Lourenço Albuquerque Silva Gomes - Port-Brasil

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Regiões | Cargos | Arquivos

Lourenço Albuquerque Silva Gomes - Port-Brasil

#156662 | Pedro França | 20 May 2007 00:07

Caros confrades:

Resolvi olocar esta questão neste Fórum, na esperança de obter alguma solução para este "enigma".
- Trata-se de um pedido que me foi endereçado directa e pessoalmente por um cidadão brasileiro que há dias se cruzou comigo no AUC e desejava obter informações que o fizessem chegar ao seu avô, há muito falecido e que ele não conheceu porque falecera quando o pai tinha somente 13 anos.
O tal avô - Lourenço Albuquerque Silva Gomes - terá nascido pela década de sessenta do séc. XIX (onde?), e terá alcançado uma patente de oficial (Tenente-Coronel) em Portugal. Por razões que não me foram suficientemente explicadas, fiquei a saber apenas que ele se incompatibilizou com as autoridades da época, políticas/militares e deixou o país com destino ao Brasil, onde casou, em SÃO PAULO, com uma senhora brasileira - Guiomar Griffont - e teve dois filhos, entre 1903-12.
Li uma fotocópia do assento de casamento do pai - António Albuquerque Silva Gomes e reparei que o pai, Lourenço ASG era tão somente dado por natural de... PORTUGAL.
As datas são aproximadas. Eu sugeri-lhe que averiguasse o casamento do avô, se era certo que ele casara em SÃO PAULO/Brasil. Mostrou-se meio hesitante, talvez por não estar acostumado com estas andanças!!!
Tudo o que ele conta é por tradição oral, familiar, porque a família, ao falecer este senhor, cortou com o lado português e ficou adscrita apenas aos parentes no Brasil. Não sei quando este Lourenço foi para o Brasil, não há nº de passaporte, nem sei onde terá embarcado, em Portugal.
Fiquei com o contacto do interessado - Carlos Alberto dos Reis Albuquerque - neto da personagem que procuro.
Tentei o Arquivo Histórico Militar e lá não há nenhum processo com aquele nome nem com entrada por Albuquerque/Gomes/Silva, que fosse dar a Lourenço.
Mais informo que o pai desse Lourenço ASG também é tido como tendo feito uma carreira militar mas este neto não sabe nada para trás sobre esse bisavô.

Agradecia qualquer contributo para esta mensagem e tópico.
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Lourenço Albuquerque Silva Gomes - Port-Brasil

#156684 | Samuel C O Castro | 20 May 2007 12:21 | In reply to: #156662

Estimado Pedro França,

Para esse caso, pelas poucas informações disponíveis, os caminhos seriam em alguma Instituição militar em Portugal ou registros de saída de portos portugueses. Já, para o Brasil, além do casamento do Lourenço ASG, em registros de entrada nos portos, a exemplo do site do Museu dos Imigrantes, de São Paulo, como também em possíveis processos de Inventário ou Testamento, que poderão estar em Cartório ou Fórum, da localidade vinculada na época do falecimento dele. Poderá dar-lhe essas dicas, para que procure nos locais sugeridos. Por eu morar há 500 quilômetros de São Paulo, não tenho condições de auxiliar seu amigo. É o que está ao meu alcance em contribuir.

Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: Lourenço Albuquerque Silva Gomes - Port-Brasil

#156685 | Samuel C O Castro | 20 May 2007 12:48 | In reply to: #156662

Estimado Pedro França,

Em complemento a mensagem anterior, informo que no site 3 w ponto memorialdoimigrante.sp.gov.br/servicos/pesquisa/pesquisa.asp não localizei nenhum Lourenço, Albuquerque, Silva ou Gomes. Não sei se todos os elementos que passaram pela Hospedaria dos Imigrantes, em São Paulo, estão no site. Não se descarta a possibilidade de lá ser procurado pessoalmente.

Fraterno Abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Sep 2024, 03:34

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen