arvóre genealógica

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

arvóre genealógica

#153368 | vilma porto | 22 Apr 2007 23:56

Olá
Não tenho nenhuma experiência em genealogia, mas tenho um desejo grande de descobrir minhas raízes. Por isso estou necessitando da ajuda de vocês para costruir minha árvore genealógica. Meus avós são: João Francisco do Porto e Maria dos Anjos Porto e meus bisavós paterno são José Porto e Maria José e materno Jerinimo Basilio Monteiro e Clementina do Carmo Monteiro consta na certidão do meu pai que eles são de Portugal. tenho informações que eles são de trás-os -montes e vinhas , meu avô João Francisco faleceu em Portugal entre os anos de 1919 a 1924 e minha avó Maria dos Anjos faleceu no Brasil entre os anos
de 1955 a1958.

Grata

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#153378 | melisa | 23 Apr 2007 01:47 | In reply to: #153368

Cara Vilma

Muito provavelmente os seus avós nasceram na freguesia de Vinhas que pertence ao concelho (município) de Macedo de Cavaleiros que se situa na nossa província de Trás os Montes.


Os respectivos registos de baptismo estarão no Arquivo Distrital de Bragança que poderá contactar, indicando eses dados e o ano provavel do nascimento deles :
~
Tel: 273 300 270 - antecedido do indicativo de Portugal)

Fax: 273 300 279

Correio electrónico:
adbgc@adbraganca.iantt.pt
geral@adbraganca.org

Endereço
Convento de S. Francisco
Apartado 125
5301-902 BRAGANÇA

Boa sorte nas suas pesquisas

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#153436 | CesarPaulo | 23 Apr 2007 16:40 | In reply to: #153368

Cara Vilma,

Eu também não tenho experiência em genealogia, mas ando aprendendo alguma coisa, e posso te sugerir que tente localizar teus antepassados através da Igreja dos Mórmons, que possuem um vasto arquivo. Eu tenho conseguido algum resultado, se quiser alguma orientação pode contar comigo.

César Paulo

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#153568 | vilma porto | 24 Apr 2007 12:10 | In reply to: #153378

M. Elisa

Obrigada pela ajuda vou contatar o arquivo que me indicou

Vilma Porto

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#153572 | vilma porto | 24 Apr 2007 12:37 | In reply to: #153436

César Paulo

Aceito sua sugestão em pesquisar na Igreja dos Mórmons. Peço que me oriente

Grata
Vilma Porto

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#153618 | CesarPaulo | 24 Apr 2007 17:02 | In reply to: #153572

Cara Vilma,

Em primeiro lugar, acesse o site da igreja, www.familysearch.org e selecione a lingueta "Library", em seguida " Family History Library Catalog", em seguida "Place Search", abrindo, tem um espaço para colocar a região que te interessa, no teu caso, Macedo de Cavaleiro, escreva o nome e click "Search".
Vai abrir uma janela com os resultados encontrados, selecione os nomes em azul até aparecer no alto à esquerda, uma traja "View Films Notes", clique nela.
Você encontrará os registros disponíveis para a região, anote o número do filme que quer, para solicitar na igreja.

Você precisa localizar uma igreja perto de vc, tem endereços e telefones no site, ligue para ver o horário de funcionamento. Tem que solicitar o filme através do número que obteve, quando vier, irá usá-lo nas máquinas de microfilme nos CHF da igreja.
Que lugar vc vive? Se tiver alguma dificuldade contacte-me, boa sorte

César Paulo

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155311 | vilma porto | 07 May 2007 22:10 | In reply to: #153378

Cara M. Elisa

Consegui a certidão de Obito da minha avó, consta que ela faleceu no ano de 1955, e que é natural de Taranca Portugal. Taranca tem alguma ligação com Trás-os-montes ou vinhas? sou Brasileira nâo conheço Portugal.

Grata Vilma

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155319 | melisa | 07 May 2007 22:59 | In reply to: #155311

Cara Vilma

Moro em Portugal bem ao sul, no Algarve enquanto que Trás-os- Montes fica mesmo ao Norte de Portugal.

por isso não conheço muito bem Trás-os-Montes que apenas tenho visitado como turista.

A informação que lhe dei colhi-a aqui no Genea clicando em Mapas (na barra verde que pode ver na parte superior do fórum). Abre-se então uma janela onde escrevendo Vinhas nos informa ser uma freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros (que pertence a Trás- os- Montes.

Depois foi só procurar a morada do arquivo Distrital de Bragança que lhe enviei.
Neste arquivo estão os baptismos das crianças nascidas há pelo menos cem anos, que penso deverá ser o caso de sua avó.

Taranca não consta como freguesia em Portugal. Poderá ser no entanto TRAVANCA ,

Não só existem algumas freguesias com esse nome, como consultando outro site vi que existe um lugar no concelho de Macedo de Cavaleiros que se chama TRAVANCA, só não sei se se situa na freguesia de Vinhas ( muitas vezes as freguesias ainda se dividem em pequenos lugares como é o caso) ou noutra freguesia do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Na minha opinião entrava mesmo em contacto com o Arquivo de Bragança e pedia-lhes para procurarem na freguesia de Vinhas- concelho de Macedo de Cavaleiros pois os nascimentos (baptismos) estão agrupados por freguesias e não por lugares.

Os meus cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155329 | vilma porto | 07 May 2007 23:58 | In reply to: #153618

Caro César Paulo

Fui a igreja dos Mórmons êles vão me ajudar,eu sou brasileira, moro em Salvador na Bahia.Agradeço pela ajuda.

Vilma Porto

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155344 | fertelde | 08 May 2007 04:59 | In reply to: #155329

Estimada Vilma Porto:

Já que está em Sâo Salvador da Bahia, gostaria de pedir-lhe se me pode ajudar a encontrar um acento de nascimento de um meu tetravô:

MANUEL DA VERA CRUZ E ALMEIDA, natural da Bahia de Todos os Santos, cidade de Sâo Salvador, nasceu a 22 de Setembro de 1770, era filho de António de Almeida Viana, negociante e proprietário na cidade de Sâo Salvador da Bahia, e de D. Ana da Assunçâo.-

Como está em contacto com os Mormons da sua cidade, agradecia se me pudesse ver se se encontra este registo.
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155359 | san1 | 08 May 2007 09:45 | In reply to: #153368

Bom dia,

so queria assinalar, (se ainda não reparou nos mapas disponiveis aqui no Genea) que existe uma freguesia "Travanca" no Concelho de "Vinhais" em Tras-os-Montes. Pode não ter nada a ver com o seu "Vinhas" mas é uma coincidência para notar.
(site da freguesia de Travanca www.vinhais.com.pt/paginas/travanca.php)

Cumprimentos,
Sandra Carvalho,
França

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155379 | vilma porto | 08 May 2007 13:43 | In reply to: #155344

Fernando
Fernando
vou tentar ajudar. Salvador é uma cidade grande composta por mais de 100 bairros. você tem mais alguma informação sobre ele? por exemplo: o nome de um bairro, ou um endereço qualquer para que eu possa iniciar minha busca.
tem uma ilha na baia de todos os santos chamada ilha de vera cruz. sera que tem alguma relação?

Vilma Porto

Vilma

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#155411 | fertelde | 08 May 2007 18:55 | In reply to: #155379

Estimada Vilma:
Eis o grande problema com que sempre esbarramos nestas pesquizas... Infelizmente todas as indicaçôes que possuo sâo as que coloquei ontem...
Mas se a verdade è que hoje podemos falar em mais de 100 bairros, em 1770, nâo haveria mais que um ou dois. Lembre-se que em 1770, estariamos na pré-história da colonizaçâo do Brasil. Apenas há outra indicaçâo que posso dar, è que Manuel Joaquim da Vera Cruz Almeida, era Coronel de Ordenanças, isto è, era um militar de alta patente, para a època. Haverá alguma biblioteca onde haja a colecçâo dos "Diários da Provincia do Império Brasileiro", onde se possa investigar as nomeaçôes e colocaçôes dos funcionários públicos e dos militares?
Eu consegui que um amigo e ainda familiar, que me pesquizasse em Macau nos jornais locais, 1820, e consegui noticias de um antepassado que por alí chegou...
E os Mormons? nâo possuem nos seus arquivos cópia de registos de essa època? e como os terâo arquivados? por anos, por nome??
Bem espero ter-lhe ajudado em algo e aqui me tem entâo esperando por sua preciosa ajuda.

Há, pode que o nome da Ilha de Vera Cruz, tenha a ver sim, com algo. È só conhecer se a Ilha estava habitada nessa època, se bem, eu, pessoalmente, creio que seria um depósito de escravos recem chegados de Angola... È só um palpite.-

Grato pelo que consiga,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#169253 | VPorto | 03 Oct 2007 20:51 | In reply to: #155411

Fernando

Estive ausente por alguns meses por problema de saude.
Fui a Arquidiocese de Salvador buscar informações de onde encontrar os registro de nascimento ou batismo do ano de 1770. fui informada que os livros, por estarem muito estragados, estão na faculdade Catolica de Salvador (a qual pertence a Santa Casa da misericordia) para serem recuperados. mas talvez eles liberem para consulta. visto que ja estou bem de saude vou me programar e irei ate a Faculdade ver o que consigo.
Ate Breve
Vilma Porto

Reply

Direct link:

RE: arvóre genealógica

#169264 | fertelde | 03 Oct 2007 22:05 | In reply to: #169253

Estimada Vilma Porto:
Lamentando a sua ausencia pelos motivos que indica, venho agradecer que tivesse tido a amabilidade de lembar-se do meu pedido de ajuda.
Fico, entâo aguardando a sua disponibilidade sobre a pesquisa em causa.

Melhores cumprimentos, e os desejos da melhor recuperaçâo,

Fernando

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 05 Jul 2024, 18:01

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen