Andersen

This topic is classified in the following rooms Famílias

Andersen

#1469 | Nuno | 28 Dec 2000 15:54

Estou interessado em obter informações sobre
a familia anderson originaria do alentejo, de ascendencia irlandesa e que deu origem, entre outros, aos anderson velez e aos Gil de Borja de Macedo e Meneses.

Nuno Ponces

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#1474 | aeiou2 | 28 Dec 2000 22:55 | In reply to: #1469

Olá Nuno
Num dos muitos ramos da minha família há:
John Handersson e Elizabeth pais de
1.Elizabeth Mary Handersson F 9-12 -1849 sepultada no St.George's Cemetery ,Lisboa C 27 -8-1849
2.George Abrahan Wheelhouse N 31-8-1819 N.S.dos Mártires,Lisboa F9-1-1888 sep.no mesmo local.
1.aparece referida com vários nomes Eliza Andersen,Andressen
Não tiveram descendência,por isso não procurei mais.Haverá alguma ligação?Os Wheelhouse são ingleses de York,Eng,mas quando vieram para Portugal sairam da Ilha Man,Eng.
Bom trabalho
aeiou2

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#1478 | Nuno | 29 Dec 2000 14:53 | In reply to: #1474

Muito obrigado pela informação. Sei que os andersen que estou a estudar estão em Portugal desde o seculo xvii.Provavelmente serão os mesmos andersen que referiu e que correspondem a um dos varios ramos da familia .
Sei que existe outra familia andersen em portugal mas que são da Dinamarca(melo breyner
andersen etc,) mas que não têm qualquer ligação
familiar com os andersen ingleses.

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#1481 | aeiou2 | 29 Dec 2000 17:31 | In reply to: #1478

Parece que é da mesma família.Logo que tiver mais dados entro em contacto.O casal em questão devem ter-se casado em Benfica .
Maria

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#1487 | alentejo | 30 Dec 2000 00:32 | In reply to: #1469

Viva os elementos que disponho são os seguintes:

I - Alexander Andersen, natural da Irlanda. C.c. Helena Andersen. Tiveram:

II - William (Guilherme) Andersen, passou a Portugal, estabelecendo-se em Borba e posteriormente em Moura. Casou 2ª vez com D. Joana Ferreira, de quem teve:

III - António Leandro Andersen, nasceu em Borba. Casou com D.Ana Teresa da Silveira, natural da mesma vila. Tiveram:

1 (IV) António Apolinário Andersen, bacharel em Leis, Juiz de Fora em Serpa, COX e FCA em 15-IX-1773 (Andersen plenas). S.m.n.
2 (IV) Guilherme António Apolinário Andersen, que segue.

Teve em Joana Maria Clara, filha de Domingos Pires e de Maria Marques, o seguinte filho reconhecido.

2 (IV) Apolinário, bap. na MAtriz de Terena, Vila Viçosa, a 20-IV-1735. S.m.n.

IV- Guilherme António Apolinário Andersen, ao q parece baptizado em Vila Viçosa, Bacharel, COX, etc. CAsou com D. Antónia Josefa de Paula MAlpica Bahamonde, filha de Don Juan Dominguez Bahamonde e de s.m. D. Teresa Amador. Tiveram:

1 (V) Florêncio Torcato Andersen MAlpica e Bahamonde, nat. Moura; FCA por carta de 16-IV-1790. serviu em Goa como cadete de cavalaria. S.m.n.
2 (V) Dr. Leocádio Maria Andersen Malpica e Bahamonde de Andrade, nasceu em Moura. Foi Cav. das Ordens de Santiago e Aviz, Capitão do regimento de Freire de Andrade, Coronel de Milícias de Beja, etc. Casou em Portel, a 17-IX-1796, com D. Maria Vitória Limpo de Vasconcelos, filha do Cap-Mor de Portel José Toscano Perdigão e de s. m. D. Josefa Limpo de Vasconcelos. C. g.

3 (V) D. Amélia Matilde Andersen


Estas linhas é tudo o que possuo desta gente. Espero que lhe sirvam para algo.
Cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#1533 | Nuno | 03 Jan 2001 09:46 | In reply to: #1487

Muito obrigado pela informação.
A sua informação foi preciosa.
Fez com que conseguisse arranjar mais alguns avós(os meus estudos paravam em Florencio Torcato Andersen)
Nuno

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#12013 | Portuguez | 29 Oct 2001 00:18 | In reply to: #1478

Caro Nuno
Sou tao novato neste forum que ainda nao terminei sequer de ler todos os topicos... Apenas e rapida/ para dizer-te que os Andresen vindos da Dinamarca e os Andersen da familia da tia Teresa Gil teem o nome escrito de maneira diferente.
Abraço
Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#12028 | Nuno | 29 Oct 2001 09:48 | In reply to: #12013

Caro Alexandre,

Muito Obrigado pela informação(ler todos os tópicos que estão para tras é obra)

Mas já tinha reparado nessa diferença. O problema é que mesmo os Andersen irlandeses
aparecem escritos de maneira diferente(mesmo
nos registos paroquiais) e por vezes da mesma maneira que os irlandeses.(o que só atrapalha)
Um abraço
Nuno

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#12029 | Nuno | 29 Oct 2001 09:58 | In reply to: #12028

quis dizer "que os dinamarqueses" claro.

Nuno

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#12043 | Portuguez | 29 Oct 2001 17:02 | In reply to: #12029

Caro Nuno
Queria perguntar-te sobre a estrutura do teu Livro de Correas. Alem do material aprofundado e actualizado genealogicamente, ee tua intençao publicar em anexo alguma documentaçao, por exemplo do arquivo da Casa de C.Novo? E o arquivo dos Escalos, sabes quem o tem actualmente?
A meu ver, para alem dos nomes, tudo o que puder ilustrar numa obra desse genero os costumes e enquadramento de vivencia ee sempre precioso. E ontem veio-me aa cabeça um artigo, "Natal na Beira Baixa", escrito e publicado pelo tio Manuel Pombal no Noticias de Lourenço Marques, que ee delicioso e de que devo ter por ai fotocoopia caso te interesse imaginar a Avoo Joaquina rodeada da sua numerosa prole, alem da saudade imensa que se sentia em Africa das deliciosas bolachas de azeite. Documentos como participaçoes impressas do casamento do bisavoo Pedro C. e a fotografia da Avoo Joaquina com toda essa prole clanica evocada no artigo, etc. etc. a meu ver trariam cor e dariam vida aa tua obra. Ha tambem 1 bela gravura da trisa Leonor MC.
Era minha intençao escrever-te sobre estes assuntos para o e-mail que jaa aaqui colocaste mas que nao reencontro, apesar de "todos os toopicos " ser ee claro "todos os toopicos que me vao interessando mais".
Finalmente, o meu Avoo Jose R. deixou cadernos genealoogicos manuscritos, que lia ao serao aas filhas, com arvores e ramos mas tambem aas vezes petite histoire tirada daqui e dali para ilustrar os nomes e as geraçoes aa meedida que os ia descrevendo. Trata tambem de Correas, MC's, Cunhas, Melos etc etc. Caso te interessse passar uma vista de olhos... Manda sempre e 1 abraço
Alexandre

Reply

Direct link:

RE: Andersen

#12048 | Nuno | 29 Oct 2001 18:32 | In reply to: #12043

Caro Alexandre,

Agradecia que me desses o teu endereço de email
para podermos"falar" mais á vontade sobre a família.
O meu email:ncp@megamail.pt

ou em alternativa

ncp@libri.ucp.pt

Um abraço

Nuno

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 23 May 2024, 23:04

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen