como se descobrem os filhos?

This topic is classified in the following rooms Formação

como se descobrem os filhos?

#159583 | 123guedes | 16 Jun 2007 00:23

Boa Tarde,

Qual e o documento que mostra os filhos que uma pessoa teve? (certidao de obito tem a lista dos filhos?). isto refere-se a alguem que ficou solteiro, por isso nao ha registro de casamento.

Agradecida, S Guedes

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159605 | aeiou2 | 16 Jun 2007 05:14 | In reply to: #159583

Caro S Guedes,

Não há como pesquisar os livros de assentos de baptismo da freguesia onde moravam os pais.

Se estes por razões de profissão se mantiveram na mesma freguesia, consegue encontrar todos ,mesmo os solteiros e com sorte os casamentoas da filhas e de alguns filhos, se tiverem casado com Meninas da mesma freguesia.

Cumpts
Maria

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159608 | fertelde | 16 Jun 2007 05:35 | In reply to: #159583

Na certidâo de óbito apenas diz quantos filhos deixou, sem os nomear.
Se foi militar, entâo tem toda a possibilidade de saber o nome dos filhos e onde estes nasceram, pois normalmente no processo militar estâo as certidôes deles todos, mas atençâo, a minha experiencia è para os anos 1880, mais para trás, nâo sei se funcionava do mesmo modo.
O resto è como diz o confrade aeiou2.-
Cumprimentos,
Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159632 | rmfrp | 16 Jun 2007 14:45 | In reply to: #159583

Caros S Guedes e Fernando de Telde:

A referência ao número de filhos nos óbitos só foi introduzida na grande reforma dos registos de 1860. Antes disso não há geralmente tal referência, e o método possível (apesar de deixar de fora as pessoas que tiverem saído da freguesia) é o indicado pela colega Maria: investigação exaustiva dos registos de baptismo e casamento.

Em algumas regiões, nos séculos XVII-XVIII, aparecem em registos de óbito os testamentos correspondentes às pessoas falecidas. Muitas vezes esses testamentos indicam o nome de alguns filhos, assim como os de outros parentes.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159635 | 123guedes | 16 Jun 2007 15:00 | In reply to: #159632

Isto refere-se a uma pessoas que nasceu em 1920 (minha avo), e que nao ficou na freguesia de nascenca, nem casou. e faleceu soleira. no entanto teve uma filha pelo menos (fora da fregusia de nascenca), e eu gostaria de saber como posso descobrir se teve outros filhos. tenho a certidao de nascimento da filha (que e minha mae). nao posso pedir a certidao de obito da avo porque nao sei o ano em que faleceu. nao sei o que posso entao fazer? nao vale a pena ver registos de casamento porque nao casou, mas posso ver registos de baptismo. por favor podem-me indicar como o faco? ou a que entidade me dirigo. visto que me encontro fora de portugal? mas vou estar ai em breve por alguns dias. Agradecida, S Guedes.

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159640 | aeiou2 | 16 Jun 2007 15:28 | In reply to: #159635

Mas sabe onde a sua avó faleceu? Cidade, vila ou aldeia?Às vezes vale a pena pesquisar nos obituários dos jornias da época, porque além dos anúncios postos pela família, havia uma rubrica em letras miudinhas, do próprio jornal"necrologia" com as mortes de todas as pessoas dessa cidade ,vila ou aldeia, conforme fosse o jornal da cidade ,vila ou aldeia ou ainda os jornais mensais de determinadas zonas, por exemplo,"A Comarca da Sertã, etc..
Também pode haver testamento.
Boa sorte

Maria

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159653 | melisa | 16 Jun 2007 17:09 | In reply to: #159635

Caro S Guedes

Se sabe onde nasceu e o ano poderá junto da Conservatória do Registo Cívil obter uma certidão de nascimento, aí estará averbado o seu óbito com indicação do local onde faleceu.

Da posse destes dados procure junto da Repartição de Finanças da localidade do óbito verificar se foi feito Relação ou Inventário de Bens e consequente Habilitação de Herdeiros.

Cumprimentos

M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159917 | 123guedes | 18 Jun 2007 19:48 | In reply to: #159605

Sim agora sei que se mantiveram na mesma freguesia. onde e que procuro os assentos de baptismo? a que entidade me dirigo? ficaram todos em matosinhos.

Agradecida, S Guedes

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159928 | roz | 18 Jun 2007 20:16 | In reply to: #159917

Cara S. Guedes

Enviei ainda agora outro mail mas esqueci-me de lhe dar um site onde pode procurar as varias paroquias se quizer encontrar onde foi baptizada.

w w w . agencia . ecclesia . pt / anuario (nao deixe os espacos, claro. 'E que aqui no forum nao se pode dar alguns "sites".
Cumprimentos
Rosario

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#159963 | aeiou2 | 18 Jun 2007 23:58 | In reply to: #159917

Se sabe a freguesia tem várias hipóteses de busca:

1.Se as datas forem posteriores a 1910, tem qe recorrer à conservatória dos registos civis dessa freguesia que geralmente está na sede desse concelho, e pode pedir pela Loja do cidadão Online, mas sai carote devido à busca

2.Se forem anteriores a 1910 estão no Arquivo Distrita do Distrito,TT, a que pertence essa freguesia, pode também pedir na Loja do Cidadão Online, sai carote devido à busca

4.Se forem anterioes a 1910, pode recorrer a uma Biblioteca dos Mormons, perto de sua casa,vai lá eles pedem os microfilmes e quando estes chegam, pode visualizá-los na própria biblioteca, pagando qualquer ,coisa mas tem acesso a talvez um período de 1600 a 1910, e não precisa fuliar-se na Igreja dos Ultimos Dias Santos de Jesus Cristo

Cumpts.Maria

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#160044 | 123guedes | 19 Jun 2007 16:31 | In reply to: #159963

Sim e posterior a 1910, nasceu em 1944 a minha mae. Ja contactei o potal do cidado, estou a espera de resposta. Quando entro no pedido de certidoes online so me da a hipotese de pedir de nascimento, obito e casaento...alguem sabe se realmente se pode pedir certidoes de baptizado online no portal do cidado? e sim...como? tb nao e muito imediato encontrar as outras...

Obrigada, S Guedes

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#160081 | aeiou2 | 19 Jun 2007 19:21 | In reply to: #160044

Não, os assentos de baptismo só nos arquivos distritais, ou modernamente depois de 1910 nos cartórios das Igrejas onde as pessoas foram batizadas.
1944 -o certificado de nascimento onde depois tudo é averbado à margem, são pedidas nos Registos Civis da freguesia onde a pessoa nasceu, e mesmo que case noutra freguesia, por princípio e lei ,devem sempre actualizar à margem todos os actos,casamento, divórcio, separação judicial, dissolução do casamento por morte do conjuge, e óbito da pessoa,pois são enviados de Registo Civil para Registo Civil correspondente.
No Portal do Cidadão, pode pedir as certidões de idade (nascimento), de casamento, divórcio ou separação, onde deve vir também ,o nome dos pais, avós paternos e maternos, onde nasceram e onde casaram.Ás vezes não consta.
Antes de 1910, embora já houvesse lei, eram os Párocos que faziam os assentos de nascimento e no mesmo documento diziam a data do baptismo, os Santos Óleos, quem eram os pais, os avós paternos e maternos a sua naturalidade,e os padrinhos que muita das vezes tinham relação familiar.

Maria

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#160097 | 123guedes | 19 Jun 2007 20:11 | In reply to: #160081

Cara Maria,

Eu ja tenho a certidao de nasciment da minha mae comigo. queria pedir o assento de baptismo porque a minha mae so foi registada 20 anos depois de ter nascido, em 1964, e nao ha qualquer outra certidao anterior. por isso talvez no assento de nascimento diga algo que nao diga na certidao. na realidade estava na esperanca que dissesse o nome do pai verdadeiro. podera dizer incognito tambem, e mais alguma informacao que nao tenha ainda acerca da minha avo...tb quem eram os padrinhos da minha mae, podiam ser familiares da minha avo verdadeira.

Obrigada, Sonia

vou entao tentar no cartorio da igreja onde a minha mae foi baptizada.

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#160472 | fertelde | 22 Jun 2007 05:25 | In reply to: #159635

Se è de 1920 os passos a seguir serâo como diz a confrade M. Elisa

Reply

Direct link:

RE: como se descobrem os filhos?

#160480 | 123guedes | 22 Jun 2007 09:49 | In reply to: #160472

Bom Dia, estou no processo de pedir e receber uma serie de certidoes e informacoes. Quando receber tudo sera mais facil analisar.
Ate la,
Muito grata por toda a ajuda neste forum! Tem sido incriveis todos.
Cumprimentos, Sonia Guedes.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 05:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen