Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#160710 | LCNunes | 24 Jun 2007 02:41

Caros amigos,

Tenho muitos antepassados da freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima, contudo conheço muito mal a mesma. Raramente e infelizmente surge a oportunidade de me deslocar a Ponte de Lima por residir a uma distância considerável. Por isso peço ajuda a quem conheça bem a freguesia.

Alguns antepassados que residiram e nasceram na Ribeira:

Guiomar Marques Pereira Viana * Ribeira, Ponte de Lima 1862
cc João Luís Gonçalves Carneiro (natural de Monção)

Joana Pereira Viana * Ribeira, Ponte de Lima 1815
cc Manuel Marques Monteiro (natural de Mangualde)

José Maria Pereira Viana * Ribeira, Ponte de Lima 1771
cc Maria Joaquina (Maciel) * Ribeira, Ponte de Lima

Manuel António Pereira Viana * Ribeira, Ponte de Lima +/- 1730-1740
cc Mariana Teresa de Oliveira * Ribeira, Ponte de Lima

Manuel António de Azevedo Maciel * Ribeira, Ponte de Lima +/- 1730-1740
cc Maria Luísa da Silva * Ribeira, Ponte de Lima

Sei que estes meus antepassados Pereira Viana e Maciel foram proprietários e residentes das Quintas do Grilo, Portela e Insuela, todas sitas na dita freguesia da Ribeira.

Se alguém tiver informações sobre as pessoas que aqui referi ou sobre as Quintas em questão, por favor ajude.

Antecipadamente agradecido,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#160774 | LCNunes | 24 Jun 2007 20:40 | In reply to: #160710

Renovo pedido.
Agradecido.
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#160784 | pachancho | 24 Jun 2007 22:16 | In reply to: #160774

Luis,

não sei se já reparou mas aqui no Genea, na base de dados referente às pessoas, já existem alguns Pereira Viana, nomeadamente a Guiomar.

http://genealogia.netopia.pt/pessoas/index.php?nome=Pereira+Viana&search=1

cumprimentos
Paula

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#160886 | LCNunes | 25 Jun 2007 15:49 | In reply to: #160784

Cara Paula,

Muito agradecido pela sua ajuda.

Eu já tinha conhecimento dessa entrada da Guiomar na base de dados do Genea, aliás eu tenho vindo a tentar "ajudar" o Genea através da opção “Sugerir correcção desta página”.

Eu tenho vindo a fazer pesquisa nesse meu ramo, a questão que coloco é se alguém terá conhecimento desta família nessa freguesia, nomeadamente pessoas da mesma. Ou conhecimento das Quintas a que me refiro.

Isto porque realmente conheço muitissimo mal a Ribeira.

Os meus cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#160966 | LCNunes | 26 Jun 2007 15:02 | In reply to: #160886

Renovo o pedido.
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#163950 | LCNunes | 31 Jul 2007 01:31 | In reply to: #160966

Renovo o pedido.
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#163965 | pachancho | 31 Jul 2007 10:12 | In reply to: #160710

Luis,

tente por a sua questão no Forum de Ponte de Lima, pertencente à Câmara Municipal, pode ser que o ajudem:

http://www.forum.cm-pontedelima.pt/


Pode tentar também na junta de freguesia, ou no arquivo municipal de ponte de Lima.



cumprimentos
Paula

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#163968 | pachancho | 31 Jul 2007 10:33 | In reply to: #163950

Luis,

pesquisando na Base de dados das Inquirições de Génere (Padres), no Aarquivo de Braga aparece:

Joao Batista Pereira Viana
Pai: Joao Batista Pereira Viana
Mãe: Rosa Carmo
Natural: Freguesia - RIBEIRA,SAO JOAO BATISTA; Concelho - Ponte de Lima; Distrito Viana do Castelo.

Nº do Processo - 27177
Pasta - 1196
Data de Realização - 1853-12-11

Com sorte, neste processo poderá encontrar alguma informação importante sobre a familia. Por vezes nestes processos encontrase o nome dos pais, localidade de nascimento e certidão de casamento; nome dos avós paternos e maternos, localidade de nascimento e certidões de casamento. Encontramos tb testemunhos de pessoas que conheceram todos os elementos acima mencionados.

cumprimentos
Paula

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#164015 | LCNunes | 31 Jul 2007 20:37 | In reply to: #163968

Cara Paula,

Muito obrigado pela sua ajuda.

De facto João Batista Pereira Viana pode efectivamente ser colateral de um qualquer antepassado meu, e o seu processo conter informações valiosas que permitam encontrar respostas para as minhas dúvidas.

Pergunto-lhe então como e por quanto € poderei ter acesso a esse registo?
Calculo que deva enviar vale postal com determinada quantia para que me enviem as fotocópias para a minha residência. Não sei se serão os habituais 0.50€ por fotocópia de registo de baptismo/casamento ou eventualmente mais.

Muito obrigado,
Luís

Reply

Direct link:

Ajuda - Paula

#164124 | LCNunes | 01 Aug 2007 17:13 | In reply to: #163965

Cara Paula,

Verifiquei noutros posts que tem ajudado alguns confrades no que respeita à pesquisa de registos que se encontram no AD Braga. Desta feita, pedia-lhe para que me ajudasse, caso entendesse ser possível, com um ramo que eu tenho de Vila Verde que teima em não andar devido à grande distância que me separa de Braga e que me impossibilita de visitar o ADB.

Assim, pedia-lhe ajuda nos seguintes ramos:

1- FRANCISCO JOSÉ LOPES, natural da freguesia da Lage, concelho de Vila Verde, filho de Manuel Lopes e de Teresa Fernandes, que terá nascido entre 1750/1770.

2- MARIANA TERESA DIAS DE ANDRADE, natural da freguesia da Lage, concelho de Vila Verde, filha de António de Andrade e de Antónia Dias, que nasceu entre 1750/1770.

3- FRANCISCO e MARIANA casaram na freguesia da Lage entre 1780/1790.

4- MANUEL JOSÉ RIBEIRO, natural da freguesia de Parada de Gatim, concelho de Vila Verde, filho de Custódio Francisco da Silva e de Maria Ribeiro, que nasceu entre 1760/1790.

5- MARIA JOSEFA, natural da freguesia de Parada de Gatim, concelho de Vila Verde, filha de Manuel José Dias e de Maria Teresa Ferreira Santarém, que nasceu entre 1760/1790.

6 – MANUEL e MARIA casaram na freguesia de Parada de Gatim entre 1780/1810.


Em relação a FRANCISCO JOSÉ LOPES (filho de Manuel Lopes e de Teresa Fernandes) e MARIANA TERESA DIAS DE ANDRADE (filha de António de Andrade e de Antónia Dias) surgem na base de dados do Genea, ou então pessoas com os mesmos nomes (seria demasiada coincidência?!).

Se poder, e sem qualquer urgência, pedia para que me ajudasse, até porque os preços do ADB não são nada amigáveis.

Muito obrigado
Luís

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#164195 | pachancho | 02 Aug 2007 10:33 | In reply to: #164124

Luis,

Procurarei o que pediu, no entanto vai levar algum tempo por 2 razões: 1º porque estou sem disponibilidade nesta altura para ir ao arquivo; 2º porque tenho pedidos anteriores pendentes, e esses como é óbvio estão à frente.


cumprimentos
Paula

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#164293 | LCNunes | 03 Aug 2007 01:09 | In reply to: #164195

Cara Paula,

Muito obrigado pela ajuda.
Não há qualquer urgência.

Boas férias!

Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#167598 | LCNunes | 17 Sep 2007 20:51 | In reply to: #164293

Caros amigos,

Algum de vós conhece o lugar de Insuela, na freguesia da Ribeira, concelho de Ponte de Lima? Em especial uma capela que se encontra mesmo junto ao Rio, na Insuela?

Abraço
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#167671 | NFA | 18 Sep 2007 15:32 | In reply to: #164124

Caro Luís,

Entando presentemente a gozar umas pequenas e curtas férias só agora tive oportunidade de reparar nesta sua mensagem, que curiosamente se refere ao casal FRANCISCO JOSÉ LOPES & MARIANA TERESA DIAS DE ANDRADE meus antepassados do lado materno. Os dados que consta no GENEA não são coincidência, apenas não estão desenvolvidos ! Confesso que já estive mais entusiasmado na divulgação dos meus dados familiares com respectivas rectificações/correcções mas a validação dos mesmos na base de dados no GENEA é praticamente nula.
Caso estiver interessado na ascendência daquele casal poderei de alguma forma partihar consigo através do meu email freiredandrade@gmail.com.

Com afectuoso abraço,
Francisco Freire de Andrade

Reply

Direct link:

Para NFA

#167681 | LCNunes | 18 Sep 2007 16:59 | In reply to: #167671

Caro Francisco Freire de Andrade,

Muito obrigado pela sua resposta, e pronta disposição para ajudar.
De facto, tinha poucas dúvidas quanto à (não) coincidência dos nomes, seria demasiada!
Assim sendo, peço-lhe que me desculpe o abuso, mas vou aceitar a sua gentil oferta de me ajudar e ainda hoje lhe enviarei o e-mail.

Uma vez mais agradecido,

Os meus respeitosos cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Insuela (Ribeira)

#168422 | LCNunes | 24 Sep 2007 22:43 | In reply to: #167598

Renovo pedido.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#171524 | LCNunes | 02 Nov 2007 00:20 | In reply to: #164195

Cara Paula,

Tudo bem consigo? Espero sinceramente que sim.
Estou a escrever para lhe perguntar se sempre deu ou vai dar um saltito ao ADB para me ajudar com os registos que lhe pedi.
Muito obrigado.

Cumprimentos,
Luís

Reply

Direct link:

RE: Ajuda - Paula

#180215 | FJMMP | 13 Jan 2008 04:02 | In reply to: #167598

Caro Luís Carneiro Nunes

O Quinta/Lugar da Insuela é vizinha da Quinta da Garrida, antiga propriedade da minha familia.

Com os meus Cumprimentos

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#180280 | LCNunes | 13 Jan 2008 19:04 | In reply to: #180215

Caro Francisco de Melo Parente,

Muito obrigado pela sua contribuição.

Tem alguma informação sobre a Quinta/Lugar da Insuela? Quem foram os seus proprietários por exemplo, ou se ainda existe alguma casa, capela, ou algo que nos dias de hoje a identifique?

Sobre a Insuela, apenas sei, que de alguma maneira os meus antepassados "Pereira Viana" estiveram relacionados com a mesma.

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

S.J.da Ribeira-P. de Lima-Garrida Cap. NSª da Lapa

#180293 | FJMMP | 13 Jan 2008 19:41 | In reply to: #180280

Caro Luís Carneiro Nunes

Não yenho mais dados sobre a Quinta/Lugar da Insuela. Mas na minha próxima ida à Quinta da Garrida tentarei ter mais elementos.

Entretanto respondo aqui à sua pergunta, feita no forum cm-pontedelima.pt:
A Capela de N.ª Sr.ª da Lapa é a Capela da Quinta da Garrida, que foi propriedade da minha familia, Melo Gama Araujo e Azevedo, conhecidos pelos "Melo da Garrida", e que também foram proprietários da Casa da Garrida, antigamente conhecida por Casa dos da Garrida. Esta casa situa-se na Vila de Ponte de Lima e é a actual sede da Universidade Fernando Pessoa.

Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: S.J.da Ribeira-P. de Lima-Garrida Cap. NSª da Lapa

#180312 | LCNunes | 13 Jan 2008 22:41 | In reply to: #180293

Caro Francisco de Melo Parente,

Muito obrigado!
Fico à espera dos seus elementos.

Os meus Cumprimentos,

Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180630 | FJMMP | 16 Jan 2008 03:51 | In reply to: #160710

Caro Luís Carneiro Nunes


Se lhe for possivel solicito-lhe que me informe de como descobriu a existência da Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida, é que, não obstante ser a Capela da Quinta dos meus antepassados, não encontrei nenhum documento, ou informação na net, que que lhe faça referência, apenas sei a quem está consagrada por informação oral.


Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180655 | LCNunes | 16 Jan 2008 11:54 | In reply to: #180630

Caro Francisco de Melo Parente,

A minha família materna é natural do alto Minho, mais propriamente de Ponte de Lima, entre outros concelhos Minhotos. Foi em Ponte de Lima que a minha mãe nasceu e cresceu, bem como os seus irmãos, meus tios. Nesse sentido é relativamente frequente (gostava que fosse mais!) ir até Ponte de Lima, nomeadamente nas datas mais festivas. Numa das últimas visitas (de médico) lá consegui encontrar algum tempo para passear pela Ribeira (freguesia) e procurar encontrar as "origens" dos meus ascendentes, nomeadamente o Grilo, Insuela e Portela. Comecei por perguntar aos mais antigos que por lá passavam se tinham conhecimento das tais casas/quintas/terras e curiosamente todos os questionados sabiam algo mais que se revelaria útil nesse passeio matinal domingueiro. Encontrei facilmente (como era de esperar) a casa da quinta da Portela, onde nasceu a minha trisavó Guiomar Marques Pereira Viana, e que ainda hoje se encontra na família e em óptimo estado; encontrei também a casa do Grilo, antiga casa de pedra que se encontra em muito mau estado de preservação embora de pé e com "todas" as suas características visíveis; e por fim quando me lancei à procura da Insuela não se revelou nada fácil embora tenha dado com o actual lugar da Insuela. Questionei uns moradores locais que tudo o que me souberam dizer foi que “à muito tempo atrás dizem que houve aqui uma Quinta mas não sei como se chamava, e que tinha uma capela” e “a única coisa que sei é que ainda há aqui uma Capela no lugar, junto ao rio”. E assim foi, caminhei até ao rio e deparei-me com a dita capela, desconhecendo se outrora teria feito parte da quinta da Insuela ou não. Mais tarde através da junta de freguesia (via email) informaram-me que se chamava capela de Nª Srª da Lapa, e uma vez mais, nada me souberam dizer sobre a quinta da Insuela. A única referência que tenho à mesma é a que consta de um inventário de um antepassado meu “Pereira Viana”. Curiosamente um dos moradores locais da Insuela que questionei era “Viana” de apelido.

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180674 | FJMMP | 16 Jan 2008 14:04 | In reply to: #180655

Caro Luís Carneiro Nunes


A Capela da Quinta da Garrida, consagrada a Nª Srª da Lapa, está relativamente próxima mas não está mesmo junto ao rio Lima.

Na Estrada principal de Ponte de Lima a Ponte da Barca, na Ribeira, voltando à esquerda por caminho estrito asfaltado, placas "Garrida" "Insuela", a Capela situa-se a 2/3 da distância que vai da estrada principal ao Rio Lima. A Capela tem um muro do lado esquerdo e o portão da Quinta da Garrida do lado direito.

Será que estamos a falar da mesma Capela?


Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180688 | LCNunes | 16 Jan 2008 17:08 | In reply to: #180674

Caro Francisco de Melo Parente,

Estamos.

Como disse e bem, fica precisamente no caminho estreito de asfalto, com as placas "Garrida" e "Insuela", a 2/3 de distância entre a estrada e o rio Lima.

A Capela tem uma data inscrita na frente (mil setecentos e qualquer coisa) e o portão da Quinta do lado direito.

Só pode ser a mesma, mas eu envio-lhe a foto que a Junta de Freguesia me disponibilizou por email se entender melhor.

Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180698 | FJMMP | 16 Jan 2008 18:01 | In reply to: #180674

Caro Luís Carneiro Nunes


Ficarei agradecido: f.meloparente@sapo.pt

Os seus antepassados que terão origens na "Insuela" são os Pereira Viana? ou conhece mais?




Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180728 | LCNunes | 16 Jan 2008 23:12 | In reply to: #180698

A foto já seguiu por email.

Com ligação "directa" à Insuela até ver são só os "Pereira Viana".

Exemplo, registo de Baptismo:

- José Maria Pereira Viana filho legitimo de Manuel António Pereira Viana e de Mariana Teresa de Oliveira do lugar da Seixosa desta freguesia de S. João da Ribeira, nasceu aos oito dias do mês de Setembro de mil e setecentos e setenta e um anos e aos catorze dias do dito mês e ano foi baptizado por mim António Luís abade desta Igreja e lhe pus os santos óleos. Foram padrinhos o padre João de Sá e sua irmã Guiomar Pereira de Sá Sotto Mayor da freguesia de Santiago de Gemieira. Neto pela parte paterna de José Pereira da Silva natural da cidade de Braga e pela materna de Brizida de Sousa da vila de Viana e para constar fiz este assento era ut supra.

Curiosamente, nos meus antepassados "Pereira Viana" há um denominador comum entre quase todos que é a família Sá Sotto Mayor que são muitas vezes os padrinhos de baptismo e testemunhas de casamento.

Veja s.f.f. http://genealogia.netopia.pt/1586/costados.php?id=1024199

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#180729 | LCNunes | 16 Jan 2008 23:14 | In reply to: #180728

Por lapso falta o tradicional "Caro Francisco de Melo Parente".

Desculpe, foi sem intenção.

Luís

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#181941 | FJMMP | 25 Jan 2008 14:04 | In reply to: #180729

Caro Luís Carneiro Nunes


A familia Sá Sotomaior tem raizes em diversas freguesias de Ponte de Lima, e também entronca nos Melos da Garrida, como poderá ver aqui no GENEA.

Na data apontada já a quinta da Garrida era da familia Melo Gama araujo e Azevedo.


Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#182055 | LCNunes | 25 Jan 2008 22:29 | In reply to: #181941

Caro Francisco de Melo Parente,

Encontrei na Web um blog que versa sobre a freguesia da Ribeira.
Copiei de forma literal o seguinte texto:

ROTEIRO DAS CAPELAS EXISTENTES NA RIBEIRA, NO SEC.XVIII

Segundo As Memórias Paroquiais de 1758, do padre Luiz Cardoso, podemos verificar que existiam na Freguesia da Ribeira, então pertencente à Arquidiocese de Braga, para alem da Igreja paroquial, as seguintes capelas, sendo muitas delas particulares, pertencentes a famílias abastadas estando algumas abertas ao culto popular, não se restringindo ao uso particular das mesmas.

Assim, no Arrabalde, existia a Capela de S. José, ligada à casa dos da Garrida, era seu proprietário José de Azevedo.

As paredes desta capela eram revestidas a azulejos, que retratavam a vida de S. José, o pai adoptivo de Jesus Cristo.

Esses painéis de azulejo mantiveram-se na capela até meados do Sec.XX.

Os azulejos, foram retirados por estranhos após a morte do seu proprietário o poeta António da Silva Gouveia Vieira Lisboa, falecido em 1968, principalmente no período em que a casa esteve abandonada.

A capela ainda hoje existe, tendo sido recuperada durante as obras a que a casa foi sujeita para instalar o Pólo de Ponte de Lima da Universidade Fernando Pessoa.

Ainda no Lugar de Crasto, existia a Capela de Nª Sª do Bom Sucesso, situada ao fundo da Quinta do Bom Sucesso, virada para o Rio Lima, esta capela e quinta pertenciam a Álvaro Barbosa, mais tarde, já no Sec.XX, pertenceu também ao poeta Dr. António Lisboa.

Os santos aí existentes foram retirados, encontrando-se a imagem de Nª Sª do Bom Sucesso, na Capela da Cruz de Pedra, onde é venerada.

Actualmente, a capela e Quinta são propriedade de Avelino pereira de Barros e Herdeiros de Júlio Alves, comerciantes em Ponte de Lima, encontrando-se em ruínas.

Capela de S. Francisco, na Quinta da Garrida, em Talharezes, era seu proprietário António Jozé da Silva e Mello.

No alto do monte, encontra-se a Capela de Santa Catarina, esta capela pertencia ao Povo e tinha Confraria.

Ainda hoje se ouve dizer que os pescadores de Viana se encarregavam de mandar a cal necessária para caiar as suas paredes, pois a mesma servia de “ farol “, pois como se avistava do alto-mar os barcos orientavam-se por ela, quando se aproximavam da entrada na barra.

Actualmente, o povo desloca-se ai para venerar a Santa no dia da festa, ou para desfrutar da excelente vista panorâmica que dais se pode observar, podendo contemplar-se todo o Vale do Lima até ao mar de Viana.

Mais acima, seguindo por meio do monte em direcção ao Castelo, chegados ao lugar da Ermida, podemos encontrar a Capela de Nª Sª da Fonte Coberta, esta capela tudo leva a crer que fez parte das propriedades da Família dos PEREIRAS de Mazarefes, até porque a mesma ostenta um Brasão na fachada principal, sobre a porta de entrada, onde é visível a cruz de Avis, que compõe o brasão dessa família.

Esta capela foi objecto de obras de restauro no ano de 2006, encontrando-se encerrada ao culto, salvo comemorações esporádicas.

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#182069 | FJMMP | 26 Jan 2008 02:28 | In reply to: #182055

Caro Luís Carneiro Nunes

Ja´conhecia o blog mas não o artigo.

Clarificando o que está escrito no blog:

A Casa dos da Garrida, pertencia na altura a "José de Azevedo", de seu nome completo António José de Melo da Gama de Araújo e Azevedo, aqui no GENEA:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227663.

Na altura em que o texto, reproduzido no blog, foi escrito a Quinta da Garrida ainda pertencia ao pai de António José de Melo da Gama de Araújo e Azevedo, que se chamava António José Álvares da Silva e Melo, aqui no GENEA:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=227661.

Agora as curiosidades:

- A Casa dos da Garrida, chamada agora geralmente de Casa da Garrida, chama-se de facto casa de S.José e a Capela adopta o mesmo nome. Esse nome aparece em vários trabalhos sobre Ponte de Lima, e é referido por José Rosa Araujo no suplemento Limiana do Jornal Cardeal Saraiva. ( espero que conheça um livro editado há não muitos anos, que faz a reprodução de todas as limianas, e que tem inúmeros documentos sobre familias, património e histórias da Ponte de Lima e da Ribeira Lima)

- Em alguns documentos que tenho andado a estudar a capela da Quinta da Garrida é de facto chamada de Capela de S. Francisco, daí ser para mim neste momento um total mistério porque razão é que actualmente é conhecida por Capela de Nª Srª da Lapa.


Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#182129 | LCNunes | 26 Jan 2008 20:46 | In reply to: #182069

Caro Francisco de Melo Parente,

Qual o titulo desse livro que reproduz todas as Limianas e onde o posso adquirir?

Os meus Cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#182283 | FJMMP | 28 Jan 2008 00:04 | In reply to: #182129

Caro Luís Carneiro Nunes

As referências do livro:

Limiana
Página Regional de Arqueologoa Artística e Etnografia
Orientação de José Rosa Araújo

Edição original do jornal semanário Cardeal Saraiva de Ponte de Lima em folhetins publicados entre 1969 e 1991

Coordenador do livro José Rosa Araújo

Edição LIMICI - Associação para a Defesa do Ambiente e do Património Cultural de Ponte de Lima.
1000 exemplares, Páscoa de 1993

ISBN: 95844-0-0

Preço: 1600$00


se não encontrar o livro diga-me quais são os assuntos que lhe interessam e eu faço uma pesquisa.

Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#182373 | LCNunes | 28 Jan 2008 18:24 | In reply to: #182283

Caro Francisco de Melo Parente,

Muito agradecido pelas informações.
Um amigo já me "descobriu" o livro, custa agora 35€ só por curiosidade.

Com os meus Cumprimentos.

Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#183889 | FJMMP | 06 Feb 2008 18:46 | In reply to: #182373

Caro Luís Carneiro Nunes

Encontrou referências à sua familia no Limiana?, estou curioso.

Com os meus Cumprimentos.

Francisco de Melo Parente

Reply

Direct link:

RE: Capela de Nª Srª da Lapa - Garrida

#183914 | LCNunes | 06 Feb 2008 21:53 | In reply to: #183889

Caro Francisco de Melo Parente,

Ainda não adquiri o livro em questão por falta de tempo.
Mal o faça investigo e aviso.

Os meus cumprimentos,
Luís Carneiro Nunes

Reply

Direct link:

Ajuda - S. João da Ribeira - Ponte de Lima

#415363 | jgpereira | 05 Jun 2019 00:09 | In reply to: #160710

Ex.º Sr.
Boa noite. Não sei sequer se, tanto tempo depois deste tópico ter sido publicado, ainda vai ter conhecimento, mas aqui vai:
Tenho referência à Quinta da Insuela onde existia uma Capela, porquanto um meu tetravô ali vivia no século XVIII - parte do tempo, também residia em Viana e em Caminha -, tendo ali casado, na Capela de Nossa Senhora da Conceição, com a sua 2.ª mulher Dona Maria Teresa Ventura de Sousa Azevedo. Ela chamava-se Tomás António Maciel Teixeira e era senhor da Casa dos Barbosa Teixeira Maciel (depois conhecida por Casa dos Barbosa Maciel), em Viana, Monserrate, Largo de São Domingos, actual Museu.
Sei que a ligação a São João da Ribeira é pelo lado dela. Não consegui ainda saber de quem era filha. Não tiveram descendência, pelo que a Insula - que é expressamente referida no testamento dele como a Quinta onde vivia - deve ter depois passado a parentes dela.
Cumprimentos
Jorge

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 21:58

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen