Identificação de freguesia- comarca de Vila Real

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Identificação de freguesia- comarca de Vila Real

#144915 | Vieira-SimõesIII | 20 Feb 2007 16:55

Caros Confrades

Num assento de 1751, aparece-me a seguinte naturalidade: lugar de S.Vicencio, freguesia de S.João de Varge??, concelho de G..??Giestaco? comarca de Vila Real.

Que freguesia é esta?alguem me pode ajudar?

Cumprimentos e um obrigado antecipado
Edmundo Simões

Reply

Direct link:

RE: Identificação de freguesia- comarca de Vila Re

#144916 | gmg | 20 Feb 2007 17:10 | In reply to: #144915

Caro Sr.,

Tente procurar num dicionário corográfico o lugar de S. Vicencio. Gestaçô não pertence a Vila Real e também não encontro nenhuma freguesia Varge ou S. João de Varge.

Cumprimentos,

GMG

Reply

Direct link:

Amarante ou Baião? Amarante, penso eu.

#144917 | salen | 20 Feb 2007 17:22 | In reply to: #144915

Caro Edmundo Simões,
Na falta de um corográfico, as wikipédias da vida às vezes podem ajudar. Para além de de facto haver uma Gestaçô, freguesia do concelho de Baião, havia outra. Veja o que se diz na wikipédia:
Cito
"A Madalena é uma freguesia portuguesa do concelho de Amarante, com 2,42 km² de área e 1 864 habitantes (2001). Densidade: 770,2 hab/km².

Foi vila e sede do concelho de Gestaçô entre 1514 e o início do século XIX. O município e a freguesia sede designavam-se na altura Gestaçô, passando a freguesia a designar-se Madalena nos anos 30 do século XX. Não deve ser confundida com a freguesia de Gestaçô, do concelho de Baião. Esta tinha, no século XIX a designação de Campo de Gestaçô."
Fim de citação.

Essa Freguesia de S. João de Varge poderia ser uma freguesia entretanto extinta do antigo concelho de Gestaçô. Não esqueça que por esse tempo ainda existia.
A confirmar, num corográfico antigo.
Cumprimentos. Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Identificação de freguesia- comarca de Vila Real

#144919 | salen | 20 Feb 2007 17:34 | In reply to: #144915

Em tempo: há uma Freguesia do Concelho de Amarante, não longe da Freguesia da Madalena (antiga sede do Concelho de Getaçô), Freguesia e PartóquiA essa que se chama 'da Várzea', cujo orago é nada mais nada menos que ... S. João Baptista.
Encontrar o lugar chamado S. Vicêncio será tarefa sua.
Acho que, com grande probabilidade, será essa a freguesia que procura.
Boa caça. VF

Reply

Direct link:

RE: Identificada!

#144923 | Vieira-SimõesIII | 20 Feb 2007 17:57 | In reply to: #144919

Caros Victor Ferreira e GMG

Muito obrigado pela vossa ajuda. Na verdade, deve tratar-se da freguesia de Várzea, Amarante. Em 1801 (consulta na cartografia historica online) pertencia ao concelho de Gestaçó. Para além disso, possui um lugar chamado S.Vicêncio.
A informação de "comarca de Vila Real" deve ter sido erro do pároco, pois Gestaçó pertencia à comarca de Penafiel.

Mais uma vez obrigado
Cmpts
Edmundo Simões

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 00:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen