Pedido de Novas informações.

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Pedido de Novas informações.

#159214 | mjribeiro | 13 Jun 2007 03:40

Caros confrades:
Sendo eu bisneta de:
Francisco de Sousa Faria + Joaquina da Conceição Mendonça e de
Maria da Conceição Viegas + Manuel Domingos Viegas (irmão de Catarina Domingos Viegas, esta por sua vez mãe de Maria Viegas Matias) .
E acrescentando que sou neta de Manuel de Sousa Mendonça + Maria da Conceição Viegas e sobrinha neta de Maria de sousa Mendonça e de Joaquim de Sousa Mendonça, todos de aldeias pertencentes à freguesia de Santa Bárbara de Nexe e tendo encontrado muitas analogias com os nomes aqui citados, venho pedir-vos alguma informação adicional e saber se estas pessoas vos dizem alguma coisa.
Desde já agradeço
Maria João Mendonça.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de Novas informações.

#159623 | rmfrp | 16 Jun 2007 13:37 | In reply to: #159214

Cara Maria João Mendonça:

Para aumentar as possibilidades de obter novas informações neste Fórum é essencial que dê referências temporais e geográficas para as pessoas que referiu. Sem mais dados poderemos considerar igualmente razoável que os seus avós tenham nascido em 1860 ou em 1930. Por outro lado, indique quais são as "aldeias pertencentes à freguesia de Santa Bárbara de Nexe" de onde eles provêm.

Eu sou um dos muitos participantes do Fórum com ascendência em Santa Bárbara de Nexe mas (tal como os restantes, provavelmente) estou melhor documentado nos séculos XVII e XVIII - até porque o meu antepassado mais recente de Santa Bárbara nasceu em 1784. Se conseguir avançar algumas gerações por pesquisas próprias (nomeadamente no Arquivo Distrital de Faro - já o visitou?) será muito mais provável que consigamos ligar os seus ascendentes às linhas que já temos estudadas.

Esteja à vontade para colocar mais questões, pois os participantes do Fórum terão muito gosto em ajudá-la.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pedido de Novas informações.

#160336 | mjribeiro | 21 Jun 2007 01:47 | In reply to: #159623

Caro Rui Pedro

Antes de mais obrigada pela sua resposta.

Ainda não visitei o Arquivo Distrital de Faro porque sou uma novata no assunto...comecei há muito pouco tempo e por isso ainda não me foi possível. Claro que já tentei via online...mas não funcionou.

Mas tenho agora mais umas referências que se não forem 100% exactas ficam verdadeiramente próximas da realidade (a diferença pode ser mais ou menos de um ano ou dois).

A minha avó Maria da Conceição Domingos Viegas nasceu a 05 de Março de 1895 (dentro do intervalo que tinha previsto).

O meu avô Manuel de Sousa Mendonça nasceu a 23/09 de 1892.

O meu bisavô, pai da minha avó, Manuel Domingos Viegas, nasceu em 1860 e a minha bisavó, mãe da minha avó, Maria da Conceição Viegas, nasceu em 1863.

Do meu bisavô, pai do meu avô, Francisco de Sousa Faria, apenas sei que morreu em 1932.
Da minha bisavó, mãe do meu avô, Joaquina da Conceição Mendonça, nada sei.

A aldeia de nascimento...não é uma aldeia...é um sítio..Ladeiras...pertencente à freguesia de Santa Bárbara de Nexe.

Não sei se ajuda..

Cumprimentos.

Maria João Mendonça.

Reply

Direct link:

RE: Pedido de Novas informações.

#160433 | rmfrp | 21 Jun 2007 21:44 | In reply to: #160336

Cara Maria João Mendonça:

Sim, as informações que tem ajudam muito.

Actualmente começam a existir online muitos recursos importantes para o genealogista português. Provavelmente o mais importante de todos eles ainda é este site. No entanto, uma pesquisa de ascendência faz-se essencialmente nos livros de registos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos), e esses não estão online - talvez venham a estar daqui a alguns anos (há trabalho em curso nesse sentido).

A solução é a que inúmeros participantes deste Fórum já conhecem: quando tiver um ou mais dias úteis disponíveis - por exemplo nas próximas férias - vá a Faro e comece a pesquisar os livros paroquiais. No caso de Santa Bárbara de Nexe estão em Faro os livros paroquiais de meados do século XIX até 1900, aproximadamente. Os livros correspondentes a datas anteriores estão em Lisboa, na Torre do Tombo. As datas exactas são as seguintes:
Baptismos: 1678-1843 em Lisboa, a partir de 1843 em Faro.
Casamentos: 1676-1850 em Lisboa, a partir de 1860 em Faro.
Óbitos: 1735-1851 em Lisboa, a partir de 1860 em Faro.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Pedido de Novas informações.

#160464 | mjribeiro | 22 Jun 2007 01:29 | In reply to: #160433

Caro Rui Pereira

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade.

As suas informações são-me úteis e certamente seguirei o seu conselho e, assim que me fôr possível, irei ao Arquivo Distrital de faro.

É também verdade que este Fórum foi o que de melhor encontrei online.

Quando tiver mais notícias direi.

E, se por acaso, lhe puder ser útil nalguma das suas pesquisas...não hesite...ao dispôr.

Cumprimentos.

M. João Mendonça.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 05:31

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen