Família Ferreira Chaves

This topic is classified in the following rooms Famílias | Pessoas | Regiões

família Ferreira Chaves

#150614 | fanetal | 29 Mar 2007 20:40

Engenheira D. Maria Amélia Sousa Ferreira Chaves:
Estando a coligir elementos da genealogia da família, constatei neste Forum, a sua ascendência Ferreira Chaves e mais concretamente o facto de ser neta de Joaquim Manuel Ferreira Chaves, nascido em Faro, por sua vez sobrinho de Gertrudes Carlota Ferreira Chaves, minha trisavó. Compulsando um antigo semanário farense "O Algarve", este dava conta daquele seu avô, ser proprietário da Farmácia União, na rua Nova do Almada, o que não consegui confirmar.
Assim, peço-lhe o favôr, se possível, de satisfazer esta minha curiosidade e especialmente indicar-me a data e local do seu óbito.
Respeitosos cumprimentos.
Fausto Alves

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#150816 | rmfrp | 31 Mar 2007 19:43 | In reply to: #150614

Caro Fausto Alves:

Ao ler esta sua mensagem constatei que seremos ainda parentes, pois descendo de um tio materno de D. Gertrudes Carlota Ferreira Chaves, o Cap. José Elisbão Monteiro, nascido em 1775 em Faro. A sua ascendência consta da base de dados do GP:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=114499

Embora não descenda dos Ferreira Chaves e nunca tenha investigado a sua ascendência, constatei em tempos que na base de dados de inquirições de Genere do Arquivo Distrital de Braga existem muitos possíveis parentes de Agostinho Ferreira Chaves, progenitor da família no Algarve. Refiro-me a vários Queiroga e Vaz Queiroga da naturais da freguesia de Pinho, Boticas, que poderão estar ligados a Maria Vaz de Queiroga, mãe de Agostinho.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#151595 | fanetal | 06 Apr 2007 23:38 | In reply to: #150816

Caro Rui Pereira:
Por feliz coincidência, voltamos, genealógicamente, a cruzarmo-nos. Em tempos, e pesar de não ter havido sequência, contactamo-nos a propósito da família de Filipe José de Aragão Ribeiro, de Tavira, bisavô de minha mulher. Agora o elo da cadeia será Manoel José Gomes Monteiro, pai de Ephigénia Maria Danúbia, que casou com Agostinho Ferreira Chaves, da minha parte e de José Elisbão Monteiro, da sua parte. Gostaria de poder vir a ter acesso aos dados biográficos dos membros destas famílias e assim confirmar ou corrigir e eventualmente complementar os que consegui recolher. Porém, e desde logo, confesso as minhas limitações em termos de operar com computadores e assim poder mais facilmente aceder à informação disponível. Será o caso dos parentes de Agostinho Ferreira Chaves, quer pelo lado paterno, quer materno, como, com propriedade, refere, dos Vaz Queiroga. Assim, solicito-lhe ajuda para poder entrar, como sugere, na base de dados de inquirições de Genere do Arquivo Distrital de Braga.
Se lhe puder ser útil, disponha.
Com os melhores cumprimentos
Fausto Alves.

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#151710 | judiaria | 08 Apr 2007 11:36 | In reply to: #151595

Carissimos
Gostava de saber se este ramo Ferreira Chaves, pertence a Avelino F. C. da Foz do Douro.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#151864 | rmfrp | 09 Apr 2007 23:25 | In reply to: #151595

Caro Fausto Alves:

Recordo-me do nosso contacto anterior e espero poder corrigir a minha falha de então enviando-lhe em breve os dados que prometi relativamente à família de Filipe José de Aragão Ribeiro.

Voltando à família Ferreira Chaves, desde que os encontrei nas minhas pesquisas fiquei com a curiosidade de saber de onde proviria o nome "Danúbia" da sua antepassada, e minha tia, Efigénia. A minha impressão é a de que o signficado seria "da Núbia" remetendo para a invocação religiosa de alguma figura ligada a essa região de África.

Relativamente à base de dados do Arquivo Distrital de Braga, o acesso à mesma é feito pela página do Arquivo (http://adb.uminho.pt) clicando no link intitulado "Pesquisa em Inquirições de Genere". Exige registo prévio do utilizador. Permite pesquisas por nome, data e freguesia, conforme é explicado na própria página.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#152406 | fertelde | 14 Apr 2007 23:46 | In reply to: #151595

Estimado Fausto Alves:

Na outra mensagem, no tópico sobre Ana Carolina Oliveira Chaves, indicava os nomes dos padrinhos de batismo do meu bisavô, agora vejo que os Gomes Monteiro e os Oliveira Chaves estâo ligados familiarmente...

Também tenho uma dúvida. O nome completo de Ana Gertrudes, qual è?

Assim, vejo também que somos familiares pelos Oliveira Chaves...

Espero em breve começar a trocar mais informaçâo consigo para conhecer a genealogia desta parte da familia, que vejo que tem desenvolvida.

Melhores cumprimentos,
Fernando

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#152421 | fertelde | 15 Apr 2007 03:36 | In reply to: #150816

Estimados Fausto Alves e Rui Pereira:

Encontrei na IANTT on-line a um José António Pegado de Oliveira de 20.06.1739, filho de Martim Pegado de Oliveira, que obviamente estará na familia do Algarve, mas que pela data seria avô do nosso José António, militar...
Aliás há várias entradas no IANTT sobre Pegados de Oliveira.

Espero compartamos as informaçôes deste ramo que nos toca aos tres.

Cumprimentos,

Fernando

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#153200 | fanetal | 21 Apr 2007 02:02 | In reply to: #152406

Caro Fernando de Teldes:
Atenção que o nome completo é Maria Ana Carolina Chaves Pegado de Oliveira, filha de Ana Gertrudes Ferreira Chaves e do Capitão José António Pegado de Oliveira.
Ana Gertrudes F Chaves, por sua vez, é filha de Ephigénia Maria Da Nubia, casada com Agostinho Ferreira Chaves, e neta de de Gertrudes Maria Roza e Manoel José Gomes Monteiro. Àcerca destes Monteiros provávelmente o colega Rui Pereira terá muito mais informação do que eu disponho, tanto mais que sou um aprendiz nesta matéria.
Melhores cumprimentos
Fausto

Reply

Direct link:

RE: família Ferreira Chaves

#153328 | fertelde | 22 Apr 2007 16:46 | In reply to: #153200

Estimado Fausto:

Agradeço a sua mensagem. Terei em conta os nomes correctos.

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

Família Ferreira Chaves

#372377 | tavaresre | 23 Jul 2016 01:03 | In reply to: #151595

Fausto, boa noite!

Vi que você conhece a historia da família Ferreira Chaves

Talvez possa me ajudar...

Meu trisavô chama Jose Chaves Ferreira e a esposa dele Maria Candida Vaz, moraram em Bom Despacho / MG

Não acho nada sobre eles e eu gostaria de saber se eles tem alguma ligação com Portugal ou Espanha?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 15:18

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen