Adelino António Neves e Melo: Coimbra
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Adelino António Neves e Melo: Coimbra
Estimados confrades:
Busco informaçôes de onde era este insigne escritor dos costumes de Coimbra, advogado e Consul português nas Guianas e Zanzibar.
Casou em 1872 com D. Felicia Teixeira Leite Velho e busco se foi em Coimbra que casou.
Sei que as indicaçôes sâo muito parcas, mas toda a ajuda è de agradecer, para encontrar alguma pista.
Grato por qualquer pista,
Cumprimentos,
Fernando de Telde
Direct link:
RE: Adelino António Neves e Melo: Coimbra
Caro Fernando de Telde
Com imagino que sabe, existiram dois Adelinos Antónios Neves e Melo, pai e filho.
O primeiro terá falecido pouco antes de 1 de Maio de 1871, pois nessa data realizou-se o leilão da biblioteca que se pode presumir ter sido a sua (cf. site da BN).
O segundo, que foi Comissário de Polícia em Coimbra, tornou-se amigo de Camilo Castelo Branco, durante a estadia deste nessa cidade, nos anos de 1875-76.
Conservou um pequeno mas interessante conjunto de cartas, muito espirituosas, a propósito de um burro encomendado por Camilo, em 1886, correspondência que publicou num livrinho da editora Portugália, de título Camilo Castelo Branco, sem data explícita mas de 1925, e datado no final do texto “Pará – 98”.
As 27 páginas que formam este livro parece terem sido extraídas de um outro, intitulado Senília, que havia publicado no Pará, em 1899.
No texto do livro, descreve como a amizade entre os dois se estabeleceu, e inclui alguma, pouca, informação autobiográfica. Diz, por exemplo que “a última vez que o vi foi em 1889, pouco antes da minha partida para Zanzibar”.
Há reedição recente da correspondência acima referida, que não possuo, publicada pela Asa, com um prefácio de Vasco Graça Moura e sob o título de Um Animal de Quatro Cartas − Camilo Castelo Branco.
O Dicionário de CCB copia o muito lacónico verbete da Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira: Músico do séc XIX. Escreveu Músicas e Canções Populares coligidas da Tradição, Lisboa, 1875, contendo quarenta e cinco cantigas; Crenças Religiosas e Sociais, Coimbra, 1875; mas, se consultar o site da BN, verificará que existem outras publicações da sua autoria.
Cumprimentos,
Manuel.
Direct link:
RE: Adelino António Neves e Melo: Coimbra
Estimado Confrade Manuel:
Nâo, nâo sabia que havia o pai com o mesmo nome. Só tenho noticias dispersas sobre o filho, que casou em 1872 com D. Felicia Leite Velho e sei que tiveram um filho. Mas nâo tenho muito mais informaçâo, para além do pai de D. Felicia. Estou buscando a mâe de D. Felicia, n. c. 1850, possivelmente em Coimbra e falecida em Lisboa, possivelmente na frg. de Belém. Do filho, nem sequer sei o seu nome.
Ja´tinha visto pelo google books alguma referencia da amizade com Camilo. Pouco mais...
Agradecido pelas informaçôes,
Melhores cumprimentos
Fernando
Direct link:
Adelino António Neves e Melo: Coimbra
https://digitarq.arquivos.pt/viewer?id=4814641 tifs 21 e 22
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Dec 2024, 00:43