Certidão de Nascimento

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões | Pessoas

certidão de nascimento

#160329 | hele | 21 Jun 2007 00:57

olá,
Observei que há pessoas gentis que ajudam a descendentes de portugueses encontrarem vínculos de familiares. estou no Brasil e me coloco ao dispor do mesmo jeito. Preciso encontrar a certidão de nascimento/baptismo da minha avó/avô.Avó Margarida de Souza Ferreira filha de Custódia Rosa e Antônio Pereira nascida entre 1867 a 1869 em Coimbra/Avô Antônio Maria de Souza Filho de Custódia Rosa de Souza e Manoel Maria de Souza nascido no Porto no concelho de Baião entre 1870 e 1872.Não sei a freguesia,por isso os arquivos distritais via e mail não podem ajudar.Por favor caso haja algo a ser feito

Reply

Direct link:

RE: certidão de nascimento

#160430 | rmfrp | 21 Jun 2007 21:30 | In reply to: #160329

Caro(a) hele:

Pela sua mensagem é possível que não tenha ainda dados suficientes para a sua pesquisa. Permita-me porém algumas perguntas e comentários:
- Como sabe que a sua avó nasceu "em Coimbra" (veja a minha nota abaixo sobre "no Porto") entre 1867 e 1869?
- Como sabe que o seu avô nasceu no concelho de Baião entre 1870 e 1872?
- Nascer no concelho de Baião não é "nascer no Porto". Nascer no Porto é nascer dentro do perímetro urbano da cidade do Porto. O concelho de Baião é um dos concelhos que pertencem ao distrito do Porto, mas a cidade do Porto está totalmente contida dentro do concelho do Porto.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: certidão de nascimento

#160698 | hele | 24 Jun 2007 01:04 | In reply to: #160430

Olá Rui,
Descobri os dados na certidão de óbito dos avós assim como a idade presumida ,pois os dois morreram no Brasil em datas diferentes.Não entendi a explicação sobre a cidade do Porto,pode detalhar?Atenciosamente.Hele

Reply

Direct link:

RE: certidão de nascimento

#160723 | rmfrp | 24 Jun 2007 12:45 | In reply to: #160698

Caro(a) Hele:

Muito obrigado pela sua resposta.

Para (alguns) efeitos administrativos, Portugal está dividido em distritos. Os distritos têm o nome da cidade que é a sua capital: "Distrito do Porto", "Distrito de Coimbra", etc.

Pelo contrário, os estados do Brasil têm nomes por si só. Em alguns casos esses nomes coincidem com o nome da capital do estado. Assim, se uma pessoa tiver nascido na cidade de Santos, no estado de São Paulo, é possível dizer correctamente, embora de forma eventualmente enganadora, que essa pessoa "nasceu em São Paulo".

No entanto, se uma pessoa tiver nascido em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais, será um erro óbvio indicar que ela "nasceu em Belo Horizonte" apenas porque essa é a capital do estado. É exactamente esse o tipo de erro que se comete quando se indica que uma pessoa da região de Baião "nasceu no Porto".

Apenas referi este ponto porque em pesquisa genealógica é muito importante ser rigoroso na descrição das localizações. Por esse mesmo motivo eu peço-lhe que indique exactamente o que sabe da naturalidade dos seus avós. As certidões de óbito indicam que eles nasceram "em Coimbra"?... "no concelho de Baião"?... O que está lá escrito exactamente?

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 04:16

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen