freitas

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Cargos

freitas

#154353 | jbfreitas | 29 Apr 2007 23:21

Prezados confrades,

Sou brasileiro e neto de portugueses. Gostaria de obter informações sobre a minha família Freitas em Portugal.

Segundo anotações de família, a referência que tenho é José Joaquim de Freitas nascido em Portugal lá pelos idos de 1810, provavelmente em Lisboa, tendo exercido as funções de Administrador Real da Água. Cabe registrar seu casamento, que presumo tenha se realizado aos 20 anos de idade com a também portuguesa Margarida Pereira, ela filha de Joaquim Pereira e Maria Thereza Pereira. O casal deixou uma geração de oito filhos, dos quais até o momento tenho apenas o registro de dois: Julia e Caetano Placido.

Julia de Freitas se casa com José Isidoro Neto e deste casamento nasceu Maria Beatriz Neto. Beatriz, por sua vez, se une em matrimônio com o General José Vicente de Freitas (1869/1952), Ministro das Finanças de Portugal (1928) e Presidente da Câmara de Lisboa. O general é, portanto, primo irmão de nosso avô Raul Lopes de Freitas, fato confirmado por uma foto para ele autografada.

O outro filho de José Joaquim, Caetano Placido de Freitas, meu bisavô, que nasceu por volta de 1840 e foi, segundo apontamentos, diretor da Companhia de Caldeiras Industriais. Com cerca de 20 anos, Caetano se casa com Barbara (ou Barbosa segundo registros) Mathilde de Freitas e deste matrimônio tiveram os seguintes filhos:

• Maria do Resgate de Freitas (Resgatinha ou Tates)
• José de Freitas
• Raul Lopes de Freitas (meu avô)

Com meus cumprimentos e agradecimentos

jbfreitas

Reply

Direct link:

RE: freitas

#157059 | Leandro Freitas | 23 May 2007 15:57 | In reply to: #154353

Prezado Sr. JBFreitas

Bom dia, acredito que tenhamos os mesmos ancestrais, se possível gostaria que que você me enviasse mais textos a respeito da familial Freitas, ou se você tem informações sobre a Familia Freitas que veio morar em Santa Catarina, pois meu bisavô se chamava Jose de Freitas Filho e tambem veio da Ilha da Madeira.

Atenciosamente

Leandro Freitas

Reply

Direct link:

RE: freitas

#157407 | jbfreitas | 27 May 2007 01:03 | In reply to: #157059

Prezado Leandro,

Boas novas! Entretanto, tenho poucas informações sobre os descendentes de José Joaquim de Freitas. Além do que foi dito, caberia aduzir o seguinte:

1) Por volta de 1900, meu bisavô Caetano Plácido veio trabalhar no Brasil, em Belém do Pará, no auge da exploração da borracha, e pouco depois chegou o filho José Freitas, também, para residir na mesma cidade. Não temos notícias sobre José de Freitas e seus descendentes, se continuaram a morar no norte do Brasil ou vieram residir no sul, como por exemplo, Santa Catarina.

2) O filho mais novo de Caetano Placido era Raul Lopes de Freitas, meu avô paterno. Casou-se com Cecília da Silva Bastos, natural do Porto, filha de João Pereira da Silva Bastos e Laura Vieira da Silva Bastos, família de Cabeceira de Bastos. O casamento ocorreu em 25 de julho de 1903 - data esta que foi possível levantar através de fotos comemorativas das bodas de ouro -, acredito que em Lisboa (Portugal), não temos certeza, e pouco tempo depois embarcaram para o Brasil, onde deixaram uma geração de quatro filhos. Com Raul veio morar também a irmã Maria do Resgate.

3) Não tenho informação precisa, mas em alguma fonte de pesquisa, consta que José Joaquim de Freitas seria natural da Ilha da Madeira.

Saudações

João Freitas

Reply

Direct link:

RE: freitas

#157941 | Leandro Freitas | 31 May 2007 18:21 | In reply to: #157407

Prezado João Freitas,

Sim, Jose Joaquim de Freitas era natural da ilha da madeira assim como meus tataravós, inclusive meu avô já falecido foi procurado a uns 30 anos por pessoas da Ilha da Madeira por conta de terras deixadas como erança, mas que pelo que consta já foram tomadas pelo governo da ilha.
Fico grato pela sua atenção.

Atenciosamante

Leandro Freitas

Reply

Direct link:

RE: freitas

#158091 | jbfreitas | 02 Jun 2007 01:06 | In reply to: #154353

Caro Leandro,

Com satisfação pude confirmar que nosso ancestral José Joaquim de Freitas era natural da Ilha da Madeira. Como poderia pesquisar os nomes de seus filhos, que segundo anotações seriam oito?

Com os meus cumprimentos,

João Freitas

Reply

Direct link:

RE: freitas

#233394 | fjfernandes | 05 Jul 2009 14:25 | In reply to: #154353

Caro JBFreitas

Sou sobrinho-neto do general José Vicente Freitas, era irmão da minha avó paterna e encontro-me neste momento a escrever a sua biografia.
Era filho de José Joaquim Gouveia e Freitas e de Sofia Amélia de França e Freitas.
O General tunha seis irmãos: João Nepomuceno de Freitas, José Maria de Freitas, Jorge Joaquim de Freitas, Francisco de Freitas, Manuel dos Passos Freitas e Maria José Freitas Fernandes, minha avó.
Casou com Beatriz Neto de Freitas, e são seus filhos Oscar Neto de Freitas, Celeste Beatriz Freitas Sampaio Nobre Guedes, Emídio Neto de Freitas.
Se quiser contactar-me pode fazê-lo através de fjfernandes@netmadeira.com ou +351963470782
Cumprimentos
Francisco Fernandes

Reply

Direct link:

RE: freitas

#246435 | MRaposo | 23 Dec 2009 01:40 | In reply to: #233394

Estimados confrades,

Também pesquiso sobre os Freitas que vieram de Portugal para o Brasil no início do século XIX. Meu trisavô era Joaquim Pedro de Freitas, que nasceu na última década do século XVIII e fixou-se em Itaguaí, Província do Rio de Janeiro, onde se tornou o tronco de uma família de negociantes, fazendeiros e políticos da região. O primeiro de seus 11 filhos nasceu em 1819 e o último em 1852. No entanto, nos assentos de que tenho cópia, diz-se que ele era de Lisboa.

Pergunto se em suas pesquisas sobre os Freitas portugueses não haveria alguma referência a esse Joaquim Pedro de Freitas, que se casou no Brasil com a carioca Anna Rosa de Oliveira Freitas.

A propósito, encontrei, por acidente, alguma coisa sobre Jorge Amaro de Freitas, neto de Raul Lopes de Freitas, mas não parece haver relação entre os dois ramos.

Muito grato,
Marcos A. Raposo.

Reply

Direct link:

RE: freitas

#246474 | cabjoka | 23 Dec 2009 23:55 | In reply to: #157941

Caro confrade Leandro, por a caso José Joaquim de Freitas era parente de Julia de Freitas, natural do Estreito de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira?

Com os devidos cumprimentos

José Gonçalves

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 01:42

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen