Origem da familia Lages

This topic is classified in the following rooms Famílias

origem da familia LAGES

#150311 | apls | 27 Mar 2007 19:36

Gostaria que me falassem deste nome
Eu sou Lages e sempre tive curiosidade sobre como surgiu
Provavelmente é algo impossivel...mas nao custa tentar...cert?

Reply

Direct link:

LAGES

#150533 | salen | 29 Mar 2007 11:21 | In reply to: #150311

Nesta base há (como já deve ter descoberto) trinta e poucas pessoas com apelido 'Lages' e, curioso, todas relativamente recentes (1 a 1 século e meio).
Em todas as terras do país onde se produziam grãos, ou mesmo em zonas urbanas onde houvesse rochas de grande dimensão relativamente planas, e houvesse por ali gente, poderia haver pessoas que adoptaram esse apelido. Como sabe, o sentido mais comum da palavra são mesmo essas rochas planas naturais, ou uma espécie de 'calçada' de pedras construída para 'secar' ao sol, grãos, fibras (linho), frutos (figos) ou o que precisasse ser seco.
O termo 'lage' utilizado como sinónimo de 'placa' (de betão) nas casas mais 'recentes' é exactamente uma adaptação do sentido original: uma superfície dura e plana.
Numa das 'minhas' aldeias houve pessoas que eram registadas em princípios de seiscentos como sendo 'Fulano, morador nas lages de ...(nome da terra)". Ora, essa família, se permanecesse muitas décadas a viver no mesmo sítio, com uma actividade particularmente ligada à utilização de umas lages, poderia com grande facilidade passar a adoptar o apelido 'Lages'.
Esta é uma hipótese, bastante plausível. Pode haver outras.
Não se esqueça que quase todos os apelidos provieram de alcunhas, dos mais simples aos mais comummente associáveis a estatuto social elevado. E alcunhas não são necessariamente depreciativas. Podem ter a ver simplesmente com os lugares onde as pessoas viviam.
Cumprimentos. VF

Reply

Direct link:

RE: LAGES

#150576 | apls | 29 Mar 2007 18:18 | In reply to: #150533

Desde já os meus agradecimentos pela resposta dada...e pensando bem tem lógica.
Os meus pais pertencem ao concelho de Seia e ai mesmo faz parte uma freguesia com o nome de "LAGES".

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#181096 | fernandolages22 | 19 Jan 2008 15:53 | In reply to: #150311

Desde Buenos Aires, Argentina, le mando este correo en español porque entiendo el portugués pero no se escribirlo. Le cuento que mis abuelos y mi padre eran portugueses. Nacieron en el norte de ese país: Freguesía de Fragoso, cerca de Barcelos y Viana do Castelo. ¿De donde es usted? ¿Tendremos algún parentezco? Un abril voy a conocer la tierra de mis ancestros, desdeo que tengo desde pequeño.
Mis abuelos eran: Domingo Alves Lages y mo abuela Josefa do Livramento de Sa Baptista. Mi papá Delmiro Lages. Vinieron a la Argentina en 1927 y creo que somos los únicos Lages en este país. Hay muchos Lage y Lajes, pero Lages, no. Un abrazo. Mándeme algún mensaje si quiere. Fernando Lages.

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#181131 | apls | 19 Jan 2008 19:22 | In reply to: #181096

olá!

a minha familia com este nome -Lages- é de uma terra chamada SEIA que fica na Serra da Estrela. Sempre aí viveram. O meu avô materno - José Lages - foi para a Argentina em 1935, mas regressou a Portugal em 1938.

Barcelos e Viana do Castelo ficam longe de Seia no Minho...

Um abraço

Ana Lages

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#181140 | fernandolages22 | 19 Jan 2008 20:25 | In reply to: #181131

Gracias Ana por la respuesta. Un abrazo: Fernando Lages

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#281907 | 8arista8 | 16 Jul 2011 02:35 | In reply to: #181131

Olá eu sou de Viana do Castelo, Caminha e chamo-me Ana Lages, o meu nome Lages deriva do meu avó paterno que vivia em Vilar de Mouros, na minha frequesia existem mais duas ou três damilias com o mesmo apelido, e conheço mais uma família em Cerveira. Uma coisa que gostaria de saber é se a nossa familia tem brasão, pois já estive à procura e não encontrei... Agradecia se soubessem algo :)

Cumprimentos,
Ana Lages xD

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#281974 | f4b2 | 16 Jul 2011 23:45 | In reply to: #181131

Cara Ana Lages

Tenho alguns nomes, LAGES, dos anos de 1908/1909,cito:

AUGUSTO LAGES - Proprietário em Loriga(Ceia) -1908

DOMINGOS TAVARES LAGES - Capellão Director do Cemitério Oriental, no Cemitério do Repouso no Porto - 1909

GARRIDO LAGES - Armazem de Fazenda,rua do correio,192 Porto- 1909

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#283112 | Isabeltrabucho | 28 Jul 2011 01:49 | In reply to: #281974

Boa noite!

Desejava informação sobre a origem da família Lages, de Ariz, Moimenta da Beira, pf.

Saudações,

Isabel do Vale

Reply

Direct link:

RE: origem da familia LAGES

#338373 | Maria Alves | 20 Nov 2013 18:52 | In reply to: #283112

Alguém sabe sobre os Lages em Póvoa de Varzím ?
Procuro informação sobre esta família lá.

Maria Alves

Reply

Direct link:

Origem da familia Lages

#408700 | J.Alves | 17 Oct 2018 16:37 | In reply to: #281907

Boa tarde desde o Brasil!

Para: Ana Lages xD:

Meu nome é José Alves Filho, brasileiro, bisneto de português natural de Caminha, Viana do Castelo.
O meu bisavô chamava-se José Joaquim Alves, nascido na Freguesia de Lanhelas em 10/08/1876, o seu nome foi uma homenagem feita pela mãe dele a um amigo da família, e essa pessoa chamava-se José Joaquim Lages, parecia ser próximo da família da mãe de meu bisavô. José Joaquim Alves veio para o Brasil em 07/1902, especificamente para São Paulo.
Os nomes da família dos pais da mãe de meu bisavô: Miguel Antonio Ucha (ou Urcha?) e Arcisa Roza e moravam no bairro da Esqueira (Lanhelas). Essas informações talvez te ajude. Abraço.

Reply

Direct link:

Origem da familia Lages

#408736 | joaocarreira | 18 Oct 2018 11:05 | In reply to: #150311

Bom dia, Caros Confrades,

Eu sou Lages e o meu Lages, vem da minha mãe e da minha avó materna, Alice Gomes Luiz Lages.
- O meu bisavô materno era José Gomes Luiz Lages (https://geneall.net/pt/nome/2043476/jose-gomes-luiz-lages/), este...
- Filho de outro José Gomes Luiz Lages ( https://geneall.net/pt/nome/1992866/jose-gomes-luiz-lages/ ),
- Neto de António Gomes Lages (https://geneall.net/pt/nome/3057675/antonio-gomes-lages/),

O último José Lages, um dos meus bisavô maternos, foi fundador da fábrica das Lamas, em Loriga, concelho de Seia, distrito da Guarda, e no coração da Serra da Estrela, pois é uma das 4 freguesias na posse dos baldios da Torre.
O pai do meu bisavô, com o mesmo nome, morreu com 24 ou 25 anos, na boda de um casamento, vítima de um desaranjo intestinal, infarto do mesentério conhecido vulgarmente por 'volvo nos intestinos', embora tivessem popularmente atribuído a uma mistura de vinho com melância. Era embarcadiço em Vila do Conde e transportava vinho do Porto para Inglaterra, nasceu em Loriga, como o filho.
- António Gomes Lages (1826 -1890) era filho de...
- António Mendes Gomes Lages (1797 - ?), por sua vez, filho de...
- José Gomes Lages ( 1777 - ?), natural de Alvoco da Serra, por sua vez, filho de...
- António Mendes Lages (1748 - ?), que por sua vez, era filho de...
- Manuel Mendes Lages (1712 - ?), que também por sua vez, era filho de...
- António Marques Lages (1690 - ?) filho de António Marques (1660 - ?) e de Isabel Mendes, desconhecendo eu, por enquanto, de onde apareceu o 'Lages' da minha família.

Particularmente, descobri que os Lages de Loriga, são oriundos de dois ramos, um de Alvoco da Serra e outro da aldeia de Cabeça, mas também esses provirão de outros locais.

Sei que existem várias origens e que na mesma família escreveram de várias formas, como por exemplo, 'Laggens', 'Lagens', 'Lajes' e 'Lages'. Provém de vários locais, como por exemplo, Lajes no concelho de Seia, mas existem muitos no Norte de Portugal e chegam a ser personagens de livros com na obra de Trindade Coelho, 'In Illo Tempore', onde menciona os irmãos Lages, de Freixo de Espada à Cinta.

Da minha família ainda estou a tentar descobrir algo mais. Sei onde começou, mas não sei porque é que começou.

Espero ter ajudado.
Com os melhores cumprimentos,

João Carreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 07:25

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen