Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

This topic is classified in the following rooms Eventos

Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142850 | Jpteixeira | 03 Feb 2007 17:55

Caríssimos(as) genealogistas:

Há em tempos, em conversa com o José Cabecinha, surgiu a ideia de realizarmos um jantar/convívio em Faro ou noutro local muito próximo tendo em vista partilharmos informação sobre a genealogia, também para nos conhecermos melhor e ainda "the last, but not the least", pelo convívio em si mesmo.
A ideia era levar por diante tal iniciativa ainda este mês, logo a seguir ao Carnaval. Nesse sentido, "dou-vos a palavra" para apresentarem sugestões da data da sua realização, sendo certo que o mesmo deverá ocorrer num sábado.
Como poderei esquecer-me do nome de alguém não refiro o de ninguém, para não ferir susceptibilidades.
Atenção, que em sentido lato, entendemos por "algarvios" todos os que se têm dedicado ao estudo dos ancestrais desta região.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142855 | zmcm | 03 Feb 2007 18:52 | In reply to: #142850

caro Júlio:
Apesar de viver em Lisboa há muitos anos sou algarvio e sempre me dediquei a estudar famílias do Algarve, pelo menos aquelas que por laços se foram ligando á minha.
Tenho dificuldade pela vida tão preenchida que tenho em deslocar-me ao Algarve para este jantar salvo se coincidir com uma das minhas ídas profissionais e que normalmente são 1 vez por mês mas sempre durante a semana de trabalho, ficarei atento ao tópico para ver em que data ficará então o jantar marcado!

cumprimentos,
Miguel Cabrita Matias

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142859 | judiaria | 03 Feb 2007 19:19 | In reply to: #142850

Se fôr num sábado ou domingo podem contar comigo.


Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142864 | melisa | 03 Feb 2007 19:51 | In reply to: #142859

Caros confrades

Em princípio terei todo o gosto em participar.

Claro que se for mais para o lado do barlavento...melhor.

Cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142870 | ffarrajota | 03 Feb 2007 20:40 | In reply to: #142850

Caro Júlio
Inteiramente de acordo, diga uma data e local para reservar hotel.
Os meus melhores cumprimentos,
Fernanda

Reply

Direct link:

Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142871 | suzy gama | 03 Feb 2007 20:42 | In reply to: #142850

Caro Julio

Excelente ideia.
Podem contar com a minha presença.
Quanto ao local, para mim é indiferente mas tomando em conta que as pessoas de deslocariam de vários pontos do Algarve, deveria ser o mais ao centro possível.

Cumprimentos
Susana

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142874 | rafael | 03 Feb 2007 20:56 | In reply to: #142850

Caro Júlio

Fiquei muito satisfeito com a possibilidade de vir a conhecer pessoalmente muitos parentes e confrades amigos e cimentar melhor esses conhecimentos e amizades.

Só por caso de força maior é que não estarei presente, tenho uma escritura, ainda este mês, mas se for num fim de semana julgo não haver problema.

Abraços amigos para si e para os confrades já aqui presentes.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142963 | rmfrp | 04 Feb 2007 21:41 | In reply to: #142850

Caro Júlio Sousa:

Parece-me uma excelente ideia a realização do convívio que sugere.

Relativamente à data não tenho preferência especial excepto a de se realizar num fim de semana. Espero ter oportunidade de estar presente.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142997 | josécyr | 05 Feb 2007 08:48 | In reply to: #142963

Caro Julio, por mim tudo bem como já sabias. Um abraço Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#142998 | 2910 | 05 Feb 2007 09:14 | In reply to: #142850

Meus Caros
Podem contar com a minha presença.

cumprimentos

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas"

#143092 | jvaldeira | 05 Feb 2007 23:33 | In reply to: #142850

Caros amigos,

Também terei todo o gosto em estar presente desde que seja ao fim de semana e que se combine com alguma antecedência uma vez que envolve deslocação.

E se houver carapaus alimados ainda melhor...

Um abraço,
J.Valdeira

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143253 | Adr Cust | 07 Feb 2007 02:46 | In reply to: #142850

Caro amigo Júlio,

Terei todo o prazer em estar presente, como já anteriormente e pessoalmente lhe referi, concordo plenamente com essa ideia.
Quanto à data que referiu no mail: 03 de Março não tenho nada a opor.
O local quanto a mim não tem preferência só é preciso é que não haja contratempos que nos dificultem ou impeçam de fazer o que desejamos.

Cumprimentos
Custódio Adriano

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143380 | correa | 08 Feb 2007 18:51 | In reply to: #143253

Caros amigos

Terei o maior prazer em estar presente, caso seja possivel.
Em 3 de Março próximo não estarei no Algarve. Sugiro que se marque uma data mais à distancia, para os interessados poderem reservar nas suas agendas.

Cumprimentos
A.Correia

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143383 | Christine | 08 Feb 2007 19:11 | In reply to: #142850

caros todos,

Escrevo-os de Paris (França) porque começo a minha genealogia. A minha família materna é de Algarve: Vila Real de Santo Antonio, e tenho esta região no meu coração desde sempre. Os meus pais encontraram-se na França, o meu pai está do Norte de Portugal. Conheci-o pouco, aquilo vai ser difícil subir a árvore do seu lado (mas não impossível).

Gostaria muitos ser com vocês à este jantar! Mas que sabe? talvez um destes dias aquando de um das minhas deslocações em Portugal.

Desculpa-me o meu nível de portuguese, há muito tempo que não o pratico. Obrigado da vossa atenção.

Cordialmente,
Cristina

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas"

#143384 | hugmartins | 08 Feb 2007 19:56 | In reply to: #142850

Bom dia,
Que rica ideia!
Nào sei ainda se estarei em Portugal,no dia 3 de março,mas com certeza farei o posivel.Por encuanto estou em frança!!
Agraderia-me muito participar a este encontro.
Cumprimentos
Huguette

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143699 | Jpteixeira | 11 Feb 2007 21:57 | In reply to: #143380

Caro Correia:

Efectivamente, o ideal era encontrarmos uma data "compatível" para todos. Nessa óptica, gostaria que adiantasse uma data em concreto, para a colocarmos à consideração de todos.

Cumprimentos.
júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143779 | correa | 12 Feb 2007 15:38 | In reply to: #143699

Caro Julio de Sousa

Já que me pede opinião,aí vai: 17 ou 24 de Março (sábados), em Faro.
Cumprimentos
A.Correia

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143815 | Jpteixeira | 12 Feb 2007 19:02 | In reply to: #143779

Caros(as) Amigos(as):

Na sequência da sugestão do confrade A. Correia, proponho a data de 17 de Março, sábado, na cidade de Faro.
Já agora, acham melhor o encontro realizar-se à hora do almoço ou do jantar ?
Na minha opinião, seria preferível à hora do almoço (13:00h), até porque dava tempo para nos "estendermos" pela tarde dentro. Mas aqueles que se deslocam de longe terão mais dificuldades. Qual é a V/ opinião?
Agradeço contributos.

Cumprimentos
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143819 | melisa | 12 Feb 2007 19:17 | In reply to: #143815

Caro Júlio Sousa

Para mim seria melhor ser almoço, mas claro que se houver inconveniente para algum dos confrades que tenham maiores deslocações poderá ser jantar.

Quanto ao dia 17 de Março estou de acordo.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143841 | pinheirov | 12 Feb 2007 23:07 | In reply to: #143815

Caro Júlio Sousa

Interesso-me particularmente por um tronco Malafaya, originalmente do Norte, mas que teria evoluido no Algarve, provavelmente na região de Silves, no fim do XV, meados do XVI.
Residente no estrangeiro, farei uma curta passagem pelo Algarve entre 29 de Março e 12 Abril, e o vosso projecto de almoço de confraternização poderá ser, ou antes, é de grande interesse. Caso a data final aqui discutida (se ainda não é definitiva) venha a coincidir com a minha passagem por terra algarvia, será com prazer que marcarei a minha presença a esse encontro.
Ficarei atento à evolução do tópico, ou então agradeço informação definitiva para o endereço victor.pinheiro @ umontreal.ca

Melhores cumprimentos

Victor M.Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143867 | josécyr | 13 Feb 2007 08:44 | In reply to: #142850

Caro Júlio e restantes confrades,
Para mim a data poderá ser qualquer dia menos os 17 e 18 de Março, Lamento mas não posso mesmo.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143923 | Jpteixeira | 13 Feb 2007 18:49 | In reply to: #143867

Caro Zé Cabecinha:

Está completamente fora de hipótese que o encontro se realize sem a tua presença, até porque fomos nós dois os precursores desta iniciativa e não faria sentido que qualquer um de nós, antecipadamente, não pudesse estar presente. Portanto, se não vires inconveninte, o encontro será agendado para o dia 24 de Março.
Agradeço a tua confirmação para depois repassarmos a informação para todos os que já manifestaram a sua vontade de participar no evento.
Mais tarde precisamos de combinar os "detalhes" do encontro, pelo que será importante nos reunirmos em Faro, convidando também o Custódio Adriano.

Cumprimentos
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143951 | rmfrp | 13 Feb 2007 21:38 | In reply to: #142850

Caro Júlio Sousa:

Tomei conhecimento, hoje mesmo, de um compromisso que me impossibilitará de estar presente no convívio se este se realizar no dia 24 de Março. Compreendo porém que será muito difícil encontrar uma data em que não existam impedimentos para alguns dos interessados.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#143985 | josécyr | 14 Feb 2007 08:30 | In reply to: #143923

Caro Júlio,
Para mim o dia 24 está muito bem, confirmo pois.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144271 | suzy gama | 15 Feb 2007 23:15 | In reply to: #143815

Caros Confrades

Proponho o dia 31 de Março, que é exactamente daqui a um mês e meio e dá para planear com antecedência a vinda ao Algarve dos que se vão deslocar.
A ideia do jantar foi tão bem acolhida que com um pequeno esforço haveremos de arranjar uma data que convenha a todos.

Cumprimentos
Susana

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144289 | josécyr | 16 Feb 2007 08:38 | In reply to: #144271

Cara Susana e restantes,
também não vou contra ao dia 31/03.
Um abraço,
Zé Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144424 | hugmartins | 17 Feb 2007 10:51 | In reply to: #144271

Caro todos
Tambem,minha preferencia vai para o 31 ................terei mas posibilidades em deslocarme para o Algarve.
Um abraço para todos ...........sem esquecer à Elisa
Huguette

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144442 | melisa | 17 Feb 2007 13:24 | In reply to: #144424

Cara Huguette

Então já cá estará em 31?

Um grande abraço

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144491 | flordealecrim | 17 Feb 2007 20:48 | In reply to: #142850

Caros Confrades

Também eu terei muito gosto em participar nesse convívio, vamos ver se não aparece nenhum contratempo.

Um abraço a todos.

Isabel Roque

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#144498 | MigSousa | 17 Feb 2007 21:05 | In reply to: #144491

Estimados:

Havendo já 19 matriculados, mal parecia não haver 20. Contem comigo, salvo força maior.

Vai ser curioso, ver tanta gente descendente dos algarvios mais antigos.

Cumprimentos a todos

Miguel de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#145113 | ffarrajota | 22 Feb 2007 20:38 | In reply to: #142850

Caro Júlio,
Aguardo a informação de uma data definitiva para o almoço de encontro.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#145241 | Jpteixeira | 23 Feb 2007 21:17 | In reply to: #142850

Caríssimos(as) genealogistas:

Dado que não foi possível compatibilizar qualquer uma das datas entretanto avançadas, proponho, agora, uma data definitiva: 21 DE ABRIL, SÁBADO, em Faro.
No dia 22, Domingo, realiza-se a tradicional festa da MÃE SOBERANA em Loulé, pelo que, quem quiser ficar para Domingo, já tem programa.
A partir de agora, eu, o Zé Cabecinha e o Custódio Adriano vamos começar a tratar do programa, para depois o colocarmos aqui.
Sobre a Festa da Mãe Soberana, junto envio um pequeno apontamento da mesma, especialmente para quem não a "conhece".

FESTA DA MÃE SOBERANA
As festividades da Mãe Soberana em Loulé constituem uma tradição que data do século XVI, celebrando-se em 2007, 453 anos. Trata-se de um espectáculo grandioso, em honra da Virgem Nossa Senhora da Piedade, mais popularmente designada como Mãe Soberana, que atrai anualmente à cidade de Loulé milhares de crentes e visitantes de todo o País.
Esta festa decorre entre o Domingo de Páscoa e os quinze dias posteriores. Divide-se em duas fases: a Festa Pequena e a Festa Grande. Num primeiro momento, que coincide com o Domingo de Páscoa, tem lugar a descida da imagem da Nossa Senhora, do cerro até à Igreja de S. Francisco. Quinze dias depois realiza-se aquela que é considerada a Festa Grande. É o regresso ao seu Santuário que, a poente, se ergue sobranceiro a toda a cidade.

Nesta manifestação de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.

Assim, no Domingo de Páscoa, a descida da Santa obedece a uma marcha fácil de organização profana, em marcha acelerada a conduzir o pesado andor até à Igreja de S. Francisco. Durante os quinze dias da sua estadia neste templo, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual.

Nesta manifestação de grande culto pela fé existem duas vertentes distintas: a religiosa, no seu mais sentido significado, e a profana, na mais ampla e liberal exteriorização popular.

Assim, no Domingo de Páscoa, a descida da Santa obedece a uma marcha fácil de organização profana, em marcha acelerada a conduzir o pesado andor até à Igreja de S. Francisco. Durante os quinze dias da sua estadia neste templo, as novenas e os sermões conduzidos por afamados oradores sacros perfazem uma vigília religiosa de grande poder espiritual.

O último dia é o da Festa Grande. Após a saída da Igreja de S. Francisco, a procissão percorre as ruas do centro da cidade de Loulé, ao ritmo de marchas musicais executadas por bandas locais, nomeadamente o centenário Hino da Mãe Soberana. No espaço circundante ao edifício erguido em memória do Eng.º Duarte Pacheco, tem lugar a missa campal.

Oito homens carregam o andor, vestidos de calças e opas brancas, sobem o íngreme cerro, ao ritmo da música, e com a população a exibir-se em manifestações diversas mas verdadeiramente sentidas. Em tempos passados, estes homens eram considerados seres com capacidades sobre-humanas. Mas esta tradição, que é transmitida de geração em geração, de pais para filhos, tem vindo a perder-se. No entanto, há uma consideração especial por parte de todos os louletanos relativamente a estes homens que carregam a Santa ao longo desta subida íngreme num ritmo acelerado.

A escalada do caminho que dá acesso ao altar da Nossa Senhora da Piedade é um documento espantoso da fé cristã nesta terra. Ao esforço gigantesco dos Homens do Andor, que transportam a Virgem, alia-se a força espiritual dos muitos fiéis que, em vivas sucessivos à Nossa Senhora, em passo vivo e na cadência musicada dos homens da banda, vão "empurrando", no calor da fé, calçada acima, o pesado andor da Padroeira.
Este cenário imenso da religiosidade louletana, de características tão locais como únicas, só pode ser sentido na alma de cada crente, quando vivido - uma vivência feita de fervor religioso e de testemunho cristão, cuja explicação reside unicamente na essência dogmática da própria fé.

Este quadro indescritível, soberbo e ímpar só pode encontrar comparação no fausto portentoso das procissões do Norte de Portugal, nomeadamente do Minho.
Viva a Mãe Soberana !

Cumprimentos
Júlio Sousa.

Reply

Direct link:

RE: Nova data para o encontro/jantar.

#148389 | Jpteixeira | 15 Mar 2007 15:55 | In reply to: #145241

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios 23-02-2007, 21:17
Autor: Jpteixeira [responder para o fórum]
--------------------------------------------------------------------------------

Caríssimos(as) genealogistas:

Tal como coloquei no Fórum na data de 23-02-2007, o encontro ficou marcado para o dia 21 de Abril, sábado.
Solicitando uma nova informação de quem quer participar nesta iniciativa, abaixo, coloco um extracto da mensagem enviada no referido dia.

"Dado que não foi possível compatibilizar qualquer uma das datas entretanto avançadas, proponho, agora, uma data definitiva: 21 DE ABRIL, SÁBADO, em Faro.
No dia 22, Domingo, realiza-se a tradicional festa da MÃE SOBERANA em Loulé, pelo que, quem quiser ficar para Domingo, já tem programa.
A partir de agora, eu, o Zé Cabecinha e o Custódio Adriano vamos começar a tratar do programa, para depois o colocarmos aqui..."

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Inscrições para o jantar no dia 21 de Abril

#150700 | Jpteixeira | 30 Mar 2007 17:38 | In reply to: #142850

Caros(as) genealogistas:

Mais uma vez informo que o encontro realizar-se-á no próximo dia 21 de Abril , sábado, em local a designar (Faro ou Loulé).
Para que possamos organizar o referido jantar, agradecíamos que os interessados se inscrevessem indicando, se for caso disso, o número de pessoas acompanhantes.
Assim, todos os que fizeram a "pré inscrição", quando ainda não estava definida a data da realização do evento, precisam agora de a confirmar, para sabermos exactamente o número de lugares a reservar.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Inscrições para o jantar no dia 21 de Abril

#150737 | ffarrajota | 30 Mar 2007 23:02 | In reply to: #150700

Caro Júlio Sousa,
Pode contar com 2 pessoas para o encontro. Vou contactar a Paula para saber se continua interessada.
Os meus cumprimentos,
Fernanda

Reply

Direct link:

RE: Nova data para o encontro/jantar.

#150895 | rmfrp | 01 Apr 2007 17:23 | In reply to: #148389

Caro Júlio Sousa e restantes colegas:

Confirmo a minha presença no jantar do próximo dia 21.

Creio porém que utilizar este tópico para as confirmações não é boa ideia, pois haverá muitos participantes que lendo as mensagens iniciais deste tópico ficarão confundidos e não compreenderão que a fase de discussão está ultrapassada e já há data marcada. Desta forma, sugiro aos organizadores que abram um novo tópico com um título claro, por exemplo "Jantar genealogistas algarvios - Faro 21/04/2007 - inscrições".

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Nova data para o encontro/jantar.

#150911 | Jpteixeira | 01 Apr 2007 19:09 | In reply to: #150895

Caro Rui Pereira:

Muito obrigado pela sua confirmação e chamada de atenção relativamente ao título do tópico.
Vou seguir a sua sugestão e abrir um novo tópico.

Renovados cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Nova data para o encontro/jantar.

#151041 | rafael | 02 Apr 2007 21:14 | In reply to: #150911

Caro Júlio

Espero comparecer ao jantar dos "genealogistas" algarvios. Não posso ainda confirmar.Daqui a dias. Por isso desejo saber a data limite para a inscrição e tb. o programa de tal evento.

Um abraço do parente e amigo.
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#151080 | LSV | 03 Apr 2007 05:27 | In reply to: #142850

fico à espera da marcação da data definitiva e agradeço que dela me dê conta que terei o maior dos gostos em estar presente.
Cumprimentos
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

21 de Abril encontro dos genealogistas algarvios

#151092 | 2910 | 03 Apr 2007 10:00 | In reply to: #150895

Caros colegas

Confirmo a minha presença no jantar do próximo dia 21de Abril.


Os melhores cumprimentos,

Óscar Caeiro Pinto

Reply

Direct link:

RE: Encontro/jantar dos "genealogistas" algarvios

#152479 | Jpteixeira | 15 Apr 2007 21:17 | In reply to: #151080

Caro Luís Soveral Varella:

O jantar realiza-se no próximo sábado, dia 21, em Loulé. O programa está na mensagem http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=152078#lista.
Vou colocar uma lista de inscritos no tópico "Jantar genealogistas algarvios- dia 21 de Abril" http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=150913#lista.
A sua presença será enriquecedora para o encontro, pelo que aguardamos a sua confirmação.

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jun 2024, 00:15

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen