Justificação de Nobreza
This topic is classified in the following rooms Arquivos | Direito
Justificação de Nobreza
Caros Confrades
Como era feita uma Justificação de Nobreza, qual a sua finalidade e onde pode ser encontrada?
Melhores cumprimentos,
José Alfredo Soares de Oliveira
Direct link:
RE: Justificação de Nobreza
Caro José Alfredo Soares de Olibeira
Creio que irá receber boa informação sobre este assunto,porque temos aqui, no Fórum, confrades com grandes conhecimentos sobre o assunto e tb. fico com com curiosidade.
Não obstante, poderá consultar na Revista ARMAS & TROFÉUS- Tomo I-Maio-Agosto-n.º3-1960-o importante estudo ( um ensaio de diplomática) - CARTAS DE BRASÃO DE ARMAS ,pelo Senhor Marquês de São Payo. Trabalho cujo valor é imprescindível para este assunto.
Os meus melhores cumprimentos.
Rafael Carvalho
Direct link:
lapso:
Escrevi OLIbEIRA por OliVeira , as minhas desculpas. Embora nascido no B.xo Alentejo e com raízes alentejanas, a minha ascendência paterna da Beira talvez contribua, embora raramente, para esta troca de consoantes :-)
Rafael Carvalho
Direct link:
As Justificações de Nobreza estão na Torre do Tombo no Cartório de Nobreza (a maior parte) e algumas, poucas, na Casa da Suplicação.
As Justificações de Nobreza que correram pela Casa da Suplicação também estão na TT; são em menor quantidade (cerca de 1400)que as do Cartório da Nobreza.
Cumprimentos
FMR
Direct link:
Uma Justificação de Nobreza era feita pelos processos de Justificação de Gênere et Nobilitate probanda; além dos "Puritate et Nobilitate Sanguinis"...
Qual a sua finalidade?.: Justificar a isençâo de pagar determinados impostos, por exemplo...
Onde pode ser encontrada: Na Torre do Tombo.-
Espero ter sido util.
Melhores Cumprimentos,
Fernando de Telde
Direct link:
Caro FMR
Muito obrigado pela sua informação.
Melhores cumprimentos,
Direct link:
Caro Fernando de Telde
Muito obrigado pelas suas elucidativas informações.
Assim sendo, já poderei procurar algumas de que tenho referência, pois que vivo em Lisboa.
Penso que me facilitará a obtenção de dados genealógicos importantes.
Com os meus melhores cumprimentos,
Direct link:
as informações que lhe dei foram-me dadas pelo n/confrade António Forjó no tópico Montanhas, de Porto Alegre, Brasil.
se precisa de mais informação sugiro que tente contactá-lo aqui no genell.
abraço
Francisco Montanha Rebelo
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Nov 2024, 21:44