Ajuda na Torre do Tombo: Algodres e Casal Vasco

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Arquivos

Ajuda na Torre do Tombo: Algodres e Casal Vasco

#157105 | Pedro França | 23 May 2007 22:17

Caríssimos:

Pois, foi ao folhear a obra "Raízes das Beiras" editada pelo nosso confrade Eduardo Osório, que, no vol. II, título "Ribeiros de Fornos de Algodres e Santa Eulália", no § 1, a pág. 644, me assaltou à ideia uma pesquisa que em tempos havia feito e que batia nesta gente.
Com efeito, em tempos, em 1 de Fevereiro de 2004 enviei uma mensagem para este mesmo tópico:

http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=56548#lista

Nela eu dizia:
"...Já agora, que vi a sua mensagem relativa a Algodres, não pude deixar de manifestar a minha curiosidade para com a ascendência de um bisavô paterno meu, e assim temos a:
- Aurélio Ramos Cardoso, n.al de Gatões/M.or-o-Velho, baptº em 1705, fº de Francisco Rodrigues Cardoso que viera de Casal Vasco/Algodres da Beira (Fornos de Algodres), e de Madalena Ramos, de Seixo de Gatões (anexa a Gatões). Aquele Francisco R. Cardoso era fº de outro Francisco Rodrigues e de Maria Fernandes, e sobrinho do Pe. Manuel Furtado da Fonseca, cura então na igreja de Gatões, aí falecido no ano de 1699.
Também encontrei para Seixo de Gatões - processo de ordenação de Seixo de Gatões, ano de 1620, cxª 1666, no AUC - o cura Simão Fernandes Furtado, possivelmente parente do antedito padre cura Manuel Furtado. Estoutro agora (o Pe. Simão Fern:des Furtado), era fº de António Gonçalves Feio e de Beatriz Monteira/o, neto patº de António Gonçalves, do dito Seixo de Gatões, e de Isabel Lourença/o de Nabainhos/Melo, Gouveia; neto matº de Simão Fernandes Furtado e de Eufémia Ribeira/o, n.ais e moradores em Fornos de Algodres.
Sabe alguma coisa sobre estes Furtados e Ribeiros?..."

Ora bem, esse padre Simão Fernandes Furtado foi baptº em Seixo de Gatões a 28.11.1596 e era filho de António Feio ou António Gonçalves Feio e de Beatriz Monteira.
Neto patº de António Gonçalves, do dito Seixo de Gatões, e de Isabel Lourenço, de Nabainhos/Gouveia.
Neto matº de Simão Fernandes Furtado e de Eufémia Ribeira(o) Monteira(o) de Fornos de Algodres.
O Seixo que vem na Raízes da Beira, é Seixo da Beira ou do Ervedal, mas a verdade é que se trata de Seixo de Gatões/Montemor-o-Velho.
Infelizmente, os paroquiais existentes, tanto para o Seixo de Gatões como para Gatões (freguesias próximas), começam, respectivamente, em 1640 para B/C/O e 1678/1677/1674 para B/C/O. Não há possibilidade de pesquisa para trás.
A data de baptº do padre Simão acima foi retirada do seu processo de ordenação.
Também notei que o meu antepassado Francisco Rodrigues Cardoso, natural de Casal Vasco, era filho de Francisco Rodrigues e de Maria Fernandes, de Casal Vasco, e casou-se em Seixo de Gatões em 27.06.1699. Ele era mais, sobrinho do cura de Gatões, Pe. Manuel Furtado da Fonseca, falecido em 1699, na sua curadoria, e ali sepultado, natural de Casal Vasco, e filho de um Simão Rodrigues, a ter em conta o seu verbete de estudante de Cânones entre 1660/70, já que este sacerdote não tem processo de ordenação.
Pergunto se não haverá ninguém no ADGuarda que possa averiguar mais para trás, a partir destes dados, a possibilidade de uma ligação com os Ribeiros de Fornos de Algodres e S.ta Eulália? Há muita coincidência nos dados e o padre Simão Fernandes Furtado leva a supor que sim, que é tudo parentes, dos mesmos troncos.
Haverá alguém que queira interessar-se por este tema?
Agradeço todo o contributo. No que eu puder fazer pelo AUC...
Um abraço.
Sempre,
Pedro França

P.S. Mudei o rumo da pesquisa para a Torre do Tombo porque os paroquiais antigos destas freguesias, tanto quanto me foi dado saber, se encontrarão, eventualmente, ainda na TT.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Sep 2024, 03:36

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen