Origem do nome de família - Basaloco.

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Origem do nome de família - Basaloco.

#157697 | Dupont | 29 May 2007 19:38

Boa tarde
É a primeira vez que me dirigo a este Fórum de Genealogia e a minha razão de hoje aqui estar é porque desde muito novo sempre quis saber qual a origem do meu nome de família para construir a minha árvore genealógica O meu avô paterno nasceu em Freixo de Espada à Cinta no início de 1900.
Será que alguém me consegue fornecer alguns dados?
Obg
Dupont

Reply

Direct link:

Ordem errada

#157755 | salen | 30 May 2007 10:30 | In reply to: #157697

Caro Dupont (ou será Dupond?),
O que lhe sugeria era o contrário por que é só assim que a coisa faz sentido sob o ponto de vista genealógico: primeiro pesquisa a sua família, para depois - e na sequência disso - perceber onde lhe aparece o "Basaloco".
O estudo das 'árvores' de ancestrais é precisamente ness sentido: começar em si e ir subindo geração após geração, até haver registos paroquiais. Se num determinado momento (o que é muito mas muito raro mesmo) descobrirmos que algum dos 'ramos' entronca em uma genealogia conhecida e previamente escrita (o que, repito, é raríssimo), então muito bem. Se não, muito bem na mesma: foi até onde pôde.
O que parece pretender é tentar descobrir algum escrito sobre uma "família" Balasoco e a partir daí tentar fazer o caminho inverso. Há uma remota (remotíssima) possibilidade de:
- em primeiro lugar existir apenas um núcleo familiar com esse apelido, sendo o mais comum existirem mais que um e não relacionados uns com os outros;
- em segundo de 'existir' esse escrito, compilado por alguém que em tempos se interessou por isso, o que não é frequente;
- em terceiro, de ser possível ligar com facilidade os SEUS Basalocos com os do escrito supostamente existente, sem que V. faça mais nenhuma outra pesquisa.
... Só que a probabilidade é mínima.
Comece por si, os seus pais, avós, bisavós, etc.
E até pode chegar à conclusão umas gerações atrás (como já aconteceu com várias linhas de familiares que um dia pesquisei) que o 'Basaloco' aparece do nada, por uma alcunha que nunca chegará a saber de onde vem (o chegará, depende dos registos), e de facto o seu apelido de família por essa linha ser Gonçalves, Rodrigues, Dupont, Dupond ou outro qualquer.
Os meus cumprimentos e boas pesquisas. VF

Reply

Direct link:

RE: Origem do nome de família - Basaloco.

#326087 | basaloco | 25 Mar 2013 16:25 | In reply to: #157697

Pertenço à família basaloco de freixo.
Estou a fazer a árvore geneológica.
Procure António Basaloco no facebook e junte-se.
Abraço

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 24 Sep 2024, 23:22

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen