Os Apelidos Mais Comuns
This topic is classified in the following rooms Famílias
Os Apelidos Mais Comuns
Confrontado com a aparente inexistência de uma lista ou estudo estatístico que contenha informações sobre o número de pessoas que possuem determindado apelido em Portugal, e como penso que este assunto é bastante interessante,e não só para interessados em genealogia, servi-me das páginas brancas online para tentar determinar quais os apelidos mais comuns em Portugal.
Fiz a pesquisa (residenciais apenas) para cerca de 80 apelidos "correntes" portugueses.
o "Top 10" é
1-Silva - 188.218 pessoas
2-Santos- 122.094
3-Ferreira-103.671
4-Pereira-98.661
5-Rodrigues-76.069
6-Costa-74.406
7-Oliveira-73.061
8-Martins-66.095
9-Sousa-61.767
10.Gonçalves-58.278
Claro que estes resultados não expressam os números totais nacionais, mas penso que serão representativos da realidade.
Alguma explicação para a conhecida predominancia de Silvas?Como é que este apelido se "celebrizou" desta maneira?
Cumprimentos
Edmundo Simões
Direct link:
RE: Os Apelidos Mais Comuns
Caro Edmundo Simões:
É extraordinariamente interessante a informação que aqui nos apresenta. Penso que a lista dos 10 apelidos mais comuns não contém nenhuma surpresa, mas há uma enorme diferença de valor real entre os palpites de cada um e a estatística que aqui temos.
Uma fonte alternativa para este tipo de estatística, se bem que muito mais indirecta e sujeita a erros, mas que muitos subscritores dos serviços pagos do Geneall conhecerão, é a lista das páginas de "Família" ("Apelido" seria certamente uma designação mais correcta) mais consultadas, excluindo a da Casa Real. Esta página parece não estar disponível actualmente, na sequência da remodelação que o site vem sofrendo, mas penso que o top 10 não era muito diferente. O primeiro apelido era certamente Silva. Talvez os moderadores nos possam esclarecer.
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
RE: Os Apelidos Mais Comuns
Caro Edmundo Simões:
Acrescento à mensagem anterior que sempre me pareceu curiosa a forma como os patronímicos mais comuns são uma memória (certamente distorcida) daqueles que eraam os nomes próprios masculinos mais comuns em Portugal nos finais da Idade Média, muitos deles depois caídos em desuso: Rodrigo, Martim, Gonçalo, Lopo, Mendo, Nuno, Fernando, ...
Com os melhores cumprimentos,
Rui Pereira
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Dec 2024, 00:36