Região (Vila Real - Santa Marta de Penaguião)

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Região (Vila Real - Santa Marta de Penaguião)

#142535 | pessoa1 | 31 Jan 2007 20:16

Prezados

Procuro informações sobre meus ascendentes de Vila Real.

Meu bisavô chamava-se José Antonio de Carvalho nascido em 4 de setembro de 1870. Aqui no Brasil exercia a profissão de músico em Bom Jardim (cidade do interior do Rio de Janeiro), sem termos idéia do que fazia em Portugal.

Nascido na freguesia de Borbela, concelho de Vila Real no distrito de Vila Real. Era do lugar da Barroca (segundo certidão de nascimento), não sei se este lugar tem ainda esta denominação. Filho de Francisco Antonio de Carvalho e Felicidade Maria. Seus avós paternos eram: Josefa de Carvalho (apenas cita a avó) e não cita avós maternos.

Não consegui a certidão de casamento dele.

Veio para o Brasil entre 1899 e 1901. Não sei se ele(s) deixou irmãos em Portugal. Gostava de saber.

A cópia de seu passaporte de 4 de outubro de 1899 diz que tinha permissão para partir tanto de Barra de Lisboa quanto de do Porto dos Leixões. À época tinha 29 anos, já residia no lugar das Ramadas, freguesia de Fontes no concelho de Santa Marta de Penaguião, também em Vila Real (local de nascimento de minha bisavó). Consta ainda quem o acompanhou em viagem: Rosa da Costa Oliveira (que aqui no Brasil era Rosa da Costa Carvalho) com 32 anos, e suas filhas: Maria de 2 anos e Elvira de 15 meses. Sua sogra Joaquina Taveira de Oliveira de 56 anos e Olinda sobrinha desta com 13 anos.

Rosa da Costa Carvalho era segundo certidão de nascimento, nasceu em 27 de julho de 1867, filha de Joaquina Taveira de Oliveira (ou Joaquina de Oliveira Taveira – como se vê em outro documento) e de pai incógnito. Seus avós maternos eram Antonio de Oliveira e Maria Cândida Taveira e os paternos incógnitos. Na certidão de casamento de meu avô consta o nome do pai incógnito de Rosa, seria: João Taveira da Costa.

Tiveram 7 filhos (somente as 2 primeiras nascidas em Portugal). Elvira faleceu precocemente. Maria, Elvira, Guilhermino (meu avô falecido), Conceição, José, Armindo, Antonio. Estranhamente muitos com sobrenome Ferreira. Exemplo: Guilhermino Ferreira de Carvalho. Este, meu avô, nasceu no Brasil em 6 de março de 1901, o que me dá garantia que chegaram entre 1899 e 1901.
Saudações

Leonardo Carvalho Pessôa

Reply

Direct link:

RE: Região (Vila Real - Santa Marta de Penaguião)

#290219 | viajante | 31 Oct 2011 03:24 | In reply to: #142535

Não te posso ajudar muito mas noutra sala do fórum mencionam o passaporte do José António de Carvalho:

"

No site do Arquivo Distrital de Vila Real, no fundo do Governo Civil, pode pesquisar os registos de pedidos de passaportes.

De entre estes consta o seguinte:

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT-ADVRL-GCVR/H/D/010/1638/1984
- Cota original
626
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 07/10/1899
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: José António de Carvalho
Idade: 29 anos
Lugar: Barroca
Freguesia: Borbela
Concelho: Vila Real
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Rosa da Costa Oliveira (esposa, 32 anos), Maria (filha, 2 anos), Elvira (filha, 15 meses), Joaquina Taveira de Oliveira (sogra, 56 anos) e Olinda (sobrinha desta, 13 anos)
Destino: Brasil
- Localização
F. 496v
"
in http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=210861

Reply

Direct link:

RE: Região (Vila Real - Santa Marta de Penaguião)

#290242 | MCNN | 31 Oct 2011 13:00 | In reply to: #142535

Caro Leonardo Carvalho Pessôa

Os seus bisavós casaram na paróquia de Fontes em 8 de Novembro de 1895.

Pode ver o assento de casamento neste link:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-091&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSMP03-002-091/PRTC0808D_ADVRL-PSMP03-002-Lv091_M_00011.jpg

(de notar que este assento tem duas páginas, pelo que terá de carregar na seta para avançar a fim de ler a segunda página).

Se quiser pode continuar pessoalmente a explorar ainda mais a sua ascendência, uma vez que os paroquiais de Borbela e de Fontes estão disponíveis para consulta online.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 19:50

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen