localizar registro de nascimento ou militar

This topic is classified in the following rooms Formação | Arquivos | Regiões

localizar registro de nascimento ou militar

#140222 | valeria fidelis | 14 Jan 2007 20:27

ola.sou neta de portugues;nascido na guarda,distrito de arrefana.gostaria de localizar o alistamento militar de meu avô;ou seu batisterio;ou algum comprovante escolar;ou sua certidao de nascimento;que ja foi pedida a conservatoria da guarda e nao foi localzada.estou com o processo de cidadania parado pois nao encontrei estes documentos;tenho sua cedula de identidade de estrangeiro no brasil;sua certidao de naturalizaçao brasileira;documentos que comprovam que ele era portugues mas isto nao foi suficiente para o consulado iniciar o processo.sera que alguem pode me ajudar a localizar tais documentos que comprovem de fato a sua nacionalidade portuguesa;ou podem me indicar algum advogado para me ajudar com isto?

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140261 | fertelde | 15 Jan 2007 08:07 | In reply to: #140222

Será : Arrifana é uma freguesia portuguesa do concelho da Guarda, com 17,16 km² de área e 735 habitantes (2001). Densidade: 42,8 hab/km².

Coloque aqui o nome completo do seu Avô, e data de nascimento e se tem a informaçâo o nome dos pais dele também.-

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140283 | valeria fidelis | 15 Jan 2007 11:06 | In reply to: #140261

sim com certeza è este sitio.o nome de meu avô:manoel antunes em alguns documentos oficiais no brasil constam pissara e noutros so constam antunes.manoel antunes nascido em:15-12-1902,em arrifana comarca da guarda;filho de antônio antunes e emília de jesus antunes.procuro por qualquer documento:certidao de nascimento;batistèrio;alistamento militar;atestado de escolaridade,documentos que me ajudem provar sua cidadania portuguesa,ja que sua certidao de nascimento portuguesa,usada quando se casou no brasil com minha avó desapareceu do cartorio civil da cidade onde eles se casaram.foi pedido a conservatoria da guarda a 2via,so que tbem não foi localizada ai;pois eles alegam que o registro so passou a ser obrigatorio em portugal a partir de 1911e que ele provavemmente so tenha o batisterio em alguma igreja de arrefana

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140287 | fertelde | 15 Jan 2007 11:29 | In reply to: #140283

Lhe estâo a mentir descaradamente, enfim as alminhas desse jardim à beira mar plantado...
Os registos sâo obrigatórios desde 15.. e picos, e todos os portugueses, nascidos quer em Portugal Continental quer nas Colonias, estâo registados, e bem registados. Os registos de batismo passaram a ser registos civis a partir de 1911, mas os registos de batismo nâo desapareceram, passaram para os cartorios civis, até porque por lei antiga, eram obrigatórios os registos em duplicado...

Se me permite, farei o pedido desse registo e já lhe direi quais os resultados. De qualquer maneira também pode tentar os Registos Centrais de Lisboa, onde haverá ou deverá estar o duplicado do registo do seu antepassado.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140289 | fertelde | 15 Jan 2007 11:36 | In reply to: #140283

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/certidoes_online/
entre em contacto com este link e logo do loging peça os documentos, ponha apenas Manuel Antunes, ppois nâo será dificil com a data de nascimento e o nome dos pais darem com ele, em 1902, nâo haveria muita gente nessa paroquia...
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

Informação correcta

#140294 | salen | 15 Jan 2007 12:06 | In reply to: #140287

Caro Fernando,
Aguente aí os 'cavais', amigo.
Não me parece que se tenha mentido, muito menos descaradamente, muito menos que justifique um lamento pelas alminhas deste jardim à beira mar plantado.
Leia o que a nossa participante escreveu: que lhe responderam de uma Conservatória dos Registos Civis que não havia registo civil antes de 1911, que o Sr. avô dela nasceu em 1902, e que o registo estaria num livro paroquial.
A única possivel incorrecção ou informação incompleta é que esse livro estará num Arquivo Distrital (ou da Guarda ou nos registos da Guarda disponíveis no Distrital de Lisboa - na TT).
Cumprimentos. VF
PS.: ... e de uma vez por todas minha cara «valeria fidelis»´: é ArrIfana, com «i»

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140298 | valeria fidelis | 15 Jan 2007 12:15 | In reply to: #140287

as coisas infelismente correm deste "mal"modo";no brasil na cidade onde meu avô se casou alegam,isto de fato ocorreu ,dizendo que o documento do qual era exigido qdo ele se casou em 1915,foi queimado num incendio;mas como sua certidao de casamento tbem nao foi queimada?somente sua certidao de nascimento?isto eles provavelmente deve ter passado a xerox ou mesmo o original por algum bom dinheiro;para alguem;deus q me perdoe to julgando sem saber ou ver mas sempre achei isto estranho.temos conosco sua certidao de casamento;obito;2via de naturalizaçao pois ele adquiriu a cidadania brasileira tbèm;e estes documentos ainda nao sao suficientes para iniciar no consulado o pedido de minha mae a naturalizaçao portuguesa,pra depos transmiti-la a nos seus filhos.peco;por favor sr fernando que me ajude indicandi um bom advogado ai.abraços respeitosos.valèria

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140299 | valeria fidelis | 15 Jan 2007 12:23 | In reply to: #140289

ja solicitei e o manoel antunes que eles acharam là è filho de josè antunes com emília de jesus,e a data de nascimento nao bate coma do meu avô pois este que descobriram la è de 1895,meu avô foi para o brasil clandestino num navio;fugindo da guerra,serà que ele pode ter alterados seus documentos ,existe esta possibilidade?o q vc acha e como eu poderia se é q se pode,provar q este manoel encontrado e o meu avô sendo q todos seus documentos tirados no brasil,constam outros dados?sabemos sim que ele tinha um irmao chamado jose antunes;mas nao pai com este nome.e tudo muito estranho e complicado mas precisamos encontrar e arumar estes documentos.obrigado pela ajuda

Reply

Direct link:

RE: Informação correcta

#140379 | fertelde | 16 Jan 2007 05:05 | In reply to: #140294

Pois meu Caro Vitor Ferreira:
Mais um motivo para que lhe tivessem dado a informaçâo correcta, nâo indicando que nâo havia registros anteriores, o que è mentira, mas redireccionando a requerente para a direcçâo do Arquivo Distrital da Guarda. A Funcionaria, com tal informaçâo, à incumprido ou por omissâo ou por ignorancia a sua missâo: o estar ao serviço dos utentes e informar correctamente os mesmos. E quer por omissâo quer por ignorancia, à mentido e faz um fraco serviço ao público.- E a essas alminhas que por omissâo ou por ignorancia tanto abundâo nas repartiçôes Públicas, a elas vai o meu lamento.-
Os registros de batismo eram também registros civis, pois á vida civil se reportavam e a resposta está dada no seu próprio escrito, tanto reconhecendo a incorrecçâo da resposta, quer no depósito dos livros que estâo nos Arquivos Distritais, que sâo também civis.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimentoou militar

#140423 | fertelde | 16 Jan 2007 16:56 | In reply to: #140298

Diga- me se a sua mâe ainda è viva?
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141114 | fertelde | 22 Jan 2007 12:36 | In reply to: #140222

Exmo. Senhor


Estimada Valeria Fidelis:
Acabo de receber a seguinte resposta do Arquivo Distrital da Guarda:
"Cumpre-me informar que este Arquivo Distrital não dispõe ainda dos livros de registo de baptismos correspondentes ao ano de 1902 da freguesia de Arrifana.

Terá que solicitar o seu pedido à Conservatória do Registo Civil da Guarda:

Rc.guarda@dgrn.mj.pt

Redireccionei este pedido para o registo civil de Braga e estarei lhe dizendo algo quando receba alguma resposta.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141126 | valeria fidelis | 22 Jan 2007 13:50 | In reply to: #141114

caro SR.Fernando;muito obrigado por me ajudar e o sr.entende o porque atè hoje eles ainda não dispõem de tais livros;e caso na conservatoria de braga tambem nao dispoem de tais informaçoes;onde poderia eu começar a procurar?muito obrigadapela vossa ajuda.Valeria

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141133 | fertelde | 22 Jan 2007 14:25 | In reply to: #141126

Estimada Valeria:
Os livros estâo no Registo Civil de Braga. Nâo se preocupe que vou fazer tudo para que deem a informaçâo.-
Vamos a ver, os registos estâo nos Registos Civis, até passarem 100 anos, logo passam para os Arquivos Distritais. Assim os livros de 1902, ainda estâo nestes Registos Civis, è o correcto e assim o transmitiram...
Já contactei o Registo Civil, vamos a aguardar que respondam.-
Cumprimentos,
Fernando

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141312 | igrejas | 23 Jan 2007 14:48 | In reply to: #141133

Caro Fernando de Telde,

Procuro localizar o registo de um José Fernandes que foi Cabo da Guarda Fiscal, Chefe do Posto de Monção por volta de 1920. Uma vez que não sei nem local, nem data de nascimento, casamento ou óbito, pode-me dizer onde posso procurar informações sobre esta pessoa?

Cumprimentos,
Filipa Igrejas

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141442 | valeria fidelis | 24 Jan 2007 07:34 | In reply to: #141133

caro sr.fernando;desde jà agradeço seus esforços e atençao.aguardemos então o que eles vão ou não encontrar.E qto ao certificado militar hà como se fazer uma pesquisa no nome de meu avô para saber se ele teve este registro militar?obrigada.valèria

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141570 | fertelde | 24 Jan 2007 22:23 | In reply to: #141442

Há outras possibilidades como saber a data aproximada em que embarcou para o Brasil, pois teve que ter um registo de entrada no Brasil, uma vez que diz que o seu avô embarcou clandestino, nâo se pode procurar a emissâo do passaporte, que seria outra via de investigaçâo...
Sim se poderia buscar o certificado militar, esperemos o que nos dizem de Arrifana.
Outra questâo, sabe de mais algum apelido do seu avô?
Cumprimentos,
Fernando

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141628 | valeria fidelis | 25 Jan 2007 08:11 | In reply to: #141570

Biom;ele se casou com minha avò em 1935;mas contava que havia chegado no brasil uns 10 anos antes ;e habitado no rio de janeiro,atè ir pra minas gerais onde se casaram.Não sei se naquela època se fazia algum registro de quem desembarcava e se ele fez isto pois estava como disse clandestino mas vou procurar se alguem de mina familia sae aonde foi;e qdo exatamente ou aproximadamente isto aconteceu.Qto a apelido so sei:Manoel Antunes"pissara";que como lhe disse em alguns documentos constam noutros não.Qto a sua familia que ficou em portugal;ele falava de um irmão chamado josè que teve uma filha com nome de leontina e que hoje estaria com uns 70;ou mais anos de idade.Me informou um senhor portugues que na guarda tem um senhor que è cantor que tem o sobrenome antunes pissara e que poderia ser algum parente de meu avô,mas isto me vêio ao meu conhecimento ha uns 5anos atràs qdo eu e meu esposo residiamos em londres e este senhor por acaso era cliente do restaurante portugues do qual meu esposo trabalhava.No mais;nem minha mãe ,meus tios;sabem muito da origem de seu pai em portugal e depois que ele imigrou pro brasil não ficou a fazer contato com aqueles que havia deixado em portugal;o que è uma lástima pois nos tirou o previlègio de conhecer de fato nossas raizes,mas tudo bem;nè.Obrigado mais uma vez pela ajuda sr.fernando.

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141668 | fertelde | 25 Jan 2007 14:05 | In reply to: #141628

Eis o que aparece referente à Freguesia de Arrifana, na página web daquela Vila:

"A Freguesia de Arrifana situa-se num vale a escassos quilómetros do concelho da Guarda, confrontando do nascente com a Freguesia de Gonçalbocas, a poente com a cidade da Guarda, a norte com a Rapoula e a sul com a Sequeira.
Integram-na as anexas Casas da Ribeira, João Bragal de Cima, João Bravo e Outeiro de S. Miguel.
Fonte de Mergulho, fica situada junto do Museu “José Antunes Pissarra”, que existe em casa típica beirã doada por uma benemérita à Junta de Freguesia. Esta decide fazer obras de restauro para aí instalar um Museu, cumprindo o desejo/condição da donatária".

Como aqui se pode ver o seu nome de familia existe em Arrifana. È agora uma questâo de se encontrar o registo do seu avô.
Temos que ir com paciencia, mas já sabemos que a familia ali existe e que foi gente importante ao ponto de instituir um museu...
Estamos mais perto.
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#141709 | valeria fidelis | 25 Jan 2007 20:58 | In reply to: #141628

mais uma vez só tenho a lhe agradecer.jamais soube desta informaçao nem ninguem da familia.Serà que este è o irmão josè do qual meu avô falava,que teve uma filha chamada leontina?obrigada

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142457 | valeria fidelis | 31 Jan 2007 07:42 | In reply to: #141668

caro sr.fernando;gostaria de saber se possivel;qual o site o senhor conseguiu acesso a informaçoes de arrefana,como a do museu?ja pesquisei no google portugal e nao me foi possivel encontrar.E o senhor obteve alg;uma resposta qto a certidao de nascimento em braga?muito obrigada.valèia fidelis

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142851 | fertelde | 03 Feb 2007 18:02 | In reply to: #142457

http://patrimonio-turismo.com/juntas/zoom.php?identif=94&identifx=627
Aqui tem a página onde aparece o nome do seu parente José, que pode ser o tal irmâo do seu avô. Para ter a certeza, volte ao Arquivo da Guarda e peça a certidâo deste José Pissarra.
Quanto ao pedido da certidâo do seu Avô, responderam- me que a nâo encontraram, tendo eles feito as pesquizas por um periodo de 5 anos... Tem a certeza sobre a data de nascimento do seu Avô??.-
Mas tente obter a fotocópia simples da certidâo do José Pissarra, para ver se os pais deste e do seu Avô sâo os mesmos...
Cumpromentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142913 | valeria fidelis | 04 Feb 2007 09:07 | In reply to: #142851

Caro sr.fernando;qto a data de nascimento è esta que consta nos documentos oficiais de meu avô,o que caso fosse de vosso interesse eu lhe enviaria uma copia por email ou fax ?!O que o senhor pensa a respeito deste fato deles não localizarem este assento de registro?o que pode ter acontecido com isto?o que devo fazer? muito Obrigada e desculpe me por algum incômodo.

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142925 | fertelde | 04 Feb 2007 15:46 | In reply to: #142913

Estimada Confrade:
envie os documentos acreditativos para:
fertelde@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142928 | 2570 | 04 Feb 2007 16:04 | In reply to: #140222

Cara Valéria
Espero que isto a possa ajudar.
Em Lisboa existe o arquivo geral do exercito, que possui as fichas militares, e eles costuma ser bastante simpáticos. Om arquivo é extenso mas não acho que deve tentar pois a existir.... tem os dados que necessita.
Aconselho-a a escrever, ou melhor ainda se puder a telefonar primeiro.
Contactos:
Arquivo Geral do Exercito
Largo de Chelas, 1900 Lisboa
Tel. 21 839 1600
fax. 218391611
Em caso de telefonar opte por telefonar de manhã (aqui em Portugal)
Espero que tenha sido de algum préstimo
Martins

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142930 | valeria fidelis | 04 Feb 2007 16:34 | In reply to: #142928

obrigada e toda informaçao è de grande valor;sr.Martins.Telefonarei amanha mesmo.grata .valèria

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#142936 | 2570 | 04 Feb 2007 16:46 | In reply to: #142930

Cara Valéria
Acho que me enganei o que quiz dizer é..... "ACHO QUE DEVE TENTAR"...-.
Boa sorte
Martins

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#145545 | judiaria | 26 Feb 2007 14:51 | In reply to: #142925

Carissimo Fernando de Telde
Gostava que me informasse sobre o local para onde iam os duplicados dos baptismos das colónias,pois tenho em mãos um assunto de um familiar que nasceu no Kuito-Bié (Silva Porto) Angola e a missão no mesmo local diz que não é possível localizar o baptismo porque ardeu durante a guerra em Angola. Como diz que eram feitos em duplicado, onde se poderia encontrar mesmo ?

Muito grato

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#145551 | fertelde | 26 Feb 2007 14:58 | In reply to: #145545

De que ano è o batismo?

Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#145635 | judiaria | 26 Feb 2007 21:57 | In reply to: #145551

Carissimo Fernando

O baptismo pretendido é de 1973 Nharea Silva Porto.

Muito agradecido

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#145639 | fertelde | 26 Feb 2007 22:11 | In reply to: #145635

Já tentou os registos centrais em Lisboa?

Em que data se ausentou de Angola o seu familiar ?
Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#146143 | judiaria | 02 Mar 2007 03:27 | In reply to: #145639

Carissimo Fernando

Em 1975 com 2 anos.
Nos Registos Centrais nada se encontra.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: localizar registro de nascimento ou militar

#146144 | fertelde | 02 Mar 2007 03:35 | In reply to: #146143

Estimado Joaquim Reis:
Pois vai ter que requerer aos registos centrais um processo de registo novo para o seu sobrinho. Afinal o Estado português è responsavel pela perdida dos registos em Angola ou em qualquer outro território que tivesse estado baixo administraçâo portuguesa, pelo que, creio que deverá iniciar esse processo o mais urgente possivel, pois disso vai depender o futuro nâo só do seu sobrinho mas dos seus descendentes...( no respeitante à identidade civil dos mesmos)
Cumprimentos
Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 13:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen