou o nome aquando do Crisma.

Relativamente ao casamento do Casal JOÃO LUÍS - MARIA JOSEFA, não o consigo localizar em parte alguma!!!

E o mais curioso é que só consegui encontrar uma irmã da Rosa d'Alegria, de seu nome Vicência (se não estou em erro). Ou seja, a Maria Josefa tinha 39 e 42 anos, quando nasceram estas crianças.

Não consegui localizar o Registo de Óbito de JOÃO LUÍS, nem o de MARIA JOSEFA em Portalegre (onde nasceram a minha antepassada e sua irmã)...

Estou mesmo sem pistas....

O JOÃO LUÍS, era natural do lugar de Ribeira (Campo de Besteiros - Tondela) e a MARIA JOSEFA era natural de Molelos - Tondela. Nessas duas localidades não foi localizado o respectivo registo de casamento!!!!

Que coisa mais estranha...

Mesmo assim, muito obrigado pela sua resposta!

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#143616 | gmg | 11 Feb 2007 01:23 | In reply to: #139702

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#144079 | gmg | 14 Feb 2007 18:48 | In reply to: #142747

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

"Confirmação"

#144469 | salen | 17 Feb 2007 19:28 | In reply to: #139972

Caro Luís,
Só agora me dei conta da sua pergunta sobre os registos de crisma.
Não sei se já tem uma resposta, mas eu encontrei registos de crisma nos próprios livros de baptismos espalhados em fins de secções Baptismo ou Matrimónio, nos fins dos livros, era onde dava jeito escrever. Eu diria que é preciso 'espiolhar' o livro todo, e se houver, encontra de certeza. Pode é não haver.
A lista que encontrei (de 1638: haverá outras mais recentes mas ainda lá não cheguei) é de "primeiros nomes" de crianças, que como sabe, apenas assim seriam tratadas até terem o seu nome registado no Matrimónio ou em algum documento associado à maioridade. Seguia-se "de Fulano de Tal" se o pai, ou "de Fulana de Tal" se a mãe viúva ou solteira, e também, hélas, "do Abade", com um "sobrinhas" escrito posteriormente com outra letra ...
Nunca procurei nos documentos Diocesanos para ver se há róis de crismados, mas como há os 'róis de confessados' é possível que também os haja de crismados. É ver nos Distritais ou Arquivos Diocesanos respectivos.
Não ajudei muito mas aqui fica a resposta que já tardava por distracção.
Melhores cumprimentos, do
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#144697 | gmg | 19 Feb 2007 01:02 | In reply to: #144079

Renovo o tópico

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#145200 | gmg | 23 Feb 2007 15:33 | In reply to: #144697

Mais uma vez, venho interpelar às pessoas de Portalegre ou de Tondela se têm conhecimento do casal em causa?

Renovo, deste forma, o tópico.

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#146285 | gmg | 03 Mar 2007 18:37 | In reply to: #145200

Não há descendentes desta família em Portalegre?

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#149021 | gmg | 18 Mar 2007 20:09 | In reply to: #139702

Caros Confrades,

Nas minhas buscas deparei-me com a seguinte dificuldade: Uma antepassada minha, ROSA DA ALEGRIA, nasceu em Portalegre em 1821 (freg.ª de S. Lourenço). Ela era f.ª de João Luís natural do lugar da Ribeira, Bispado de Viseu e de Maria Josefa natural do lugar de Molelos do mesmo Bispado. Neta paterna de António Luís e de Maria Correia e materna de José Marques Coimbra e de Maria Marques.

Consultando um Dicionário Corográfico, pude constatar que existem muitos lugares de Ribeira. Contudo um lugar de Ribeira (próximo da freguesia de Molelos), fica em Campo de Besteiros, ambas freguesias do concelho de Tondela. Acontece que hoje em dia, Molelos já não é um lugar, mas sim uma freguesia e consegui encontrar o assento de Baptismo de Maria Josefa (nascida em Molelos em 1783).

Procurei o Registo de Casamento de JOÃO LUÍS com MARIA JOSEFA em Molelos e em Campo de Besteiros e não os consegui localizar. Devem ter casado entre 1806 - 1820.

Procurei o mesmo registo em todas a freguesias do concelho de Tondela e nada.

Procurei o mesmo registo na freguesia da Sé Ocidental (Viseu) e nada.

Procurei o Registo de Casamento nas freguesias urbanas de Portalegre, e também não o encontrei...

Cheguei a procurar registos de Baptismo de filhos deste casal em Molelos e em Campo de Besteiros e não encontrei nenhum!

E além de Campo de Besteiros, consultei várias freguesias pertencentes a diversos concelhos do distrito de Viseu, que têm lugares de Ribeira para encontrar o Registo de Baptismo de João Luís e apenas em Campo de Besteiros, surge um João (natural de Ribeira) e mais irmãos deste João, filhos de António Luís Bandeira (ou António Luís) e de Maria Correia (ou Maria Gomes, ou Maria Gomes Correia, ou ainda Maria Gomes de Figueiredo).

Cheguei a consultar outras freguesias, com lugares de Ribeira, pertencentes ao Bispado de Viseu (distrito de Viseu) e Bispado de Viseu (Distrito da Guarda) e nada. Apenas em Campo de Besteiros se encontra o Registo de Baptismo de João Luís (nascido em 1788), pelo que - e devido à proximidade geográfica com Molelos, e ausência de Registos de Baptismos de um João (f.º dos supracitados António Luís e Maria Correia) - considero como sendo o meu antepassado o João nascido em Campo de Besteiros, bem como legítima toda a minha linha ascendente, por este meu antepassado.

Este João Luís pertencia à Família BANDEIRA e aos FREIRE DE ANDRADE, gente nobre e principal da Beira.

Interpelo a quem possa descender deste casal ou que saiba onde se encontra lavrado o respectivo registo de casamento o favor de me contactarem.

Sabe-se que tiveram duas filhas em Portalegre: uma nascida em 1821 e outra em 1824.


Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#149059 | manuela | 19 Mar 2007 03:14 | In reply to: #149021

Caro Luís

Não sei se alguém já terá sugerido ou se já terá procurado no lugar da Ribeira, próximo da Ribeira d'Alge, freguesia da Aguda. Eu não sei se ainda existe esta designação e também não sei se o lugar da Ribeira pertencia exactamente à freguesia da Aguda. Eu explico: tenho familiares a nascer na Ribeira d'Alge, freguesia de Aguda (Figueiró dos Vinhos) e num testamento do início de 1900 é referido o lugar da Ribeira ali próximo, pelo que consigo perceber, mas não seria Ribeira d'Alge pois no mesmo documento existem as duas designações e percebe-se bem que são dois lugares diferentes.
Tenho estado atenta pois também tenho um ramo a partir de Mêda que vem juntar-se a uma outra família da Ribeira d'Alge. Acontece que também tenho encontrado dificuldade em prosseguir com esse ramo de Mêda.

Bem, se não adiantou, pelo menos fica a boa vontade e a troca que às vezes posteriormente poderá servir para alguma coisa.
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#149097 | gmg | 19 Mar 2007 12:15 | In reply to: #149059

Cara Manuela,

Esse lugar de Ribeira em Figueiró dos Vinhos pertence a que distrito e Bispado?

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#149300 | manuela | 20 Mar 2007 15:55 | In reply to: #149097

Caro Luís

Estamos a falar do Distrito de Leiria, Concelho de Figueiró dos Vinhos (as freguesias são: Aguda, Figueiró dos Vinhos, Bairradas, Campelo e Arega). Mas nem sempre foram estas freguesias. Parte destas terras pertenceram ao Concelho de Maçãs de D. Maria. Penso que o melhor será contactar com a Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos (236 55 95 50) e tentar perceber a que freguesia pertence o lugar da Ribeira (pode ser uma designação antiga mas as pessoas da zona sabem onde é). No tal testamento era refrida uma parcela no lugar da Ribeira e na altura eu encontrava-me no lugar da Ribeira d'Alge (não são o mesmo lugar), com a povoação de Aguda muito próxima e disseram-me que o lugar da Ribeira não ficava longe, portanto poderá ser da freguesia de Aguda (mas não posso dar certezas). O número de telefone da Junta de Freguesia de Aguda é:236 622 602.
Sei que os livros paroquiais se encontram no Arquivo Distrital de Leiria pelo que com estes dados também poderá tentar para lá.
Há também um lugar da Ribeira (de Mileu) no distrito de Viseu, Moimenta da Beira. Não sei se procurou por aí. Não conheço essa zona com pormenor pelo que mais não sei.
Ainda mais uma, havia um antigo concelho de Ribeira de Soaz que actualmente corresponde aos municípios de Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso e Terras de Bouro.
Boa sorte!
Com os melhores cumprimentos,
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Gente de Portalegre e de Tondela, onde estão?

#149306 | gmg | 20 Mar 2007 16:27 | In reply to: #149300

Muito obrigado!

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 00:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen