Ribeira Grande

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Ribeira Grande

#160046 | Conde | 19 Jun 2007 16:47

Procuro Famílias de ribeira Grande de apelidos Moniz de Faria,Lobo de Oliveira e San-Bento.
Obrigado.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#165199 | JAVSO | 17 Aug 2007 20:10 | In reply to: #160046

Caro Confrade

Conheci há anos, na Ribeira Grande, um Dr. Lobo de Oliveira San-Bento, que era notário. Penso que se terá reformado. Talvez ligando para o cartório notarial o poderão informar sobre o respectivo paradeiro.
Se, entretanto, precisar de mais elementos, talvez consiga contactar com alguém da Ribeira Grande que possa dar elementos mais precisos, pois que fui juiz na Ribeira Grande, quando o Dr. Oliveira San-Bento era juiz no Tribunal de Trabalho de Ponta Delgada.

Aguardo que me diga o que precisa.
Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#165391 | Conde | 20 Aug 2007 17:12 | In reply to: #160046

Muito agradeço. Estamos na pista certa. Se tiver, por acaso, dados suplementares muito agradeço, desde já.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#165394 | Conde | 20 Aug 2007 17:32 | In reply to: #165199

PS:Desculpe a recarga:Será possivel dizer-me se se trata de família local ou serão de fora, uma vez que exercia funções judiciais? Bem haja.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#165438 | JAVSO | 20 Aug 2007 23:30 | In reply to: #165394

Caro Conde

O Dr. Oliveira San-Bento era da Ribeira Grande. Estamos, pois, perante nomes da Ribeira Grande.
Depois da anterior mensagem, lembreime que conheci na ilha de São Miguel outras pessoas com o apelido San-Bento, dos quais um foi Presidente da Câmara de Ponta Delgada. Conheci,de nome, uma senhora que teve, pelo menos, dois filhos, de nome San-Bento de Menezes e um outro do seu segundo casamento com o Dr. Silva Rebelo, médico, natural do continente.

Com os meus mais cordiais e melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#166261 | Conde | 31 Aug 2007 17:14 | In reply to: #165438

Caro Confrade:
Os Senhores cuja genealogia procuro chamam-se José Lobo de Oliveira San-Bento e a mulher Maria Ilda Moniz de Faria. Creio que há neste site alguma coisa sobre estes Farias, mas não tenho a certeza. Muito agradeço a ajuda.
Cumprimentos cordiais.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#166377 | JAVSO | 02 Sep 2007 23:04 | In reply to: #166261

Caro Conde

Tenciono amanhã ou depois telefonar para Ponta Delgada e já lhe poderei dar mais informações sobre José Lobo de Oliveira San-Bento e mulher, Maria Ilda Moniz de Faria.
Logo que obtenha qualquer informação, contactarei consigo.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#166407 | Conde | 03 Sep 2007 12:50 | In reply to: #166377

Não sei como agradecer. Uma filha deles casou com um afilhado meu...
Cordiais cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#166699 | JAVSO | 06 Sep 2007 22:00 | In reply to: #166407

Caro Conde

Confirmei hoje tratar-se do notário de que inicialmente lhe falara.
Informaram-me que o casal tem ligações familiares com a mulher do Professor Linhares Furtado, da faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (urologia e pioneiro de transplantes de fígado).

Aguardo que me forneçam os elementos genealógicos que solicitei.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167014 | Conde | 10 Sep 2007 15:32 | In reply to: #166699

Caro Confrade;
Muito agradeço o seu eficiente empenho.Muito e muito obrigado.
Cordiais cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167029 | Mavasc | 10 Sep 2007 17:57 | In reply to: #166699

Caros confrades

Foi meu colega em Coimbra José Manuel San-Bento Meneses, de quem sou amiga. Efectivamente era sobrinho do Professor Linhares Furtado. Foi Secretário-Geral da Presidência do Conselho de Ministros no final dos anos 70 e ministro ou secretário de estado num efémero governo presidido pelo Professor Teixeira Ribeiro, creio que da Administração Pública. Vive actualmente em S.Miguel.

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167068 | JAVSO | 10 Sep 2007 23:02 | In reply to: #167029

Cara Maria Benedita

Em Coimbra fui, também contemporâneo do San Bento de Menezes, que foi Secretário e vive em S. Miguel.
Foi, ainda, minha colega a Benedita Moreira de Campos, sobrinha do José Júlio Moreira de Campos.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167069 | JAVSO | 10 Sep 2007 23:05 | In reply to: #167068

Cara Maria Benedita

Depois de enviar a mensagem fiquei na dúvida quanto à ligação familiar com o José Júlio, se sobrinha se prima. Mas, eram da mesma família, sendo o José Júlio filho do Comandante Moreira de Campos.

Melhores cumprimentos

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167107 | Mavasc | 11 Sep 2007 12:48 | In reply to: #167069

Caro José Alfredo

A Maria Benedita sou eu, exactíssimamente, prima direita do José Júlio, já que os nossos pais eram irmãos! Então foi também meu colega em Coimbra! Que engraçado, o seu nome é-me familiar, mas os rapazes eram tantos em Direito, nessa época, e as raparigas tão poucas que é mais fácil serem vocês a fixarem-nos que o contrário. Não me diga que fomos caloiros no mesmo ano! Sei que o Zé Meneses entrou um ou dois anos antes de mim, e depois trabalhei com ele na PCM, e você? Conte coisas para eu ver bem com qual jovem colega estou a falar!

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167128 | JAVSO | 11 Sep 2007 15:09 | In reply to: #167107

Cara Beni

Fui caloiro em 1964/5, juntamente com as Aldas, o Ponce de Leão, o Formosinho Sanches Simões, o Girão, o Pires da Rosa, o Faúlha, a Maria Odete Pena Rodrigues, que já faleceu, a Maria do Patrocínio Baltazar da Paz Ferreira, a Rosa Canha, o Gian Maria Ecsodi, o Pontes Amaro e tantos outros.
Meu nome todo é José Alfredo de Vasconcelos Soares de Oliveira, nasci no Porto, onde fiz o liceu. Talvez vendo o livro de curso seja mais fácil o avivar da memória, decorridos que são mais de 30 anos.
Após a formatura, ingressei na Magistratura, tendo sido juiz de direito na Ribeira Grande, razão pela qual fiz a minha intervenção neste tópico.
Estive a advogar, durante cerca de 17 anos, em Ponta Delgada e, depois, regressei à Magistratura, sendo, actualmente, juiz da 2ª Vara Cível de Lisboa.
Durante anos fui lendo uns livros de genealogia, tomando uns apontamentos e agora decidi que reservaria mais horas para este meu "interesse", razão pela qual a encontrei nestas andanças. Aliás, as suas intervenções jurídicas neste "fórum" já me tinham chamado a atenção.
O José Júlio era casado com uma tia de minha primeira mulher.
A minha juventude é espelhada pela brancura dos cabelos e da barba.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167137 | Mavasc | 11 Sep 2007 16:40 | In reply to: #167128

Caro José Alfredo

Fomos mesmo caloiros no mesmo ano e creio que já sei quem é o tal "jovem "colega! Do Porto, liceu D. Manuel, e...Pagode Chinês. Será ou estou a confundir com um Azevedo Soares?
Tenho encontrado a Alda Pato, vive cá em Lisboa, o Pires da Rosa, várias vezes em Aveiro, o Pontes Amaro, advogado em Setúbal, e mais uns tantos.
Sempre gostei muito de história e comecei há tempos a interessar-me por genealogia, desde uma reunião da família de meus filhos em que um primo nos deu um livro sobre os Mendes de Vasconcelos, de Real, Amarante.
Tinha pedido ao Zé Pedro, filho do José Júlio, elementos sobre a família da Mãe, a Margarida, mas já vi que ela anda por aqui, decerto que pela sua mão!
No que respeita aos seus cabelos brancos...deixe lá, eu virei mais loira para disfarçar os meus!

Melhores cumprimentos da

Beni

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#167144 | JAVSO | 11 Sep 2007 18:07 | In reply to: #167137

Cara Beni

Andei no liceu D. Manuel II, no Porto e ia, algumas vezes, ao Pagode Chinês. O Alfredo Azevedo Soares, caloiro no ano anterior, vivia no Pagode, desconhecendo se andou no D. Manuel. Estive na Opus, no 1º ano, e depois, num apartamento com o Manuel Eugénio Cavaleiro Brandão, Artur Mota e José Luís Vilaça. Quando o Manel casou, no último ano, fui para Nicolau Chanterenne.
Os elementos que no Genea constam relativamente aos Benevides da Margarida têm a minha mão.
A família da minha mãe, Leite de Vasconcelos, é de Felgueiras, perto de Amarante, e a de meu pai é de Soalhães, Marco de Canaveses, do outro lado de Amarante.
Ando, agora, tentando confirmar dados que possuía e obter novos, pois que há ramos em relação aos quais nada sei.
A genealogia é apaixonante se tomada com absoluta seriedade.

Com os melhores cumprimentos do

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#170359 | JAVSO | 18 Oct 2007 16:34 | In reply to: #167144

Caro Conde

As minhas desculpas, mas continuo à espera de dados, que solicitei para S. Miguel.
Mas, hoje, quando lia uns exemplares do Açoriano Oriental, o mais antigo jornal português, deparei com uma notícia sobre o Pai do Dr. Oliveira San-Bento, que referi ser este último notário na Ribeira Grande.
No número de 7 do corrente mês de Outubro é dito que o Dr. José Oliveira San-Bento nasceu a 21-4-1893, na freguesia da Matriz, concelho da Ribeira Grande, tendo sido advogado, poeta, orador, jornalista, benemérito, mentor de organismos de interesse público, membro da direcção dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. É, ainda, referido que teve escritório na Rua da Cruz, em Ponta Delgada, onde foi seu empregado Humberto de Medeiros, natural dos Arrifes e futuro cardeal de Boston.
A Câmara da Ribeira Grande deu o nome de Poeta Oliveira San-Bento a uma rua da cidade e mandou afixar na frontaria da casa onde nasceu o Dr. San-Bento uma lápide.

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ribeira Grande

#217674 | Tânia C | 07 Jan 2009 13:38 | In reply to: #167128

Por mero acaso, "tropecei" nesta mensagem. A Maria Odete era minha mãe e achei curiosa a referência, já tantos anos depois da sua morte. Um abraço

Reply

Direct link:

Ribeira Grande

#417751 | zezinhojersey | 07 Sep 2019 16:07 | In reply to: #160046

Olá confrades se puderem verificar nos índices de São Miguel se tem existência de um matrimônio dos indivíduos abaixo eu agradeço:

José de Lima c.c. Ana dos Ramos (Passos?)

Casados por volta de 1760/1765 na ilha de São Miguel. Acredito que tenha sido em alguma freguesia de Ribeira Grande pois tiveram um filho chamado Antônio de Lima em Ribeira Seca na Ribeira Grande.

Reply

Direct link:

Ribeira Grande

#417874 | 1385 | 10 Sep 2019 11:49 | In reply to: #417751

Bom dia confrade
Receio que possa existir um equívoco, que de fato, já constatei na minha própria árvore, entre as várias freguesias denominadas Ribeira Seca nos Açores.
A Ribeira Seca que me toca situa-se no concelho da Calheta na ilha de S. Jorge. Não obstante encontro-a no genea designada por Ribeira Grande, Ribeira Seca.
Porventura a sua Ribeira Seca ficará mesmo onde diz?
Cumprimentos cordeais
Manuel Lamas de Mendonça

Reply

Direct link:

Ribeira Grande

#417919 | zezinhojersey | 11 Sep 2019 23:29 | In reply to: #160046

Olá Manuel Lamas, sim é Ribeira Seca no Concelho se Ribeira Grande. Não consigo prosseguir. Parei nesse casamento.


Em os outo dias do mez de Abril de mil sette centos outenta e nove annos sendo de manhã nesta Parochial do Apostolo São Pedro desta Villa da Ribeira Grande tendo precedido as denunciaçoens Canonicas nas Igrejas do costume segundo o estillo, em que se não descobrio impedimento algum como a mim Joze Tavares de Souza Cura actuao nesta ditta Parochial constou de hum mandado do Muito Reverendo Ouvidor do destrito O Licenciado Pedro Ignacio de Souza sendo na prezença do Reverendo Antonio (Andrei) de Mello Vice Vigario nesta mesma Parochial e estando tambem prezentez Joze da Sylva e Antonio Joze de Arruda homenz cazadoz desta freguezia, e outras muitas pessoas de mim conhecidas, contrahirão matrimonio com palavras de prezente in facie Eclesiae na forma do Sagrado Concillio Tridentino Antonio de Lima filho de Joze de Lima, e de sua mulher Anna dos Ramos já defuntos, e Barbara de Medeiros filha de Pedro de Medeiros já defunto, e de sua mulher Anna de Jesus, ambos baptizados, e dezobrigados esta Quaresma passada de outenta e outo nesta sobreditta Parochial forão examinados da Doutrina Christão, e a May da contrahente prestou o seu consentimento na forma Requizita. Receberão logo as bençoenz. E para constar fiz este termo que assignei com as dittas testemunhas, dia, mez e Era ut Supra.
O Cura Joze Tavares de Souza.
Vice Vigario Antonio (Andrei) de Mello.


http://culturacores.azores.gov.pt/biblioteca_digital/SMG-RG-RIBEIRASECA-C-1756-1797/SMG-RG-RIBEIRASECA-C-1756-1797_item1/P194.html


Obrigado

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 19:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen