Fernão Magalhães Renunciou à  Nacionalidade?

This topic is classified in the following rooms Pessoas

Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157430 | NYC | 27 May 2007 14:20

Na célebre emciclopédia ENCARTA online , na entrada sobre Fernão de Magalhães (http://encarta.msn.com/encyclopedia_761570410/Magellan_Ferdinand.html), surge:

"Portuguese-born SPANISH explorer and navigator..." e "Magellan renounced his Portuguese citizenship..."

Em nenhuma obra que eu tenha consultado, aparece referência a uma suposta renúncia do navegador à sua nacionalidade Portuguesa, apesar de ter oferecido os seus préstimos a Espanha, em prejuizo de Portugal. Contudo, isso não implica uma renúncia da nacionalidade, a meu ver.

Já pedi aos responsáveis pelo ENCARTA que corrigissem a entrada, uma vez que Magalhães é reconhecido como Português em todos os circuitos mundiais, não fazendo qualquer sentido apelidá-lo como "explorador e navegador ESPANHOL Português por nascimento", mas até agora ignoraram o meu pedido.

Parece-me mais uma usurpação dos nossos direitos históricos, tão frequentemente deturpados.

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157439 | Decarvalho | 27 May 2007 16:22 | In reply to: #157430

Caros confrades,
nada disto surpreende alguns de nós.
Dá-se uma mão, e eles levam o braço.
Porque a comunidade científica pouco ou nada se empenha em reclamar a nacionalidade portuguesa de Cristóvão Colon, já vai ter que se empenhar para manter Fernão de Magalhães reconhecido como português. Provavelmente não me enganarei ao prever que no 500º aniversário da circum-navegação, Magalhães já seja mundialmente conhecido como espanhol.
Já em tempos aqui referi neste forum que uma compilação, creio que do Diário de Notícias, intitulada "Os grandes descobridores" dizia apenas isto:
Sobre "Cristóvão Colombo" - navegador italiano, nascido em Génova...
Sobre Fernão de Magalhães - navegador provavelmente português...
Portanto, não se admirem..., e continuem a dar-lhes a mão.
cumprimentos
Carlos Calado

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157501 | Augustus_o | 28 May 2007 10:13 | In reply to: #157439

Caro Carlos Calado,
faço minhas as suas palavras e preocupações...

É triste... muito triste... tal como descobrir que agora vivo no "deserto" de Corroios, e que tal deve-se ao perigo de determinados "terroristas" poderem dinamitar as novas ligações ao deserto da Margem Sul do Tejo....

Melhores Cpts,
Augusto

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157503 | Augustus_o | 28 May 2007 10:31 | In reply to: #157501

Cada vez mais me convenço a Margem Sul de Portugal é território inimigo de certos barões do poder...

Ou pq o alentejo é mt quente... ou pq o alentejo é infértil.... ou pq é um deserto...

tenha-se o exemplo das piadolas à custa dos alentejano a dormirem debaixo dos chaparros....

alguém lançou a fagulha da mentira no passado sobre esse... relaxamento. Infelizmente tornou-se quase uma verdade quase absoluta essa preguiça!

Triste, muito triste....

Reply

Direct link:

tiro de besta? RE: Fernão Magalhães Re

#157504 | kolon | 28 May 2007 10:34 | In reply to: #157501

Caros Confrades,

A comunidade cientifica portuguesa tem o dever de se impor nestes assuntos. Infelizmente não acho que existe uma orgainzação "comunidade cinetifica" unida para lidar com estes assuntos.

Em tempos atrás li, não em lembro onde, que Magalhães era "implantado" em Espanha para adiar a posse das Malucas por eles.
Que não se tinha zangado deveras com D. Manuel I mas que D. manuel usou o mesmo truque de D. João II usou com Colon.

Como não sei muito sobre Magalhães não posso reafirmar isto.
Mas será que alguém tem mais conhecimento sobre este assunto:
Seria Magalhãs membro de Santiago?
Não houve uma mudança na ultima hora por ordem de Carlos V de evitar que todos os portugueses que Magalhães tinha escolhido para navegar consigo não fossem deixados navegar com Magalhães e que a capitania da armada foi-lhe retirada?

Também não foi Magalhães morto opor um tiro de besta?
Se sim, quantos indigenas naquelas ilhas possuiam armas destas?

O caso de Magalhães é outro interessante para revistar mas a nacionalidade nunca esteve em causa.


Cpts,

Manuel Rosa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157507 | joão pombo | 28 May 2007 11:43 | In reply to: #157439

Caro Carlos Calado:

A comunidade científica, ao invés de perder tempo tentanto reclamar a nacionalidade portuguesa para figuras históricas que, no seu tempo, não a tinham, devia, isso sim, assegurar-se que aqueles que foram sempre portugueses continuem a sê-lo, e Fernão Magalhães foi português, aliás nunca ouvi dizer o contrário.

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157509 | joão pombo | 28 May 2007 11:56 | In reply to: #157503

Caro Augustos,

Não me parece que para os ditos barões do poder só a margem sul seja território inimigo.
O norte, p.ex., mesmo o litoral, também não tem sido muito bem tratado pelo poder central.
Mas o que dizer então do norte transmontano, das beiras...?
Apesar de não ter raízes alentejanas, gosto imenso do Alentejo e acho que os alentejanos têm bastante carácter. Quanto à lendária preguiça, infelizmente nada tem que ver com a mentalidade alentejana, mas com muitos outros factores, desde o tipo de economia, de agricultura, o clima, etc...
Numa região pobre e quente, não se exige das pessoas o mesmo ritmo que caracteriza os habitantes das grandes cidades, onde apesar de tudo existe economia.
Note que não considero os alentejanos preguiçosos: Simplesmente, acho que qualquer pessoa que viva no Alentejo se acaba por adaptar a um modo de vida que não justifica o mesmo stress dos meios urbanos.
O Alentejo, os Açores, o Minho e mais algumas regiões portugueses têm aquilo que eu considero serem características excepcionais e que marcam a sua população. São regiões com carácter, com uma alma muito própria e que as distingue das demais.
Já o mesmo a meu ver se não verifica, p.ex., com o Algarve, em todos os sentidos, que para mim é uma amálgama (muito mal amanhada) de urbanizações turísticas, crimes ambientais, Cabritas e Guerreiros (e todos aqueles nomes típicos dos algarvios que normalmente aparecem na Tv...). Infelizmente, é uma região que perdeu interesse, porque perdeu carácter e "classe".

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157513 | Augustus_o | 28 May 2007 12:33 | In reply to: #157509

Caro João,

bem haja pelas suas palavras, a sério.

;)

eu próprio sou alfacinha de uma freguesia tb mt bairrista, Alcantara. (mas tb com raízes no Porto, em Lamego, em Mirandela, nas Lundas(provincias angolanas).)

A minha esposa, apesar de tb lisboeta, tem as raízes todas no norte alentejano, e já se sabe. Muitas vezes casamo-nos não só com a mulher mas tb com a família.

E o carinho pela terra alentejana tem desabrochado às catadupas!

o meu stress é para com o esquecimento económico, agricola e industrial, cultural, tratdo como provincia sem futuro. não falo de outras regiões pq felizmente as suas gentes têm paladinos que não têm deixado totalmente ao abandono.

Já o alentejo, me parece que, porque conotado com o PCP (e eu não sou comuna), os 30 anos de "democracia" o têm deixado de igual maneira, que nos tempos do Estado Novo...

Melhores Cpts,
Augusto Costa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157515 | joão pombo | 28 May 2007 13:02 | In reply to: #157513

Caro Augusto Costa:

Quem me dera ter a fórmula para o sucesso do Alentejo...e não só!
Eu não tenho (que saiba) raízes alentejanas. Se tivesse, teria o maior orgulho nisso. Acho o Alentejo riquíssimo em tradições e cultura. Os hábitos e tradições das gentes alentejanas são do melhor que há em Portugal, a gastronomia é do melhor que há no Mundo inteiro, o queijo, o pão, o azeite, os vinhos, a doçaria, etc...
As pequenas cidades e vilas alentejanas, muitas bem preservadas, são um verdadeiro cartão de visita do país.
Para mim e muito modestamente, acho que o futuro do Alentejo passará, também pelo turismo de luxo: Recuperação de casas antigas, aposta contínua na qualidade ao nível hoteleiro (pequenos hoteis, turismo rural e gastronómico), preservação das tradições culturais, etc...
É claro que se espera que o Governo português cumpra a sua parte: Nada de criar "Allentejo's" e outros disparates que tais, mas uma aposta na qualidade.
Há também aquele projecto de estúdios de cinema, mas disso não falo porque não estou a par e porque já ouvi umas ideias um pouco megalómanas....

Um abraço
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157535 | feraguiar98 | 28 May 2007 15:03 | In reply to: #157430

Essa afirmação de que Fernão de Magalhães renunciou à sua nacionalidade encontra-se também noutras enciclopédias e, designadamente na Católica.

Sendo certo que desconheço qualquer instrumento de renúncia de nacionalidade, não sei se tal declaração seria inerente à naturalização. E de facto, também não sei se Fernão de Magalhães se naturalizou castelhano mas, como comandante de esquadra é quase certo que a isso seria obrigado pelas leis de Castela.
É paradigmático que o italiano Amerigo Vespucci tivesse navegado ao serviço de Portugal sem que fosse naturalizado português mas que tivesse de se naturalizar castelhano e alterar o nome para Vespucio para navegar ao serviço de Castela; e esse nem sequer comandou uma esquadra.

Por outro lado, Fernão de Magalhães abandonou o serviço militar sem permissão e em conflito com o seu comandante, e teve depois uma má informação de desempenho por D. Francisco de Almeida com quem fôra organizar o Vice-Reino, na sequência do que não lhe foi atribuído qualquer outro cargo.
Isto talvez corresponda uma situação moderna de desemprego mas na época e segundo os usos portugueses - muito diferentes dos castelhanos - o conceito de nacionalidade ainda se confundia com o do serviço do Rei e, nesse sentido, sair de Portugal para ir oferecer os seus serviços a Castela, seria mais o equivalente a uma renúncia da nacionalidade.

A redacção da Encarta é pouco feliz e pouco clara - a da Encyclopedia Catholica é melhor - mas não a considero falsa nem sequer errada.
Aliás o que me parecia importante é realçar onde, quando e com quem adquiriu os conhecimentos náuticos; da mesma maneira que importaria realçar o mesmo no que a Américo Vespúcio respeita; este que depois de servir Colon - o qual, independentemente da nacionalidade de origem, foi um servidor do Rei de Portugal e tudo aprendeu com os portugueses - aprendeu na prática em viagens nas costas africanas e do Brasil ao serviço de D. Manuel desde 1501 até pelo menos 1504 e só em 1505 se naturaliza castelhano e passa ao serviço de Castela; no entanto a maioria das enciclopédias com destaque para a Wikipédia, realça os seus estudos com o primo, admite - pura especulação - que poderá ter conhecido Toscanelli mas, relatando embora que navegou ao serviço de Portugal, não extrai daí as devidas conclusões.

Como tenho dito, noutras instâncias e de outras formas, não é uma questão que se possa resolver com voluntarismos individuais - sem dúvida meritórios - sobre artigos enciclopédicos mas teria mesmo de ser uma acção concertada e com a tal "comunidade científica". Infelizmente esta apenas se manifesta desde que lhe paguem. Seria assim necessário um desígnio político envolvendo os ministérios dos Negócios Estrangeiros e da Cultura - e o da Educação para uso interno e modificação dos programas escolares - e a tal Comissão com um presidente regiamente pago, verbas para livros, exposições e para amigos.

Não estou a ver que isso seja possível em tempo de vacas magras e com um governo chefiado por quem afirma ter grande orgulho no seu percurso académico, que se corporiza pela opção pelo ISEL, por ser mais perto de casa e pela Independente, por ser mais fácil.

Como já uma vez escrevi, o futuro previsível é que italianos ensinaram os portugueses a navegar, italianos, espanhóis e até ingleses fizeram a maior parte das descobertas e, dos portugueses, salvar-se-à Vasco da Gama.
E, com alguma amargura o constato, um país onde, transversalmente aos partidos políticos existentes, é fácil identificar um partido de Bruxelas em oposição a outro de Madrid mas impossível identificar um partido - entenda-se organizado e com finalidades claras - de Lisboa, não parece merecer mais.

Com os meus cumprimentos,
Fernando Aguiar

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157541 | Mavasc | 28 May 2007 15:33 | In reply to: #157535

Caro Fernando Aguiar

Lá vem a veia biliosa resultante da fuga á dieta! Tome sais de frutos Eno e pense que este país merece o melhor e há-de tê-lo! Isto de Isel e Independente é transitório, apesar de hilariante. Outros tempos virão!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157543 | melisa | 28 May 2007 15:42 | In reply to: #157509

Caro João Pombo

Na maioria das vezes concordo na generalidade com as intervenções que o caro confrade costuma fazer neste espaço.

Agora quando fala do Algarve da maneira que o faz, lamento dizer mas o João parece desconhecer a realidade algarvia ou provavelmente conhece a sua pior parte, a do crescimento selvagem: o Algarve da Quarteira, de Albufeira ou a nova Lagos nascida de há 15 anos a esta parte.

Conhecerá provavelmente o Algarve de Agosto (que considero o pior mês em termos de clima pois é demasiado quente e ventoso) em que é invadido por dez vezes ou mais a sua população habitual, qual autêntico fossado dos nossos dias.

Quantas vezes subiu a serra de Monchique visitando Monchique, Alferce, que tem uma das mais lindas estradas que conheço (e conheço bastante pode crer), Marmelete , Aljezur, Vila do Bispo, Silves, Alte, Salir, Querença, Castro Marim, Alcoutim , etc,etc.

Mesmo no litoral alguma vez visitou em Faro a Vila - Adentro com as suas muralhas islâmicas conhece Vila Real de Santo António , Cacela a Velha, Ferragudo, Alvor, onde se manteve a alma e criou-se novos, belos e amplos espaços de lazer, nomeadamente à beira rio.

Já passeou pela beira rio em Portimão, onde toda a construção incluindo a recente não pode ser mais alta que um 2º andar e conhece o enorme esforço que a autarquia tem feito para requalificar as zonas mais degradas e inestéticas, abatendo mamarrachos e construndo baixo e com qualidade.

O Algarve não tem carácter?

Não o encontrará se, como disse, vier em Agosto passar seis ou sete horas na praia, sair de lá para fazer a volta dos tristes num qualquer centro comercial, ir comer a qualquer loja de fast food ou afim, onde será mais fácil encontrar o seu vizinho do que um algarvio.

Desculpe este desabafo de quem está farta de ouvir baboseiras, repetidas muitas vezes por quem, infelizmente para os próprios, passa três horas em filas (outra moda, quanto a mim prefiro a velha bicha), para ir trabalhar e regressar a casa, que vive em tristes subúrbios, sem espaços verdes e que se espreita à janela não tem o prazer de ver um pôr do sol ou as estrelas, pois à sua frente só tem betão, betão e mais betão e que têm a desfaçatez de perguntar como é que nós conseguimos viver no Algarve fora de Agosto.

Muito bem, obrigada.

Cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157552 | Mavasc | 28 May 2007 16:11 | In reply to: #157543

Cara Maria Elisa

Não se enfade! O Algarve é lindíssimo...mas tem que ser um algarvio a mostrar a região ás gentes do horrível betão e, como diz, em mês de calmaria! Em Agosto confesso que estou como o João Pombo, é terrível!Em Setembro, na Fuzeta, tenho passado tempos deliciosos!

Um abraço

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157559 | melisa | 28 May 2007 16:49 | In reply to: #157552

Cara Maria Benedita

Muito obrigada pelas suas simpáticas palavras.

Sabe qual é para mim o mês mais belo no Algarve? É Outubro.

Também eu já fui "do betão" até há 14 anos.

Sei que se cometeram barbaridades, mas deixemos os Cabritas, Gracias e outros quejandos pois o seu tempo já passou.

Falemos de Carlos Tuta, Macário Correia, Manuel da Luz para não referir outros.

De há uns anos a esta parte o poder local está entregue a quem ama verdadeiramente o Algarve e está disposto a servi-lo e não a a servir-se.

Esta minha referência não tem qualquer conotação partidária. Na realidades os partidos no poder autárquico nem sequer mudaram. Quem mudou foram as pessoas.

Um abraço

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157560 | judiaria | 28 May 2007 16:49 | In reply to: #157552

Carissima Maria Benedita


Estamos de acordo quanto à Fuseta. Quando quiser voltar o Algarve verdadeiro e real, sem maquilhagem, mostrado por um algarvio, pode pedir informações que lhe darei com todo o gosto.

Já por ai ouvi falar de países onde só mostram o que lhes interessa aos turistas; Parece que no nosso mostram aquilo que não interessa..........

Quanto à sua resposta no assunto CC fiquei satisfeito.

Cumprimentos

Joaquim Reis

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157572 | artur41 | 28 May 2007 17:37 | In reply to: #157509

Caro João Pombo,

Não vale a pena "repisar" nas infelizes(no mínimo) palavras do sr. ministro. O problema é geral: falta de nível de muitos políticos.

Mas então está a falar mal do Algarve? E, no entanto, na volta "adora" a areia e o mar...lol
A região não perdeu interesse. Precisa é de uma mudança de "mentalidades": a começar por quem o visita. Por que é que não exigem bom tratamento?

Cumprimentos,

Artur Camisão Soares

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157579 | joão pombo | 28 May 2007 18:01 | In reply to: #157543

Cara M. Elisa:

Não foi minha intenção ofender ou sequer desconsiderar os portugueses do Algarve. Peço desculpa se a ofendi, a si e aos demais Confrades algarvios, porque essa não foi a minha intenção.
Eu não costumo passar férias no Algarve e muito menos em Agosto. A última vez era miúdo, apanhei uma data de escaldões, vi insectos que só tinha visto na televisão, mas também, reconheço, comi peixes (sobretudo linguados) como nunca mais na vida comi, à beira mar, "comme il faut".
Eu critico o Algarve da mesma maneira que um irmão critica o outro: não é o mesmo que criticar outro país ou outro povo. Aí temos de ter mais cuidado...
Serei o primeiro a intervir em defesa do Algarve perante críticas de estrangeiros, da mesma maneira como defenderei um irmão, os pais e amigos se atacados, justa ou injustamente.
Agora entre irmãos, entre compatriotas, não deixo de dizer o que penso, aliás nunca tive medo de ser politicamente incorrecto.
Um minhoto faz-nos sentir em casa, um alentejano também e até um transmontano. Do Algarve, desculpe-me, mas não tenho muito de bom a dizer, reconhecendo estar a ser injusto, como somos sempre que caímos em generalizações.
Não conheço a maioria dos locais de que fala. De vez em quando vou ao Algarve por motivos profissionais, mas normalmente fico-me pelo litoral.

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157581 | joão pombo | 28 May 2007 18:08 | In reply to: #157572

Caro Artur Camisão Soares:

Concordo com a necessidade de mudar mentalidades.
Efectivamente, a maioria dos portugueses que passa férias no Algarve não exige o tratamento que deveria ter, atendendo ao que paga.
Aliás, a concorrência é enorme e creio que para muitos fica mais barato uma semana em Cuba (a de Fidel) do que uma semana no Algarve, nomeadamente nos locais mais concorridos.
Com a vantagem de que fica a conhecer uma cultura e um país diferente, isto se não ficar limitado aos resorts, claro está!

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157593 | melisa | 28 May 2007 19:20 | In reply to: #157579

Caro João Pombo

Percebi perfeitamente o espírito com que teceu as suas críticas.

O Algarve tem defeitos? Claro que sim!

Mas quando vier ao Algarve mesmo por motivos profissionais tire um bocadinho e precorra as zonas que não conhece. Vai ver que terá uma agradável surpresa.

Quer comer um bom peixe assado? Vá ao Luís (que tem o melhor assador de peixe do mundo) na Praia dos Três Irmãos e assista ao mesmo tempo a um magnífico Pôr do Sol.
Quer comer típica comida da serra Algarvia? Vá a Monchique à Charrete ou então a Querença.
Quer comer pratinhos de petiscos algarvios? Vá à Tasca em Faro. Quer comer uma boa moreia frita, ou percebes vá à Boca do Rio na Carrapateira, quer comer bem e em conta vá ao Escondinho ou ao Mata Porcas em Portimão, e mais não digo que pode parecer publicidade. :-)

Quer comer mal peça sardinhas assadas em qualquer esplanada e de preferência acompanhe-as com batata frita.

Para quem fala da má qualidade no serviço, faça o seguinte exercício: Pregunte a que o atende a naturalidade , ou até a nacionalidade.

Sem desprimor para outras regiões em que para cada visitante terá 50 ou mais natururais.
No Algarve recebemos tão bem que em Agosto por cada morador temos ao mesmo tempo dez visitantes. Claro que a qualidade ressente-se, mas como diz o nosso confrade Artur João, foi mal servido reclame !

A propósito lembro uma estória passada há alguns anos em Portimão:

Um veraneante seguindo por uma ruela resolveu preguntar a um velhote que estava gozando do fresco do anoitecer santado no poial da sua porta:
- Oh amigo, diga lá onde se podem comer cadelinhas? ( no Algarve às conquilhas podem-se chamar também coquinhas ou condelipas, mas nunca cadelinhas).

Ao que o velhote respondeu:

- Olhe vá por aí por esses "quentais" e talvez se safe.

Uma vizinha mais sabida que de longe assistiu à conversa lá indicou um qualquer restaurante, onde ela provavelmete nunca tinha posto os pés.

Depois do veraneante se afastar diz ela:

-"Antão" "vomecê" manda o homem p'rós "quentais" pensava que ele queria comer "canitas".

Resposta pronta de quem tem o esírito aberto a outros costumes:

-"Si cá" ! Este pessoal de Lisboa come cada coisa ...

Moral da história: O algarvio recebe tão bem os seus visitantes que aceita os seus usos e costumes. Se isto o não faz sentir em casa, então não sei.

Cumprimentos
M.Elisa

PS: Por que será que são os visitantes estrangeiros que mais gostam do Algarve, muitos voltando ano após ano?

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157594 | melisa | 28 May 2007 19:25 | In reply to: #157593

errata:
pergunte... provavelmente ...espírito

Safa tantos erros.
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157597 | joão pombo | 28 May 2007 19:47 | In reply to: #157593

Cara M. Elisa:

Rendo-me!! Além de me render, já me pôs com água na boca, mencionando tantas iguarias... Ainda por cima, hoje só estou com uma sanduiche no estômago e ainda a trabalhar...
Um dia que vá ao Algarve, fica desde já designada minha "cicerone oficial" e conselheira gastronómica. Terei todo o gosto em retribuir quando vier ao Porto, evidentemente!

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157599 | melisa | 28 May 2007 19:56 | In reply to: #157597

Caro João Pombo

Fica combinado!

Adoro umas boas tripas! Já francesinhas nem por isso.

Não empato mais para que possa acabar depressa e ir jantar.

Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157604 | Mavasc | 28 May 2007 20:28 | In reply to: #157581

Caro João Pombo

Mais! Tem uma oportunidade única de reviver os anos 50 e as maravilhas do estilo colonial...mesmo na decadência! Resorts é que não! Praias temos por cá Kms e Kms delas e lindíssimas!

Um abraço

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157609 | henrdias | 28 May 2007 21:06 | In reply to: #157430

Caros Confrades,

estive a ver a base de dados do GP, e acho que está muito pobrezinha em relação a este vulto da nossa história.

Algum confrade me poderá esclarecer em relação à ascendência e à naturalidade do grande navegador Português, Fernão de Magalhães?

Tem algum fundamento, o facto de ele ser descendente de João Afonso Pimentel, 1º Conde de Benavente?

Antecipadamente grato a quem me possa prestar este esclarecimento,
com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157610 | Mavasc | 28 May 2007 21:07 | In reply to: #157581

Caro João Pombo

Mais! Tem uma oportunidade única de reviver os anos 50 e as maravilhas do estilo colonial...mesmo na decadência! Resorts é que não! Praias temos por cá Kms e Kms delas e lindíssimas!

Um abraço

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157649 | joão pombo | 29 May 2007 08:43 | In reply to: #157604

Cara Maria Benedita:

É verdade. Espero ter brevemente a oportunidade de visitar Cuba, de preferência ainda com Fidel no poder, porque nunca se sabe o que virá depois. Confesso-me um admirador da cultura cubana, sobretudo a música e alguma literatura. Diga-se o que se disser, aquela ilha tem qualquer coisa de mágico, mesmo coberta de um manto de decadência.

Um abraço
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157742 | Decarvalho | 30 May 2007 08:42 | In reply to: #157507

Caro João Pombo,
Não constato que a comunidade científica perca tempo tentando reclamar a nacionalidade portuguesa para figuras históricas que, no seu tempo, não a tinham (e penso que se está a referir a Colombo / Colon, conforme a minha mensagem).
Antes pelo contrário, verifico que essa "comunidade científica" gasta muito tempo tentando manter a nacionalidade não-portuguesa dessa figura histórica. Quando aparece alguém, mais notoriamente, a defender a nacionalidade portuguesa de Colombo /Colon, logo ouvimos dizer que tem que ser a "comunidade científica" a pronunciar-se. Há, portanto, logo um preconceito de que, quem defende a nacionalidade portuguesa de Colombo / Colon não pertencerá à "comunidade científica".
Quanto a Magalhães, veremos qual o grau de empenhamento.
cumprimentos
Carlos Calado

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157758 | Mavasc | 30 May 2007 10:46 | In reply to: #157507

Caro João Pombo

Sabe que a experiência da "comunidade científica" portuguesa em matéria de reclamações de nacionalidade é desastrosa! Perderam os casos do Sindbad e do Popeye e, a partir dessa data, desistiram ! Repare que o Popeye é português, vê-se logo, é caollho como Camões, namora a Olívia Palito ( nome portuguesíssimo) que usa carrapito á moda de qualquer antiga sopeira nortenha, fuma cachimbo (tabaco açoriano, sem dúvida) e tem como inimigo o Brutus ( nome de qualquer cão português de grande porte). E repare no sobrenome "Palito"! Veja bem se não é característica nacional o palitar do dentito e o passar o resto do dia de palito na boca em movimentos elíptico/transversais atemorizantes! Mesmo com provas provadas deste teor decidiu-se a comunidade internacional pelos Fleischer Studios e a nacionalidade americana! O filho do Popeye é o Gugu, óbviamente Gustavo, enfim, assunto mal resolvido que desanimou a tal da comunidade!

Grande abraço

Maria Benedita

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157761 | Velum | 30 May 2007 11:19 | In reply to: #157758

Maria, a reforma é assim tão chata?

Mais seriamente, vai aparecer na conferencia de hoje para sugerir umas ideias cientificas?

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157767 | Mavasc | 30 May 2007 12:23 | In reply to: #157761

Velum

A reforma...nunca mais chega! Mas a disposição é óptima, contra ventos e marés!
Quanto á pergunta séria...as minhas ideias científicas de hoje estão cientificamente dirigidas a uma chatíssima partilha de bens em que os ex-felizes cônjuges de há 8 anos até os tachos velhos e mal areados querem dividir! Os filhos ranhosos...ficam para a mãe porque o científico pai não tem vida nem tempo para se dedicar amorosamente aos mesmos!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

Vespucci Piloto Mor RE: Fernão Magalhães Re

#157772 | kolon | 30 May 2007 12:54 | In reply to: #157535

Caro Fernando Aguiar,

Talvez não saibas mas Vespucci, que era um agente de C. Colon desde 1495 até á sua morte em 1506, foi feito Piloto Mor (acho que era esse o titulo) de Castela mas foi destituido desse mesmo posto sabes porquê?

Estava a roubar-lhes os mapas!!!!
Para quem estava a roubar os mapas não sei mas é curioso saber que só Portugal se interessava pela navegação nessa época contra Castela.
Pois os Franceses, Italianos, Ingleses, Alemães, etc.. não estavam ainda numa competência com os espanhois e portugueses aberta nos mares

Cpts.
MR

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#157776 | joão pombo | 30 May 2007 14:10 | In reply to: #157767

Cara Maria Benedita:

Ia perguntar-lhe a razão da leve (mas sempre inteligente) ironia que detectei na mensagem anterior, mas agora percebo.
Pois, tratar de partilhas não é propriamente das coisas mais agradáveis que nos aparecem, mas valha-nos pelo menos o consolo de saber que, em certas partilhas, ainda podemos ir buscar algum... falo de honorários, evidentemente!
Desde que não nos paguem em tachos e panelas mal areados!

Um abraço
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#160977 | pedro3m | 26 Jun 2007 16:41 | In reply to: #157758

Cara Maria Benedita

folgo em saber que pelo sul as cabeleireiras têm tido trabalho! Raios partam as lisboetas de mau penteado que conheci o Verao passado. Afinal eram do Norte e nem o sotaque snob me fez desconfiar. Fui "tramado". Bem haja Lisboa porque Portugal e o Norte estavam perdidos.

Vejo ainda que a sua vasta cultura se extende à "macacada" que dá na TV. Revela uma desenvoltura a falar de Popeye assaz invejável!

O pior é se Rui Pina mentiu.
Já imaginou o estado de choque colectivo espalhado por esse Portugal? "Quem diria, o Rui Pina, ERA uma referência." Tal como os "traídos" que por vezes lhe entram pelo consultório para ajuda no divórcio, os "ilustres da ciência" que já sabem tudo serao os últimos a saber da grande mentira histórica, o que é sempre feio e humilhante.
Qual Dorian Gray ao contrário! Os sorrisos a mostrar a fila de cima apagam-se, os rostos cingem-se, mas a mutua bajulaçao nao atenua a dor, e a mágoa de ver o "emigrante" nos píncaros incrementará a raiva e a inveja mesquinha. Buscarao um "martelo" como no livro do Mascarenhas, mas já vao tarde!
E eu aqui estarei para citá-los... e sem espinafres nem palavras caras.

cpts

PM

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161011 | henrdias | 26 Jun 2007 22:28 | In reply to: #157609

Caros Confrades,

renovo o pedido.

Atenciosamente,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161030 | fertelde | 27 Jun 2007 00:47 | In reply to: #157515

Estimado Joâo Pombo:

A formula mágica para o Alentejo está em parte naquilo que diz o confrade Augusto:
O governo que se deixe de fazer politiquices de meia tigela contra os trabalhadores Alentejanos, pelas suas simpatias politicas, e se dedique a pensar que a economia do País também necessita do Alentejo. Os campos do Alentejo, merecem mais que uma duzia de hoteis rurais ou espeluncas ditas para golfistas, ou casebres com piscina para turistas... Dixaram queimar toda a agricultura do Alentejo e agora a ver como vâo de novo buscar capital europeu para por de novo tudo em marcha. Talvez agora, com os biocombustiveis, seja a grande oportunidade dos Alentejanos voltarem às origens, e ver de novo maravilhosos prados, produzindo milho ou o que seja, para biomassa/biocombiustivel...
Os estudios de cinema estâo muito bem para empregar meia duzia de lengôes, mas nâo para empregar a toda uma populaçâo que tem sido históricamente mal tratada. Além de que os mentecaptos desses politicos portugueses, ainda nâo aprenderam que os burgueses nâo sâo de esquerdas. Os de esquerdas, sâo os que sofrem, os que se sentem marginados da economia, e os que assim nâo sâo, esses, sâo os nobres pensadores de esquerda, mas que nâo fazem nunca mal a uma mosca. Limitam-se à critica à hora do café, teorizam, mas nâo sâo perigosos. Assim, ha´que aburguesar o Alentejo e nâo manter-lo com fome.-
Viva o biocombustivel, viva a nova burguesia alentejana.-

Cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161038 | fertelde | 27 Jun 2007 01:21 | In reply to: #157609

È tremendamente elucidante, que nâo se conheça sequer quem eram os pais de Fenâo de Magalhâes...
Tâo castigado o tem, que ningém se dedicou a conhecer a sua ascendencia. Logo falamos de investigadores de genealogia, de historiadores etc... Uma vergonha para as duas artes, nâo conhecer-se a estas alturas a ascendencia deste grandissimo navegante, o primeiro homem a ter dado a volta ao mundo.
Espantoso.
Qualquer pobre a pretendente de nobre, consegue conhecer a sua genealogia até ao Carlos Magno, mas ningém consegue saber mais para lá dos avós do grande navegante. Pauperrimo.-

Melhores cumprimentos
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161112 | henrdias | 27 Jun 2007 21:56 | In reply to: #161038

Caro Fernando de Telde,

concordo plenamente consigo, e creio que todos nós portugueses, nos deveríamos sentir envergonhados por não lhe conseguirmos atribuir a honra e o destaque que ele merece.

Passados quase cinco séculos, o seu feito continua sendo reconhecido um pouco por todo o Mundo. Basta lembrarmo-nos do famoso "estreito de Magalhães", ou das duas galáxias mais próximas da Terra as "nuvens de Magalhães", ou da cratera na Lua com o seu nome, ou ainda da sonda espacial que viajou até ao planeta Vénus...

Mas nós, lamentavelmente, não conseguimos acrescentar mais nada acerca deste nosso "patrício" a um Mundo que tem por ele uma elevada consideração.

Espero, muito em breve, poder acrescentar aqui algo mais.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161124 | fertelde | 28 Jun 2007 00:52 | In reply to: #161112

Estimado H. Dias:

A vergonha è tanta, que eu, um simples plebeu, consegui conhecer o Magalhâes que entroncava com a minha XVIIIª avó, que por sinal è familiar daquele, pois as genealogias antigas assim o dâo a entender, mas apagaram qualquer vestigio de genealogia ao nosso Herói Nacional: Fernâo; e ninguém è capaz de se dedicar a isto, e fazer honra àquilo que propalam: Somos investigadores, nâo copiamos!!!!

Onde está a investigaçâo?

A Colom, se lhe querem atribuir várias cunas, mas a este, ao nosso grande Fernâo de magalhâes, que sabemos onde nasceu, deixamos que se o ponha como indefenidamente português, e nem sequer a sua genealogia se estuda. Para estar num forum de genealogia, e como membro activo, do genea, a minha chamada de atençâo para este grande lapso:

ONDE ESTÁ A GENEALOGIA DE FERNÂO DE MAGALHÂES??????????

Aqui se vem com a tonteria da genealogia de grandes vultos da política internacional, da qual eu dúvido, mas aquele que è um navegador de tal envergadura, ninguém, ainda se deu ao trabalho de saber quem era e de onde vinha.
Quem se dedicou ao estudo genealógico de Bush e companhias, e nâo conseguio ainda dar a honra familiar que este merece? Sabemos que por tradiçâo deveria estar no panteâo.
Acaso, lhe interessa a genealogia henriquina, à tradiçâo de Bush? ( da qual eu dúvido bastante... do estudo se entenda), mais do que, interessaria honrar os avoengos do nosso Magalhâes ?

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161332 | henrdias | 29 Jun 2007 23:50 | In reply to: #161124

Caro Fernando de Telde,

decidi compartilhar com os estimados confrades aquilo que diz o Cândido Teixeira na sua obra «ANTIGUIDADES, FAMILIAS E VARÕES ILUSTRES DE SERNACHE DO BOM JARDIM E SEUS CONTORNOS» no título CLXXX - Magalhães de Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, acerca de Fernão de Magalhães.
Provavelmente para alguns confrades isto não é novidade nenhuma, mas como para mim foi, é pensando nesses confrades que não têm acesso à obra que aqui deixo este texto, acerca do qual gostaria de ouvir alguns comentários.

"Fernão de Magalhães, foi cavaleiro do Habito de Santiago, e andava ausente e fóra do reino, quando se fêz o inventário por morte do seu pai Lopo Rodrigues de Magalhães em 1521, como justificaram os mais irmãos e com efeito estava casado na Agua de Pau, que é na Ilha de S. Miguel, com Maria Povoas, que lhe fêz procuração aos 12.09.1521 para ele ir á vila de Figueiró assistir às partilhas do dito seu pai, e que lhe deu poder para ele vender todos os bens que tocassem á sua herança, feita pelo tab. Daniel Fernandes, a qual anda incorporada a fls. 65 do dito inventário."

Diz mais o seguinte:

"Do tempo, nome, ausencia e outras conjecturas entenderam que este Fernão de Magalhães fora o que descobriu o Estreito de Magalhães, bem celebrado nas Histórias; assim dizem o tinha para si D. Rodrigo da Cunha, arcebispo de Braga e depois de Lisboa, que sobre esta matéria mandou fazer diligencia por Simão Torrezão Coelho, que jactava de que o Magalhães descobridor do Estreito fosse seu natural, mas o contrario nos consta da Cronica de Carlos V, escrita por Sandoval, que afirma morrer Fernão de Magalhães, descobridor, em 27.04.1521.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161353 | fertelde | 30 Jun 2007 08:52 | In reply to: #161332

"Fernão de Magalhães, foi cavaleiro do Habito de Santiago"
Estimado H. Dias:

Creio que aqui está a chave, pis se este Fernâo de Magalhâes, foi Cavaleiro de San Tiango, alí, no registo dos ditos Cavaleiros, virá a sua ascendencia, a nâo ser, que como tantos outros papeis, este esteja perdido ou destruido, ou algures por las hispâneas...
Caso raro, que nâo tenha havido descendentes, ainda que colaterais, que reivindicassem tâo nobre ascendência.-
Vemos que, no caso de Colom, até apereceram quantidade de individuos por Genova, a tentarem, ainda que à custa de falsos papeis, tal questâo...
A História tem destes embroglios.-
"mas o contrario nos consta da Cronica de Carlos V, escrita por Sandoval, que afirma morrer Fernão de Magalhães, descobridor, em 27.04.1521".
Esta frase também è bastante enigmática, pois o descobridor, sabemos todos onde, quando e como morreu, se bem aqui, a versâo è apenas dos poucos sobreviventes daquela aventura trágico-maritima; especialmente trágica, para os portugueses, que foram abandonados pelos marinheiros espanhois na Ilha de Bornéu.-
Mas haverá noticias bem certas de quem era aquele navegante que até nem era um borrabotas quando foi à India.-

Melhores cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161356 | henrdias | 30 Jun 2007 10:14 | In reply to: #161353

Caro Fernando de Telde,

em relação à frase "mas o contrário nos consta da Crónica de Carlos V...", creio que tem a ver apenas com as datas, pois quanto à data de morte do grande navegador parece haver consenso, mas o problema (quanto a mim) é quando se diz que a mulher passou a procuração a um morto...., ou seja, a dita procuração foi passada em Setembro de 1521 e ele havia falecido em Abril desse ano.
Quanto ao nome dos pais e da mulher, tambem não batem certo com a página do Genea:
http://genealogia.netopia.pt/pessoas/pes_show.php?id=68570

Já agora uma explicação: eu escrevi a data do óbito 27.04.1521, que é a que consta no Genea, pois o Cândido Teixeira tem uma gralha, 37 de Abril de 1521 ?!.

Melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161397 | fertelde | 30 Jun 2007 19:07 | In reply to: #161356

Estimado H. Dias:
A data da morte de Fernâo de Magalhâes, só foi conhecida em Europa quando . "llegando a Sanlúcar de Barrameda el 6 de septiembre de 1522 en la nave Victoria, junto con otros 17 supervivientes", assim encaixa bastante bem que se possa fazer uma procuraçâo em setembro de 1521, pois nessa data a aventura havia comessado "Ésta había comenzado en Sevilla el 10 de agosto de 1519" e a morte de Fernâo aconteceu a "la muerte de Magallanes en Filipinas en 1521 durante una escaramuza con los indígenas,"...

Nâo há portanto qualquer incompatibilidade na procuraçâo...

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161403 | fertelde | 30 Jun 2007 19:44 | In reply to: #161356

Fernao de Magalhaes era en realidad portugués. Había nacido de Rui de Magalhaes y su esposa Alda de Mesquita en el seno de una familia de nobles que lo dejó huérfano a los diez años. Cumplidos los doce ingresó como paje en la corte de la reina Leonor, consorte de Juan II.

En 1505, con 25 años, se incorporó a la flota de Francisco de Almeida, virrey de la India Portuguesa. Participó en numerosas luchas contra los turcos destinadas a establecer factorías portuguesas en el norte de Africa, la India y las Molucas (Indonesia) donde recibió una herida que le dejó secuelas permanentes en la pierna izquierda. Alcanzó el grado de capitán a los treinta años.

Luchando en el norte de Africa fue acusado de comerciar con el enemigo y renegó de su rey y su país ofreciendo su lealtad a Carlos I de España. Su gran amigo Rui Faleiro, astrólogo y matemático, le expuso sus teorías acerca de la existencia de un paso marítimo a Asia en el extremo sur de Sudamérica.
--------------
Assim está na wikipédia

Cumprimentos,

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161414 | fertelde | 30 Jun 2007 19:49 | In reply to: #161403

Comentário:
Sendo Magalhâes nascido numa familia de nobres, muito admira nâo ser conhecida a sua familia, entenda-se genealogia.-

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161628 | henrdias | 03 Jul 2007 00:40 | In reply to: #161414

Caro Fernando de Telde,

acabei de ler uma obra notável que adquiri no Posto de Turismo de Figueiró dos Vinhos, e que agora aos poucos, vou transpondo para a minha base de dados.

Trata-se da obra de José Costa dos Santos, intitulada "OS MAGALHÃES de Pedrógão Grande e de Figueiró dos Vinhos", uma edição conjunta destas Câmaras Municipais, edição de Julho de 2004.

Pena é que este livro não esteja na Livraria do Guarda-Mor, pois assim estaria mais acessível à maioria dos confrades. Todavia esta obra tem inúmeras referências à de Manuel Villas-Boas, e essa sim, encontra-se aqui:

http://genealogia.netopia.pt/livraria/livro.php?id=9

Não resisto a transcrever algumas palavras do autor, acerca deste nosso herói:

"Fernão de Magalhães foi apenas um dos expoentes máximos dessa extirpe de navegadores e aventureiros que não se quedaram por ficar no Restelo, expiando as mágoas pelo facto dos seus feitos na Índia e no Norte de África não terem sido reconhecidos pelo seu Rei."
"...que ao mundo deram a conhecer novos mundos, estabelecendo rotas comerciais, de saber e de conhecimento."

Embora o autor diga não emitir qualquer opinião acerca da origem e naturalidade do grande capitão, uma vez que praticamente desde o século XVI até à actualidade, os historiadores e investigadores têm procurado respostas para esta questão sem resultados palpáveis e inequívocos.

Afirma, logo de seguida que "Face aos últimos dados parece-nos legítimo invocar esta região como berço de Fernão de Magalhães."

Até breve,

H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Fernão Magalhães Renunciou à Nacionalidade?

#161641 | fertelde | 03 Jul 2007 08:13 | In reply to: #161628

Estimado H. Dias:
Agradeço a sua mensagem. Haverá pois que fazer confiança e esperar que em algum recondito lugar apareçam documentos que possam establecer os laços genealógicos deste grandissimo navegante.

Haverá que esperar que na digitalizaçâo de documentos, apareça algum idicio que dê luz.

Melhores cumprimentos

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

Dia 22 de Julho Mesa Redonda sobre Fernão de Magalhães 18.00h na SGL

#257588 | chartri | 30 Jun 2010 21:10 | In reply to: #161641

Caros confrades.

Para vossa informação

Dia 22 de Julho Mesa Redonda Fernão de Magalhães 18.00h na Sociedade de Geografia de Lisboa e no quadro das actividades das Secções de História, Heráldica e Antropologia e a Comissão de Relações Internacionais.

Serão oradores:
Eng. José Mattos e Silva e seu irmão Dr. António Mattos e Silva;
Almirante Alexandre Fonseca;
Comandante Mendes Quinto;
Dr João Abel da Fonseca.;
Dr. Ângelo Queiroz da Fonseca, genealogista;
Arq. Segismundo Ramires Pinto.
(http://seccaodehistoriasgl.blogspot.com/)

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jun 2024, 18:12

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen