Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões

Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

#146060 | Cristina C | 01 Mar 2007 16:51

Caríssimos,

Procuro saber que experiências pessoais têm os utilizadores deste fórum que precisaram de obter documentos desta instituição.

A razão é simples: parei a pesquisa que iniciei em 2005 por recear custos elevados. Foi-me dito pela instituição que, sem fornecer os elementos totais de identificação o custo mínimo é de 5 euros. De facto, por uma fotocópia simples de um assento de casamento onde todos os dados foram facultados, excepção feita para mês e dia, foi esse o valor cobrado. Acrescendo o Iva.

A quem recorre a este arquivo e o conhece bem, coloco a questão:

1) Não possuo elementos totais de identificação, nem mesmo posso saber a década em que a pessoa nasceu. Isto significa que ao solicitar um documento simples posso estar diante da equação 5€ por ano = a 50€ a década? No mínimo?

Queria poder ir pessoalmente fazer a investigação mas, se até agora não me foi possível, terei de a continuar á distância. É comum chegar-se a valores tão elevados?

Agradecida
CC

Reply

Direct link:

RE: Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

#152169 | pachancho | 12 Apr 2007 18:33 | In reply to: #146060

Cristina,

Tudo depende do tempo de procura (pois tem valor) e de para que quer a certidão. Se fôr autenticada são 16.50Euros.
Por pedir a viana do castelo paguei só os porte de envio uma vez que não demoraram meia-hora a procurar. Passo a citar o que eles me escreveram "... de acordo com a tabela de preços em vigor um período de meia hora é gratutio. Finda esta meia hora, devem os requerentes pagar 15 euros pela primeira hora ou fracção e 20 euros a mais por cada hora ou fracção seguinte, independentemente de ser ou não encontrado o registo pedido."

Por pedir uma certidão para Abrantes cobraram-me 16.50Euros.
Quando sou eu a procurar, e não querendo fotocopia autenticada são creio eu 0.50euros.

Caso necessite alguma coisa do Arquivo de Braga, diga.


Paula Peixoto

Reply

Direct link:

RE: Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

#152176 | Cristina C | 12 Apr 2007 20:20 | In reply to: #152169

Cara Paula,

Obrigada pela resposta. De facto, compreendia os preçários praticados pelos arquivos e conservatórias. Mas foi exactamente esta instituição que me trocou as voltas. Pois por uma simples fotocópia com todos os dados facultados (excepto mês) não cobrou os tais 0.50 cêntimos que foi o custo de anteriores e posteriores fotocópias solicitadas a outros arquivos. Na altura nem me preocupei, devido ao entusiasmo. Mas agora que preciso avançar, temo alcançar quantias exorbitantes. O máximo que gastei em pesquisas foi 27 euros, mas este valor foi-me praticamente comunicado antes de formalizar o pedido e acho que foi justo para a pesquisa que solicitei (todos os filhos de um casal por um período de tempo). Este arquivo porém, pareceu-me mais dúbio. Não só por isso mas também por não me terem comunicado, até ter recebido, que apenas um dos pedidos podia ser ali encontrado. E a resposta obtida a esta interrogação de agora não respondeu a nada. Compreende?

Mas ainda deposito fé de que poderei pessoalmente investigar as origens nos locais. Apesar de tudo, não tenho má impressão do ADB e tenho curiosidade em o conhecer e conhecer também o que o rodeia.

Bem haja!

Cristina

Reply

Direct link:

RE: Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

#152203 | LCNunes | 12 Apr 2007 23:26 | In reply to: #152176

Cara Cristina,

Até hoje, desde o Arquivo de Braga, de Viana e outros, paguei sempre 0.50 € por fotocopia simples, contudo tento dar pelo menos, nome dos pais, freguesia e um intervalo reduzido de anos para possivel data de nascimento/casamento (máximo 10 anos, ex: entre 1810 e 1820 ). Com concelho/freguesia e nome dos pais não há grande razão para exceder a meia hora "free", mas pode acontecer.

Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Arq D. Braga: equívoco ou á fé?

#157065 | LCNunes | 23 May 2007 16:29 | In reply to: #152203

Caros confrades,

"Pela boca morre o peixe”.

Dizia eu no dia 12-04-2007 que sempre pagara 0.50 € por fotocópia simples de registo, desde o ADB a outros, pois... até hoje!

Hoje fui surpreendido com uma carta do ADB a solicitar-me 20 € por 4 fotocópias simples de registos, e não os habituais 2 € ou 4 € dependendo do n.º de paginas ser 1 ou 2 por registo, acrescido ainda de 8.20 € de pesquisa, fazendo um total de 28.20€.

Ao telefonar para o ADB a pedir algumas explicações/informações para que compreendesse o sucedido fui confrontado com uma realidade muito própria deste Arquivo que desconhecia em absoluto.

Para se pagar os ditos 0.50 € página tem de se dar todos (todos!) os elementos, e não intervalos de datas por mais pequenos que sejam, custando nestes casos 5.00 € cada fotocópia simples de registo.

Enfim, como o “bichinho” da genealogia é mais forte do que eu, faço por esquecer que com 20 € não pedia 4 registos mas sim 20 noutro Arquivo qualquer.

Não está fácil...

Cumprimentos
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 22:04

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen