Casa Braz (Brás) Gonçalves

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Casa Braz (Brás) Gonçalves

#157996 | jg15542 | 01 Jun 2007 08:43

Caros pesquisadores

Por consulta, no site, às casas das familias portuguêsas, apercebi-me que não existe, no site, informação sobre a casa da família Braz Gonçalves...
Será que alguém sabe onde poderemos encontrá-la?
Eu resido numa casa recostruida pelo meu avô materno, no local exacto ounde outrora havia um castelo, que se presume ter sido da época dos mouros...
Tenho referências de que os meus antepassados: Brás Gonçalves já la viviam há mais de 300 anos...
A nossa família possuia um livro de registo, mas que infelismente desapareceu há uns 15 anos, assim como outros documentos...
Por enquanto, a mais recente e única referência, explicita ao castelo que tenho sobre a existência do castelo éncontrei-a descrita no processo de imposto sucessório instaurado por óbito de Brás Gonçalves que era irmão do meu avô materno, onde diz textualmente: "uma morada de casas com altos e baixos sita no castelo"...
Antes da conquista da minha terra aos mouros a povoação tinha outro nome, mas qual? Uma senhora de cerca de 90 anos de idade diz que a povoação se chamava "Ribeirinha dos Matos Verdes", será?
Esta povoação quando foi conquistada mudaram-lhe o nome e passou a chamar-se "BOGAS", mais tarde, com o povoamento, surgiram duas povoações na mesma ribeira ás quais foi dado também o mone de "BOGAS". Para diferenciá-las passaram a designálas de BOGAS de Cima - BOGAS do Meio e - BOGAS de Baixo, nomes que ainda hoje existem...
Os espanhois descubriram, num dicionário muito antigo que BOGAS era, para os cristãos, um nome de código que significa "Lugar para fixar limites". Penso que Bogas de Cima foi durante muito tempo o limite entre o reino cristão e o muçulmano; será?
Se me puderem ajudar nesta investigação ficar-vos-ia muito gato.
Muito obrigado a todos.
Joaquim Brás Gomes

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158261 | rmfrp | 03 Jun 2007 21:34 | In reply to: #157996

Caro Joaquim Brás Gomes:

Não tenho informações de carácter histórico sobre as localidades de Bogas de Cima, Bogas do Meio e Bogas de Baixo. Posso no entanto indicar que o nome completo "Brás Gonçalves" já existia em Silvares no século XVII (sou descendente dessas pessoas), e talvez esteja nessa localidade a origem dos seus familiares do mesmo nome. No entanto, a única forma de o confirmar será avançar geração a geração, pelos registos paroquiais.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158290 | jg15542 | 04 Jun 2007 08:41 | In reply to: #158261

Caro Rui Pereira

Agradeço a sua informação. Na verdade eu tenho uma cópia de duas escrituras de contrato de arrendamento de um Brás Gonçalves Duarte, que na mesma diz que ele é do lugar de Silvares. A primeira escritura data de 1743 e a segunda de 1763.
O mesmo tipo de escritura é feita por um chamado Brás de Proença Duarte, será este pai do Brás Gonçalves Duarte? As escrituras são também de contratos de arrendamento e que datam de 1723 e 1733, estão redigidas com um tipo de letra que eu mal consigo decifrar o que está escrito.
Eu já tentei procurar os ascendentes do meu trisavô Braz Gonçalves e de sua segunda mulher Anastácia Gonçalves, naturais de Bogas de Cima. Bogas de Cima na época pertencia à freguesia de Silvares. No arquivo distrital em Castelo Branco, não têem os livros de registo, têem micofilmes, mas são de tão dificil leitura que eu não consigo encontrar nada.
É muito provável que o Bráz Gonçalves Duarte, do lugar de Silvares, seja o Avô ou talves o sogro avô do meu trisavô Braz Gonçalves...
Caro Rui Pereira, os meus antepassados tinham um livro de registos, mas desapareceu, tinhamos também uma colcha em linho, muito antiga, com motivos do brazão dos Gonçalves, uncluido o busto de um homem, que também desapareceu. A representação gravada na colcha era muito semelhante ao que antigamente aparecia representado nas moedas...
Rui Pereira irei transmitir-lhe informação mais detalhada sobre o Braz Gonçalves e sua esposa Anastácia Gonçalves, a ver se o amigo me pode ajuar a confirmar se o Bráz Gonçalves Duarte, que nas escrituras de arrendamento diz que é do "lugar" de Silvares, se na realidade é ou não avô do meu trisavô Braz Gonçalves, de Bogas de Cima...
Novamente lhe agradeço a sua colaboração e informação que me enviou...

Joaquim Brás Gomes

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158386 | rmfrp | 04 Jun 2007 23:21 | In reply to: #158290

Caro Joaquim Brás Gomes:

Parece que estamos de facto a falar da mesma família. Brás Gonçalves Duarte nasceu em Silvares a 27.08.1713 e casou a 26.02.1732 em Silvares com Maria Dias, da mesma localidade. No casamento de Brás Gonçalves Duarte com Maria Dias nasceu a 27.01.1733 um filho chamado Manuel Gonçalves Duarte Brás que casou primeiro com Maria Duarte, de Silvares, e depois com Maria Francisca Álvares, de Casegas, a 27.11.1760 nesta localidade. Eu sou descendente deste segundo casamento, e como imagina estou muito interessado em histórias interessantes da família.

Brás Gonçalves Duarte era filho de Brás Gonçalves, de Silvares, e de sua segunda mulher (de três) Catarina Duarte, do Tortosendo; neto paterno de outro Brás Gonçalves e Maria Fernandes, de Silvares; neto materno de António Duarte e Catarina Gonçalves, do Tortosendo.

O Brás Gonçalves mais antigo casou com Maria Fernandes a 23.09.1657 em Silvares. Ele era filho de Manuel Gonçalves e Maria Gonçalves. Ela era filha de Manuel Fernandes, do Ourondo.

Como vê por este resumo, Brás Gonçalves Duarte não era filho de Brás de Proença Duarte. Não tenho quaisquer dados deste último, que poderá eventualmente ser um tio ou primo de Brás Gonçalves Duarte por via materna.

Relativamente às gerações mais recentes até ao seu trisavô, de momento não tenho nada (apenas conheço o ramo que passou a Casegas) mas tentarei ajudá-lo quando me for possível. As sucessivas alterações da divisão administrativa da zona de Silvares podem não ajudar muito. Quais são, neste momento, os antepassados mais antigos que tem confirmados?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158450 | jg15542 | 05 Jun 2007 08:49 | In reply to: #158386

"Primo" Rui Pereira

Estou maravilhado com a informação que me enviou sobre os Brás Gonçalves.

O meu trisavô Brás Gonçalves era filho de (??????) Miguel Simão, de Bogas do Meio que, pelo menos, em 1829 pertencia à freguesia de Janeiro de Baixo. Estava casado com Maria Gonçalves, para trás ainda não tenho informação.
O Brás Gonçalves casou duas vezes e a sua segunda esposa era Anastácia Gonçalves, de Bogas de Cima, certamente eram primos, mas para ´trás desta também não tenho informação. Obtive esta informação pelo registo de nascimento do meu visavô Brás Gonçalves que nasceu em Bogas de Cima em 1829, e como lhe digo da freguesia de Silvares...
Como lhe disse Bogas de Cima pertencia à freguesia de Silvares...
Rui pereira, no local onde eu ainda hoje resido havia um castelo, e tenho fortes suspeitas que os Brás Gonçalves terão sido os seus proprietários desde a conquista aos mouros. Só que os vestigios do castelo já são muito poucos. Este foi adaptado para residências dos herdeiros até ao dia de hoje...
Muito obrigado

Joaquim Brás Gomes

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158537 | rmfrp | 05 Jun 2007 23:10 | In reply to: #158450

Caro Joaquim Brás Gomes:

Muito obrigado pela sua mensagem. De facto é mais que provável que sejamos parentes. Infelizmente não tenho muitos dados dos primeiros Brás Gonçalves para além dos seus nomes e localidades de origem.

Como poderá ler na mensagem seguinte:
http://genealogia.netopia.pt/forum/msg.php?id=127233
venho fazendo um levantamento de toda a genealogia do território original da freguesia de Casegas, correspondente às actuais freguesias de Casegas (de onde é a minha família mais próxima), São Jorge da Beira e Sobral de São Miguel. Tal como seria de esperar, atendendo à proximidade geográfica, há muitas ligações à zona de Silvares/Bogas. Tenho essas ligações ainda muito mal estudadas por não ter acesso fácil aos registos paroquiais dessa zona, mas espero vir a recuperar o atraso.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#158578 | jg15542 | 06 Jun 2007 08:41 | In reply to: #158537

Primo Rui Pereira

Agradeço a sua mensagem e por ela reconheço que está a desenvolver um trabalho que considero de envergadura. Eu não teria de modo algum capacidade para tal, pois as minhas capacidades são limitadas nesta área. Só muito recentemente comecei a estudar estas questões. A minha experiência neste tipo de estulo está agora no inicio, e por isso fico de veras sencibilizado quando os participantes deste forum me auxiliam e me aconcelham qual o melhor método a empreender.
Eu trabalho a cerca de 60KM de Castelo Branco e só quando tenho alguns dias de férias é que posso ir aos arquivos distritais fazer alguma pesquisa. Sempre que eu puder posso ajudar o PRIMO a pesquisar algum registo...


Obrigado pelos conselhos
Joaquim Brás Gomes

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#232728 | jaferro | 26 Jun 2009 20:19 | In reply to: #158386

Caro Primo Rui Pereira,

A referida Maria Dias que cc Brás Gonçalves Duarte em 26.02.1732, em Silvares, é filha de Pedro Fernandes Dias e de Maria Antão, nasce em 27.02.1702 e falece em 29.04.1748. Do seu casamento com Brás Gonçalves tenho três filhos: Manuel, n. 27.01.1733; Brás, n. 08.04.1738 e Francisca, n. 09.03.1741.

O referida Manuel será certamente o seu antepassado Manuel Gonçalves Duarte Brás.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#232730 | jaferro | 26 Jun 2009 20:49 | In reply to: #158386

Caro Primo,

A irmã da Maria Dias é obviamente a conhecida "Helena Maria Fernandes" que no registo de casamento, em 22.04.1733, com o Alferes Manuel Dias, filho de Bento Dias e Maria Antunes, é referida como Helena Maria de Jesus.

Para além das referidas Maria e Helena, o casal Pedro Fernandes Dias/Maria Antão teve como filhos, o Padre Manuel Fernandes, n. 12.01.1697, em Silvares e f.04.12.1734, em Silvares, e João Fernandes

Como o primo já sabe, nas últimas 4 gerações, incluindo o meu pai, desde o início do século XIX, a minha varonia é Fernandes Dias. O primo já me tinha dado a sua opinião sobre este assunto, considerando-a como relacionada com o referido Pedro Fernandes Dias. O que, pelos registos encontrados se apresenta como verdadeiro, mas cruzando o apelido Fernandes (Vinagre/André/Ferreiro...) de Ourondo/Silvares com o (Fernandes) Dias de Casegas/Erada, etc.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#233143 | rmfrp | 01 Jul 2009 22:08 | In reply to: #232730

Caro Primo José Fernandes Rodriguez:

Muito obrigado pelas novas informações, neste tópico e no das Meãs. Vou acrescentar estes dados ao que tenho, e informarei se encontrar algo mais.

Um abraço,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#233229 | jaferro | 02 Jul 2009 19:57 | In reply to: #233143

Caro Primo Rui Pereira,

O Brás Gonçalves Duarte, que casou com a Maria Dias, falece em 10.06.1789, com 77 anos (o que confirma data de nascimento de 27.08.1713). É de estranhar que a Maria tivesse mais 11 anos que o Brás na data de casamento e que este após o falecimento da mulher em 1748, com 35 anos e 4 filhos, não voltasse a casar (?). "Estórias" interessantes.

Com estima,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#233315 | jaferro | 03 Jul 2009 20:20 | In reply to: #233143

caro Primo Rui Pereira,

Para integrar na sua BD...

O casal Maria Dias e Brás Gonçalves Duarte, para além dos filhos: Manuel, n. 27.01.1733; Brás, n. 08.04.1738 e Francisca, n. 09.03.1741 teve Maria, n.14.12.1735 e João, em 05.04.1737.

A pompa e circunstância (a nível dos poderes locais) também se faz sentir no conteúdo dos registos de casamento. por exemplo, no casamento da referida Maria, em 20.06.1769, os apelidos são todos utilizados:

Em presença do reverendo Doutor José Dias de Carvalho, Prior de Dornelas, ...
Manuel da Fonseca Nunes Saraiva Leal, filho do Alferes Aleixo da Fonseca, Silvares, e Teresa Fernandes, de Lavacolhos, casa com Maria Duarte Dias Antão, filha de Brás Gonçalves Duarte e Maria Antão Dias, de Silvares,... Testemunhas: Padre Manuel Antunes e Capitão José Antunes Guerra. A cerimónia foi realizada pelo nosso conhecido Padre Manuel Antão, de Janeiro de Baixo, filho da Teresa João...

No casamento do irmão, João Gonçalves Duarte que cc Isabel Simão de Jesus, filha de João Francisco e Maria Simão, de Silvares, em 13.09.1769, o registo é muito mais comedido.

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#233660 | rmfrp | 08 Jul 2009 21:23 | In reply to: #233315

Caro Primo José Fernandes Rodriguez:

Muito obrigado por mais estas informações.

Um abraço,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Casa Braz (Brás) Gonçalves

#233684 | jaferro | 08 Jul 2009 23:05 | In reply to: #233660

Caro Primo Rui Pereira,

Foi com o seu exemplo que aprendi a partilhar a informação que vou encontrando... Respeitando ao máximo as fontes, mesmo que muitas vezes errando na “interpretação” do que os nossos presbíteros escreveram (...), como certamente será o caso de o Joaquim/Jácome da mensagem que lhe envie para o tópico dos Jácomes.

Aproveito a oportunidade para lhe dar alguns dos últimos registos que levantei sobre o Pedro Fernandes Dias e afins, que falece em 06.12.1738, com +- 70 anos (Pág. 198, item 2, Microfilme 272/1350067).

A filha "Helena Maria Fernandes" nasce em 23.03.1713 (pág. 61, item 1, 272/1350067) e encontrei, ainda, a filha Águeda, que n. 29.08.1717 (pág. 36, item 5, M 272). Confirma-se, neste registo, que a mulher de Antão Fernandes, do Ourondo é a Maria Simão (pais da Maria Antão)!!

O casal Maria Dias e Brás Gonçalves Duarte, teve ainda: Catarina, n.14.12.1735 (pág. 45, item 6, microfilme 272/1350067).

Os meus melhores cumprimentos,

José Fernandes Rodriguez

Reply

Direct link:

Casa Braz (Brás) Gonçalves

#351436 | cjnunes | 20 Oct 2014 17:52 | In reply to: #157996

Olá a todos,

Fiquei muito emocionada ao ler este topico, pois também eu sou descendente de Bras Gonçalves e Anastacia. Ja tinha conseguido também fazer a genealogia até onde o Joaquim Bras conseguiu ( Bras Gonçalves filho de Miguel Simão de Janeiro de Baixo e Maria Gonçalves). Todas estas informações que que aqui partilham são absolutamente novas e fabulosas para mim. Também tinha a referencia de um castelo em Bogas de Cima (alias há uma rua com esse nome), mas era só. Sera que pertenceu pois á familia? E ja conseguiram fazer a ligação ente o Miguel Simão e os demais Bras Gonçalves de Silvares? Estou ansiosa por podermos falar um pouco mais e apesar deste topico ja ser antigo espero que continuem ligados ao Geneall e assim possamos entrar em contacto. f
Obrigada

Cristina Nunes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Jun 2024, 06:57

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen