Descendência de José Maria de Aguilar

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Descendência de José Maria de Aguilar

#151511 | luis262 | 06 Apr 2007 00:58

Boa noite,

Procuro dados sobre a descendência de JOSÉ MARIA DE AGUILAR, morador na corte de Lisboa, filho de JOÃO ANTÓNIO DE AGUILAR e de D. JOAQUINA THEREZA DA COSTA E SILVA, neto paterno de D. ANTÓNIO JOSÉ CRISTOVÃO DE AGUILAR e de D.MARIA MADALENA RODRIGUES DE CASTRO, bisneto de D. LOURENÇO DE AGUILAR, e pela materna neto de MANUEL DA COSTA e de D. JOSEPHA DA SILVA.
Teve carta de brasão c. escudo esquartelado , 1º Aguilares, 2º Castros, 3º Costas, 4º Silvas , passada a 11 de Março de 1786, Cartório da Nobreza livro III f. 224.

Agradeço igualmente a disponibilização de dados sobre parentes destes Aguilares mesmo que não sejam seus ascendentes ou seus descendentes directos.

Interessa-me particularmente descobrir qualquer eventual ligação, com uns Costas Aguilares que, desde as últimas décadas do século XVIII e durante o século XIX, viveram , (sendo alguns deles grandes proprietários de terras), em Serpa e em Moura.

Cordialmente

Lúís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#151687 | luis262 | 08 Apr 2007 00:42 | In reply to: #151511

Renovação de pedido.
Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#151809 | luis262 | 09 Apr 2007 15:27 | In reply to: #151687

Boa tarde,

Já há alguns anos que tenho andado a procurar uns Aguilares, do Baixo Alentejo, de quem descendo pelo meu avô paterno, Luiz da Costa de Aguilar Barbosa Piçarra, n. em Moura, S. João Baptista a 30.6.1882, fiho de José da Costa de Aguilar na mesma frguesia,n. em 1843, neto de Pedro Eloy Piçarra e de sua mulher Benta Maria da Conceição de Aguilar, n. Moura Stº Agostinho a 3.3.1822, bisneto materno de José da Costa de Aguilar , n. Moura e trineto de José da Costa de Aguilar, n. de Serpa.
Como estas pessoas já constam da base de dados de Genea , limitei-me a referir o marido de Benta de Aguilar, não referindo os restantes conjuges nem os irmãos ou irmãs dos Aguilares mencionados.
A verdade é que cheguei ao José da Costa de Aguilar nascido em Serpa e "esbarrei " com o facto de, no ano passado me terem informado do A.D.Beja, que não podiam realizar buscas se não se soubesse a frguesia de e a data de nascimento .
Como não me tem sido possível ir a Beja e fazer uma busca exaustiva nas diferentes freguesias , fiquei por aqui no que respeita a esta gente, embora felizmente noutros meu ramos familiares tenha conseguido recuar incomparavelmente mais...

Como dei com estes Aguilares que também foram Costas e poderão são contemporâneos é mais uma possível pista a seguir, embora se refira que José Maria de Aguilar era morador na corte de LIsboa...

Pelo exposto, procuro dados sobre a descendência de JOSÉ MARIA DE AGUILAR, morador na corte de Lisboa, filho de JOÃO ANTÓNIO DE AGUILAR e de D. JOAQUINA THEREZA DA COSTA E SILVA, neto paterno de D. ANTÓNIO JOSÉ CRISTOVÃO DE AGUILAR e de D.MARIA MADALENA RODRIGUES DE CASTRO, bisneto de D. LOURENÇO DE AGUILAR, e pela materna neto de MANUEL DA COSTA e de D. JOSEPHA DA SILVA.
Teve carta de brasão c. escudo esquartelado , 1º Aguilares, 2º Castros, 3º Costas, 4º Silvas , passada a 11 de Março de 1786, Cartório da Nobreza livro III f. 224.

Agradeço igualmente a disponibilização de dados sobre parentes destes Aguilares mesmo que não sejam seus ascendentes ou seus descendentes directos.

Interessa-me pois, particularmente descobrir qualquer eventual ligação, com os ni início referidos Costas Aguilares que, desde as últimas décadas do século XVIII e durante o século XIX, viveram , (sendo alguns deles grandes proprietários de terras), em Serpa e em Moura.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#151811 | aguilazmac | 09 Apr 2007 15:51 | In reply to: #151809

Nome de sonância Castelhana donde partiria sua origem, segundo alguns, adaptação do nome de Aguiar em Castela donde teriam regressado a Portugal por volta do sec 14, segundo outros, o certo é que parece haverem variados ramos neste País. Aquele ao qual estou ligado teve origem algo idêntica(algumas notas que estou ainda a analisar dão histórias um pouco diferentes) à referida na Genea com um tal Telo de Aguilar. Será da descendência deste senhor o seu ramo? Aquele a que pertenço difundiu-se pelo centro norte (Trancoso,Foz Côa,Cedovim).
Cumprimentos,
aguilazmac

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#153275 | luis262 | 21 Apr 2007 23:41 | In reply to: #151811

Caro participante,
´
É possivel que todos os Aguilares tenham uma mesma origem... mas também também pode acontecer que não seja assim. O assunto parece ser controverso.

Parece certo, no entanto, que os vários ramos que aparecem em Portugal vêm de Espanha e que a sua passagem ao nosso paíss acontece em em locais e épocas diferentes.
Eu descendo, pelo meu avô paterno, de Aguilares já insatalados na zona de Serpa / Moura, distrito de Beja, em finais do ultimo quartel do séc. XVIII, pelo menos.
Até há algum tempo, como referi noutras mensagens , o A.D. Beja, não fazia buscas, devido à falta de pessoal. Segundo me informaram, o problema já terá sido ultrapassado, pelo que espero vir a poder recuar mais algumas gerações.
Penso que não estarão ligados de perto aos de Cedovim , nem mesmo aos de Elvas, ambos já razoavelmente e esde de há muito estudados e documentados .

De momento , não posso dizer-lhe mais porque mais não sei mas , não deixarei de comunicar os dadados que vier a conseguir encontrar.

Cordialmente

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#153313 | mgorjaoh | 22 Apr 2007 14:21 | In reply to: #153275

Caro Luís Piçarra,

Informo-o que também possuo ascendentes de apelido Aguilar, mas, no meu caso, encontro-os em Belmonte, durante o séc. XVIII.

Cordiais cumprimentos,

Miguel Gorjão-Henriques

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#153700 | luis262 | 25 Apr 2007 00:50 | In reply to: #153313

Caro Miguel Gorjão-Henriques,

Gostava de saber alguma coisa sobre esses seus Aguilares de Belmonte.
Se quizer poderá comunicar comigo neste tópico ou para picarras23arrobapontopt.

Cordialmente,

Luís Piçarra

Reply

Direct link:

RE: Descendência de José Maria de Aguilar

#153710 | mgorjaoh | 25 Apr 2007 02:23 | In reply to: #153700

Caro Luís Piçarra,

Já lhe escrevi para o mail, presumindo ser da clix, por constar assim de outros tópicos.

Em Belmonte, S. Tiago, há muitos Aguilares, durante todo o séc. XVIII (meus e ramos que presumo colaterais).

Cordiais cumprimentos,

Miguel GH

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 25 Jun 2024, 19:37

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen