Familias do Ameixial - Loulé

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Familias do Ameixial - Loulé

#158775 | suzy gama | 07 Jun 2007 18:40

Caros Confrades

Casaram em Loulé, a 27.08.1698:

Gaspar de Sousa, filho de Pedro Martins e Catarina Andreza, do sítio da Nora e
Maria Rica, filha de Francisco Dias e Maria Rica, do Ameixial.
A Maria Rica (filha) era já viuva de Domingos Afonso, com quem casara também em Loulé, sendo este à data do casamento, 12.12.1694, viuvo de Maria Neta.

Procuro informações acerca do casal Francisco Dias e Maria Rica, de quem apenas sei serem do Ameixial ou Maxial, como se utilizava na época.

Cumprimentos
Susana Rilhó Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158779 | JoãoGaspar | 07 Jun 2007 19:33 | In reply to: #158775

Cara Susana Rilhó Gama,

Sabe a Origem do apelido Afonso e Martins de Loulé? Tal como o apelido Sousa , Sousa Pires e Coelho?
é que eu tenho vario ascendentes de Ameixial e outras localidades de Loulé, com estes apelidos, mas como ainda nas minhas investigações me encontro no sec.XVIII/ XIX é dificil ainda trocar informações consigo. Mas tenho tambem de Loulé familiares Fernandes, Guerreiros ( os mais estudados) e Costas ( que julgo existirem bastantes no Algarve?)

Aguardo atentamente a sua resposta e desde ja agradeço a sua atenção.

Sinceros Cumprimentos

João Silva Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158785 | suzy gama | 07 Jun 2007 20:27 | In reply to: #158779

Caro João Gaspar

Das origens dos sobrenomes que indica não sei.
Tenho antepassados com esses sobrenomes, em Loulé, nos finais do sec XVI.
Há tembém registo que já cá viviam pessoas com esses sobrenomes nos secs XIV e XV (Actas de Vereação de Loulé - Seculos XIV e XV - Revista Al-Ulya nº 7 da Câmara Municipal de Loulé), nestas actas não é referido nenhum Guerreiro, mas também não poderia lá constar toda a população de Loulé, como é óbvio.
O composto Sousa Pires também deve ser "relativamente recente", pois também não o tenho em BD.

Cumprimentos
Susana

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158792 | rafael | 07 Jun 2007 21:40 | In reply to: #158779

Cara Susy

Vou seguir com atenção este tópico, porque tenho antepassados da freg. de Santo António do Maxial (Ameixial-Loulé).E irei colocá-los aqui,brevemente.
Um boa noite.
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158857 | rafael | 08 Jun 2007 20:23 | In reply to: #158792

Cara Suzy

Vou enviar-lhe esse apontamento que diz respeito à minha 5.ª avó -
Simoa Teresa cc Afonso Martins,ela filha de:João Gonçalves e de Maria da Costa, do Azinhal,freg. do Ameixial-Loulé.
Simoa e Afonso tiveram uma filha,Isabel, baptizada aos 30.4.1755,na igreja de São Barnabé-Almodôvar.
Gostaria de saber a asc.ª do João e da Maria, que são da freg. do Ameixial.
Tenho outro apontamento que lhe enviarei de gente destas paragens.

Cumprimentos amigos.
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158885 | rafael | 09 Jun 2007 04:06 | In reply to: #158857

Cara Susy

Como pode interessar tb. a outros participantes do Fórum com interesse em famílias do Ameixial-Loulé, vou enviar-lhe mais uns apontamentos.
Espero que nos dêem uma ajuda

Marcos da Costa cc Maria Matosa,, cas. aos ? 17.4.1703 , ele filho de Bartolomeu Vaz, da freg. de Santo António do Ameixial e de sua mr. Maria Esteves.A Maria Matosa filha de Francisco Matoso e de sua mr. Maria Mendes,da freg. de São Barnabé-Almodôvar. Tinha-os como meus antepassados, mas se a data que tenho de cas. estiver correcta não pode ser.

Isabel Maria cc Francisco José Guerreiro, aos 7.2.1738,ela filha de Inácio Guerreiro e de Maria Mestra, do sítio dos Revezes,freg. do Ameixial,onde aqueles casaram.

Manuel da Costa cc Maria Reveza aos 7.2.1738 ,no Ameixial. Ele filho de Manuel da Costa e de Maria FRancisca, do sítio do Caldeirão e já defuntos,neto pat. de Gaspar Martins e de Barbara Fernandes e materno de Jose Martins e de Luzia da Costa ,do sítio do Caldeirão, todos da freg. do Ameixial,
A Maria Reveza é filha de Jose Go...e de Maria Reveza ,já def. do sítio do Lagar da Cera,desta freg.,neta paterna de Manuel Gonçalves, DA cORTE DE oURO e de Mariana Guerreira,dos Besteiros, desta freg. do Ameixial e materna de João Martins,dos Vermelhos e de Maria Revea,,do Lagar da Cera,já defuntos.

......Gonçalves cc Custódia Maria, no Ameixial, aos 21.8.1839

António Mestre Coelho,viúvo de Inacia Maria, do Almarginho cc Maria Guerreira,esta filha de Jose da Costa e de Maria Guerreira, do sítio do ? Romano, limite desta freg. do Ameixial,neta paterna de Manuel da Costa e de Maria Viegas,desta mesma freg.

Miguel Dias de Sequeira cc Teresa da Conceição aos 28.4.1841,no Ameixial,ele filho de Manuel Dias de Sequeira e de D. Mariana Josefa de Gusmão, de São Miguel do Pinheiro,neto pat. de Diogo Guerrreiro e de D. Margarida Josefa de Gusmão e mat. de Luis Guerreiro e de e de D. Francisca de Gusmão, da Alcaria Longa .
Teresa da Conceição era filha de Domingos Coelho e de de Francisca Maria, do Tavilhão,Ameixial e neta pat. de José Coelho e de Ursula dos Santos ,ele dos Moimentos,freg. de São Barnabé e ela da freg. do Ameixial e neta mat. de Manuel Vaz e de Joana Martins, do Vale de Estacas,Almodôvar.

Desejo-lhe uma noite agradável.
Rafael

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#158930 | JoãoGaspar | 09 Jun 2007 21:23 | In reply to: #158785

Cara Susana,

Não querendo abusar, seria possivel saber se encontrou ou poderá encontrar um ramo meu de ameixial?

Os dados que tenho são os seguintes:

Maria da Costa ( +/- 1805) natural e casada em Ameixial com Manuel Sebastião (Gonçalves) natural de Salir *1805.

Maria da Costa , era filha de José da Costa e de sua mulher Joaquina Maria do Peroponto (?).

Estas informações obtive através do acento de baptismo de seu filho Sebastião da Costa, que ja nasce em Ameixial onde é baptizado.


Cumprimentos

João

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#159079 | suzy gama | 12 Jun 2007 00:14 | In reply to: #158885

Caro Rafael

Obrigada por estes dados. Infelizmente não posso ajudar.
Os meus únicos antepassados do Ameixial são os que indiquei em cima.

Uma boa semana
Cumprimentos
Susana

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#162981 | suzy gama | 18 Jul 2007 21:30 | In reply to: #158930

Caro João Gaspar

Só hoje ao voltar a este tópico reparei que não cheguei a responder à sua pergunta.

Infelizmente não pesquisei nos registos do Ameixial nas datas que refere.

Cumprimentos e boa sorte nas pesquisas

Susana Rilhó Gama

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#196920 | JoãoGaspar | 18 May 2008 16:35 | In reply to: #158885

Caro Rafael e outros confrades que estudam Loulé e as suas familias.

Tenho um casal do Ameixial, em que os apelidos são comuns na zona e como tal poderá ser que os caros confrades tenham alguma referencia ou conhecimento da linhagem das seguintes pessoas:

João Martins ( Ameixial, Loulé c 1755) cc Maria Guerreiro ( Ameixial, Loulé c 1760).
Sendo que ele é filho de:
António Afonso e de sua mulher Isabel Maria.
Ela é filha de João Martins e de sua mulher Catarina Rodrigues, todos do Ameixial, Loulé.

Cumprimentos

João Paulo Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#196951 | rafael | 18 May 2008 18:49 | In reply to: #196920

Caro João Gaspar

Eu não tenho estudado Loulé, minha culpa, minha máxima culpa, embora deste concelho tenha muitos antepassados e do Ameixial ( Maxial, como aparece também) tenho asc.ª que tb. não pesquisei.Assim, lamento não poder informá-lo, gostaria de saber quem investiga esta freguesia, para tb. pedir informações.

Contudo, estou ao seu dispor no que souber. Dar-me-á muita satisfação trocarmos informações.Costumo dizer, insistam, insistamem contactar-me, porque eu, devido a algumas circunstâncias particulares, descuido-me , por vezes, em enviar logo as respostas na altura oportuna, e acontece, embora raramente, esquecer-me, não por desinteresse ou desconsideração.

Na TT apenas, existe,de Baptismos -1717-1826--muito pouco
No A.D-de Faro " " - 1803-1839

Felizmente que os CASAMENTOS vão de 1631 - 1802 - TT
Em Faro, de 1803 a 1829

De óbitos, Faro, vão de 1753-1889

Bom Domingo.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#196984 | JoãoGaspar | 18 May 2008 23:35 | In reply to: #196951

Caro Rafael Carvalho,

Como compreendo o que nestas palavras me escreve, eu tambem muitas vezes me perco no meio de tantos trabalhos e por vezes venho ao forum e procuro mensagens antigas tentar a sorte e ver se algum confrade tem aquela informação tão desejada.

Votos de uma boa semana,

João Paulo Gaspar

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#273195 | JoãoGaspar | 23 Mar 2011 00:19 | In reply to: #196951

Caro Rafael como esta?

Teve avanços nos seus costados do Ameixial?

Eu tenho Sebastião da Costa (Ameixial bp 1860) filho de:
Manuel Sebastião Gonçalves (Guerreiro) cc Maria da Costa
Neto paterno de Sebastião Gonçalves (Salir) e de sua mulher Bárbara Guerreiro (ameixial) *
Neto materno de José da Costa e de sua mulher Joaquina Maria.

* Bárbara Guerrero (avó paterna de Sebastião da Costa e natural de Ameixial era filha de:
João Martins e de sua mulher Maria Guerreiro
Neta paterna de António Afonso e de sua mulher Isabel Maria
Neta materna de João Martins e de sua mulher Catarina Roiz.

Se algum confrade tiver mais informações sobre ascendentes directos e descendentes directos ou colaterais por favor diga qq coisa.

Cumprimentos

jpg

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#273252 | Jpteixeira | 23 Mar 2011 23:06 | In reply to: #273195

Caro João Gaspar:

Em tempos forneci-lhe informação sobre o casamento de Sebastião Gonçalves cc Bárbara Guerreiro. Neste momento tenho mais informação sobre os ascendentes daquele Sebastião Gonçalves. Vou colocar a informação no tópico "Famílias de Salir".

Cumprimentos.
Júlio Sousa

Reply

Direct link:

RE: Familias do Ameixial - Loulé

#273254 | JoãoGaspar | 24 Mar 2011 00:02 | In reply to: #273252

Caro Julio


Muito obrigado, o que encontrou sobre Sebastião Gonçalves e Barbara Guerreiro?

Cumprimentos

João Gaspar

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Sep 2024, 01:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen