Família Simões

This topic is classified in the following rooms Famílias | Formação

FAMILIA SIMÕES

#149329 | LEANDRO SIMÕES | 20 Mar 2007 18:49

QUERIA SABER MAIS SOBRE MINHA FAMILIA SIMÕES A ORIGEM DO NOME, E TB SE ALGUÉM PODERIA ME INDICAR UM LIVRO SOBRE GENEALOGIA E HISTÓRIA, E TB UMLIVRO SOBRE A ORIGEM DE PORTUGAL.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149344 | rafael | 20 Mar 2007 19:32 | In reply to: #149329

Caro confrade

Naturalmente que há muitas famílias -SIMÕES-sem terem parentesco consanguíneo.
Vou referir uma curiosidade heráldica sobre uma família-SIMÕES-cujo brasão -de prata, com um leão de negro,gotado e lampassado de vermelho,sobre um monte de verde.Timbre-o leão do escudo.
Aconteceu que a um VICENTE SIMÕES e a seu irmão GIL SIMÕES VILARINHO, cavaleiro da Casa de D.Duarte e seu escudeiro ,lhe deu as armas atràs mencionadas ,pelos seus bons serviços em TÂNGER,ao serviço dos Infantes D.Henrique e D.fERNANDO, as ref.as armas tb. aparecem como sendo de Vilarinhos, não confundir com VAlarinhos.

A curiosidade heráldica é que a mencionada carta de armas é, entre os do género, o mais antigo conhecido em Portugal.

No Algarve existiu e pres. com desc.ª uma família da nobreza ,tb.e apelido- SIMÕES- e há mais, mas é outra história, que não cabe aqui referir.

Cumprimentos
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149346 | MariaDavid | 20 Mar 2007 19:33 | In reply to: #149329

Desculpe....mas que idade tem você?...e qual a sua nacionalidade...????

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149356 | rafael | 20 Mar 2007 20:06 | In reply to: #149344

CORRIJO : "....A MENCIONADA CARTA DE ARMAS É, ENTRE AS DO GÉNERO, A MAIS ANTIGA CONHECIDA EM PORTUGAL.
"......,MAS É OUTRA HISTÓRIA, QUE NÃO CABE AQUI REFERIR -EM VIRTUDE DE SER MUITO LONGA E SEM INTERESSE GERAL

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149362 | rafael | 20 Mar 2007 20:41 | In reply to: #149356

Caro confrade

Tarde demais reparei na minha falta de educação, ao escrever-lhe, TODA a msg., em letras MAIÚSCULAS. E também não assinei.
Não leve a mal esta observação. Distracções quem as não tem ?!...
Os meus olhos também já vão falhando.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

FAMILIAS SIMÕES, et alii

#149391 | salen | 20 Mar 2007 23:38 | In reply to: #149329

Meu caro Leandro,
1) Sobre "a origem de Portugal", é melhor ser mais preciso:
- origem do 'reino cristão'? do 'nome'? dos povos que se estabeleceram no território nas diferentes épocas; e que época? do substrato geológico?
2) Histórias de Portugal há várias. Eu sugiro-lhe duas. Em géneros bem diferentes, duas excelentes obras: História Concisa de Portugal, de José Hermano Saraiva (em livro de bolso); e História de Portugal, de vários autores, coordenada por José Mattoso (em vários volumes)
3) Como "Simões" é patronímico de Simão, não há uma, mas várias famílias com esse nome, em todo o espaço da lusofonia, e provavelmente nada aparentadas a maioria. Não confundir 'nome' com 'família'. Para saber dos SEUS Simões, só fazendo genealogia pura e dura, começando por si e subindo até haver livros paroquiais. Não há outra maneira segura de saber. E como não sabe, será o primeiro a ter-se lembrado disso na família. Vai ter o trabalho maior (ou todo ...) mas também a satisfação da descoberta e do resgate da memória dos seus à poeira dos livros.
Boa sorte e benvindo a bordo.
Cumprimentos. VF

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149430 | LEANDRO SIMÕES | 21 Mar 2007 11:53 | In reply to: #149344

Caro Rafael

Você me poderia mencionar algum livro ou obra que eu possa estar relacionado sobre esses cavaleiros ou algo dessa época. A minha familia simões no meu caso, já estou tendo bons resultados da minha árvore geneológica, muito obrigado pela resposta.

Leandro Simões

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149431 | LEANDRO SIMÕES | 21 Mar 2007 11:54 | In reply to: #149346

26 anos, sou brasileiro pelo motivo de meu bisãvo ter imigrado para o interior do estado de são paulo.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#149515 | Marggo | 21 Mar 2007 17:02 | In reply to: #149430

Desculpem -me intrometer .Sou também Simões, julgava ser só alentejana e algarvia, afinal o venho de uma familia com origem em Ruivás Pinhel Guarda .Meu 4º avô Pedro José Simões era filho de José Gasppar Simões d Sabugal Pinhel.
Se quem fizer pesquisa nessa região me puder dar uma ajuda agradecia.
Marggo

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#173530 | marcoantonioedenise | 19 Nov 2007 22:27 | In reply to: #149344

Meus caros:

Sou descendente do Matheus Simões Pires e busco reunir dados para compor a árvore genealógica de seus descendentes. Matheusl era natural da Ilha de São Miguel dos Açores e veio para o Brasil no ano de 1750, desembarcando em Florianópolis (SC), em 1749, e estabeleu-se em na então recém fundada vila de Rio Pardo (RS). Vale ressalva que Matheus forma entre os mais ilustres povoadores iniciais da terra e é um dos grandes troncos de tradicionais famílias do Rio Grande do Sul.
Tenho muitas informações sobre descendentes ilustres de Matheus Simões Pires, como também de fatos históricos relacionado a familiares, como por exemplo, a assinatura do Tratado de Ponche Verde que firmou a paz e término da Revolução Farroupilha(Guerra dos Farrapos), ocorreu nos campos da Carolina, propriedade de Alexandre Simões Pires, o qual era filho do sargento mor Antônio Simões Pires e neto de Matheus.
Peço aos que tenham orígem dos Simões Pires do Rio Grande do Sul que façam contato.
Paz, salud y plata!
TFA

Marco Antonio Simões Pires de Barros

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#174366 | MarceloNeubauerDaCos | 27 Nov 2007 08:29 | In reply to: #173530

Estamos convidando os descendentes de Matheus Simões Pires, para o I
Encontro da Família "Simões Pires", que acontecerá em Rio Pardo, no próximo
sábado, dia 1o. de dezembro de 2007, no CTG Rodeio da Saudade. O valor do
churrasco é de R$ 15,00 por pessoa. Também haverá uma camiseta comemorativa
do encontro ao custo de R$ 15,00 (deve-se solicitar até 4a.feira para que
seja confeccionado por tamanho).

Maiores informações na comunidade "Simões Pires" no Orkut
(http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=151665).
Contato pelos fones: (51) 9672-7975 com Kati, 9147-8212 com Gleci e
9716-8751 com Potiguara.

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#177530 | eduardo45 | 22 Dec 2007 16:43 | In reply to: #173530

Tambem sou descendente de Matheus Simoes Pires, e tambem gostaria de fazer contatos com outros descendentes. Possuo o livro "Simoes Pires Notas Genealógicas".Sou neto em terceiro grau ( tris-neto) do "Juca Ventania" .
Meu nome Eduardo Rodrigues de Sousa Costa
E-mail: eduardorsc@pop.com.br

Reply

Direct link:

3o. Encontro é no próximo SÁBADO, dia 21

#244119 | MarceloNeubauerDaCos | 13 Nov 2009 23:55 | In reply to: #174366

Dia 21 de novembro, sábado, no Clube Farrapos, Av. Cristiano Fischer, 1331, Porto Alegre.
Vamos encontrar e descobrir novos familiares.
Das 11 horas até às 17 horas.
Valor do ingresso: R$ 40,00 (cardápio do almoço: paella campeira, saladas e sobremesas caseiras).
Música ao vivo e show de dança açoriana com a Casa de Portugal.
Mais informações em simoespires.blogspot.com ou email: simoespires@via-rs.net ou fones: (51) 3013-0223 / 3013-3000 / 9199-1098

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA SIMÕES

#244448 | facs | 18 Nov 2009 01:04 | In reply to: #149329

Caros confrades

Tambem sou um Simões, meu bisavô era José Alves Simões, nascido em 1866 filho de José Francisco Simoes e de Maria das Dores, baptizado na freguesia de São Tiago de Almada, morador na Rua de Santa e Rufina de Lisboa ; Se algum dos confrades tiver elementos agradeço que me contactem

desde ja os melhores cumprimentos

Facs

Reply

Direct link:

Família Simões

#430397 | Vanessabtorres | 14 Jan 2021 21:15 | In reply to: #149329

Minha família
Botelho por parte de pai ( poucas informações)

Simões por parte de mãe :
Capítolina a Simões de castro
Mãe: Carolina Maria de Jesus
Pai:Antônio de Castro

Natural de freguesia de aguada de cima , em 1902.

A mãe da minha vida veio para o Brasil e formaram vida e família em Mogi das cruzes.

Alguém conhece ?
Estou tirando minha cidadania , mas por parte de pai ( Botelho) , e gostaria de saber de alguém da família em Portugal.
Grata.

Reply

Direct link:

Família Simões

#432977 | sennafred | 20 Apr 2021 06:36 | In reply to: #430397

Veja que curioso:

Minha família é "Castro Simões", na linha materna, com os Castro também de Aguada de Cima.

Minha tataravó é Clot(h)ilde de Castro Simões (Coelho de Castro, solteira), nascida em 1891 e vinda para o Brasil em 1908. Filha de Fernando Henrique(s) de Castro e Delphina Alves Coelho, e com irmãos Eugenia Coelho de Castro, Virginia de Castro Ribeiro, Candida de Castro Abrantes e Eugênio Coelho de Castro (conhecidos e localizados).

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 11 Jun 2024, 01:14

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen