Duques de Viseu e Mestres de Cristo

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Cargos

Duques de Viseu e Mestres de Cristo

#141861 | kolon | 26 Jan 2007 22:21

Caros Confrades,

Estou tentando averiguar alguns factos que parecem estanhos na história de Portugal.

Após a morte do Infante Henrique em 1460 o Infante D. Fernando 1º Duque de Beja foi feito Duque de Viseu e Mestre de Cristo (realmente Governador de Cristo).

Agora quando o 2º Duque de Viseu morre em 1470 seu filho primogénito D. João é feito 3º Duque de Viseu e 2º Duque de Beja mas não lhe é dado o Mestrado de Cristo ficando sua mãe D. Beatriz regente por sua "menoriade"!!

Pergunta nº 1:
- Se o 3º Duque de Viseu nasceu em 1448 como poderia ser copnsiderado de "menor idade" em 1470 com 22 anos ou talvez não teria capacidade de governar por outras razões?

Pergunta nº 2:
Encontrei estas datas de nascimento para os filhos do 2º Duque de Viseu alguém pode comfirmar que estas são as verdadeiras datas de nascimento e se houve mais algum filho nascido morto enter 1450 e 1458?

- João, 2º Duque de Beja, 1448
- Diogo, 3º Duque de Beja, 1450
- Leonor, Rainha, consorte de João II, Rei de Portugal, 1458
- Isabel, consorte de Fernando II, 3º Duque de Bragança, 1459
- Duarte, 1462
- Dinis, 1464
- Catarina, 1467
- Simião, 1467
- Afonso, 1468
- Manuel I, Rei de Portugal, 4º Duque de Beja, 5º Duque de Viseu, 1469


Pergunta nº 3:
- D. João II entitulou D. Manuel 4º Duque de Beja e Senhor de Viseu, como é que D. Manuel se torna 5º Duque de Viseu?

Pergunta nº 4:
- D. João II escondeu o filho ilegitimo do 4º Duque de Viseu (D. Afonso 8º condestável) em casa de um lavrador para ser criado secretamente alguém sabe porquê?

Espero que algum confrade me possa ajudar a responder estas questões.

Cumprimentos
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141874 | RCCORREIA | 26 Jan 2007 23:29 | In reply to: #141861

Caro Manuel

1º Com a morte do Infante D. Henrique o Mestrado de Cristo fica vago. D. Fernando requer ao irmão que este lhe seja dado mas D. Afonso V acha que ele deve passar para si directamente ou para o seu primogénito D. João

"Que é verdade que o Infante meu irmão me requereu agora, depois do falecimento do Infante meu tio, que eu lhe desse o Mestrado de Cristo. E eu lhe respondi que, sentindo por o serviço de Deus e meu, que entendia requerer ao Santo Padre que o desse a mim ou ao príncipe, meu filho." - carta de D. Afonso V a D. Fernando da Guerra, arcebispo de Braga

A questão não foi por isso pacífica desde logo. E Pio II entrega em 25 de Janeiro 1461 o governo da Ordem a D. Afonso V. Mas em Julho do mesmo ano, alegando que D. Afonso V nunca tomara posse da mílicia entrega-a a D. Fernando, 2º Duque de Viseu e 1º Duque de Beja.

2º Após a morte de D. Fernando sucede-lhe nas casas de Viseu e Beja o seu primogénito D. João, 3º Duque de Viseu e 2º Duque de Beja

3º Nas Ordens sucedem-lhe em 1471 os filhos D. João na de Santiago e D. Diogo na de Cristo, pois D. Afonso V não as quer lideradas pela mesma pessoa apesar de as manter na casa Viseu-Beja.

4ª Ao morrer inesperadamente D. João em 1472, sem descendência, sucede-lhe o irmão D. Diogo como 4º Duque de Viseu, 3º Duque de Beja. Quanto ao Mestrado de Santiago esse vai parar ao príncipe João.

5º Ao morrer D. Diogo, sem sucessão legítima, sucede-lhe o irmão D. Manuel que desse modo se torna 5º Duque de Viseu e 4º Duque de Beja.

6º À última questão terei que procurar mais.

Cumprimentos,
Rui Correia

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141881 | kolon | 27 Jan 2007 00:00 | In reply to: #141874

Caro Rui,

Obrigado pelas rápidas respostas.
Eu estou a fazer um novo estudo e preciso de averiguar estas informações a ponto de não ficar nenhuma em dúvida.

Eu tinha lido que D. Beatriz actuava como regente da Ordem de Cristo por seu filho D. João mas talvez fosse por D. Diogo. Ela escreveu algumas cartas para a ilha da Madeira como regente por seu filho não me lembro agora sobre quê nem qual dos filhos mas deveria de ser aquele que tinha recebido a Ordem e Cristo.

Também estava certo que D. Manuel NÃO foi Duque de Viseu automáticamente á morte de D. Diogo. Foi sim Duque de Beja e gostava de saber a data em que se tornou Duque de Viseu. Não penso que foi 1484.

Temos algum documento "incontestável" sobre as datas de nascimento dos filhos todos do 2º Duque de Viseu? Como é que D. Diogo que foi Governador de Cristo foi ter a Castela como refém das sesmarias?

Se as Sesmarias foram começadas em 1480 como tinha ele já um filho cvom a Duquesa Vilhahermosa a não ser que já andava na corte de Castela a miudo?

Tem aqui algo nestas cenas que não está claramente esclarecido.

Cumprimentos,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141930 | kolon | 27 Jan 2007 14:51 | In reply to: #141881

Caros confrades,

Mais alguém opode adicionar alguns dados sobre estas questões?
Ou me apontar um livro que possa esclarecer algumas delas?

Obrigado,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141942 | JoãoGaspar | 27 Jan 2007 16:00 | In reply to: #141930

Caro Senhor Manuel Silva Rosa,

Devo em primeiro lugar dizer que estou a terminar o seu livro sobre Dom Cristovão de Colon, na generalidade gostei mas acho que se repete em si demasiadas vezes como se tivesse na repetição da palavra a sua verdade.
Enfim não estou aqui como critico mas sim como leitor e admirador de um trabalho de louvar.

Gostaria de lhe colocar mais umas duvidas relativas as suas questões:
Porque nasceu Dom Manuel I em Alcochete, antigo Concelho de Sabonha ( Margem Sul)
Dom Afonso , 1º Duque de Bragança morava em Alhos Vedros em Paço do Rei Dom João I, segundo as cronicas de Gomes Eanes de Zurara, e foi nesta vila que os seus filhos legitimos vieram pedir autorização ao seu pai para partir para Ceuta.
Alhos Vedros fica actualmente no Concelho da Moita, muito do seu patrimonio é unico no Distrito de Setubal, o Tumulo quatrocentista de Fernão do Casal, que acho que o senhor deveria visitar , o pelourinho manuelino, o unico completo no distrito, os palacios no cais, etc. ( FICA NA MARGEM SUL)
Azeitão -
Palmela- Ordem de Santiago


Existem muitas personagens misteriosas na nossa historia. por exemplo uma que ando a investigar é um tal Martim Afonso de Avis, que morava em Alhos Vedros em Seiscentos , filho de Martim Afonso de Avis, e pai de Martim Afonso de Avis, fui Escrivão do Juizo Ordinario de India, Mina e Guiné, no entanto ninguem nunca tinha ouvido falar sobre estes (Avis), A mim chamou me a atenção ser de nome Martim Afonso e de sobrenome Avis, ter cargos tão importantes e ser invisivel na nossa historia mais tecnica sobre os descobrimentos.

Portanto não lhe trago respostas, mas antes perguntas e talvez uma possivel localização espacial de algumas respostas para si. A Margem Sul, que tinha na epoca apos quatrocentos 5 Concelhos ( Almada, Alhos Vedros, Sabonha, Palmela e Setubal), era um importante porto de influencias, esconderijo, ponte entre o Sul e Lisboa, ponto de convergencia de conhecimentos e mensagens.
Porque tinha Dom Afonso sido Criado em Alhos Vedros, perto da Corte de Lisboa no Paço de Alhos Vedros, mas e quando se torna Conde de Barcelos, se desloca para Barcelos e Vila Viçosa ,abandonando ele o Paço de ALhos Vedros? quem ficou com esse Palacio?
Acho que os Bragança foram afastados das rotas de informação das Ordens Militares da Altura.
Na Matriz de Alhos Vedros, que pertencia a Santiago, encontra-se as armas da Ordem de Santiago na parede Nascente, em todo o seu redor poderá encontrar Pedras com A cruz da Ordem de Cristo, e na parede Norte encontra uma pedra na parede com a Cruz de Malta, pertencente aos Hospitalarios. Crato , Santiago e Cristo numa mesma Igreja Matriz de uma Vila actualmente esquecida?
a decadencia das Vilas da Margem Sul apos a Restauração é notória, mas ainda não consegui perceber históricamente Porque...

Sinceros Cumprimentos e votos de luz nas suas investigações.

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141967 | kolon | 27 Jan 2007 19:16 | In reply to: #141942

Caro João da Silva Gaspar,

Obrigado pela mensagem.
O livro foi escrito durante alguns anos e a investigação continuava muitas das partes foram re-escritas para incluir novas descobertas teve a tendença de haver alguma repetição que podemos ver agora com mais calma e concertar. Tivemos também que encurtar o livro do seu original texto em Inglês porque tinah algumas 100 páginas mais.

Entretanto a nova edição será mais curta porque vamos retirar o texto original em espanhol e deixar so a tradução em Português.

Sim concordo consigo sobre os invisiveis nobres que foram deixados esquecidos.
Houve neste foram alguém que escreveu que não havia razões nenhumas para esconder filhos ilegitimos mas como leu no nosso livro sobre o caso do Conde da Feira vê-se que haviam razões inúmeras para os esconder.

Alerto-lhe também para o caso do filho ilegitimo do 4º Duque de Viseu ter sido metido em casa de um lavrador escondido e nem sequer pelo Duque mas pelo rei D. João II o qual filho teria de certeza desaparecido da história não fosse seu tio D. Manuel I o socorrer e fazer dele 8º Condestável do Reino.

Temos muito que aprender ainda sobre a história de Portugal.

Cumprimentos,
Manuel Rosa


PS: pedia-lhe se tiver tempo que escreva uma mais esclarecedora critica do livro para o meu email que está no nosso site de Internet (...)

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141968 | josemariaferreira | 27 Jan 2007 19:29 | In reply to: #141861

Caro Manuel Rosa

Enquanto a "menoridade" de Dom Diogo, a Ordem de Cristo foi governada por D. Afonso V afim de preparar a sua Cruzada Celestial, naquela época, ele tinha tanto dinheiro que se deu a combater sózinho pela recuperação de Constantinopla (terra natal de D. Henrique, o fundador de Portugal)mesmo sózinho venceu os inimigos enquanto os outros Reis da Europa desistiram por não terem dinheiro para aquela empresa, aquilo é que era tempo!!!
Quando D. Afonso V quis ficar aliviado da Ordem de Cristo entregou-a a sua cunhada D. Brites ( porque o raio do moço seu filho nunca mais crescia, como era alentejano, comia muita açorda de alho, minguava-lhe o corpo só lhe crescia o Espírito Santo).
D. Brites entregou o governo da Ordem a um criado de sua Casa que já se tinha distinguido no Espiritual da Ilha da Madeira e Porto Santo, quando Bartolomeu Perestrelo (que também foi criado da sua Casa) era donatário daquela última Ilha. Este Dom Prior da Ordem de Cristo, por sinal era ainda primo-irmão de Filipa que veio a casar com Colombo.

Com a ajuda do Espírito Santo chegaremos lá!!!

Saudações fraternas, do

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#141988 | josemariaferreira | 27 Jan 2007 22:02 | In reply to: #141967

Caro Manuel Rosa

Esqueceu-me de responder à questão do filho de Dom Diogo. Ora como te disse o Dux era afinal um Imperador Divino, como tal, quando estava em Espanha por acção do Espírito Santo, nasceu um seu filho na cunhada do Rei Fernando de Aragão, sem que Ele alguma vez dela se tivesse aproximado, logo correu na Corte espanhola que tal não era possível, que só o poderia ter sido por acção do Espírito Santo!!!
Ora sucede que só D. João II conhecia a sua Divindade e sabendo que o filho do Dux tinha sido realmente concedido pela acção do Espírito Santo, tal como S. José, também ele correu logo a esconder o menino com medo de o matarem, porque em Espanha a Inquisição andava a perseguir e a matar todos Iluminados
assim com os seus filhos!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

Duque de Viseu e Condestável

#142098 | kolon | 28 Jan 2007 20:40 | In reply to: #141861

Caros confrades,

O 2º Duque de Viseu , D. Fernando foi também 6º Condestável do Reino e já li que o seu filho D. Diogo 4º Duque de Viseu teria herdado este posto sendo 7º Condestável
tendo o seu filho ilegitimo D. Afonso sido o 8º Condestável

O que faria sentido se o posto fosse herdado.

Quando é que D. João de Bragança, marquês de Montemor-o-Novo se tornou em 7º condestável?

Não deveria de ser 8º Condestável?
Ou foi o 4º Duque de Viseu condestável depois do Marquês fugir para Castela?

Cpts,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: Duque de Viseu e Condestável

#142201 | josemariaferreira | 29 Jan 2007 12:36 | In reply to: #142098

Caro Manuel Rosa

Por regra o cargo de condestável do Reino era ocupado pelo fronteiro-mor de Entre Tejo e Odiana (Alentejo) por motivo deste fronteiro-mor já ser o mais importante do Reino, responsável pela região mais militarizada de Portugal.
Assim temos os fronteiros-mores (do Alentejo) que logo teriam de ocupar o cargo de Condestável do Reino:

O Infante D. João foi investido no cargo em Maio de 1440.
O Infante D. Pedro
O Infante D. Fernando confirmado em 1448, com apenas 15 anos de idade.
O Infante D. João confirmado em 1470
O Infante D. Diogo confirmado em 1473, com 22 anos de idade.

D. Diogo não saiu ao seu pai que com apenas quinze anos de idade já tinha responsabilidades bélicas, saídas da vitória da Batalha da Alfarrobeira na qual participou ao lado do Rei seu irmão e do Infante D. Henrique.
Dom Diogo não foi um homem bélico, apesar de ter direito a exercer esses cargos, Ele foi sim um Imperador Divino que integrou a Cruzada Celestial de D. Afonso V, depois deste Rei se ter arrependido do combate de Alfarrobeira e ter ilibado de infâmia e traição todos os que tinham apoiado D. Pedro, repondo-lhes todos os privilégios que tinham perdido aquando aquela batalha incompreendida!!!

Dom Diogo tinha direito ao cargo de Condestável do Reino, mas nunca o ocupou porque o seu cargo era muito superior, era o de conquistar o Mundo, um Mundo Novo!!!

Espero ter respondido às tuas dúvidas.

Saudações Fraternas, do

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#142220 | josemariaferreira | 29 Jan 2007 14:45 | In reply to: #141988

Ressalvo: ....porque em Espanha a Inquisição andava a perseguir e a matar todos os Iluminados, assim como os seus filhos!!!

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#142224 | fertelde | 29 Jan 2007 14:59 | In reply to: #141942

Martim Afonso de Avis
Datas 05/11/1681
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.Pedro II, liv.1(1), fl.130
ÂmbitoConteúdo Provisão. 4$000 rs de vestiaria e mercê ordinária cada 6 meses desde 1681 até 1684. Filiação: Martim Afonso de Avis.
EntidadeDetentora IANTT

Martim Afonso de Avis
Datas 08/02/1709
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.1, fl.450v
ÂmbitoConteúdo Alvará. Inquiridor do Crime da Mouraria para que casar com sua filha. Filiação: Martim Afonso de Avis.
EntidadeDetentora IANTT
Martim Afonso de Avis
Datas 28/07/1716
NívelDescrição Documento Simples
CódigoReferAlternCota Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.1, fl.450v
ÂmbitoConteúdo Alvará. Escrivão das Apelações Civis da Casa da Suplicação. Filiação: Martim Afonso de Avis.
EntidadeDetentora IANTT

Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#142243 | JoãoGaspar | 29 Jan 2007 17:32 | In reply to: #141967

Caro Senhor Manuel Silva Rosa,

Relativamente aos filhos bastardos, estes eram escondidos sempre! e por varios motivos, poucos foram os que foram legitimados. Terei então de discordar com a tal pessoa que afirma que os filhos bastardos não teriam de ser escondidos.
Filhos Bastardos eram escondidos, primeiro por não serem aceites pela sociedade, pela mulher do marido traidor e pelos seus meios irmãos. Isto é assim ainda hoje.
Normalmente os filhos eram legitimados, ou porque a senhora era de condição nobre e nunca casou, ou porque sem sucessão o pai tinha de recorrer aos seus bastardos para manter a sua varonia em determinado poder. Não são estes simples e humanos factos históricos ja suficientes para esconder filhos bastardos?
linhas pretendentes aos tronos poderiam tentar matar bastardos, para eles assumirem o comando. É simples, muitas foram os processos por simples herdeiros de Morgadios, precessos que se arrastaram anos, que se escondiam linhagens herdeiras, para outras aumentarem o seu tesouro.
Dou lhe um exemplo, uma determinada familia, fundou um Morgadio, esse morgadio engrandeceu. o 1º morgado teve dois filhos, um rapaz o futuro morgado e pai da linha que vem a ser extinta no seculo XVIII, e uma filha minha avó que deu origem a outras linhas, a linha do 2º morgado, ganhou prestigio, e bom nome, sendo das familias principais por casamento com uma das familias de alta nobreza.
ora quanto mais alta é a posição em corte no seculo XVIII mas caro isso fica, com o fim da linhagem do 2º morgado, a familia de alta nobreza reclama para si a herança. Mas esta tinha somente ligação ao defundo Morgado por casamento, logo seria a linha de sua irmã , a herdeira, não sabendo como os herdeiros foram os outros, os grandes nobres que de nobres tiveram pouco (hehehehe) , tinham de roubar uma heraaça que não era sua para manteram uma posição na corte.
Como pode ver este simples exemplo, serve para mostrar que mesmo com filhos legitimos, as coisas corriam mal, agora imagine com filhos ilegitimos!

Quanto à minha opinião mais esclarecedora, agradeço a sua atenção e preocuação sobre a minha opinião!
em breve lhe enviarei um e-mail

Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#142248 | JoãoGaspar | 29 Jan 2007 17:51 | In reply to: #142224

Caro Senhor Fernando,

Como esta?

Fiquei surpreso com a sua mensagem , sim essa informação dos descendentes de Martim Afonso de Avis que encontro em Alhos Vedros, o seu casamento com Mécia de Cáceres em 1607, ja eu tinha, sendo a unica que tenho sobre os seus presumiveis descendentes, quanto aos ascendentes sei que era filho imagin-se de Martim Afonso de Avis (lol), originais que eram, agora deveria ter irmão com toda a certeza, e filhas e as esposas não tem nome, o que nos dificulta. tenho andado pela TT de Lisboa e ja encontrei varios Reis dando Mercês a Martim Afonso de Avis, filho de Martim Afonso de Avis, mesmo Dom Sebastião, ja tinha dado uma MercÊ a Martim Afonso de Avis, ou seja, é uma linhagem relativamente antiga, mas não sei de onde vêm, o nome das suas esposas, expto de Mécia de Cáceres porque encontrei por acaso o seu casamento na Vila de Alhos Vedros, e nada mais.
Estranho, não?
Será que teve armas? como poderi saber quais eram as armas _( se é que as tiveram) estes Avis?


Sinceros Cumprimentos, e muito agradecido pelo seu interesse neste caso.

João Paulo

Reply

Direct link:

Descoberta da América Pela Ordem de Cristo

#142432 | kolon | 30 Jan 2007 23:58 | In reply to: #141968

Caro Zé,

Num pequeno livro por J. A. Luna de Carvalho, titulado "TEMPLÀRIOS DE PORTUGAL" reimpressão fac-similada em 1998 sem ter a data da impressã original na página 20 lê-se:

"A América ... que pela Ordem de Cristo foi descoberta em 1492."

Estranha atribuição vendo que Colon descobriu a América e que não estava em Portugal aonde havia a única Ordem de Cristo.

Mas se CC era o Mestre da Ordem de C risto esta atribuição fáz todo o sentido. O Mestre era a Ordem onde quer que ele estivesse tal com Jesus é a Igreja onde quer que ela é erguida.

Mais estranho ainda é ver outra vez o nome de um Carvalho ligado a este livro!!!!!!!

Cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

RE: Descoberta da América Pela Ordem de Cristo

#142446 | Mavasc | 31 Jan 2007 01:50 | In reply to: #142432

Caro kolon

Quer acredite quer não o Sebastião José continua a pairar por aí!
A emanação vem dele, resta descobrir como e por quem!

Maria Benedita, que também é Carvalho

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#144333 | Sérgio Sodré | 16 Feb 2007 13:55 | In reply to: #141881

Caro Manuel Rosa

Pelo que li julgo que D. João II, após ter matado D. Diogo II Duque de Viseu, fez questão em não atribuir este título a D. Manuel, apenas fez este Senhor de Viseu (Senhor e não Duque) e Duque de Beja, embora lhe tenha concedido o património do antigo ducado de Viseu.

Cumprimentos
Sérgio Sodré

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#144344 | kolon | 16 Feb 2007 15:19 | In reply to: #144333

Caro Sérgio Sodré,

Pois eu também li o mesmo.
Agora queria saber quando o Duque de Beja se intitulou Duque de Viseu?
Se foi á morte de D. Joaõ II em 1495 ou ao ser eleito herdeiro do trono de Castela ou á morte de Cristoval Colon em 1506?

Estas resposts podem ser importantes.
Cumprimentos,
Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: DUQUES de VISEU e Mestres de CRISTO

#144354 | josemariaferreira | 16 Feb 2007 16:31 | In reply to: #144333

Caro Sérgio Sodré

Nem todo, nem todo!!!

Cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Duque de Viseu e Condestável

#144763 | reiyel | 19 Feb 2007 18:12 | In reply to: #142201

Caros confrades
Boa noite .
E neste filme todo , qual foi o papel de D.GONÇALO FERNANDES de TRASTAMÂRA e AVIS o chamado MASCARA de FERRO , que esteve exilado e morreu na MADEIRA ???
Saudações
Elmano

Reply

Direct link:

RE: Duque de Viseu e Condestável

#145753 | Margom | 27 Feb 2007 15:32 | In reply to: #144763

Caros Confrades
Porque razão o tema de GONÇALO FERNANDES nunca é debatido nos foruns do GENEA .
Será outro dos vários tabus da Historia de Portugal , merecedores do esquecimento ???
Cumprimentos
Maria Gomes

Reply

Direct link:

Gonçalo Fernandes

#151741 | judiaria | 08 Apr 2007 22:32 | In reply to: #145753

Tambem gostava de saber algo, sobre esta personagem da história. Parece que é um tabu falar de D.GONÇALO FERNANDES de TRASTAMÂRA e AVIS o chamado MASCARA de FERRO , que esteve exilado e morreu na MADEIRA ???


Espero algum debate sobre este assunto, seguindo o confrade helmano, margom e outros

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Duque de Viseu e Condestável

#151760 | JoãoGaspar | 08 Apr 2007 23:56 | In reply to: #144763

Caro Confrade,

Quem foi Dom Gonçalo Fernandes de Trastamâra e Avis?

Sinceros Cumprimentos

João da Silva Gaspar

Reply

Direct link:

D. Diogo confirmado em 1473 Condestável do Reino:

#153230 | kolon | 21 Apr 2007 14:46 | In reply to: #142201

Caro Zé Maria,

D. Diogo tornou-se Condestável do Reino em 1473 com 22 anos de idade?
Estes 22 anos veêm de onde?

Perguntas que nos ajudam a descobrir a verdade. Se D. Diogo era menor de idade como poderia ter sido investido com o cargo de Condestável do Reino?

Se era de idade para ser Condestável do Reino em 1473 porque necessitava que sua mãe fosse tutora da Ordem de Cristo?

Seria tutora só por ausência do reino de D. Diogo ? Estaria D. Diogo em terras distantes?

Onde estava este D. Diogo durante a Guerra da Sucessão Castelhana?


Cpts,
MR

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 08:32

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen