Dicionário de Bibliografia para Genealogistas
This topic is classified in the following rooms Bibliografia
Dicionário de Bibliografia para Genealogistas
Caros "Confrades"
Decerto já adquiriram ou tiveram conhecimento da publicação desta fantástica obra que saíu recentemente com a chancela da Dislivro Histórica. Tenho a considerá-lo uma das melhores obras para o estudo genealógico e histórico (em especial no que toca à História Local) publicadas em Portugal.
Contudo, não posso deixar de fazer alguns reparos em relação à organização, sobretudo porque se trata de um índice bibliográfico - o que exigia não só um conhecimento alargado dos percursos de pesquisa em arquivos em bibliotecas, mas também noções sobre citação e organização de itens bibliográficos.
Com a curiosidade natural, procurei saber se a Dr.ª Maria-João Nogueira teria desencantado o meu "desinteressante" trabalho sobre o retrato histórico e algumas famílias em Cinfães, que contou com a colaboração do meus parentes, Dr. José Cabral Pinto de Resende e Dr. Miguel de Resende. A persistência da Dr.ª Maria João é bem evidente nesta descoberta, mas pecou pela aplicação de uma norma não coincidente com as demais listagens e índices bibliográficos confiados à aplicação das Normas Portuguesas. A Dr.ª Maria João, sabendo que eu era o autor da referida obra e nela tendo redigido um trabalho genealógico, remeteu, a partir do meu nome, para o do Dr. José Cabral Pinto de Resende se calhar por este ser eminente genealogista. Ao que parece, na Genealogia, mais do que na História, a Coutada conquista-se ou recebe-se do Rei. Pelo menos na primeira recebe-se por mérito.
À parte esta fífia e outras quase imperceptíveis (totalmente anuláveis pela grandiosidade do trabalho) os meus sinceros parabéns.
Nuno Resende
Direct link:
RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas
Caro Nuno,
Não me tendo sido encomendada qualquer "defesa" venho apenas dizer que o critétrio da Maria João Craigie foi o de indicar os livros no nome do 1.º autor, remetendo os restantes para este. O 1.º nome na capa do livro é o seu? Se assim fôr é de facto estranho.
Eu, por ex., tenho um estudo em co-autoria com Mestre José Bénard Guedes Salgado que está no nome dele (o 1.º Autor), limitando-se no meu nome a remeter para "SALGADO, José Bénard Guedes". Tenho outro com Pedro Quadros Saldanha em que o "1.º autor" sou eu pelo que em "SALDANHA, Pedro Quadros" remete para mim.
Independentemente de pequenas falhas pontuais, a obra é de facto notável. Todos os que fazemos investigação, e também os simples curiosos por estas matérias, temos ali uma ferramenta de trabalho indispensável.
Cumprimentos
Lourenço Correia de Matos
Direct link:
RE: Dicionário de Bibliografia para Genealogistas
Caro Lourenço,
Por acaso, acerca do trabalho do meu Pai, na revista "Raizes e Memórias", "Relação dos primeiros alunos do Colégio Militar", aparece no dito dicionário como co-autor com Gama Barata, o que não está bem. O trabalho que está editado na revista é da autoria do meu Pai e foi baseado num trabalho de José Gama Barata. Foi a própria Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar que facilitou ao meu Pai dito trabalho.
Se assim fosse, todas as listagens que aparecem sobre o Colégio Militar seriam co-autoria de José Gama Barata, não querendo tirar o seu mérito, claro! Aliás, Gama Barata é mencionado logo no princípio do trabalho do meu Pai.
Um abraço,
Duarte
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Dec 2024, 07:02